O código de barras já faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Ele está presente na hora de pagar os boletos, de comprar um presente, vender o seu produto, conferir um documento e outras tantas possibilidades.
Por isso, se você empreendedor vende seu produto através de uma loja física ou online, saiba que é extremamente importante que você saiba como gerar códigos de barras e como isso pode elevar o seu negócio.
É preciso estar ciente que o código de barras é essencial para a legalização de um item. E além disso, ele é obrigatório para emissão de notas fiscais. Logo, se você possuir um marketplace, por exemplo, será exigido o código de barras na hora de fazer a sua integração com a plataforma.
O que você verá no artigo:
O que é o código de barras?
Por isso, antes de mais nada, é preciso entender melhor o que é código de barras. Ele é uma identidade formada por uma representação gráfica de números e letras produzidos através de desenhos de barras verticais de diferentes espessuras.
Dessa forma, esse formato é utilizado através de um leitor específico que, após captar a imagem, consegue conferir os números e letras presentes no código de barras.
Para que serve o código de barras?
E afinal, para que serve o código de barras? Ele tem como objetivo identificar produtos e/ou serviços, com um código único e padronizado, gerando segurança para a realização de compras e vendas.
Além disso, o código de barras também serve como forma de agilizar processos e consequentemente, gerar um controle maior da sua gestão, principalmente para quem realiza vendas e precisa controlar o estoque, por exemplo.
Como posso utilizar o código de barras?
É importante ficar atento aos formatos de código de barras disponíveis no mercado. Atualmente temos diferentes modelos, e cada um serve para uma determinada função.
Os modelos mais utilizados são os códigos EAN-13 (ou GTIN-13), destinados aos produtos de varejo. Existem também outras opções que você pode conferir a seguir:
Conheça os modelos de código de barras
Existem modelos mais tradicionais e mais modernos, como um QRCODE que pode ser lido através de um celular, por exemplo.
Por isso, é preciso ficar atento às suas características, pois para cada tipo de função e objetivo existe um formato de códigos de barras a se utilizar.
- EAN: O mais utilizado entre os códigos, o EAN (Número Europeu do Artigo) é universal e em sua maioria composto por 13 dígitos. É utilizado frequentemente para leitura no ponto de venda (PDV) por ter uma leitura mais ágil e também armazena informações únicas sobre numeração, unidade ou lote.
- UPC: Esse modelo, assim como o EAN, é mais utilizado na identificação de mercadorias, principalmente internacionais, sendo aceito por toda a América do Norte. Ele não é a melhor opção para se utilizar no Brasil, mas quem deseja realizar exportação de produtos para EUA e Canadá pode considerá-lo.
- DataBar: O código Databar se assemelha aos códigos anteriores por também ser utilizado para venda, porém aconselha-se utilizá-lo para mercadorias de pequeno porte por ele ter um tamanho reduzido. Na maioria das vezes é usado em produtos alimentícios ou em cosméticos, por possuir capacidade de armazenar dados sobre lote e prazo de validade.
- GS1-128: esse formato de código tem sua utilidade maior em transporte e logística do setor de saúde. Através dele é possível saber a localização da mercadoria dentro da cadeia logística. Também contém informações de data de validade, números de lote e séries.
- ITF-14: para operações logísticas utiliza-se o ITF-14, pois ele é capaz de armazenar dados sobre localização e rasteiros utilizados para processos internos da empresa. E ainda é possível ser impresso diretamente em caixas de papelão.
- QR Code: o QRCode vem ganhando grande visibilidade nos últimos anos, já que foi criado para ser utilizado por smartphones e/ou outros dispositivos móveis. Através dele é possível armazenar uma quantidade maior de informações. É muito utilizado para levar o consumidor para a página do produto, um cardápio e outros canais de informação sobre o negócio.
- DataMatrix: o DataMatrix é semelhante ao QRcode, mas tem uma utilização maior na área da saúde por ser possível rastrear e dar mais confiabilidade a informações.
Agora que você já conferiu quais são as opções de códigos de barras disponíveis no mercado, chegou a hora de aprender como criar o seu próprio código de barras.
5 passo a passo de como gerar o código de barra
Para te ajudar a gerar um código de barras e identificar o seu produto/serviço separamos um passo a passo com cinco etapas que facilitarão o seu aprendizado.
- Cadastre-se na Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil)
Primeiramente, para começar a criar o seu código de barras, será preciso se cadastrar no site do GS1 Brasil, que é responsável por licenciar essa identificação para produtos em todo o território nacional.
Para realizar o licenciamento a GS1 é preciso preencher os dados da sua empresa, enviar os documentos necessários e pagar o boleto do serviço. Pronto, depois é só aguardar a aprovação. Você receberá o CNP (Cadastro Nacional de Produtos) que será utilizado para informar os dados necessários sobre seus produtos e dessa forma gerar o código de barras.
- Escolha o modelo de código de barras
Depois de conseguir a licença da GS1 assim como o CNP, você já pode começar a escolher os formatos de códigos de barras que serão utilizados.
Vimos anteriormente que existem opções específicas para diferentes tipos de serviços, por exemplo: se você tem um comércio físico ou um e-commerce, o ideal é utilizar o formato EAN. Porém, se você tiver um comércio alimentício, como um hortifruti, o ideal será utilizar o código databar.
- Atribua o código ao produto
Depois de escolher o formato do seu código de barras, você precisaŕa atribuí-los ao seu produto. Lembre-se que ao se cadastrar no GS1 a sua empresa criou um prefixo único referente a ela.
Por isso, acrescente o prefixo da sua empresa em todas as suas mercadorias, mas não esqueça que é preciso diferenciar o código pois, como já mencionamos, um código de barras é uma identidade única. Ou seja, atente-se para a diferenciação de nomes, cores, tamanhos e diferentes outras características que diferenciam os produtos entre si.
- Não esqueça da sequência numérica no código de barras
Após todo esse processo, não esqueça de atribuir a sequência numérica ao seu código de barras.
Escolha a posição acima ou abaixo do código para que, em casos de problemas com a leitura gráfica, você consiga conferir e utilizar a sequência do código de barras em número.
- Siga os padrões para códigos impressos
Por último, se você for gerar códigos para produtos físicos, não esqueça de seguir os padrões de tamanhos e cores exigidos.
Por exemplo, as dimensões dos espaços entre duas barras são pré-estabelecidas, podendo variar entre 0,26mm e 0,66mm, e também determina a altura do código de barras.
Já em alguns modelos as especificações de altura e largura são fixas. Para o EAN, por exemplo, o tamanho é de 37,3 mm de largura x 25,9 mm de altura, podendo ser redimensionado para, no mínimo, 80% e, no máximo, 200%.
Atente-se também às cores utilizadas para a impressão do seu código de barras. O ideal é manter o padrão de número e barras pretas com fundo branco, mas quando for necessário aplicar em um fundo colorido é importante mantr as cores e números em tom escuro, fundo claro e em uma cor lisa sem desenho ou texturas e ainda, recomenda-se evitar o uso da cor vermelho, já que alguns leitores utilizam esse tom de cor para escanear o código.
Como gerar código de barras grátis
Se você está se perguntando se para gerar qualquer tipo de código de barras será preciso algum tipo de ferramenta, a resposta é: não. Você consegue realizar essa tarefa de forma gratuita através do seu computador ou telefone.
O processo é simples, é só acessar um site que seja gerador de código de barras ou de barcode.
Existem ainda aplicativos para celulares que facilitam a leitura de códigos como QRcode, por exemplo, e ainda possibilitam a criação de alguns modelos de códigos de barras.
Conclusão
Agora que você já aprendeu como gerar um código de barras e todos os fatores referentes a esse processo, já pode começar a aplicar no seu negócio.
Lembre-se que o código de barras é extremamente importante para dar uma identidade ao seu produto ou serviço, seja ele físico ou digital. Além disso, é utilizado para facilitar os processos dentro do seu negócio.