Se você está pensando em abrir um restaurante ou já tem o seu restaurante funcionando, nosso conteúdo com certeza vai ser útil para você. Nós sabemos que não é fácil empreender e, por isso, preparamos um conteúdo completo com várias dicas para ajudar na hora de fazer a administração do seu estabelecimento.

Ao longo do conteúdo, vamos explicar várias boas práticas de gestão que você deve seguir para tornar a administração do seu restaurante mais fácil e eficiente. Além disso, vamos falar também sobre os maiores erros que são cometidos, bem como a solução para cada um deles.

Dessa forma, além de saber várias dicas de gestão, você vai poder aprender mais sobre os erros de administração e evitar cometer esses erros em sua empresa.

Quer saber mais sobre como administrar um restaurante? É só conferir até o fim do conteúdo que preparamos para você.

Boas práticas de gestão para administrar seu restaurante

Com algumas boas práticas de gestão, você garante muito mais praticidade e eficiência para administrar o seu restaurante. Por isso, preparamos várias dicas que com certeza irão ajudá-lo a fazer toda a gestão e tornar a administração do seu restaurante uma tarefa muito mais fácil.

Ter um plano de negócio

Ter um plano de negócio é o primeiro passo quando falamos em boas práticas de gestão. De forma resumida, o plano de negócio é um documento no qual você coloca todas as especificações do seu restaurante.

Embora o plano de negócio seja o primeiro a ser feito, no início do planejamento, caso você já tenha aberto o seu estabelecimento e ainda não conta com um plano de negócio, pode fazê-lo sem problemas.

Em um plano de negócio, é preciso definir coisas como:

  • Qual é o ramo do seu negócio: um restaurante, um bar, uma lanchonete etc;
  • Quais são as missões e valores da sua empresa;
  • Quais são os objetivos e metas a serem cumpridos com a sua empresa;
  • Em quanto tempo você quer cumprir essas metas e objetivos;
  • Qual o orçamento disponível para cumprir esses objetivos e metas;
  • Qual o público-alvo, bem como a área que seu restaurante vai atender.

Ou seja, o plano de negócios é um documento que você irá consultar todas as vezes que precisar tomar uma decisão sobre os próximos passos a serem tomados.

Fazer controle financeiro

O controle financeiro é essencial para que a administração do seu restaurante seja mais fácil, além de evitar problemas por não ter um bom controle financeiro. Por isso, é preciso fazer o fluxo de caixa, que nada mais é do que registrar todas as movimentações financeiras da sua empresa, como por exemplo:

  • O valor gasto para manter o restaurante em funcionamento (água, energia elétrica, equipamentos, funcionários, seu salário, suprimentos etc.);
  • O valor total que foi recebido durante aquele período (o faturamento);
  • O valor que foi mantido em caixa após o pagamento de todas as contas e taxas (o lucro).

Com esses dados, é possível entender mais sobre a saúde financeira do seu restaurante, ou seja, o quanto você gasta e o quanto você tem de lucro no final do mês. Além disso, é importante também não misturar as suas contas pessoais com as do restaurante, tornando o controle financeiro ainda mais difícil.

Por isso, separe um valor fixo que será o seu salário mensal, que deverá ser contabilizado já nos custos mensais do restaurante. Ou seja, o seu salário é um dos custos contabilizados no período, como se você fosse mais um dos colaboradores da sua empresa.

Dessa forma, você mantém o lucro em caixa, que poderá ser utilizado para renovações ou mesmo para uma reserva para emergências.

Fazer controle de estoque

O controle de estoque assim como o controle financeiro são essenciais para uma boa administração do seu restaurante. Em um restaurante, fazer o controle de estoque é basicamente fazer uma separação eficiente dos alimentos, ou seja, os produtos que chegaram primeiro deverão ser os primeiros a serem usados.

Dessa forma, você evita desperdícios dos alimentos,  que afetam diretamente nos custos que você terá ao renovar o seu estoque por perdas. Além disso, com um bom controle do seu estoque, você garante mais praticidade na hora de efetuar a compra de suprimentos. 

Por exemplo, se a sua cozinha está ficando sem vegetais, efetuar a compra apenas dos que você utiliza é uma boa forma de evitar desperdícios e gastos desnecessários. Outra grande vantagem de ter um bom controle de estoque é que você evita problemas de última hora, como não ter determinado ingrediente para um prato.

Esse último, além de impactar a experiência do cliente, pode afetar também o seu valor em caixa, uma vez que o cliente pode desistir de comer em seu restaurante.

Relatório de vendas e monitoramento dos resultados

Ter um relatório de vendas nada mais é do que analisar os dados de quais pratos, bebidas e drinks são mais vendidos no seu estabelecimento. Com esse relatório, você vai saber o que deve continuar no cardápio e quais devem ser repensados.

Além disso, o relatório de vendas pode servir também para você acompanhar o padrão dos seus clientes: quais pedem mais por delivery, quais pedem por take-out e quais comem no restaurante.

Mesmo que pareça simples, a análise desses dados pode facilitar muito o dia a dia da sua empresa e, consequentemente, financeiro. Isso porque, se você tem clientes que só pedem para delivery, uma boa opção é aumentar a quantidade de entregadores para aumentar a satisfação dos clientes e a eficiência na entrega.

Agora, os pratos e bebidas que não vendem podem ser trocados por outras opções ou até mesmo deixar o cardápio menor. Com isso, você evita gastos com os alimentos que seriam comprados para aqueles pratos.

Por isso, não abra mão de fazer um relatório de vendas e acompanhar os resultados que o seu restaurante teve dentro de um determinado período. Dessa forma, você consegue entender melhor sobre o perfil dos seus clientes e o que você pode mudar para tornar a experiência deles com o seu restaurante ainda melhor.

Automatizar os processos

Por último, mas não menos importante, automatizar os processos é essencial para facilitar a administração do seu restaurante. Para isso, invista em um sistema de gestão completo, que tenha tudo que você precisa em um único lugar.

Dessa forma, além de tornar o dia a dia do seu restaurante muito mais eficiente, você vai poder ter todas as informações importantes em um só lugar, ou seja:

  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Emissão e envio de notas fiscais;
  • Envio de boletos;
  • Controle de frente de caixa;
  • Cadastro de clientes, fornecedores e vendedores.

Ou seja, automatizar os processos torna o cotidiano do seu restaurante muito mais eficiente, garantindo que sua equipe possa focar no atendimento ao cliente.

Quais são os maiores erros na hora de administrar um restaurante e como solucionar cada um deles

Já falamos sobre quais são as boas práticas de gestão para você aplicar na administração do seu restaurante. Por isso, vamos falar agora sobre os maiores erros que são cometidos na administração e como você pode evitar cada um desses problemas.

Não ter um gerente especializado

A gerência do restaurante é responsável por: 

  • Efetuar a compra de suprimentos para o restaurante; 
  • Comandar a equipe;
  • Garantir o alinhamento entre estoque e a cozinha;
  • Garantir o padrão de qualidade e o atendimento ao cliente.

Não ter um gerente especializado ou não definir na sua equipe um profissional capacitado para o cargo pode se tornar um verdadeiro problema. Por isso, não cometa o mesmo erro de muitos empreendedores e escolha com cuidado a pessoa que irá gerenciar o seu restaurante.

Vale lembrar que o gerente pode ser tanto o seu sócio quanto uma pessoa contratada especialmente para exercer o cargo. Porém, é preciso que a pessoa em questão tenha as qualificações e qualidades necessárias para desempenhar o cargo da melhor forma possível.

Não investir em marketing

Você provavelmente já ouviu o ditado “quem não é visto não é lembrado”, e isso se aplica para qualquer empresa, até mesmo no ramo de alimentação. Mesmo que as recomendações de clientes sejam importantes, o marketing é o responsável por fazer com que a sua empresa seja vista pelo seu público-alvo.

E esse é um dos grandes problemas de restaurantes em todo o país, que esquecem que o marketing é uma parte fundamental para fazer com que a sua empresa seja conhecida. Por isso, nos custos mensais do seu estabelecimento, separe um valor (que pode ser pouco no começo), para investir no marketing do seu restaurante.

Não investir em capacitação da equipe

Outro grande erro dos restaurantes é não investir na capacitação da equipe do restaurante. Uma equipe não treinada está mais propensa a erros, que além de afetar a experiência do cliente afetam também o faturamento do seu restaurante.

Por isso, não deixe de investir em capacitação para todos os membros da sua equipe, pois esse pode ser um grande diferencial da sua empresa. Uma vez que uma equipe capacitada pode:

  • Prestar um atendimento melhor aos clientes;
  • Solucionar problemas de forma mais eficiente, sem precisar contar com a ajuda do gerente;
  • Facilitar a utilização dos equipamentos e ferramentas do restaurante, bem como dos sistemas de automatização.

Ou seja, investir em capacitação garante uma equipe mais capaz de lidar com possíveis problemas, garantindo mais eficiência no cotidiano da sua empresa. Além disso, é preciso também fazer uma pesquisa de mercado sobre o salário pago aos funcionários.

Dessa forma, você evita também a rotatividade da equipe, o que garante um melhor aproveitamento da capacitação feita pelos colaboradores.

Não prestar um bom atendimento

Outro erro na hora de administrar um restaurante é o de não prestar um bom atendimento para os clientes. Mesmo que você ofereça a comida mais gostosa do mundo, não é garantido que seus clientes voltarão ao seu restaurante.

Um atendimento diferenciado, com uma equipe educada e atenciosa, muitas vezes não é visto em restaurantes em geral. Por isso, prestar um bom atendimento vai ser o diferencial da sua empresa para se destacar no seu setor de atuação.

Além disso, um bom atendimento pode ir muito além de apenas contar com uma equipe educada. Você pode criar, por exemplo, pratos únicos, que aliados ao seu bom atendimento, vão ser o que você precisa para ter mais destaque e garantir a satisfação dos seus clientes

Não planejar o ambiente

Além do atendimento, o ambiente do restaurante também é fundamental e muitas pessoas esquecem isso no meio do planejamento do negócio. Por isso, faça um planejamento básico, como:

  • Posição das mesas, para facilitar o trânsito de clientes e colaboradores;
  • Não utilizar utensílios descascando ou trincados, como pratos e copos;
  • Prezar pela boa higiene do local;
  • Criar uma decoração, que mesmo simples, torne o ambiente mais agradável.

Com um pouco de planejamento, mesmo o restaurante mais simples fica com um ambiente muito mais agradável, que com certeza atrai clientes.

Não analisar a concorrência

Analisar a concorrência também é fundamental para a administração do seu restaurante e muita gente se esquece disso. Se você está em uma área com vários restaurantes, é preciso fazer uma análise sobre cada um deles.

Se você é apenas mais um restaurante que serve os mesmos serviços que os outros, vai ser muito mais difícil de se destacar. Por isso é importante fazer essa análise, dessa forma, é possível criar estratégias para fazer com que seu restaurante seja um diferencial.

Não ter um padrão de qualidade

Por último e, provavelmente, um dos erros mais graves na experiência do cliente é não ter um padrão de qualidade. Por exemplo, imagine-se na situação em que você sempre pede uma pizza do mesmo sabor, na mesma pizzaria, mas em cada vez ela está diferente.

Isso é realmente um problema, não é? É exatamente por isso que é tão importante ter um padrão de qualidade. Dessa forma, seus clientes sabem exatamente o que esperar quando pedir um prato no seu restaurante.

Agora você já sabe mais sobre como administrar o seu empreendimento, além de vários erros que você não pode cometer para ter um restaurante de sucesso. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é colocar o que aprendeu em prática e contar com o Bling para ajudá-lo a fazer toda a gestão do seu restaurante, de forma completa e eficiente.