A Black Friday 2020 promete ser uma das maiores campanhas de vendas dos últimos anos. Intensificada pelo crescimento do e-commerce neste ano as vendas prometem ser boas para lojistas e as promoções também interessantes para os consumidores que se beneficiam da campanha de vendas para fazer boas compras.

O dia da Black Friday neste ano ocorrerá em 27 de novembro, porém, é importantíssimo frisar aos sellers a importância de uma organização antecipada do seu e-commerce neste mês que antecede a Black Friday

Neste conteúdo, vamos abordar algumas dicas para preparar o seu negócio através do Bling ERP, o sistema de gestão que facilita o seu trabalho. 

Como preparar o seu Bling! para a Black Friday

O Bling é um ERP para micro e pequenas empresas, principalmente para as que trabalham no e-commerce, e é um grande aliado para organizar o seu negócio em grandes campanhas de vendas, como a Black Friday. É importante o lojista não pensar como um consumidor, e se preparar antecipadamente, para dar tempo de comunicar as ações aos seus consumidores. 

Neste ano, muitos negócios vão operar de forma híbrida (físico e online) e outros estarão com promoção black friday no e-commerce pela primeira vez, por isso este período de preparação é fundamental para definir o sucesso da campanha de vendas.

Na edição 2019, o faturamento do e-commerce quase chegou aos R$12 bilhões em vendas, e a expectativa é que neste ano, o comércio virtual ganhe ainda mais protagonismo nas vendas de ofertas black friday. Confira algumas dicas para deixar o seu negócio preparado:

1. Analise o seu giro de estoque

Para começar a pensar em Black Friday, é fundamental analisar o giro do estoque e delimitar um objetivo da campanha: se é vender produtos que estão estocados, ou fazer compras a partir do comportamento do consumidor. 

Aposte na automatização dos processos com um sistema de gestão ERP online e ganhe mais tempo para se envolver com a campanha de venda que irão colocar seu negócio em destaque. O sistema também auxilia no processo de gestão de vendas e estoque em múltiplos canais. 

2. Defina o seu objetivo 

O objetivo de uma campanha de vendas deve ficar claro ao consumidor a partir do seu objetivo definido. É preciso iniciar a preparação agora!!! Com o giro do estoque analisado, será possível definir os produtos para queimar estoque (a fim de aumentar o lucro líquido) e definir outros produtos que devem ser já negociados com os fornecedores para dar tempo para chegar antes do início da Black Friday. 

O Bling! ajuda a identificar relatórios dos produtos que estão parados e quais produtos há uma boa margem de lucro para investir na campanha. 

3. Siga a sua estratégia

Cada negócio, tem uma realidade dentro do e-commerce. Tentar acompanhar o preço do concorrente pode ser uma má aposta, até por que o preço nem sempre é o fator determinante para a decisão de compra do consumidor. Seguir o próprio planejamento é fundamental para ter sucesso ao final da campanha.

Quando bem estruturado, ele foi pensado para evidenciar os produtos que trazem bons rendimentos, ou limpar o seu estoque, e também para suprir as necessidades do seu consumidor. No Bling, além de acompanhar os relatórios de vendas é possível.

Aqui falar da importância dos números que você consegue obter com o Bling! e a ideia de seguir o seu planejamento, sem pautar as promoções da Black Friday nas estratégias dos concorrentes.

4. Parceiro logístico

Entre as ações antecipadas que já é preciso fazer é escolher bons parceiros logísticos. A decisão de compra do consumidor está cada vez mais pautada na entrega rápida, com garantia de entrega a um preço competitivo. O Bling faz integrações logísticas interessantes, é preciso escolher qual a melhor para o seu negócio, sabendo que a entrega é parte importante da experiência de compra.  

5. Descrição do Produto

Para garantir as que os clientes encontrem na sua loja as melhores ofertas black friday é importante que as descrições do produtos sejam completas, as fotos em boa qualidade e tenha um canal aberto para dúvidas. O e-commerce é um lugar de muitos concorrentes, todos os detalhes fazem diferença na experiência do consumidor. 

É importante olhar para a Black Friday como uma oportunidade de vendas, mas sempre colocar o cliente em primeiro lugar e planejar cada passo para tornar a campanha um sucesso também de satisfação. Desde a definição de preços, o atendimento e o pós venda devem estar alinhados desde os meses que antecedem para que a campanha gere bons resultados.

6. Concentre as informações no seu ERP

Aposte na automatização dos processos com um sistema ERP online com armazenamento em nuvem como o Bling. Assim, você ganha mais tempo para se envolver com a campanha de venda que irá colocar seu negócio em destaque, e deixa os processos de pedidos, controle de estoque, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e boletos com o ERP. 

A gestão como um todo do seu negócio virtual passa pelo sistema ERP, que passa a ser fundamental agora na Black Friday, com mais vendas e demandas. 

Conclusão

O consumidor está comprando mais online e isso não irá mudar. Os sellers precisam estar preparados para uma Black Friday agressiva, com bons produtos, bons preços e condições para que os negócios aconteçam com facilidade.

O Bling não limita o empreendedor de e-commerce a vender em um só canal, ele oferece facilidades para ampliar o negócio de forma exponencial, sem necessariamente precisar aumentar a equipe interna. É preciso contar com facilidades para empreender e ter destaque no ramo de atuação escolhido.

A Black Friday vem aí, não espere mais para iniciar a organização do seu negócio! Conte com o Bling.