A compensação bancária é o nome dado ao tempo necessário para o processamento bancário de uma transação financeira. 

Por exemplo, quando um cliente acessa uma loja virtual e faz uma compra, existem segundos entre o preenchimento das informações do cartão de crédito até a confirmação do pagamento, não é mesmo? 

É justamente esse tempo que recebe o nome de compensação bancária. 

Contudo, esse tempo varia conforme o tipo de pagamento e transação realizada, logo deve ser considerado para a gestão financeira.

O que é compensação bancária?

A compensação bancária é o tempo que o banco leva para compensar os valores pagos em uma transação, seja por cartão, boleto, PIX, cheque ou transferência. Todas as formas de pagamento entram no processo de compensação bancária, a não ser a forma em dinheiro físico e à vista.

Em outras palavras, a compensação bancária é o tempo que leva para o banco entender que uma transação financeira está acontecendo, e então confirmá-la. 

Por exemplo, quando você faz uma transferência de dinheiro da sua conta bancária para a conta de outra pessoa, o banco recebe o seu pedido, processa a demanda e então faz o que foi solicitado, enviando a remessa. 

O mesmo acontece quando o banco que recebeu o valor enviado por você é notificado da “chegada” de capital. Ele recebe a notificação de que alguém está mandando dinheiro, identifica para quem é o valor e então confirma o “depósito”. 

Algo similar ocorre ao pagar um boleto bancário de uma compra online: a loja não recebe imediatamente o valor, mas é preciso aguardar o banco dar baixa para confirmar o pedido. 

O mesmo acontece em um pagamento por PIX ou cartão de crédito. Afinal, é necessário que a informação vá de um ponto ao outro. 

Em suma, em todos esses exemplos, o tempo entre o pedido de uma transação e a sua realização é batizado como compensação bancária. 

Vale a pena destacar que com o prazo de compensação, as instituições bancárias garantem maior segurança nos pagamentos e reduz os riscos de fraudes.

No caso dos pagamentos instantâneos, como no Pix, a compensação bancária tende a ser mais rápida, porque é possível conferir automaticamente os dados e liberar o pagamento na hora.

Tempo para compensação bancária

O tempo para compensação bancária tende a variar de 3 dias úteis, no caso de boletos, a 10 segundos, em transferências por PIX. Transferências (DOC e TED), pagamentos com cartões de débito e crédito e depósitos no caixa eletrônico possuem outros prazos, não fixados.

Toda a compensação bancária passa por uma análise do banco em questão antes da confirmação.

Desse modo, é o banco que institui um prazo de compensação para ter tempo de conferir os dados e liquidar o pagamento. 

Como citamos acima, se um cliente paga uma compra com boleto, por exemplo, o processo de conferência pode levar até 3 dias úteis. Esse tempo é preciso para:

  • verificação do documento registrado;
  • confirmação dos dados do pagador e também do recebedor;
  • repasse do dinheiro do cliente para a empresa.

E, caso seja identificado erro ou alguma suspeita de fraude, o banco cancelará a transação e o valor é estornado à conta de origem.

Quando a transferência é feita em DOC, a operação fica registrada e o banco tem um dia útil para confirmar ou negar a operação. 

No caso do PIX, é mais ágil, já que se trata de um pagamento instantâneo. 

Tipos de compensação bancária

Na lista de principais tipos de compensação bancaria estão:

  • TED
  • DOC
  • Cartão de crédito e débito
  • Depósito em caixa eletrônico
  • Depósito na boca do caixa
  • PIX
  • Boleto
  • Cheque

Como citamos, cada tipo de transação acaba ocasionando diferentes processos na compensação bancária. Dessa forma, é importante entender como funciona cada modelo. Confira!

TED

Como o TED é uma Transferência Eletrônica Disponível, a modalidade leva apenas alguns minutos para ser compensada

Cada banco possui o seu horário comercial próprio, então é importante considerar esses horários ao realizar esse tipo de transação.

DOC

O Documento de Ordem de Crédito, ou DOC demora de um a dois dias úteis, dependendo da hora que a operação é feita.

Cartão de crédito e débito

A compensação bancária dos cartões, tanto crédito quanto débito, são quase que imediatas, mas em alguns casos podem levar até 24h.

Depósito em caixa eletrônico

Quando o pagamento é feito por meio de um depósito diretamente no caixa eletrônico, o processamento pode demorar até um dia útil, mas isso sempre depende do horário de compensação bancária da instituição onde a operação for feita.

Depósito na boca do caixa

Depósitos feitos na boca do caixa podem ser realizados por cheque ou dinheiro em espécie, nesses casos os prazos de compensação são diferentes.

Quando feitos em dinheiro em espécie, o processamento é realizado no mesmo dia. Mas caso o depósito seja com cheque, a compensação bancária pode levar até três dias úteis.

PIX

O PIX é uma modalidade de pagamento instantâneo do Banco Central e, por isso, a compensação é feita na mesma hora. De maneira geral, a proposta é que a transferência entre uma conta e outra seja concluída em até 10 segundos.

Boleto

O boleto bancário é um documento emitido por uma instituição financeira, como um banco ou uma empresa autorizada, é geralmente utilizado para efetuar pagamentos de contas e transações comerciais, como contas de água, luz, telefone, boletos de compras online, e muitos outros tipos de transações comerciais.

Cheque

O cheque é geralmente emitido em um documento físico, padrão e fornecido pelo banco.

Contém informações como o valor a ser pago em números e por extenso, a data de emissão, o nome do beneficiário, a assinatura do emitente, e o nome do banco e número da conta bancária do emitente. 

O cheque pode ser emitido para uma pessoa específica ou para o portador, o que significa que qualquer pessoa pode receber o valor do cheque.

O prazo de compensação é de um dia útil, contado do dia útil seguinte ao dia do depósito. Entretanto, fora do horário comercial, esse prazo pode ser estendido em até 2 dias úteis.

Qual é o prazo da compensação bancária?

Confira a tabela de prazos para a compensação bancária:

TransaçãoHorário ComercialFora do Horário Comercial
TEDMesmo diaDia útil seguinte
DOCDia útil seguinteDia útil seguinte
Depósito em dinheiro do Caixa eletrônicoMesmo dia (até às 16h)Dia útil seguinte
Depósito em dinheiro com atendenteMesmo dia
Depósito em caixa eletrônico sem envelopeMesmo dia (até às 16h)Dia útil seguinte
Depósito de cheque com atendenteDia útil seguinte
Depósito de cheque em caixa eletrônicoDia útil seguinte (até às 16h)Dois dias úteis
BoletoAté 3 dias úteisAté 3 dias úteis
PIXMesmo diaMesmo dia
ChequeDia útil seguinte Dois dias úteis

Geralmente o prazo para o processo de compensação bancária pode demorar até 3 dias úteis, mas de forma geral, deverá cair na conta do favorecido em até dois dias úteis. 

Porém, é um prazo que costuma variar bastante conforme a corretora de valores e o horário da transação.

Às vezes o prazo também pode mudar por conta de feriados, ou finais de semana, onde o dia não é contado e vale somente no próximo dia útil, atrasando o processo. 

Qual é o horário da compensação de boletos?

O boleto possui um prazo de compensação de até 72 horas, ou seja, 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Mas isso depende tanto do horário do pagamento ou depósito, quanto da instituição financeira.

Cada vez mais os processos estão sendo agilizados para que a satisfação do cliente de e-commerce e também do lojista seja melhor. 

Mas é preciso entender os processos aplicados no seu negócio e averiguar os prazos dos bancos com os quais a sua empresa trabalha.

Afinal, a parte financeira exige bastante atenção do empreendedor de e-commerce, ou que trabalha no comércio e depende do pagamento de clientes, seja via transferências, pix, boletos ou cartões.

Conta digital para facilitar processos financeiros

Se você está em busca de soluções para facilitar os processos financeiros, uma opção é contar com uma conta digital atrelada ao seu sistema de gestão, como o caso da BlingConta.

Afinal, com uma configuração intuitiva e segura, e com o diferencial de ser 100% integrada ao seu sistema de gestão, a Conta Bling! proporciona mais facilidade e rapidez nas operações e também para a conciliação bancária.

Dessa forma, todas as movimentações são integradas automaticamente no sistema de contas a pagar e receber da sua empresa, com isso é possível ter todas as atividades financeiras em um só sistema, entre elas:

  • emitir boletos;
  • receber valores pagos direto na sua conta digital.
  • realizar transferências bancárias para terceiros;
  • transferir valores facilmente para sua conta bancária por meio de TED.
  • efetuar pagamentos de boletos, contas e tributos (contanto que tenham código de barras).
  • fazer PIX;
  • facilitar o controle do caixa da sua empresa e também simplificar as operações de pagamentos e recebimentos de valores.

Com a conta digital integrada, o empreendedor não precisa sair do sistema ERP para realizar os processos financeiros, fazendo-o economizar tempo e otimizar o trabalho da equipe.

Também é possível analisar recebimentos, pagamentos e saldos atualizados, verificando se as movimentações previstas se concretizaram de fato. 

E dessa forma, ainda é possível identificar se houve algum tipo de divergência nos lançamentos de forma simples e rápida.

Por fim, a compensação bancária também fica totalmente facilitada e o gestor tem mais tempo para pensar no negócio de forma mais criativa e dinâmica.

Curtiu? Que tal testar em seu negócio? Para ter acesso a tudo isso, conheça agora a BlingConta e descomplique a sua gestão!