O Magalu marketplace é uma das melhores opções de canais de venda para empreendedores digitais. É isso o que aponta o relatório Setores do E-commerce no Brasil, que coloca a plataforma em quarto lugar quando o assunto é audiência online.
Contudo, uma notícia ainda melhor é a de que os acessos à plataforma, de fato, se transformam em vendas, afinal, apenas no terceiro trimestre de 2022, o total de vendas do Magazine Luiza foi de R$14 bilhões.
Já pensou em ter uma fatia de todo esse faturamento?
É justamente isso que os marketplaces, entre eles o Magalu, trazem de mais valioso aos demais lojistas: a possibilidade de alcançar para todos esses compradores em potencial.
Mas, afinal, como vender no Magazine Luiza?
Quem pode fazer isso?
Quais são as taxas do Magalu marketplace?
Essas são algumas das perguntas que vamos responder ao longo deste artigo. Confira!
O que você verá no artigo:
Sobre o Magazine Luiza
O Magazine Luiza é uma rede varejista de grande destaque nacional, tendo a sua primeira loja surgido na década de 50, no interior de São Paulo.
Desde então, seu crescimento foi tão grande que nem a famosa fundadora, Luiza Heleno Trajano, poderia imaginar tamanha proporção.
São mais de 1.000 lojas espalhadas por 8 estados com uma operação digital extremamente premiada e um faturamento crescente.
Não à toa, hoje, tanto o público consumidor, quanto lojista, usam o canal, e usufruem de vantagens como:
- operação digital premiada;
- visibilidade de 35 milhões de acessos mensais;
- referência no mercado online;
- experiência positiva de compra na plataforma;
- diversidade de produtos aceitos.
Também vale a pena destacar que atualmente o e-commerce representa cerca de 72% das vendas da empresa.
O número é gigantesco e indica que o investimento no segmento continuará de forma crescente.
Por isso, você como lojista virtual, deve considerar o Magalu como uma ferramenta de venda digital para o seu leque de opções.
Quem pode vender no Magalu Marketplace?
Vamos começar respondendo a uma dúvida muito comum: será que você pode vender no Magalu marketplace?
Para responder a essa pergunta você precisa considerar se atende aos requisitos da plataforma como:
- ter um CNPJ ativo, que esteja aberto há no mínimo 3 meses;
- possibilidade de emitir notas fiscais nas vendas realizadas;
- capacidade de entregar seus produtos pelos Correios;
- ter uma conta bancária registrada com CNPJ;
- seguir à risca os direitos do consumidor online, entregando o que foi combinado, cumprindo os prazos e cancelando a venda caso o cliente se arrependa da compra após 7 dias do recebimento do item.
Leia também: Nova lei do e-commerce: saiba como regularizar a sua loja
Já em relação a porte ou setor, o Magalu marketplace é bastante flexível. Afinal, não há restrições por tamanho ou nicho de atuação.
Então, independente se você é um microempreendedor individual (MEI) ou o gestor de uma grande organização, poderá vender no Magazine Luiza, desde que cumpra as regras acima.
Categorias de produtos para ser parceiro Magalu
Já em relação às categorias de mercadorias que podem ser comercializadas dentro do canal, vale a pena considerar as que geram melhores resultados de conversão.
Entretanto, sendo um multivarejista, o Magalu abre espaço para todos os empresários que desejam alavancar suas vendas, não importa o faturamento nem os produtos vendidos.
Mas, se você quiser algumas ideias do que é interessante vender nesse canal, organizamos uma lista de categorias de produtos. Confira!
Produtos para vender no Magalu |
– Eletrodomésticos – Casa e jardim – Celulares – Esporte e lazer – Móveis – Games – TV e vídeo – Instrumentos musicais – Informática – Pet Shop – Automotivo – Móveis e decoração – Bebês – Relógios – Beleza e saúde – Suplementos alimentares – Cama, mesa e banho – Câmeras e filmadoras |
Vale a pena destacar que o valor da comissão do marketplace é cobrada de acordo com o segmento do produto, sendo divididas em três categorias:
- relógios e joalheria;
- moda;
- demais categorias.
Sobre esse assunto, falaremos adiante, ao longo deste artigo. Continue lendo e solucione suas dúvidas.
Como começar a vender no Magalu Marketplace?
Com esse panorama geral sobre como ser um parceiro magalu, seguimos para o passo a passo de como vender no Magazine Luiza:
- Acesse o site para novos parceiros do Magalu Marketplace.
- Clique em “Cadastrar minha loja”
- Insira os seguintes dados da loja
- CNPJ que a empresa cadastrada utiliza para emitir nota fiscal.
- Razão social da loja.
- Nome fantasia – nome que a empresa utiliza no mercado.
- CEP de postagem – endereço de onde os pedidos serão despachados.
- Vendido e entregue por – nome que será utilizado no Magalu Marketplace.
- Integração com Magalu – Plataforma HUB ou ERP utilizada para fazer a integração com o marketplace.
4. Preencha os campos de contato da empresa, incluindo informações como:
- responsável comercial, e-mail e telefone do responsável pela conta do Magalu Marketplace.
- responsável SAC, e-mail e telefone do responsável pelo atendimento ao cliente.
- responsável financeiro, e-mail e telefone do responsável por receber as notas fiscais dos serviços de comissão do Magazine Luiza.
- responsável jurídico, e-mail e telefone do responsável por receber ações judiciais.
- responsável por TI, e-mail e telefone do responsável pela ativação e integração com o Magalu Marketplace.
5. Preencha os seguintes dados financeiros da empresa:
- frequência com que a loja pretende receber o valor das vendas (mensal ou semanal;
- data de recebimento das vendas);
- definição do parcelamento máximo dos produtos, respeitando o parcelamento mínimo de 5 vezes;
- máximo de parcelas sem juros (de 1 a 10 vezes);
- resposta se a loja vende para pessoa jurídica;
- inclua os dados bancários, que devem ser registrados com o CNPJ informado anteriormente.
Seguindo todos esses passos, as informações vão diretamente para avaliação interna.
O lojista, por sua vez, deve receber a resposta em até 48 horas. Dando tudo certo você poderá acessar a registrar seus produtos e vender por meio da ferramenta.
Quanto custa vender no Magalu?
O Magalu Marketplace não cobra nada para seu registro como vendedor e cadastro dos produtos.
A cobrança é feita apenas a cada venda e as taxas variam de 10% a 20%.
Além da comissão, esse valor também contribui para o pagamento de recursos que são disponibilizados aos lojistas da plataforma, entre eles:
- gateway de pagamento;
- marketing;
- sistema antifraude;
- antecipação AVP (venda a prazo e recebimento do dinheiro);
- SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor);
- chargeback (valor não reconhecido pela operadora);
- custo fixo.
Contudo, além do cadastro a apresentação dos produtos, o marketplace oferece outros serviços que estão focados na satisfação dos consumidores e no sucesso do lojista parceiro.
Por isso, bem como toda sua gestão profissional integrada, a empresa oferece recursos adicionais relacionados à confiança, logística e visibilidade das ofertas, por exemplo:
- Magalu Pagamentos;
- Magalu Entregas;
- Magalu Ads.
Cada um deles representa um investimento extra na plataforma, mas que oferece múltiplos benefícios em troca. Entenda!
Magalu Pagamentos
O Magalu Pagamentos é um programa dividido em dois produtos, que prometem fortalecer a confiança de todos os envolvidos.
O primeiro é um serviço totalmente focado no consumidor: trata-se do MagaluPay.
Ele é uma conta digital que, além das tradicionais funcionalidades como transferência e pagamento de contas, ajuda a fidelizar os consumidores do Magazine Luiza.
Na prática, essa conta é totalmente integrada ao Super App Magazine Luiza para smartphones. Além disso, o consumidor tem o benefício de cashback em algumas ofertas exclusivas do aplicativo.
Finalmente, fora esse programa de fidelidade, o lojista tem outra vantagem que o ajudará a controlar seu fluxo de caixa.
Na prática, o Magalu Pagamentos também traz um recurso para antecipação de recebíveis.
Então, se algum empreendedor ficou receoso em perder seu controle financeiro ao anunciar no Magalu Marketplace, é importante ressaltar que, com uma taxa de juros baixíssima, a plataforma permite reorganizar o fluxo de caixa, antecipando compras parceladas.
Magalu Entregas
O sucesso do varejo está associado à capacidade dos empreendedores em adequar sua logística aos desafios do meio digital.
Com um consumidor bem mais acostumado a fazer compras online, o nível de exigência aumenta.
Nesse sentido, marcas menores que não conseguem transformar seus processos, a fim de fazer entregas no prazo, são marginalizadas.
Por isso, ciente de que o Magalu Marketplace é um canal para empresas de todos os tamanhos, utilizou sua expertise logística e sua barganha com os Correios para oferecer condições especiais aos seus clientes e parceiros.
Logo, o Magalu Entregas nasceu como um programa que visa melhorar a experiência de todos, oferecendo:
- fretes mais baratos para todo o Brasil;
- uma plataforma de rastreio, para que o consumidor acompanhe seu produto em tempo real.
Isso significa que, se você optar por participar do programa, poderá ficar tranquilo em relação à entrega das mercadorias vendidas, que ficam sob responsabilidade do Magalu, desde o cálculo de valor, prazo, etiqueta, etc.
É importante reiterar que você não é obrigado a usar o Magalu Entregas, mas se ainda não tem uma logística bem estruturada, essa é uma opção que não deve ser desconsiderada por você.
Benefícios do Magalu Entregas
Afinal, a plataforma oferece facilidade no cálculo de frete, usando como base as tabelas especiais que o Magalu tem com os Correios.
Em algumas regiões do Brasil, também é possível aproveitar mais uma facilidade: o serviço de coleta. Nela a equipe do Magalu vai até o seu centro de distribuição e faz a retirada do produto para enviá-lo ao comprador.
A contratação desse serviço é feita dentro do portal do vendedor no Magalu. Você só precisa preencher os dados, e o serviço estará ativo em até 24 horas após o aceite do contrato.
O lojista cadastrado nesse programa, portanto, fica apenas com a responsabilidade de emitir a nota fiscal.
Conheça mais sobre o Magalu Entrega no vídeo abaixo e aprenda como integrar em um ERP de gestão como o Bling!
Magalu Ads
Hoje, o Magalu Marketplace conta com inúmeros parceiros de vários tamanhos e setores, o que torna grande a concorrência pela atenção do consumidor.
Apesar disso, a própria empresa também oferece recursos para que os lojistas se destaquem em meio aos seus concorrentes.
O Magalu Ads é uma plataforma de anúncios exclusivos para parceiros do marketplace.
Essa é a ferramenta ideal para quem quer colocar seu produto em destaque, dentro da plataforma, enquanto o usuário está navegando por suas páginas.
O objetivo é alavancar suas vendas, e a utilização dela também é bem simples.
Em poucos passos, o anunciante pode criar uma campanha segmentada para apenas clientes que estão buscando produtos como o dele.
E, ao final da ação de marketing, o lojista pode acessar um relatório para entender quais foram seus resultados.
O investimento para utilizar o Magalu Ads, por sua vez, não é alto. Na verdade, o investimento mínimo para uma campanha é de R$50 e o período mínimo é de 5 dias, o que dá algo em torno de R$10 por dia.
Contudo, esse é apenas um mínimo imposto pela plataforma, logo, é importante que você comece a investir e faça testes sobre o público e o valor dos anúncios.
Para conhecer mais sobre essa funcionalidade, nossa dica é que assista ao vídeo abaixo, em que o canal do Youtube do marketplace apresenta como ela funciona. Vale a pena apertar o play e entender todo esse funcionamento.
Como criar uma campanhas no Mercado Ads
Comece acessando entrando no sistema do Magalu Ads com a sua conta como vendedor.
Nessa área você verá todos os seus produtos em uma única página e precisa selecionar aqueles que deseja destacar.
Então, escolha a quantidade de dias que a sua campanha deve durar e o orçamento que você pretende disponibilizar para esses anúncios. Aí é só colocar no ar e já está funcionando!
Vantagens exclusivas de vender no Magalu Marketplace
Se você ainda não decidiu pela venda no Magalu Marketplace, talvez seja porque ainda não tem certeza se os benefícios valem os custos, não é mesmo?
Por isso, organizamos um compilado de vantagens dessa parceria:
- Cliente em 1º lugar: a parceria com o Magalu concede aos seus clientes a melhor experiência de compra do varejo;
- Multicanal: além de atuar no marketplace, com o Magalu você tem apoio de mais de mil lojas físicas em todo o país;
- Magalu a seu serviço: Vendendo no marketplace você tem acesso a soluções de transporte, com mais de nove mil transportadoras disponíveis, além de recursos como Magalu entregas, pagamentos e ads;
- Relação ganha-ganha: o canal preza pelo crescimento dos seus parceiros e com o Canal Venda Mais, você terá o apoio necessário para aumentar a sua receita por meio do marketplace.
Entenda mais sobre alguns desses pontos, a seguir.
Tire dúvidas Canal Venda Mais
Venda Mais é um projeto do Magazine Luiza criado para estabelecer uma relação transparente e ajudar os lojistas a utilizar todos os recursos oferecidos pelo marketplace.
O canal tem um formato de blog e nele são divulgadas notícias, dicas e instruções, para que os parceiros Magalu consigam alavancar suas vendas, criando melhores anúncios ou ofertas, por exemplo.
A página na qual estão organizadas as dicas é dividida nas seguintes categorias.
- Casos de sucesso.
- Depoimentos de parceiros.
- Encontro de negócios.
- Eventos externos.
- Magalu Ads.
- Magalu Entregas.
- Oportunidade de venda.
- Calendário de eventos.
- Como se tornar parceiro.
- Webinar.
Todos os posts inseridos no canal Venda Mais são feitos por profissionais especializados. Seguindo suas dicas, portanto, o lojista ganha vantagem competitiva para sair na frente.
Melhor experiência de compra do varejo
É fundamental destacar a qualidade da experiência do cliente quando falamos de benefícios de vendas no Magalu.
Isso porque o consumidor brasileiro já vê muito valor agregado em comprar nas lojas digitais do Magazine Luiza, e isso não é de hoje.
Primeiramente, o Magalu Marketplace fornece uma enorme variedade de ofertas, para que o usuário consiga comparar todas em um único canal. Contudo, a experiência não para por aqui.
A gestão do Magazine Luiza também é completamente profissionalizada e assume enorme responsabilidade quanto à satisfação do consumidor.
A empresa oferece canais de comunicação exclusivos para conectar lojistas e consumidores de maneira honesta e transparente.
Na prática, isso diminui substancialmente o número de fraudes e desentendimentos dos dois lados.
Essas vantagens, por sua vez, fornecem confiança para que empreendedores e usuários tomem uma decisão racional em comprar no Magalu.
Entretanto, além delas, é imprescindível citar suas ações de comunicação com todos.
A responsabilidade social também é um dos pilares do Magazine Luiza, visto que cria funcionários satisfeitos e clientes fiéis ao propósito da marca.
Marketplace em lojas físicas
As barreiras entre o digital e o offline nunca foram tão pequenas. Afinal, com consumidores completamente conectados, a jornada de compras passou a ser bem mais complexa.
Hoje, por meio do smartphone, o cliente consegue pesquisar vários produtos e preços diferentes em qualquer lugar e em questão de segundos.
As lojas físicas, por sua vez, precisam acompanhar esse novo mercado.
Ou seja, problemas como falta de estoque ou variedade, que antes eram recorrentes, mesmo nos grandes estabelecimentos, devem ser controlados para não perder oportunidades.
E o Magazine Luiza, ciente disso, durante sua transformação digital, priorizou a integração entre ambientes digitais e físicos, criando um processo de venda multicanal.
Inclusive, com essa nova operação, todos saem ganhando.
- Os clientes, que, além do atendimento presencial, se beneficiam da transparência e variedade promovida pelo ambiente digital.
- O Magazine Luiza, pois consegue reter seus clientes e aumentar seu faturamento.
- E, por fim, os lojistas parceiros, que ganham um novo canal mais personalizado para aumentar a visibilidade dos seus produtos.
E aí? Conseguiu definir se vai vender no marketplace?
Lembre-se que você pode vender, ao mesmo tempo no Magalu e em outros marketplaces como Amazon e Mercado Livre.
A forma mais eficiente de gerenciar as transações em vários canais é usando a integração e-commerce e marketplace, funcionalidade oferecida pelo Bling!, que permite que você controle as vendas online de forma centralizada, em uma única plataforma.
Não importa onde a venda aconteceu, ela é direcionada para a plataforma de gestão e você faz todas as demais etapas de envio e logística por ela.
Assim, não é necessário acessar dezenas de canais, nem atualizar estoque e outras informações manualmente. Tudo é feito automaticamente e de forma centralizada.
Como é feito o pagamento ao lojista?
O repasse das vendas no Marketplace Magazine Luiza é feito de duas maneiras: mensalmente ou semanalmente, e o próprio vendedor pode escolher qual das duas opções se encaixa melhor na sua loja.
O parceiro Magalu também pode escolher em quantas vezes seus produtos vão ser parcelados, e o repasse das vendas desses produtos vai ser feito no mesmo número de parcelas escolhido.
Ou seja, se o cliente compra um smartphone em 6 vezes, o lojista vai receber o repasse em 6 meses.
O marketplace ainda oferece a oportunidade de adiantamento do repasse, pagando uma porcentagem de 7% de juros, que varia de forma proporcional ao número de parcelas da compra.
Novidade SuperApp Magalu
Se você já vende no marketplace, você pode aumentar suas vendas no SupperApp Magalu com descontos de até 60% e Frete Grátis entre os dias 08 a 10 de Julho.
As Campanhas Promocionais para você participar já estão disponíveis no módulo Promocional, na sua plataforma do Magalu Marketplace e você pode fazer a adesão até o dia 08 de Julho.
- LÍQUIDA DE MILHÕES – A Melhor semana de Julho
Prazo para a adesão: 08/07/2024
- Impulsione suas vendas em Julho com incentivos do Magalu
Prazo de adesão 22/07/2024
É só acessar o Portal do Magalu Marketplace > Menu > Promoções.
Ah, E não se esqueça de fazer aquele check:
- Dê aquela conferida em seu Catálogo de Produtos, atualize o estoque e a
precificação; - Faça a ativação da sua loja no Fulfillment Magalu. (Muitas das Campanhas Promocionais e selos, como o Magalu Indica por exemplo, estão atrelados à participação da sua loja no Fulfillment Magalu. Estar no Full permite que você tenha benefícios em mídias, isso melhora o posicionamento dos seus anúncios e aumentando significativamente a conversão)
Acesse o Portal do Magalu e cadastre-se!
Integração do Bling! com Magalu Marketplace: vantagens exclusivas
Ao longo deste guia falamos sobre o Bling! e as integrações que ele oferece para e-commerces e marketplaces.
Contudo, os benefícios não param por aí! A verdade é que os clientes Bling tem benefícios exclusivos para começar a vender, são eles:
- Apenas 6,50% de comissão, recebendo o seu repasse à vista. Portanto, sua loja receberá um depósito único, independente se houver parcelamento na compra, e em uma comissão de arrasar!
- Ao contratar o Magalu Entregas, você ganha 60 dias de frete grátis para produtos acima de R$99,00 para compras realizadas no Super App e com valor máximo de frete de R$90,00.
Esses benefícios são incríveis, não é mesmo? Era o empurrãozinho que faltava? Então, confira o passo a passo completo para desfrutar dos benefícios da integração Magalu e Bling!
Agora que você já conhece as vantagens de vender no Magalu Marketplace, saiba como fazer a integração da operação com o Bling!, onde você poderá controlar as suas vendas, estoque, preços e promoções, emitir notas fiscais e muito mais.
Tudo isso unificado ao controle da sua empresa e dos demais canais de venda.
Aproveite esta integração que o Bling oferece com o Magazine Luiza para aumentar suas vendas e controlar melhor a sua operação.
Se você ainda não é cliente Bling, teste grátis por 30 dias.
Nosso sistema é um ERP na nuvem completamente integrado aos principais marketplaces do mercado, como o Mercado Livre, marketplace da Centauro, Magalu, GPA Marketplace, entre outros; pode ser a ferramenta ideal para se destacar entre as outras lojas e alcançar seus objetivos de vendas.