Vender e contar com estratégia nas campanhas de venda é muito importante para quem trabalha no e-commerce. Mas algo que é muito importante, e muitas vezes não damos o devido valor, é saber qual é e como calcular o ticket médio do seu negócio com o objetivo de aumentar.
Para atingir essa meta, é necessário preparo, ação estratégica e atenção às novidades praticadas mundo afora. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre como aumentar o ticket médio de venda.
Confira!
O que você verá no artigo:
O que é ticket médio?
Ticket médio se refere diretamente ao valor médio das vendas de um determinado período. Não são as vendas mais caras, nem as mais baratas, é a média de consumo do seu público naquele período que está sendo analisado.
De maneira geral, quanto maior for o ticket médio do negócio, melhor é a performance em vendas.
Qual a importância do ticket médio?
Através do cálculo do ticket médio também se pode determinar outros conceitos como o ROI (Retorno sobre o investimento), KPI (indicador de performance), CPA (custo por aquisição), entre outros.
Ou seja, é uma métrica fundamental para entender e projetar o crescimento do negócio.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo do ticket médio é bastante simples.
Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês
Basta indicar quantas vendas foram feitas e dividir pelo faturamento total do período, que pode ser um mês, uma semana, um ano.
Como analisar o ticket médio?
Para analisar, vamos mostrar um exemplo simples:
Se a empresa faturou R$1000 no mês em 10 compras o ticket médio por compra é de R$100 reais. Mesmo que uma compra tenha sido R$500 e as outras se dividido em valores menores.
É possível também analisar o ticket médio por vendedor para ter análises mais específicas.
Como aumentar o ticket médio?
O objetivo do comércio, seja físico ou virtual, é sempre aumentar o ticket médio por venda. Para que isso aconteça, já existem mecanismos automáticos que oferecem itens similares ou complementares durante a jornada de compra no site, e também estratégias de marketing digital. Confira algumas dicas:
Faça promoções para quem comprar mais de um produto ou serviço por vez
Uma técnica bastante utilizada é a venda com desconto na aquisição de mais de um produto ou serviço por operação. Ou seja, levando x, você paga R$ 1, comprando xx, pagará apenas R$ 1,70, e assim por diante.
É bom negócio para você, que conseguirá atingir o objetivo no ticket médio, e para o consumidor final também. Que terá uma economia em sua compra.
Avise que a promoção ou produtos estão acabando
Essa estratégia é antiga, mas ainda surte bom efeito: o famoso discurso de final da promoção, está acabando, últimas unidades, etc.
O senso de emergência e oportunidade criado no cliente, muitas vezes, tem efeito de “vou comprar para não perder”, possibilitando, assim, aumentar o ticket médio.
Ofereça desconto com frete grátis para aumentar o ticket médio
O frete é um ponto diferencial, que interessa muito aos clientes. Por isso negocie bons preços com seus prestadores e oferte gratuidade a partir de certo volume em compras.
Faça publicidade dessa condição ao consumidor, seja no site, seja no ambiente físico, tudo de forma bem visível. É certeza de fechar mais negócios!
Utilize o cross selling
O cross selling é uma técnica muito utilizada por lojas virtuais e consiste em ofertar, no momento em que o cliente está procurando pelos produtos, itens relacionados, que ele teoricamente teria interesse também. Por exemplo: quem colocar no cesto de compras um shampoo da marca A para tipo de cabelo Y pode se interessar por outros produtos da mesma linha, como condicionador ou creme para pentear.
Estudos apontam a efetividade desta prática, principalmente quando já está no carrinho de compras. Por isso, se você possui um e-commerce, aposte neste caminho.
Dê cartões presente e cortesias
Outra estratégia bastante eficaz é a oferta de cartões presente e cortesias para quem realiza compras acima de determinado valor. Esses bônus podem representar novas vendas, à medida que o valor não feche e o consumidor tenha que completar com recursos próprios.
Além de tudo, o cliente se sentirá valorizado, saindo muito mais satisfeito e, o principal, fidelizado.
Atraia um público mais qualificado
Com o aumento do ticket médio, uma consequência é o seu negócio investir mais em produtos melhores e acabar atraindo um público mais qualificado.
Outra ideia para atrair consumidores mais diversos e qualificados é investir em multicanalidade: site, loja física, loja virtual, marketplaces, redes sociais, entre outras.
Invista em treinamentos dos vendedores
Os vendedores são os responsáveis pelas vendas, por isso é importante que eles estejam preparados para contar com táticas para melhorar as suas estratégias de venda. Informações completas, treinamentos sobre os produtos, utilizar gatilhos de persuasão, são importantes para que o cliente feche negócio.
O consumidor quer confiar no vendedor para fazer a melhor escolha de compra, seja no ambiente físico ou online.
Estimule a recompra
Para estimular novas compras, é importante contar com marketing digital para impactar através de email, telefone ou redes sociais clientes que já compraram no seu negócio. Se a experiência de compra foi boa, ele certamente cogita a recompra antes de se arriscar em um negócio similar que não confia.
Isso também é uma forma de bater metas e aumentar o ticket médio do mês. Em negócios como salão de beleza ou outros serviços prestados também podem fazer contato para estimular a recompra antes que o cliente sinta necessidade de procurar o negócio.
Faça um teste e ofereça o cashback
O cashback é uma prática bem comum, inclusive no e-commerce, e baseia-se em “devolver dinheiro” caso o cliente realize mais alguma compra.
Por exemplo: para compras acima de R$ 500, o consumidor ganha R$ 40 na próxima vez que adquirir algum produto ou serviço. Faça os cálculos, veja as margens e teste este recurso. Vale a pena!
Ser vitorioso nos negócios demanda muita dedicação, foco e atitude. Mantenha também o olho para inovação em sua empresa, experimente as técnicas acima e valorize seu cliente. É uma excelente trilha para aumentar o ticket médio e atingir o tão almejado sucesso profissional!
Se você gostou das dicas, saiba o que é analytics e como a ferramenta ajuda nas vendas!