Se você está começando a vender on-line, com certeza tem várias dúvidas sobre como gerenciar sua loja, não é mesmo?
Por isso, preparamos um conteúdo com várias ferramentas que com certeza vão ajudar na hora de gerenciar a sua loja on-line.
Para isso, vamos falar sobre as principais ferramentas que com certeza você precisa utilizar, bem como algumas dicas sobre a utilização de cada uma delas.
Dessa forma, você entende melhor sobre o assunto, e também aprende a utilizar as ferramentas que vão garantir mais praticidade para o seu cotidiano.
Quer saber quais são as principais ferramentas para gerenciar a sua loja on-line? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você.
O que você verá no artigo:
A importância de utilizar ferramentas para gerenciar uma loja on-line
Podemos resumir a importância de utilizar ferramentas para gerenciar a sua loja em apenas uma palavra: praticidade.
Se você já começou a trabalhar com a sua loja on-line, sabe o quanto é difícil fazer o planejamento e a gestão de tudo, principalmente quando você trabalha com uma equipe reduzida.
Por isso, qualquer ferramenta que você possa utilizar para garantir mais praticidade no seu cotidiano é uma ferramenta muito bem-vinda.
Além disso, algumas dessas ferramentas são essenciais se você quer vender mais e, consequentemente, lucrar mais com o seu e-commerce.
Essas ferramentas não só garantem mais praticidade no seu cotidiano, como também aumentam a sua produtividade.
Isso porque, com a ajuda da tecnologia, você pode focar em criar novos produtos e serviços, e contar com a ajuda de várias ferramentas para cuidar das tarefas repetitivas.
Agora você já sabe mais sobre a importância de utilizar ferramentas para gerenciar a sua loja on-line.
Então, basta conferir abaixo quais as melhores ferramentas para você utilizar no seu cotidiano.
Google Analytics
O Google Analytics é um dos vários tipos de serviços que o Google oferece para seus usuários. Por meio da ferramenta, é possível ter uma análise completa do desempenho do seu site.
Vamos supor que você criou a sua loja on-line há algum tempo, mas ainda não utiliza nenhuma ferramenta para saber o desempenho do seu site. Então, como você pode saber se está tendo o retorno esperado com o seu site?
Simples, basta utilizar o Google Analytics. Isso porque, por meio da ferramenta do Google, é possível:
- Entender como funciona a interação dos clientes com o seu site;
- Entender quais medidas estão dando retorno dentro do seu site, bem como as que não atingiram os objetivos esperados;
- É possível utilizar o aprendizado de máquina do Google para prever quais usuários têm mais chances de fechar uma compra, e quais têm mais chances de desistir de determinado produto ou serviço;
- Integrar a ferramenta a outras ferramentas do Google, que você pode utilizar para melhorar suas estratégias de marketing.
Ou seja, por meio da ferramenta, você faz análise completa sobre o desempenho do seu site e vê também o que você precisa mudar para melhorar seus resultados.
Para utilizar a ferramenta você só precisa seguir alguns passos:
- Criar sua conta no Google Analytics;
- Adicionar o seu site e preencher as informações solicitadas pela ferramenta;
- Copiar o código de rastreamento fornecido pela plataforma e colar o código em todas as páginas do seu site (na programação do site);
- Aguarde a confirmação da ferramenta de que o código está funcionando corretamente.
ERP
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, sistema de gestão integrado. Isto é, uma ferramenta de gestão completa, com a qual é possível fazer a gestão de vários setores: como estoque, vendas, recursos humanos e finanças, tudo em um único lugar.
Além disso, alguns ERPs são destinados principalmente para a gestão de lojas virtuais, o que torna a ferramenta ainda mais útil para gerenciar uma loja on-line. Dessa forma, você não só faz a gestão completa da sua loja on-line, como também garante mais praticidade no seu cotidiano.
Algumas das principais funções de um ERP são:
- Integração com marketplaces;
- Integração com e-commerce;
- Controle de estoque;
- Emissão de notas fiscais;
- Integração com empresas de logística e com os Correios;
- Controle de frente de caixa;
- Controle financeiro.
Ou seja, utilizar um ERP é uma ferramenta fundamental para facilitar a gestão da sua loja on-line, com a vantagem de ter tudo em um único lugar.
Com um ERP completo, você facilita a gestão da sua loja on-line e consegue focar no mais importante: escalar as suas vendas e o seu faturamento.
Plataforma de e-commerce
A grande verdade é que: atualmente, você não precisa saber programar para começar a vender on-line.
Para isso, você pode simplesmente utilizar uma plataforma de e-commerce, enviar as fotos dos seus produtos, configurar os meios de pagamento que você vai aceitar na sua loja e pronto!
Com poucos cliques e sem nenhum tipo de formação técnica é possível começar a vender on-line.
Porém, vale lembrar que o objetivo de ter uma loja on-line é vender, e a experiência do usuário com o seu site vai depender de uma boa utilização dessa ferramenta.
Por isso, mesmo que você possa criar o seu site e começar a vender em poucos cliques, é recomendado prestar um pouco de atenção no site que você vai disponibilizar.
Para isso, é recomendado estudar um pouco sobre as várias plataformas de e-commerce antes de selecionar uma para criar o seu site.
No Brasil, algumas das melhores plataformas de e-commerce são:
- Tray, a plataforma completa para quem trabalha com dropshipping;
- Dooca, a plataforma de e-commerce mais recomendada para pequenas e médias empresas;
- Bagy, a melhor plataforma para quem quer criar um e-commerce otimizado para o uso em smartphones.
Para utilizar uma plataforma de e-commerce, você precisa primeiro fazer uma análise de cada plataforma e os serviços que ela oferece. Depois, você precisa encontrar a ferramenta que mais se adeque às suas necessidades e ao seu orçamento.
Com isso, você vai ter algumas informações como:
- As funcionalidades da plataforma;
- As integrações disponibilizadas pela plataforma;
- A estabilidade dos servidores da plataforma;
- A escalabilidade dos sites criados na plataforma.
Com essas informações, você escolhe a plataforma de e-commerce que melhor atende às necessidades do seu negócio.
Dessa forma, você garante uma ferramenta a mais para gerenciar a sua loja on-line e consegue criar um e-commerce atrativo para seu público-alvo.
E o melhor: de forma prática e descomplicada.
Ferramentas para gestão de estoque
A gestão do seu estoque é essencial, e uma ferramenta para gestão de estoque pode ser exatamente o que você precisava para começar a escalar as suas vendas. Se você já trabalha com vendas on-line, sabe que gerenciar todos os processos é uma tarefa árdua, e se você nunca teve problemas com seu estoque, você está de parabéns!
Isso porque, quanto maior o seu estoque, mais difícil fica fazer uma gestão eficiente, principalmente quando você não possui nenhum tipo de ferramenta para ajudá-lo. Porém, uma gestão de estoque eficiente pode ser feita de forma bastante simples, seja por meio de um ERP ou de um sistema próprio para a gestão do seu estoque.
Dessa forma, você não só garante que seu estoque esteja em ordem, como também evita problemas como:
- Envio de produtos errados para o cliente;
- Perda de produtos relacionadas a prazos de validade vencidos;
- Quais produtos vendem mais, que precisam de reposição com mais frequência;
- Quais produtos não tiveram o retorno esperado e que não devem ser repostos.
Ou seja, com uma ferramenta para gestão de estoque você entende o que você vende mais, em que época do ano e quais produtos não estão vendendo tão bem.
Dessa forma, você pode criar estratégias para vender esses produtos e garantir sua diminuição no estoque.
Por exemplo, você possui uma série de produtos que achou que venderia bem por “estar na moda”, mas acabou que não teve o retorno esperado.
Para não perder o investimento feito, uma solução é criar promoções para vender esses itens.
Essas promoções podem ser descontos especiais ou até mesmo a criação de kits, assim os produtos que não vendem bem são colocados em conjunto com seus produtos mais vendidos.
Dessa forma, você garante que boa parte do seu investimento retorne, retirando do estoque esses produtos que não foram tão atrativos.
Ferramentas de atendimento ao cliente
Se você já deixou de comprar em uma loja, on-line ou física, devido ao atendimento ao cliente, sabe o quanto um bom atendimento é essencial. Porém, como você já deve ter percebido, são vários os processos para manter a sua loja funcionando, e várias as ferramentas que ajudam a cuidar de tudo.
E com o atendimento ao cliente não poderia ser diferente, não é mesmo?
Para isso, são várias as ferramentas de atendimento ao cliente, como o CRM (Customer Relationship Management)
Por meio de um CRM integrado ao seu e-commerce, você consegue ter um histórico de todas as interações do usuário, em diversos canais, como:
- Sites;
- Blogs;
- E-mail;
- Chat on-line;
- Redes sociais.
Com essas informações, você entende melhor sobre o perfil dos seus usuários, bem como seus interesses e necessidades.
Ou seja, ajudam a entender melhor o seu público-alvo e a criar estratégias para que você possa sempre atender da melhor forma possível esse público.
Porém, há outras ferramentas de atendimento ao cliente que você com certeza deve utilizar para gerenciar a sua loja on-line, em conjunto com um CRM, são:
- Chat on-line personalizado;
- Atendimento pelas redes sociais e pelo WhattsApp;
- Chat bot, que facilita o contato do cliente com a sua empresa em vários períodos do dia.
Essas ferramentas, em conjunto com a utilização de um CRM, vão garantir que a sua loja on-line esteja sempre pronta para prestar o melhor atendimento possível ao usuário.
Dessa forma, você não só entende melhor o seu cliente, como também consegue se destacar pelo atendimento diferenciado.
Ferramentas de automação de marketing
O marketing é essencial para que a sua loja on-line se destaque no mercado, e por isso, contar com ferramentas de automação de marketing é fundamental.
Isso porque, com essas ferramentas, você automatiza várias funções do marketing, como:
- Criar e manter um banco de dados com informações de clientes;
- Automatizar tarefas como o envio de mensagens de boas-vindas e e-mail marketing;
- Criar segmentos de públicos dentro do seu banco de dados, permitindo o envio de mensagens personalizadas para cada segmento de público;
- Fazer testes com diferentes tipos de mensagens, identificando as que mais convertem;
- Gerar relatórios das métricas.
Ou seja, sabe aquelas mensagens que você recebe de uma loja, quando assina uma newsletter ou compra um determinado produto?
Todas essas mensagens são feitas por uma ferramenta de automação de marketing.
Algumas das principais ferramentas de automação de marketing são:
- Mailchimp, a melhor ferramenta de automação, considerando a praticidade e o custo-benefício;
- Sendinblue, ideal para quem utiliza a plataforma de e-commerce da Shopify;
- ActiveCampaign, automação de marketing prática e personalizada;
- Hubspot, automação de marketing em conjunto com CRM.
Redes sociais
Você sabia que as redes sociais também podem se tornar uma ferramenta que ajuda a gerenciar a sua loja on-line? Por meio delas, é possível até mesmo vender, além de aumentar a visibilidade da sua loja e dos seus produtos.
Por exemplo, se o seu público alvo utiliza o Instagram, você pode colocar imagens dos seus produtos e na bio da sua página colocar o link para a sua loja virtual.
Dessa forma, você utiliza a sua página como uma espécie de isca, que atrai os visitantes para o seu e-commerce.
Outra opção é também utilizar as redes sociais para melhorar o relacionamento com seus clientes. Para isso, você pode criar pesquisas ou até mesmo vídeos respondendo perguntas dos seus clientes.
Por isso, uma das ferramentas que você pode utilizar ao favor da sua loja on-line são as redes sociais e tudo que elas oferecem.
Agora você sabe mais sobre as ferramentas que você pode utilizar para gerenciar a sua loja on-line. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é começar a colocar em prática tudo que aprendeu para facilitar a gestão do seu e-commerce.