Independente se você está acostumado a liderar uma empresa ou se é um novato, cometer os principais erros de empreendedores faz parte da rotina de todo mundo que está à frente de uma organização.
Contudo, buscar conhecimento para evitá-los deve ser um cuidado constante, para que você possa se recuperar rapidamente de qualquer problema que eles possam te trazer.
Para isso, é fundamental conhecer quais são os erros comuns dos empreendedores iniciantes e experientes, para então identificar com mais facilidade quando cometer algum deslize.
É justamente essa a nossa intenção neste artigo: mostrar as falhas mais comuns de donos de empresas, para que você evite cometê-los. Confira!
Principais erros de empreendedores
Na lista dos principais erros de empreendedores estão:
- Não ter um plano de negócios
- Não se capacitar
- Não ter um bom relacionamento com fornecedores
- Negligenciar as tecnologias
- Não cumprir prazos
- Desconsiderar concorrentes
- Não saber ouvir críticas
- Não analisar se há mercado para você
- Não saber identificar a vantagem competitiva
- Precificação equivocada
- Fugir de parcerias
- Confiar em acordos verbais
- Empregar a família
- Descuidar do fluxo de caixa
Continue lendo e entenda como evitá-los.
1. Não ter um plano de negócios
É comum ver empreendedores, especialmente iniciantes, partirem logo para a ação sem planejar direito sua inserção no mercado.
Porém, este é um dos maiores erros que os profissionais podem cometer!
A falta de estruturação faz com que o empresário se desespere ao menor sinal de problemas, gerando uma cadeia de falhas na condução dos negócios.
Não traçar um plano de ação torna toda a atuação desordenada.
Por isso, a sugestão é que você comece com o pé direito estipulando metas e prazos para cumpri-las!
O plano de negócios é um documento que demonstra a viabilidade do negócio, como ele vai se perpetuar no tempo e como vai conquistar lucratividade.
Se você não destinar um tempo para fazer este planejamento, pode ser que você venha a descobrir que faliu antes mesmo do primeiro mês de operação.
O maior impacto de um planejamento estratégico mal feito é no financeiro, ou seja, no coração do seu negócio.
Leia também: Plano de Negócios: ponto de partida para empreendedor
2. Não se capacitar
De adianta ter experiência e não estar atualizado com a realidade da atividade que desempenhará.
Conheça o ramo em que está adentrando e aplique técnicas de administração voltadas para os princípios do negócio a fim de otimizar tempo e evitar prejuízos.
Sempre que possível, ofereça cursos de capacitação também para seus colaboradores, afinal, eles são seu apoio na construção de uma jornada de sucesso.
Leia também: Empresário de sucesso: saiba as características indispensáveis
3. Não ter um bom relacionamento com fornecedores
Ter abertura para negociar com fornecedores é uma forma inteligente de fazer a gestão de custos.
Para tanto, mantenha com eles um relacionamento equilibrado, visando promover o respeito e a abertura para o diálogo.
Assim, poderá obter descontos ou parcelamentos mais vantajosos, mantendo sempre o fluxo de caixa constante.
Sem descapitalização, seu lucro pode ser reinvestido na atividade e permitir a entrada de ainda mais capital.
4. Negligenciar as tecnologias
Não dá para negar que vivemos em uma era que exige a familiaridade com novas tecnologias.
Elas são aliadas de todo negócio que pretenda ser rentável na implementação de uma gestão eficaz.
Portanto, busque sempre se atualizar com o que há de novo no mercado.
Implante um sistema ERP acessível, de preferência com a opção de nuvem, para assegurar segurança à gestão empresarial.
Opte por ferramentas que otimizem o tempo gasto com o desempenho de funções.
Não sabe o que é um ERP? Então assista ao vídeo abaixo e conheça o Bling para entender como ele é capaz de integrar todas as áreas da empresa e facilitar o controle do negócio.
5. Não cumprir prazos
O empreendedor que não é pontual é tido como desleixado e descompromissado.
É imprescindível que a parte operacional do negócio esteja plenamente controlada a todo o tempo.
Cumprir prazos está relacionado desde a sua capacidade de arcar com pagamentos de fornecedores dentro da data combinada até o cumprimento de deadline com clientes.
6. Desconsiderar concorrentes
O planejamento do negócio deve considerar como oferecer serviços diferenciados daqueles já existentes no mercado.
O empreendedor de sucesso deve identificar as falhas de seu concorrente e, além de corrigi-las, melhorá-las.
Mesmo que não haja concorrentes no ramo, saiba como os clientes em potencial gastam seu dinheiro e por que estariam dispostos a adquirir o produto que você oferece.
7. Não saber ouvir críticas
Seja de parceiros ou de clientes, toda crítica construtiva deve ser ouvida. É a partir dela que você pode identificar falhas e aprimorar o seu negócio. Ouça opiniões diversas e considere novas oportunidades de ação.
8. Não analisar se há mercado para você
Ter uma boa ideia não basta para sair montando um negócio. É preciso verificar se essa ideia é viável, se há público interessado nela e se você tem perfil para tocar o barco até que as coisas deslanchem de vez.
Sendo assim, consulte outras pessoas a respeito do seu projeto, pergunte para amigos e familiares o que eles pensam de um produto ou serviço como o que você deseja lançar.
Mas sem contar que é você quem deseja abrir o negócio. Pois é possível que as pessoas acabem mentindo para você para não magoá-lo.
Uma outra maneira de fazer uma pesquisa de mercado é lançar pesquisas na internet, pelo Google Forms, por exemplo.
As pessoas respondem e você tem uma visão mais ampla do que elas realmente pensam sobre a sua ideia.
9. Não saber identificar a vantagem competitiva
Pode ser que o seu negócio tenha vários concorrentes, por isso é importante saber identificar quais são os diferenciais do seu negócio.
O que ele tem que os outros não têm? Que vantagens ele oferece?
Para ganhar market share você precisa demonstrar que a sua empresa é a melhor.
Com dados, fatos e argumentos plausíveis, nada de dizer que é a melhor porque é sua, hein?
10. Precificação equivocada
Para ser competitivo no mercado, um dos itens a ser observado é o preço dos seus produtos e serviços.
Você pode precificá-los de acordo com a média cobrada no mercado, mas o ideal é mensurar quais são seus gastos reais para colocar o seu negócio em operação e qual é a margem de lucro que você almeja obter.
Sem essa análise, seus preços podem ser muito caros, barrando as vendas, ou muito baratos, não suportando manter toda a sua operação em pleno funcionamento.
Por isso, se você não sabe por onde começar a montar o preço de venda de um produto ou serviço, indicamos a leitura de outro artigo, “Precificação: Como calcular o preço de venda e ter lucro”.
11. Fugir de parcerias
Muitos empreendedores que estão começando têm medo de ver suas ideias roubadas, e assim deixam de ganhar parceiros essenciais para o seu negócio por não compartilhar seu conhecimento e suas ideias.
Concorrência sempre haverá no mercado, então saia na frente e alie-se a quem pode trazer benefícios para o seu negócio.
Apresente seu projeto para investidores e mostre que o seu negócio é realmente rentável e vai trazer resultados para todos.
12. Confiar em acordos verbais
Empreendimentos nascem de todos os lados, e muitos deles na garagem de casa.
Como o negócio é ainda incipiente, alguns empreendedores confiam em acordos verbais, com vizinhos, parentes ou conhecidos, e acabam sendo prejudicados pela falta de pagamento, falta de fornecimento de matéria prima, entre outras situações.
Pior, acabam perdendo uma amizade por um negócio mal resolvido. Sendo assim, faça tudo como deve ser:
- formalize sua empresa;
- estabeleça contratos de prestação de serviços;
- proteja-se de possíveis golpes.
13. Empregar a família
Puxa, um negócio familiar é super legal hein? Mas a história e o mercado já mostraram que é um empreendimento condenado a disputas internas, que cedo ou tarde terá que sofrer drásticas mudanças para continuar crescendo no mercado.
Sabendo disso, contrate profissionais qualificados para atuar na sua empresa, assim você garante qualidade e profissionalismo.
Além, é claro, de não comprometer os relacionamentos interpessoais.
14. Descuidar do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é de extrema importância para que o seu empreendimento seja saudável. Por isso, descuidar desta parte é um erro fatal.
Para que isto não aconteça, é possível contratar um sistema ERP que contemple a gestão do seu fluxo de caixa, como é o caso do Bling. Para assim ter maior segurança no controle das suas finanças.
Como falamos acima, o Bling é uma ferramenta de gestão completa, com tudo o que um empreendedor precisa para controlar todas as áreas da empresa, desde o estoque, até a emissão de nota fiscal, controle de contas a pagar e a receber e muito mais.
Por isso, se você quer evitar falhas como desorganização da área financeira, falta de estoque, pagamentos atrasados e mais, contar com um sistema que automatiza parte desse trabalho é fundamental.
Afinal, gerenciar um negócio é algo muito complexo e exige muito tempo do empreendedor.
Logo, se você puder contar com a ajuda da tecnologia para agilizar tudo isso, tende a ter melhores resultados em todas as áreas, aumentar a satisfação de fornecedores e clientes e ainda se manter em dia com tributos e outras áreas essenciais para o negócio.
Isso sem contar na economia que vai ter com o fim da necessidade de pagar multas e juros por contas atrasadas.
Pensando em tudo isso, convidamos você a fazer um teste grátis do Bling e entender como essa ferramenta vai descomplicar sua gestão e alavancar seus resultados.