Todo dono de e-commerce sabe que existem muitas variáveis que influenciam na escolha do seu consumidor pela sua loja. Algumas colaboram nesta decisão, outras atrapalham. Um componente que pesa muito para o consumidor e que muitos lojistas não dão a devida importância é o frete.
Para entender melhor a relevância de um e-commerce com envios competitivos, vamos pensar no abandono de carrinho. Uma pesquisa da Opinion Box em 2022 sobre o tema mostrou que 78% das pessoas costumam desistir da compra na reta final, sendo que 15% delas fazem isso com frequência. E você sabe qual foi o principal motivador? O alto preço do frete. Vamos a outro dado: de acordo com o levantamento E-commerce Trends 2023, de realização da Octadesk com a Opinion Box, o frete está dentro dos três fatores que mais fazem com que um consumidor escolha comprar em um e-commerce ao invés de outro: em primeiro lugar está o frete grátis e em terceiro lugar o prazo de entrega.
Estes dois breves exemplos são suficientes para convencer qualquer lojista de que uma estratégia de fretes pode fazer um e-commerce vender muito mais!
E como aplicá-la? Como escolher a melhor das muitas opções existentes no mercado que colaboram com a oferta de envios mais competitivos?
Selecionamos alguns dos principais atributos que um bom parceiro logístico deve ter para você conseguir aplicar uma estratégia de fretes de sucesso. Vamos lá?
O que você verá no artigo:
1. Oferecer fretes mais econômicos
Como vimos nos dados das pesquisas, o valor alto da taxa de entrega compromete a compra do seu cliente. Por isso, o parceiro logístico ideal deve estar apto a oferecer envios consideravelmente mais em conta, que fazem tanto você quanto o seu cliente economizarem.
2. Ter parceria com diversas transportadoras
É importante que o suporte na logística de envios do seu negócio tenha parceria com transportadoras reconhecidas no mercado e que atuem em todo o país. Isso garante diversos benefícios, como preços mais acessíveis, variedade de envios e expansão de vendas para todo o território nacional.
3. Garantir autonomia e variedade para o cliente
Uma pesquisa da State of Shipping Report 2021 mostrou que 49% dos lojistas preferem o frete mais barato, 40% o frete grátis e 11% o frete mais rápido. O que isso mostra? A importância de diversificar as formas de envio! Contar com uma solução logística que ofereça diferentes modalidades de frete (grátis, mais barato e com prazo maior, mais caro e com prazo menor, fixo, entre outros) traz autonomia para o seu cliente, pois ele escolhe a opção que mais lhe convém e ainda facilita para fidelizá-lo ao seu e-commerce.
4. Contar com pontos de postagem
Uma grande facilidade que envolve a rotina de postar pacotes é poder realizar este processo em pontos de postagem. Eles evitam grandes deslocamentos e o processo de bipagem é rápido e sem filas. Por exemplo, em único ponto da Kangu, plataforma de envios parceira do Bling, é possível postar os pacotes das 10 transportadoras parceiras. São milhares de Pontos Kangu espalhados pelo Brasil – só na cidade de São Paulo, há um ponto a cada 1,5 quilômetros.
5. Gerenciar envios em uma plataforma única
Ninguém merece ter que ficar acessando diversas plataformas para fazer gerenciamentos de forma “parcelada”, não é mesmo? O parceiro logístico ideal para o seu e-commerce deve contar com uma plataforma que faça a gestão de envios toda em uma única interface, a qual inclui ferramentas para facilitar, por exemplo, a solicitação de trocas ou devoluções, o status de rastreio de encomendas, a emissão de etiquetas e notas fiscais e outras funcionalidades.
6. Descomplicar burocracias
Contrato, mensalidade, envios não segurados, volume mínimo de envio podem complicar o dia a dia do lojista. A solução de envios que você escolher deverá reduzir todas essas burocracias para facilitar suas vendas.
Mas e agora, é possível encontrar em uma única solução todos esses itens?
A boa notícia é que sim, é possível! A Kangu, a plataforma de envios que é parceira do Bling e empresa do Mercado Livre, oferece uma plataforma única para gerenciar toda a logística do seu e-commerce e ainda de forma integrada ao Bling.
Com a Kangu, você oferece fretes até 75% mais econômicos graças à parceria com 10 transportadoras reconhecidas no mercado, inclusive os Correios. Ter tantas opções de transportadoras possibilita que você oferte diversas modalidades de envio ao seu consumidor e consiga vender para todas as regiões do país sem contrato algum nem mensalidade – você só paga pelos fretes que gerar.
Para postar os pacotes, também é simples: basta encontrar um dos mais de 3.500 Pontos Kangu espalhados por todo o Brasil. A bipagem é rápida, sem filas e segura. O grande diferencial da Kangu é ter 90 vezes mais pontos de postagem na cidade de São Paulo que outras intermediadoras de fretes, o que equivale a um ponto a cada 1,5 quilômetros. E caso a sua cidade não tenha Ponto Kangu, é possível fazer a postagem normalmente em uma agência dos Correios. Todos os envios são assegurados, independentemente do local de postagem!
Lojista do Bling, o parceiro logístico ideal para seus envios é a Kangu! Cadastre-se e conheça todas as vantagens de enviar de maneira descomplicada para começar a vender muito mais!
Esse guest post foi escrito por Kangu, plataforma de envios parceira do Bling que ajuda lojistas a descomplicar seus envios, com cotações até 75% mais econômicas e milhares de pontos de postagem.