Em um mundo cada vez mais conectado, fica cada vez mais fácil para as pessoas comprarem de forma online tudo o que desejam. Bastam alguns cliques para se depararem com infinitas lojas virtuais diferentes vendendo o mesmo produto, cada uma com preços, vantagens e condições distintas. Ou seja, a missão de destacar o seu e-commerce em relação à concorrência vai se tornando ainda mais desafiadora.

A solução pode ser oferecer fretes mais em conta. Embora negligenciados por muitas empresas, eles podem ser a razão que faz muitas pessoas abandonarem o carrinho e não concluírem uma compra.

Se você quer saber como impedir esse cenário de acontecer e transformar o frete da sua loja em um diferencial competitivo, continue a leitura e torne-se um expert nesse assunto.

Mas por que o frete é tão importante?

Se você acha que o frete é simplesmente o meio pelo qual as mercadorias chegam até as mãos dos seus clientes, está muito enganado. Ele é uma extensão da experiência de compra e uma resposta a tudo o que as pessoas procuram quando compram online: conveniência, rapidez e, claro, custos de envio acessíveis. Por isso, compreender a sua importância é o primeiro passo para fazer dele uma estratégia de negócios.

Para começar, o envio da mercadoria molda diretamente às percepções que as pessoas têm sobre a eficiência e confiabilidade da sua empresa.

Enquanto uma entrega rápida e tranquila conquista sorrisos e contribui positivamente para a satisfação do consumidor, atrasos ou problemas podem resultar em frustração, reclamações, pedidos de reembolso e até mesmo na perda do cliente para a concorrência.

É importante destacar também que o frete é um fator crítico na decisão de compra de muita gente. Quantas vezes você já desistiu de comprar um determinado produto porque o valor do frete estava alto ou a entrega ia demorar muito? Sendo assim, contar com uma logística eficiente é indispensável para reter clientes e manter seu público sempre satisfeito.

Diferentes perfis pedem diferentes opções

Se cada pessoa é única, suas necessidades também são. Por isso, contar com apenas uma opção de frete impede o seu negócio de atingir outros públicos e segmentos.

Ao incorporar diversas transportadoras ao seu e-commerce, você não só estará atendendo às necessidades de mais clientes, mas também proporcionará flexibilidade e personalização na entrega, contribuindo para uma experiência de compra mais adaptada e satisfatória.

Afinal, cada transportadora oferece custos, cobertura geográfica e prazos de entrega diferentes, permitindo que os consumidores escolham aquela que melhor se alinha às suas preferências individuais.

Porém, não se trata apenas de poder escolher. É uma forma eficaz de demonstrar cuidado e atenção com os seus clientes e considerar não só a conveniência financeira, mas também a urgência da entrega e a confiabilidade do serviço em determinadas regiões.

A eficiência operacional deve ser o foco

Certificar-se que as suas entregas aconteçam de modo organizado, inteligente e eficiente é a melhor maneira de manter a sua empresa em uma posição de destaque. Além de garantir a sustentabilidade e a competitividade do seu e-commerce, essa estratégia ajuda a reduzir custos e proporcionar uma experiência mais positiva aos seus clientes.

E se você pensa que esta é uma tarefa difícil, saiba que basta contar com uma plataforma de fretes para simplificar a logística e te deixar com mais tempo livre para se dedicar ao que realmente importa para o seu negócio. Além de eliminar a necessidade de investimentos significativos em tecnologias, essa terceirização também permite a integração com diferentes sistemas de gestão de pedidos, inventário e transporte.

É uma forma também de fazer da sustentabilidade um dos pilares do seu negócio. Ao integrar múltiplas transportadoras ao seu e-commerce, é possível promover uma redução significativa nas emissões de carbono, já que as rotas mais eficientes e diretas são escolhidas, minimizando a pegada ambiental do transporte.

Opções de entrega mais amigáveis ao planeta também se tornam uma realidade, incluindo serviços como entregas programadas, consolidação de pedidos para reduzir viagens desnecessárias e até mesmo a promoção de modalidades de entrega mais eco-friendly, como bicicletas elétricas ou veículos movidos a energia renovável.

Recapitulando…

O frete tem tudo para ser o ingrediente principal do sucesso do seu negócio.

É preciso lembrar sempre que não se trata apenas de transportar mercadorias, mas sim de entregar sorrisos e promover grandes experiências. Para isso, não deixe de contar com os parceiros que ajudam a impulsionar o seu e-commerce e cativar os seus consumidores.