Pensar em logística para e-commerce é um desafio para muitos empreendedores no Brasil. Esse processo precisa ser muito bem planejado para que você consiga conquistar o consumidor e transformá-lo em cliente fiel do seu negócio.

Contudo, controlar estoque, calcular frete, cuidar do trânsito e da entrega da mercadoria, pode gerar muitas dúvidas no empreendedor. 

Afinal, são muitas etapas diferentes e essenciais para garantir as melhores estratégias de gestão, a fim de trazer os melhores resultados para o seu e-commerce.

É justamente para ajudar com todos os detalhes dessa tarefa que preparamos este conteúdo. Aqui, você vai entender melhor como funciona a logística para e-commerce, do estoque ao pós-venda. Confira!

Qual a importância da logística para o e-commerce?

A logística é parte essencial de qualquer comércio e, em uma loja online, não é diferente. A importância da logística para e-commerce está ligada à organização e ao crescimento do negócio.

Somente com um planejamento logístico eficiente, o empreendedor consegue ter uma loja estruturada, capaz de cumprir os prazos, e com capacidade de fidelização do público.

Veja algumas vantagens de investir em uma logística de entrega para e-commerce:

  • controle do valor do frete;
  • controle do estoque;
  • previsibilidade no prazo de entrega;
  • garantia de bom atendimento ao cliente.

Mas, afinal, como conseguir uma logística eficiente para e-commerce ? Separamos 10 dicas para ajudar a ter o total controle deste processo na sua loja online. Confira!

Como fazer logística para e-commerce?

Para fazer uma boa logística para e-commerce, você precisa planejar com atenção as seguintes etapas:

1. Fluxo logístico;

2. Controle de estoque;

3. Transporte eficiente ou;

4. Fulfillment;

5. Prazos realistas;

6. Política de frete;

7. Rastreamento dos produtos;

8. Logística reversa;

9. Queima de estoque;

10. Dados de gestão.

Entenda melhor como funciona a logística para e-commerce e o que é necessário considerar em cada etapa do seu planejamento.

1. Estruture o fluxo logístico do e-commerce

Para ter sucesso em uma loja digital, é importante cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias.

Atrelado a isso, está o estudo das tendências atuais do mercado, assim como das vendas realizadas pela empresa.

O resultado dessas informações permite escolher o que é mais vantajoso para o fluxo logístico da empresa, como a demanda, os níveis de estoque e o trânsito da mercadoria.

2. Controle o estoque

Além de beneficiar a logística para o e-commerce, um controle de estoque eficiente colabora com a lucratividade do seu negócio. Afinal, esse processo de gestão permite ter um conhecimento real dos itens estocados e dos investimentos a fazer.

Uma dica para manter o estoque sempre organizado é armazenar os produtos de categorias similares próximos uns dos outros. Isso permite fazer uma verificação visual dos itens, incluindo os produtos sem giro.

Você ainda pode utilizar um software para fazer gestão de estoque. Com ele, você consegue informações detalhadas sobre os produtos da sua empresa e o transporte de mercadorias, podendo obter dados precisos para a tomada de decisões.

3. Escolha uma boa transportadora

Definir com quais transportadoras o seu negócio vai operar é uma das melhores práticas para evitar problemas logísticos.

Muitas empresas preferem terceirizar a operação porque transportadoras, em geral, têm um serviço mais especializado, com maior experiência nas etapas de manuseio e entrega de mercadorias.

Na hora da escolha, é importante estar atento às políticas de qualidade que as empresas oferecem, assim como os serviços prestados e as normas para a entrega de cargas.

4. Avalie usar operadores de Fulfillment

Se trabalhar com transportadoras não estiver dando certo, avalie operar com o e-fulfillment, um processo especializado em logística de comércios físicos e digitais.

De forma resumida, o fulfillment se responsabiliza por preparar os itens a serem enviados, incluindo armazenamento em grandes depósitos, embalagem, emissão de etiquetas de postagens e transporte até o cliente.

Por isso, o serviço de e-fulfillment é uma ótima solução para os pequenos empreendedores ao pensar em logística para e-commerce. 

Empresas como o Mercado Livre e os Correios disponibilizam uma grande estrutura em logística, servindo como armazenagem, onde os clientes fazem a gestão online do estoque, com toda a responsabilidade de embalagem, preparo, até a entrega para o consumidor.

O Bling possui integração com o fulfillment dos Correios. Por meio do nosso ERP, é possível fazer gestão online do estoque e solicitar atendimento aos pedidos de vendas virtuais.

Além de aprimorar a gestão de estoque, você tem a oportunidade de aproveitar as outras ferramentas oferecidas pelo sistema de gestão, como verificação de recebimento de pedidos, confirmação de pagamentos e emissão de notas fiscais.

Resumindo, o fulfillment é prático e ainda oferece redução de custos para lojas virtuais brasileiras.

5. Defina prazos realistas

Não é novidade que o prazo de entrega é um dos pilares mais importantes de uma boa gestão logística para e-commerce.

Afinal, o cliente pode ficar insatisfeito ao notar que sua mercadoria não chegou no dia previsto, podendo recorrer aos prazos de entrega das grandes varejistas digitais.

Então, passe datas realistas e deixe claro que é possível cumprir esse prazo sem problemas.

Uma dica para evitar atrasos e outros problemas de gestão na logística é utilizar o Sigep Web, um sistema de aperfeiçoamento de entregas dos Correios que faz integração de diversos serviços operacionais.

6. Defina uma política de frete inteligente

O cliente pode encher o carrinho e abandonar a compra se o valor de envio for alto demais. Por isso, o frete deve ser estratégico. Assim, ele se transforma em uma opção vantajosa e inteligente para os consumidores, sem prejudicar os resultados da loja.

Algumas saídas podem solucionar essa dificuldade, como a disponibilização de frete grátis em determinadas situações. Há muitas formas de oferecer esse diferencial:

  • em campanhas sazonais;
  • para membros de um programa de fidelidade;
  • a partir de determinado valor;
  • taxa anual e frete grátis;
  • apenas dentro de um perímetro ou região.

Apesar de absorver parte do custo de entrega, o ticket médio de pedidos pode aumentar e compensar a diferença no frete. É claro que você não deve sair oferecendo a gratuidade por aí — é importante analisar a margem de produtos e mapear as regiões viáveis.

7. Faça o rastreamento dos produtos enviados

O rastreamento de mercadorias pode ser um grande diferencial para a sua loja online. Isso porque o monitoramento beneficia tanto o comprador quanto o próprio comércio — ambas as partes podem conferir se está tudo certo com a mercadoria que está em transporte.

Lembre-se: é sua responsabilidade fazer com que o produto chegue ao seu local de destino. Além disso, você tem a oportunidade de aumentar a satisfação do cliente com os serviços prestados pelo seu comércio.

8. Tenha uma logística reversa

A logística reversa é outro ponto importante para o seu e-commerce. É o que também conhecemos como pós-venda, e desempenha um papel fundamental para conquistar a confiança do consumidor. 

Entenda por quê.

Como funciona a logística reversa no e-commerce?

A logística reversa no e-commerce gerencia o retorno de produtos do consumidor para o vendedor. O cliente solicita troca ou devolução e envia o produto de volta, seguindo as orientações da empresa. O produto é avaliado e, se estiver dentro das condições estabelecidas pelo vendedor, pode ser reembolsado ou substituído.

Adotar esse processo no e-commerce é uma excelente oportunidade para gerar vantagem competitiva e oferecer um atendimento diferenciado.

Além de resolver os problemas dos clientes, a troca e a devolução de mercadorias são direitos previstos em lei no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é essencial pensar em cada etapa desse procedimento.

9. Não tenha medo de fazer uma queima de estoque

É bastante comum ficar com produtos “encalhados” no estoque, principalmente em algumas épocas do ano. 

O excesso de itens no inventário pode causar um prejuízo para a empresa, já que as mercadorias não vendidas acabam tomando espaço no armazém. Então, faça queimas e liquidações sempre que identificar que seu estoque não está girando. 

Para isso, é importante ficar de olho no calendário — é sempre bom aproveitar as datas comerciais —, criar um plano de vendas, definir um prazo e, claro, preparar uma divulgação eficiente.

10. Use a tecnologia a seu favor

A melhor forma de ter uma logística para e-commerce inteligente é contar com o apoio de dados. São os dados que vão ajudar a entender o tipo de entrega que faz mais sentido para o seu cliente e o que tem mais saída no seu estoque, por exemplo.

Ter todas as informações centralizadas em um sistema de gestão empresarial ajuda a otimizar os processos, inclusive o estoque e o transporte de mercadorias.

Como tornar a logística para e-commerce mais fácil?

Você já pensou em contar com o apoio da tecnologia na logística para e-commerce? Sistemas de gestão empresarial estão chamando cada vez mais a atenção por suas inúmeras funcionalidades, capazes de otimizar uma série de processos e departamentos, inclusive o estoque e transporte de mercadorias.

O ERP do Bling é uma excelente opção para atender as necessidades logísticas do seu empreendimento. Através do sistema, você pode controlar tudo que entra e sai do seu negócio, fazer cotação de fretes, automatizar envios pelos Correios e até fazer integração com empresas de transportes.

Então, o que você está esperando para conhecer o Bling e aprimorar sua logística para e-commerce?

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