Você tem um comércio online e lida frequentemente com dificuldades para controle e manutenção de estoque, bem como na distribuição logística de suas mercadorias? Está na hora de conhecer um pouco mais sobre duas estratégias que podem te ajudar: cross-docking e dropshipping.
Neste artigo, você vai aprender tudo que precisa saber para identificar se uma das duas pode ajudá-lo em suas rotinas administrativas.
Continue a leitura e confira!
O que você verá no artigo:
O que é cross-docking?
O cross-docking é uma operação logística de distribuição de mercadorias que dispensa o armazenamento prévio, ou seja, a criação de estoque tradicional como conhecemos. Sua empresa adquire os produtos, recebe, separa e envia, fazendo o giro de mercadorias conforme a demanda de vendas.
Ao optar pelo cross-docking, as mercadorias só chegam até sua loja mediante a venda concretizada e com destino certo — o cliente.
Isso significa que em vez de ter os produtos para fazer a movimentação das vendas, eles só chegam no seu negócio quando estiverem prontamente direcionados.
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Como é o processo de cross-docking?
O processo de venda por meio de cross-docking varia conforme a empresa. Em um aspecto mais geral, podemos dizer que ele funciona da seguinte forma:
- O cliente faz a compra com a empresa. Essa, por sua vez, repassa o pedido para o fornecedor. Normalmente, as empresas têm um sistema integrado que facilita esse processo e resulta em mais agilidade assim que o pedido é confirmado.
- Mediante a confirmação do pagamento, os produtos são enviados pelo fornecedor diretamente para o centro de distribuição da empresa.
- Por fim, a otimização de todo o processo de envio fica por conta da empresa, que pode segmentar as atividades, visando a economia de tempo e maior eficiência nos procedimentos.
Ainda que o cross-docking seja um processo facilitador, é preciso tomar algumas providências para não haver falhas no decorrer do processo de logística para e-commerce, que inclui: o fornecedor, sua empresa, o operador logístico e, por fim, seu cliente.
Quando o cross-docking é recomendado?
O cross-docking é recomendado para donos de e-commerces ou vendedores de marketplaces que estão começando a vender pela internet e ainda não tem uma demanda de vendas sólida. Dessa forma, mesmo com espaço físico restrito, é possível armazenar e enviar produtos com mais agilidade.
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O que é dropshipping?
O dropshipping é uma forma de criar parcerias com fornecedores e catalogar seus produtos em sua loja virtual, sem a necessidade de ter um estoque próprio, sendo um modelo de operação logística otimizado. O fornecedor é quem recebe o pedido e o envia para o cliente.
A maioria das empresas que adotam o dropshipping são de pequeno a grande porte, especialmente quando o departamento de logística exige uma operação mais complexa e de custos altos conforme o segmento do negócio (como armazenagem, fretes, etc.).
O benefício de concentrar todo o estoque nas transações do próprio fornecedor é ter muito mais eficiência em cada etapa do procedimento.
Como é o processo de dropshipping?
Cada empresa define a melhor forma de negociação e logística com seu fornecedor. No entanto, o passo a passo básico do processo de dropshipping funciona da seguinte maneira:
- O cliente faz sua compra com a empresa e, após a confirmação do pagamento, o pedido é liberado para o despacho.
- Depois da validação, a empresa entra em contato com seu fornecedor e informa a compra que foi realizada, repassando os dados do cliente para que o processo de entrega comece.
- Em seguida, o fornecedor faz a separação, embalagem e envio das mercadorias para o seu cliente.
Um processo bem simples, certo? Lembre-se, no entanto, que é fundamental contar com um prestador de serviços de sua confiança e que você saiba que não te abandonará.
Afinal, isso reflete diretamente na satisfação de seu cliente e você não quer que nada dê errado na experiência de compra no seu e-commerce.
Quais são as principais diferenças entre cross-docking e dropshipping?
Como é possível observar pela descrição dos processos, cross-docking e dropshipping possuem vantagens e desvantagens no processo de controle de estoque e distribuição logística.
Para escolher a mais adequada para o seu tipo de negócio, nós destacamos as principais diferenças entre cada um deles. Vamos conferir?
DIFERENÇAS | Cross-docking | Dropshipping |
Armazenamento | É nulo ou limitado, feito pelos centros de distribuição | Não há armazenamento de mercadorias |
Distribuição | A entrega é feita pelo centro de distribuição | A distribuição é realizada pelo próprio fornecedor |
Principais vantagens | Não há custos com a compra de estoque, mas existem gastos com armazenagem e embalagem. | Não há custos com compra de estoque, armazenagem e nem embalagem. |
Principais desvantagens | Pode haver dificuldade de sincronia entre os envolvidos no processo geral. | A lentidão no processo de despacho por parte do fornecedor. |
Seja qual for sua escolha, o Bling pode te ajudar!
Agora que você já conhece as principais diferenças entre cross-docking e dropshipping, além das vantagens e desvantagens de cada estratégia de venda, ficou muito mais fácil escolher, não é mesmo?
Independentemente de qual processo você adote na sua loja virtual, o Bling pode te ajudar a otimizar:
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