A visibilidade dos marketplaces está aumentando cada vez mais, devido ao  número cada vez maior de vendas online. Entre as empresas de destaque que oferecem esse modelo de negócio, está o multivarejista Magazine Luiza.

Ciente disso, o Bling! separou este conteúdo com todas as informações que empreendedores e lojistas de todos os tamanhos precisam saber para utilizar   o Magalu Marketplace, alavancar suas vendas e como vencer no Magazine Luiza. 

Boa leitura!

Sobre o Magazine Luiza

O Magazine Luiza é uma rede varejista de grande destaque nacional. Sua primeira loja surgiu na década de 50, no interior de São Paulo. Desde então, seu crescimento foi tanto que nem a famosa fundadora, Luiza Heleno Trajano, poderia imaginar tamanha proporção. 

São mais de 1.000 lojas espalhadas por 8 estados com uma operação digital extremamente premiada e seu faturamento crescente. Não à toa, hoje, tanto o público consumidor, quanto lojista, se concentra nesse canal, e usufrui de vantagens como:

  • operação digital premiada;
  • visibilidade de 35 milhões de acessos mensais;
  • referência no mercado online;
  • experiência positiva de compra na plataforma;
  • diversidade de produtos aceitos.

Quem pode vender no Magalu Marketplace?

Para vender na Magalu não existe restrições por tamanho ou nicho de atuação. 

Como o Magalu Marketplace é um multivarejista que abre espaço para todos os empresários que desejam alavancar suas vendas,não importa o faturamento nem os produtos vendidos. 

O lojista que deseja tornar-se um parceiro Magalu,. precisa preencher os seguintes requisitos:

– razão Social;

– nome fantasia;

– CNPJ;

– site;

– nome da loja;

– plataforma de integração utilizada;

– CEP de Postagem;

– emissão obrigatória da Nota Fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos.

 

Categorias de produtos para ser parceiro Magalu

Produtos para vender no Magalu
– Eletrodomésticos – Casa e jardim
– Celulares       – Esporte e lazer    
– Móveis                – Games                                                                                      
– TV e vídeo – Instrumentos musicais
– Informática – Pet Shop   
– Automotivo – Móveis e decoração
– Bebês – Relógios
– Beleza e saúde – Suplementos alimentares 
– Cama, mesa e banho – Câmeras e filmadoras
                                                                                                                                                                                            

Vantagens exclusivas de vender no Magalu Marketplace

Abaixo estão os principais benefícios de se tornar uma loja parceira Magalu.

Melhor experiência de compra do varejo

O consumidor brasileiro já vê muito valor agregado em comprar nas lojas digitais do Magazine Luiza, e isso não é de hoje. 

Primeiramente, o Magalu Marketplace fornece uma enorme variedade de ofertas, para que o usuário consiga comparar todas em um único canal. Contudo, a experiência não para por aqui. 

A gestão do Magazine Luiza também é completamente profissionalizada e assume enorme responsabilidade quanto à satisfação do consumidor. 

A empresa oferece canais de comunicação exclusivos para conectar lojistas e consumidores de maneira honesta e transparente. Na prática, isso diminui substancialmente o número de fraudes e desentendimentos dos dois lados. 

Essas vantagens, por sua vez, fornecem confiança para que empreendedores e usuários tomem uma decisão racional em comprar no Magalu. Entretanto, além delas, é imprescindível citar suas ações de comunicação com todos. 

A responsabilidade social também é um dos pilares do Magazine Luiza, visto que cria funcionários satisfeitos e clientes fiéis ao propósito da marca. 

Marketplace em lojas físicas 

As barreiras entre o digital e o offline nunca foram tão pequenas. Afinal, com consumidores completamente conectados, a jornada de compras passou a ser bem mais complexa. 

Hoje, por meio do smartphone, o cliente consegue pesquisar vários produtos e preços diferentes em qualquer lugar e em questão de segundos. 

As lojas físicas, por sua vez, precisam acompanhar esse novo mercado. Ou seja, problemas como falta de estoque ou variedade, que antes eram recorrentes, mesmo nos grandes estabelecimentos, devem ser controlados para não perder oportunidades. 

E o Magazine Luiza, ciente disso, durante sua transformação digital, priorizou a integração entre ambientes digitais e físicos. Inclusive, com essa nova operação, todos saem ganhando.

  • Os clientes, que, além do atendimento presencial, se beneficiam da transparência e variedade promovida pelo ambiente digital.
  • O Magazine Luiza, pois consegue reter seus clientes e aumentar seu faturamento.
  • E, por fim, os lojistas parceiros, que ganham um novo canal mais personalizado para aumentar a visibilidade dos seus produtos. 

Como começar a vender no Magalu Marketplace?

Crescer junto com o Magazine Luiza é muito fácil. Abaixo está o passo a passo para tornar-se um lojista Magalu. 

1 – Acesse o site para novos parceiros do Magalu Marketplace clicando aqui.

2 – Clique em “Cadastrar minha loja”.

3 – Insira os seguintes dados da loja.

  • CNPJ que a empresa cadastrada utiliza para emitir nota fiscal.
  • Razão social da loja.
  • Nome fantasia – nome que a empresa utiliza no mercado.
  • CEP de postagem – endereço de onde os pedidos serão despachados.
  • Vendido e entregue por – nome que será utilizado no Magalu Marketplace.
  • Integração com Magalu – Plataforma HUB ou ERP utilizada para fazer a integração com o marketplace.

4 – Preencha os seguintes campos de contato da empresa.

  • Responsável comercial – e-mail e telefone do responsável pela conta do Magalu Marketplace.
  • Responsável SAC – e-mail e telefone do responsável pelo atendimento ao cliente.
  • Responsável financeiro – e-mail e telefone do responsável por receber as notas fiscais dos serviços de comissão do Magazine Luiza.
  • Responsável jurídico – e-mail e telefone do responsável por receber ações judiciais.
  • Responsável TI – e-mail e telefone do responsável pela ativação e integração com o Magalu Marketplace.

5 – Preencha os seguintes dados financeiros da empresa.

  • Frequência com que a loja pretende receber o valor das vendas – mensal ou semanal.
  • Data de recebimento das vendas.
  • Definição do parcelamento máximo dos produtos, respeitando o parcelamento mínimo de 5 vezes.
  • Máximo de parcelas sem juros – de 1 a 10 vezes.
  • A loja vende para pessoa jurídica?
  • Dados bancários – devem estar no CNPJ informado anteriormente.

Seguido todos esses passos, as informações vão diretamente para avaliação interna. O lojista, por sua vez, deve receber a resposta em até 48 horas. 

Quanto custa vender no Magalu?

Como uma Magalu loja online ou uma parceira Magalu, as tarifas que são pagas ao marketplace são cobradas por cada venda e variam entre 10% a 20%, dependendo da categoria do produto vendido.

Serviços do Magalu Marketplace

Definitivamente, os esforços do Magalu Marketplace estão focados na satisfação dos consumidores e no sucesso do lojista parceiro. 

Por isso, bem como toda sua gestão profissional integrada, a empresa oferece recursos adicionais relacionados à confiança, logística e visibilidade das ofertas. 

Abaixo estão detalhados cada um deles. 

Magalu Pagamentos

O Magalu Pagamentos é um programa dividido em dois produtos, que prometem fortalecer a confiança de todos os envolvidos. 

O primeiro é um serviço totalmente focado no consumidor: trata-se do MagaluPay. 

Ele é uma conta digital que, além das tradicionais funcionalidades como transferência e pagamento de contas, ajuda a fidelizar os consumidores do Magazine Luiza.

Na prática, essa conta é totalmente integrada ao Super App Magazine Luiza para smartphones. Além disso, o consumidor tem o benefício de cashback em algumas ofertas exclusivas do aplicativo.

Finalmente, fora esse programa de fidelidade, o lojista tem outra vantagem que o ajudará a controlar seu fluxo de caixa. 

Na prática, o Magalu Pagamentos também traz um recurso para antecipação de recebíveis. 

Então, se algum empreendedor estava receoso em perder seu controle financeiro ao anunciar no Magalu Marketplace, é importante ressaltar que, com uma taxa de juros baixíssima, a plataforma permite reorganizar o fluxo de caixa, antecipando compras parceladas. 

Magalu Entregas

O sucesso do varejo está associado à capacidade dos empreendedores em adequar sua logística aos desafios do meio digital. 

Com um consumidor bem mais acostumado a fazer compras online, o nível de exigência aumenta. Nesse sentido, marcas menores que não conseguem transformar seus processos, a fim de fazer entregas no prazo, são marginalizadas. 

Por isso, o Magazine Luiza, ciente de que o Magalu Marketplace é um canal para empresas de todos os tamanhos, utilizou sua expertise logística e sua barganha com os Correios para oferecer condições especiais aos seus clientes e parceiros. 

O Magalu Entregas é um programa que visa melhorar a experiência de todos, oferecendo fretes mais baratos para todo o Brasil e uma plataforma de rastreio, para que o consumidor acompanhe seu produto em tempo real. 

O lojista cadastrado nesse programa, portanto, fica apenas com a responsabilidade de emitir a nota fiscal. 

Magalu Ads

Hoje, o Magalu Marketplace conta com inúmeros parceiros de vários tamanhos e setores, o que torna grande a concorrência pela atenção do consumidor. 

Apesar disso, a própria empresa também oferece recursos para que os lojistas se destaquem em meio aos seus concorrentes. 

O Magalu Ads é uma plataforma de anúncios exclusivos para parceiros do marketplace. Essa é a ferramenta ideal para quem quer colocar seu produto em destaque e alavancar suas vendas, e a utilização dela também é bem simples. 

Em poucos passos, o anunciante pode criar uma campanha segmentada para apenas clientes que estão buscando produtos como o dele. E, ao final da ação de marketing, o lojista pode acessar um relatório para entender quais foram seus resultados.

O investimento para utilizar o Magalu Ads, por sua vez, não é alto. Na verdade, o recurso se destaca por sua flexibilidade, uma vez que permite, sem estipular um valor mínimo, que o lojista defina seu orçamento de campanha. 

Canal Venda Mais

Venda Mais é um projeto do Magazine Luiza criado para estabelecer uma relação transparente e ajudar os lojistas a utilizar todos os recursos oferecidos pelo marketplace.

O canal tem um formato de blog e nele são divulgadas notícias, dicas e instruções, para que os parceiros Magalu consigam alavancar suas vendas, criando melhores anúncios ou ofertas, por exemplo. 

A página na qual estão organizadas as dicas é dividida nas seguintes categorias.

  • Casos de sucesso.
  • Depoimentos de parceiros.
  • Encontro de negócios.
  • Eventos externos.
  • Magalu Ads.
  • Magalu Entregas.
  • Oportunidade de venda.
  • Calendário de eventos.
  • Como se tornar parceiro.
  • Webinar.

Todos os posts inseridos no canal Venda Mais são feitos por profissionais especializados. Seguindo suas dicas, portanto, o lojista ganha vantagem competitiva para sair na frente. 

Como é feito o pagamento ao lojista

O repasse das vendas no Marketplace Magazine Luiza é feito de duas maneiras: mensalmente ou semanalmente, e o próprio vendedor pode escolher qual das duas opções se encaixa melhor na sua loja.

O parceiro Magalu também pode escolher em quantas vezes seus produtos vão ser parcelados, e o repasse das vendas desses produtos vai ser feito no mesmo número de parcelas escolhido. Ou seja, se o cliente compra um smartphone em 6 vezes, o lojista vai receber o repasse em 6 meses.

O marketplace ainda oferece a oportunidade de adiantamento do repasse, pagando uma porcentagem de 7% de juros, que varia de forma proporcional ao número de parcelas da compra.

Integração com o Magalu Marketplace

Um Marketplace movimentado com muitos acessos diários como o da Magazine Luiza, é um ótimo lugar para ganhar visibilidade e alavancar as vendas. Mas é preciso estar preparado para enfrentar a concorrência e saber usar as ferramentas certas para o seu negócio.

 Um ERP na nuvem completamente integrado aos principais marketplaces do mercado, como o Mercado Livre, marketplace da Centauro, Magalu, GPA Marketplace, entre outros; pode ser a ferramenta ideal para se destacar entre as outras lojas e alcançar seus objetivos de vendas 

O lojista que utiliza o ERP do Bling! consegue automatizar processos, uma vez que centraliza todas as informações de estoque, preços e venda dos seus produtos inseridos em vários canais de venda em uma única plataforma.

Isso significa que com o Bling!, o empresário consegue aumentar sua produtividade e controlar os riscos, afim de desenvolver seu negócio sustentavelmente.

Escolha o Bling! e, em poucos passos, faça integração dos seus produtos ao Magalu Marketplace e aos outros principais marketplaces do mercado.  Faça o teste grátis de 30 dias e veja como o Bling! pode ajudar o seu negócio a crescer e a se destacar!