Primeiramente é importante saber o que significa compensação bancária, saiba que dentro dos trâmites financeiros de uma empresa, a compensação bancária é um procedimento frequente.
Para que tudo ocorra da melhor forma, é importante contar com uma organização financeira ativa. Ou seja, quando falamos em compensação bancária é preciso entender que diz respeito ao tempo que leva para o banco entender o pagamento, seja através de boleto, cartão de crédito, débito ou transferência.
Todas as formas de pagamento entram no processo de compensação bancária, a não ser a forma em dinheiro à vista.
Por isso, é importante o lojista acompanhar de perto os processos para gerenciar melhor as contas a receber. Dessa forma, neste artigo vamos explicar o que é o boleto bancário e como funciona a compensação bancária na prática. Confira!
O que é compensação bancária?
O processo de compensação bancária, como o próprio nome já indica, é o tempo que o banco leva para compensar os valores pagos em uma transação, seja por cartão, boleto ou transferência.
Ao pagar um boleto bancário de uma compra online, a loja não recebe imediatamente o valor, mas é preciso aguardar o banco dar baixa para confirmar o pedido.
Assim também ocorre no pagamento por cartão, é o tempo do processamento do pagamento.
Dessa forma, pelo padrão brasileiro, o prazo pode levar até 3 dias úteis no caso de boletos. E em operações como transferências (DOC e TED), pagamentos com cartões de débito e crédito e depósitos no caixa eletrônico. Ou seja, é o tempo necessário para a confirmação do pagamento.
Ainda mais, com o prazo de compensação, as instituições bancárias garantem maior segurança nos pagamentos e reduz os riscos de fraudes.
No caso dos pagamentos instantâneos, como é o caso do Pix, a compensação bancária também tende a ser mais rápida, já que é possível conferir automaticamente os dados e liberar o pagamento na hora.
Como é feita a compensação bancária?
Toda a compensação bancária passa por uma análise do banco em questão antes da confirmação.
Desse modo, é o banco que institui um prazo de compensação para ter tempo de conferir os dados e liquidar o pagamento. Se um cliente paga uma compra com boleto, por exemplo, o processo de conferência pode levar até 3 dias úteis.
Esse tempo é preciso para a verificação do documento registrado, confirmação dos dados do pagador e também do recebedor e então é feito o repasse do dinheiro do cliente para a empresa.
Quando a transferência é feita em DOC, a operação fica registrada e o banco tem um dia útil para confirmar ou negar a operação. No caso do PIX, é mais ágil, já que se trata de um pagamento instantâneo. E, caso seja identificado erro ou alguma suspeita de fraude, o banco cancelará a transação e o valor é estornado à conta de origem.
Tipos de compensação bancária
Como citamos, cada tipo de transação acaba ocasionando diferentes processos na compensação bancária. Dessa forma, é importante entender os tipos de compensação bancária, são elas:
Transferências
TED
Como o TED é uma Transferência Eletrônica Disponível, a modalidade leva apenas alguns minutos para ser compensada. Cada banco possui o seu horário comercial próprio, então é importante considerar esses horários ao realizar esse tipo de transação.
DOC
O Documento de Ordem de Crédito, ou DOC demora de um a dois dias úteis, dependendo da hora que a operação é feita.
Cartão de crédito e débito
A compensação bancária dos cartões, tanto crédito quanto débito, são quase que imediatas, mas em alguns casos podem levar até 24h.
Depósito em caixa eletrônico
Ou ainda, quando o pagamento é feito através de um depósito diretamente no caixa eletrônico, o processo pode demorar até um dia útil para serem compensados, mas isso sempre depende do horário que a operação for feita.
Depósito na boca do caixa
Depósitos feitos na boca do caixa, se feitos em dinheiro em espécie, são compensados no mesmo dia. Mas se caso o depósito seja feito com cheque, a compensação bancária pode leva até três dias úteis.
Qual é o prazo da compensação bancária?
Geralmente o prazo para o processo de compensação bancária pode demorar até 3 dias úteis, mas de forma geral, deverá cair na conta do favorecido em até dois dias úteis. Porém é um prazo que costuma variar bastante de acordo com a corretora de valores e o horário da transação.
Às vezes o prazo também pode mudar por conta de feriados, ou finais de semana, onde o dia não é contado e passa a valer somente no próximo dia útil, atrasando o processo. Confira na tabela abaixo como funciona:
Tabela: prazos para compensação bancária
Confira a tabela de prazos para a compensação bancária:
Transação | Horário Comercial | Fora do Horário Comercial |
TED | Mesmo dia | Dia útil seguinte |
DOC | Dia útil seguinte | Dia útil seguinte |
Depósito em dinheiro do Caixa eletrônico | Mesmo dia (até às 16h) | Dia útil seguinte |
Depósito em dinheiro com atendente | Mesmo dia | – |
Depósito em caixa eletrônico sem envelope | Mesmo dia (até às 16h) | Dia útil seguinte |
Depósito de cheque com atendente | Dia útil seguinte | – |
Depósito de cheque em caixa eletrônico | Dia útil seguinte (até às 16h) | Dois dias úteis |
Que horas ocorre a compensação de boletos?
De modo geral, como é possível observar na tabela, o boleto possui um prazo de compensação de 72 horas, ou seja, 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Mas isso depende tanto do horário do pagamento ou depósito, quanto da forma de pagamento e até da instituição financeira.
Cada vez mais os processos estão sendo agilizados para que a satisfação do cliente de e-commerce e também do lojista seja melhor. Mas é preciso entender os processos que são aplicados no seu negócio e averiguar os prazos dos bancos com os quais a sua empresa trabalha.
Conclusão
A parte financeira exige bastante atenção do empreendedor de e-commerce, ou que trabalha no comércio e depende do pagamento de clientes, seja através de transferências, boletos ou cartões.
Sendo assim, para facilitar o processo, uma opção interessante é contar com uma conta digital atrelada ao seu sistema de gestão, como é o caso da BlingConta.
Afinal, com uma configuração intuitiva e segura, e com o diferencial de ser 100% integrada ao seu sistema de gestão, ela proporciona mais facilidade e rapidez nas operações e também para a conciliação bancária.
Dessa forma, todas as movimentações são integradas automaticamente no sistema de contas a pagar e receber da sua empresa, com isso é possível ter todas as atividades financeiras em um só sistema:
- emitir boletos;
- realizar transferências bancárias;
- pagar contas;
- além de facilitar o controle do caixa da sua empresa e também simplificar as operações de pagamentos e recebimentos de valores.
Conta digital integrada
Com a conta digital integrada, o empreendedor não precisa sair do sistema ERP para realizar os processos financeiros, fazendo-o economizar tempo e otimizar o trabalho da equipe.
Ou seja, toda a gestão pode ser feita dentro do Bling e a conta digital do Bling tem uma configuração intuitiva e segura, com ela você poderá:
- Gerar boletos do Bling com cobrança de juros em caso de atraso.
- Receber valores pagos direto na sua conta digital.
- Transferir valores facilmente para sua conta bancária por meio de TED.
- Efetuar transferências TED para terceiros.
- Efetuar pagamentos de boletos, contas e tributos (contanto que tenham código de barras).
Também é possível analisar recebimentos, pagamentos e saldos atualizados, verificando se as movimentações previstas se concretizaram de fato. E dessa forma, ainda é possível analisar se houve algum tipo de divergência nos lançamentos de forma simples e rápida.
Por fim, a compensação bancária também fica totalmente facilitada e o gestor passa a ter mais tempo para pensar no negócio de forma mais criativa e dinâmica.
A tecnologia é uma aliada dos negócios do nosso tempo, e as ferramentas de gestão, contas digitais e integrações automatizadas são um caminho para que os negócios tenham cada vez mais capilaridade sem perder a organização interna, e ainda sem perder de vista a melhor experiência possível para o consumidor.