Como vender na Amazon USA estando no Brasil: guia completo!

19 março, 2025

como vender na Amazon usa estando no Brasil
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Aumentar o faturamento e gerenciar as atividades da empresa com eficiência são desafios que muitos empreendedores brasileiros enfrentam. Se você se identifica com esse cenário e quer expandir seu negócio, o mercado americano pode ser uma ótima opção. Saber como vender na Amazon USA estando no Brasil é fundamental para entender seu programa de vendas e comercializar produtos para consumidores estrangeiros de forma facilitada.

A plataforma se mantém como uma gigante do comércio eletrônico. Segundo a Amazon, em 2024 o canal atingiu um novo recorde na velocidade de remessas nos Estados Unidos e no mundo, com mais de 5 bilhões de itens entregues no mesmo dia ou na data seguinte à compra.

Além disso, mais de 60% das mercadorias enviadas foram de vendedores independentes, que utilizam o serviço de envio Fulfillment by Amazon. Grande parte desse desempenho ocorre porque os assinantes Prime recebem suas compras mais rapidamente.

Na prática, pequenos e médios empreendedores ganham competitividade com a agilidade nas emissões, o que contribui para o sucesso na plataforma.

Neste artigo, você aprenderá o passo a passo de como vender na Amazon USA estando no Brasil, os requisitos para operar no e-commerce e como se tornar um vendedor de destaque.

Por que vender na Amazon USA?

A Amazon USA é uma das maiores empresas do mundo em varejo e e-commerce. Segundo o próprio marketplace dos Estados Unidos, seu site tem 215 milhões de visitantes mensais únicos. Logo, quem vende pela plataforma aumenta a chance de alcançar milhares de clientes, diversificar seu negócio e internacionalizar sua empresa. 

Além dessas vantagens, os vendedores brasileiros cadastrados no canal se beneficiam de outras formas:

  • ter mercadorias visualizadas por milhões de potenciais compradores por dia;
  • adquirir suporte operacional do e-commerce para as vendas. Desse modo, não há necessidade de ter loja física no país; 
  • usufruir da modalidade de envio Fulfillment by Amazon (FBA). Com esse serviço, a Amazon cuida de toda a logística e do atendimento ao cliente. Assim, pode oferecer uma boa experiência ao usuário;
  • precificar as mercadorias em dólar. Mesmo com a conversão das vendas em real, os lucros do vendedor são maiores do que no Brasil, o que ajuda a ampliar a margem de lucro;
  • aumentar a credibilidade do negócio, uma vez que a confiança que o público tem no canal se estende aos lojistas.

Para saber como vender na Amazon dos Estados Unidos, você deve conhecer as exigências do marketplace. Continue a leitura para descobrir!

O que é necessário para vender na Amazon USA estando no Brasil? 

Se você quer começar a vender na plataforma americana estando no Brasil, é essencial conhecer os requisitos para vender na Amazon USA. Confira!

  • reúna os documentos obrigatórios: apresente RG, e-mail e número de celular do titular; razão social e CNPJ da empresa; nome fantasia e endereço comercial e cartão de crédito internacional;
  • Defina o plano de venda: escolha o plano individual ou profissional. A primeira opção cobra uma taxa de US$ 0,99 por item vendido e serve para quem vende até 40 produtos por mês. Já a segunda alternativa é para empreendedores que vendem acima dessa quantidade. Essa versão tem uma assinatura mensal de US$ 39,99, porém, não há cobrança de tarifas;
  • Insira as informações fiscais: preencha o formulário fiscal para empresas W-8BEN ou W-8BEN-E para evitar a tributação de cidadãos americanos. Também é essencial ter o número de identificação fiscal dos Estados Unidos (EIN) para cumprir com a declaração de impostos. Acesse o site da Receita Federal americana (IRS) para obter o formulário;
  • Verifique sua identidade: envie os documentos solicitados, como RG, passaporte e comprovante de endereço, para garantir a segurança de sua conta;
  • Configure uma conta bancária: cadastre uma conta de banco americana ou use os serviços de conversão e transferência de dinheiro para o Brasil. Caso não tenha conta internacional para receber pagamentos, utilize as plataformas Payoneer ou Hyperwallet indicadas pela Amazon;
  • Expanda a conta para vendas internacionais: após finalizar o cadastro, acesse o Seller Central, em seguida clique em “Ajuda” e “Fale conosco”. Na parte inferior da página, pressione “Sua conta” e “Fazer alterações em sua conta” para solicitar a expansão do seu perfil para os EUA na descrição do contato.

Como vender na Amazon USA estando no Brasil: passo a passo 

Vender no marketplace americano é simples, no entanto, você deve cumprir etapas importantes para operar no e-commerce.

Listamos o passo a passo de como vender na Amazon USA para facilitar seu cadastro.

1. Pesquise sobre o mercado, os custos e as certificações

Para vender na Amazon USA da forma certa e atender às regulamentações do país, você deve entender o mercado local, os custos e as certificações dos produtos.

Pesquisa do mercado local

Analise as suas mercadorias mais vendidas no Brasil e verifique se são atrativas para o mercado dos Estados Unidos. Considere fatores culturais, climáticos e dados demográficos e geográficos. Para isso, pesquise o mercado. 

Procure os produtos que quer vender na seção “Mais vendidos da Amazon” e, em seguida, filtre a categoria que mais te interessa. 

Certificações obrigatórias

Todas as mercadorias devem seguir os requisitos e certificações americanas.

Cada país tem suas próprias leis conforme o tipo de produto. No caso dos Estados Unidos, para a categoria de alimentos, bebidas, cosméticos e dispositivos médicos é obrigatório ter a autorização da agência Food and Drug Administration (FDA). Se você vende joias, terá que solicitar a validação da AST International. 

Cada classe tem suas características e um órgão competente para autorizar a venda. Portanto, caso precise de alguma certificação ou tiver dúvida sobre o registro adequado para seus materiais, acesse a Rede de Prestadores de Serviço (SPN) da Amazon para as empresas parceiras te ajudarem.

Custos envolvidos

Existem custos envolvidos na venda internacional: mensalidade do programa, comissão de venda, taxas de envio e tarifas de exportação.

  • Mensalidade: o vendedor deve pagar US$ 39,99 por mês quando tiver mercadorias em estoque no Brasil e nos Estados Unidos.
  • Comissão de venda: a plataforma cobra uma taxa de comissionamento que altera conforme a categoria do artigo vendido. O valor varia de 8% a 20% do preço da venda. Para certos itens, existe uma porcentagem mínima de US$ 0,30 por unidade. Veja a lista de comissões.
  • Taxas de envio: existem dois métodos de envio: o Fulfillment by Amazon (FBA) e a logística própria. Na primeira opção, a varejista estoca e distribui os produtos e atende aos clientes. Nesse modelo, a cobrança das taxas de logística acontecem por unidade e as de armazenamento ocorrem mensalmente com base no volume de estoque das mercadorias no centro de distribuição. Caso utilize seus próprios meios, sua empresa será responsável por armazenar, embalar e entregar as encomendas.
  • Tarifas de exportação: alguns produtos exportados do Brasil podem sofrer a cobrança de impostos alfandegários e tarifas dos Estados Unidos. A taxação depende da natureza e do valor da carga. 

2. Configure sua conta 

Para atuar na Amazon USA, crie uma conta de vendedor. Você terá que informar os dados da sua empresa e as formas de contato. 

Após o preenchimento, seu cadastro passará por análise, e com a aprovação, você poderá ingressar no mercado americano.

Também é importante definir o método de recebimento: conta bancária local ou serviços de conversão e transferência de valores para o Brasil. 

Além disso, você deve preencher o formulário fiscal, que mencionamos, para se adequar ao modelo de cobrança de imposto. 

3. Crie seu catálogo de produtos

Para aumentar suas chances de conversão de vendas, crie um catálogo de mercadorias completo e atrativo para os consumidores. 

Preencha a listagem com informações detalhadas: nome e ID do produto, descrição, voltagem, peso, preço, estoque e método de envio. Os atributos obrigatórios variam com os artigos. Capriche na escolha de imagens de qualidade para atrair compradores.

Se você tem uma marca própria, é possível registrá-la na Amazon Brand Registry e aproveitar benefícios, como assegurar sua propriedade intelectual de violações, gerar uma experiência confiável para os clientes e ter acesso a ferramentas gratuitas de pesquisa e relatórios para proteger seu negócio.

4. Defina o método de envio e logísticas

Como citamos, existem dois modelos para enviar produtos: via Fulfillment by Amazon (FBA), método que a Amazon cuida de toda a logística e do atendimento ao cliente, ou por meio próprio, ou seja, com um operador logístico especializado em exportação.

Caso opte pelo FBA, o serviço disponibiliza a entrega Prime, que inclui uma rede exclusiva de consumidores e oferece vantagens: frete grátis e rastreamento das encomendas.

Se enviar por conta própria, há duas opções: encaminhar do Brasil direto para o comprador nos Estados Unidos, ou armazenar o item em um centro de distribuição americano terceirizado, e em seguida, direcioná-lo para o destino. 

5. Gerencie sua loja

De nada adianta cadastrar sua empresa no marketplace e não acompanhar o desempenho das vendas.

Para facilitar, acesse o Seller Central para baixar relatórios personalizados e extrair as informações das operações. Você também pode usufruir de ferramentas de métricas dos clientes para monitorar seu resultado como vendedor.

Aproveite para dar mais visibilidade a seus produtos e alcançar nova clientela com os recursos de publicidade.

Leia também: Tráfego pago para e-commerce: alcance clientes e venda mais

Agora que você domina os requisitos da plataforma e como vender na Amazon USA estando no Brasil, conheça os produtos mais vendidos para definir suas mercadorias baseadas nas necessidades dos consumidores. Veja a seguir!

Quais são os produtos mais vendidos na Amazon USA? Top 5!

Os itens mais vendidos na Amazon USA mudam constantemente na plataforma. Então, para vender mais, pesquise frequentemente as mercadorias com alta demanda conforme seu modelo de negócio. 

Confira a lista de produtos mais vendidos na Amazon USA nas categorias abaixo!

  • Eletrônicos: protetores contra surtos;
  • Roupas, sapatos e joias: sapatos;
  • Beleza e cuidados pessoais: adesivos para acne;
  • Casa e cozinha: copos térmicos;
  • Saúde e casa: proteína de soro de leite em pó.

Conheça as mercadorias de cada categoria!

1. Eletrônicos

Essa categoria apresenta artigos inovadores que proporcionam facilidade no dia a dia.

Ao investir em eletrônicos para a sua loja, o Surge Protector Power Strip é um produto que oferece ótima oportunidade de venda.

Esse filtro de linha com proteção contra surtos tem várias tomadas e portas USB, o que ajuda na hora de carregar vários dispositivos ao mesmo tempo. Tem um design compacto e é fácil de transportar.

A mercadoria tem boa avaliação do público nos quesitos confiabilidade e durabilidade.

2. Roupas, sapatos e joias

Apostar nessa categoria é uma boa opção para a sua loja, já que se mantém competitiva no e-commerce americano. Os itens mais vendidos nesse gênero atendem a nichos específicos.

O Crocs é um produto que se destaca na Amazon USA pelo conforto, pela durabilidade e pela simplicidade de limpar. Além disso, o sapato ajuda a reduzir a tensão e a fadiga causada por estresse. Ou seja, é perfeito para uso diário e atividades físicas. 

Esse modelo conquistou os profissionais de saúde, uma vez que são fáceis de calçar e tirar.

3. Beleza e cuidados pessoais

Beleza e cuidados é outra categoria que apresenta um bom desempenho no marketplace. Portanto, se você busca produtos de alta demanda para vender, aposte nesse gênero.

O Mighty Patch é um adesivo com acabamento fosco translúcido que melhora a aparência de acnes e espinhas durante a noite. 

O produto ganhou fama com influenciadores digitais que representam marcas de cuidados com a pele pela eficiência e simplicidade de uso.

Na Amazon USA tem boas avaliações de clientes, assim como de celebridades e editores de revistas de beleza e moda.

4. Casa e cozinha

Casa e Cozinha é uma categoria que abrange vários produtos que se tornam populares na loja da Amazon americana. Os consumidores que pesquisam esse gênero procuram itens essenciais eficientes, que economizam tempo e trazem praticidade para o lar.

O copo Stanley Quencher está no topo dos resultados de busca do marketplace e ficou famoso entre os influenciadores devido à eficácia do isolamento a vácuo de parede dupla. Esse atributo contribui para manter as bebidas quentes, frias ou geladas durante horas.

As avaliações dos clientes são positivas, pois o artigo atende quesitos importantes, como qualidade do material e facilidade de transportá-lo.

Existem outras marcas, como Owala e HydroJug, que também são bastante procuradas pelo público. Isso significa que os copos com isolamento térmico representam um nicho que vale a pena investir. 

5. Saúde e casa

O sucesso dessa seção comprova que as pessoas têm se interessado em cuidar da saúde e do bem-estar, o que as leva a adquirir diferentes tipos de mercadorias de cuidados pessoais, vitaminas e suplementos, como o Optimum Nutrition Gold Standard 100% Whey Protein Powder.

As pessoas apreciam o sabor e o resultado que esse produto traz para o controle de peso e o crescimento e a recuperação muscular. 

É um artigo que proporciona ótimo custo-benefício para os lojistas que anunciam em suas páginas. O vendedor que oferece a assinatura regular para os clientes estimula a venda contínua.

Dicas para ser um vendedor bem-sucedido na Amazon USA

Se você deseja mais visibilidade, aumentar seu lucro e se tornar um vendedor de sucesso na Amazon USA, coloque em prática as seguintes estratégias!

Automatize as avaliações

Todo lojista pode automatizar na Amazon o pedido de avaliações dos clientes e solicitar a classificação com estrelas dos produtos comprados. Quanto mais notas positivas tiver, mais credibilidade terá sua loja.

Use a ferramenta de palavra-chave

Para seus artigos aparecerem nos primeiros resultados de busca, avalie o uso de palavras-chave exploradas pelos clientes. Para pesquisar, utilize a Amazon Keyword Tool. O recurso fornece uma lista de termos relacionados às suas mercadorias para usufruir em anúncios pelo Amazon Ads, por exemplo.

Crie ofertas especiais

Essas ofertas possibilitam que os produtos apareçam em destaque em uma página específica da Amazon por tempo limitado para atrair consumidores.

Controle o estoque

Gerencie o armazenamento de materiais pelo Seller Central para atender às aquisições dos clientes. Ter o estoque em dia garante uma boa experiência de compra, a satisfação dos consumidores e mantém a qualidade do atendimento.

Entenda os custos

Conheça os custos diretos e indiretos envolvidos nas suas vendas. Assim, você terá uma noção detalhada das despesas para aplicar preços mais competitivos no mercado e faturar mais.

Saber como vender na Amazon dos Estados Unidos vale a pena? 

Apesar da alta competitividade da Amazon USA, o marketplace oferece grandes possibilidades para vendedores brasileiros expandirem seus negócios. Quando os empreendedores entendem como vender na Amazon USA estando no Brasil, aumentam suas chances de sucesso ao explorar esse mercado promissor.

Mostramos neste artigo a importância de seguir etapas fundamentais para potencializar as vendas: estudar o mercado americano, entender as certificações exigidas, calcular os custos, listar os produtos corretamente e definir a melhor logística de envio nos Estados Unidos.

Com essas ações em prática, sua empresa poderá alcançar milhares de consumidores internacionais. 

Para gerenciar essa expansão de forma eficiente, o Bling oferece um sistema ERP completo que integra sua loja online com a Amazon para simplificar processos, como controle de estoque, gerenciamento de vendas e importação de dados.

Além disso, o software inclui funcionalidades indispensáveis, como emissão de notas fiscais e gestão financeira, o que garante mais praticidade e organização.

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