A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é o sistema de padronização dos códigos que identificam as atividades econômicas existentes no Brasil. Muito mais do que uma mera formalidade, é este instrumento que direciona os critérios de enquadramento administrativo e tributário utilizados em várias instâncias que regulam os vários setores da economia nacional. Mas, na prática, o que é CNAE e por que ele é importante para sua empresa?

Essas são perguntas que vamos responder ao longo deste guia, então, continue lendo e solucione as suas dúvidas. 

O que é CNAE?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um sistema utilizado no Brasil para classificar e codificar as atividades econômicas desenvolvidas por empresas e empreendedores individuais. Cada CNAE representa uma atividade específica, sendo composto por 7 dígitos para identificar qual é a atividade econômica exercida pelo negócio.

Os primeiros números representam a categoria principal do negócio e os subsequentes fornecem detalhamentos mais específicos sobre a área.

Essa organização foi criada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela tem o propósito de definir uma codificação que possa ser utilizada para diversos fins, como:

  • sistema estatístico; 
  • cadastros administrativos;
  • controle tributário brasileiro;
  • estatísticas econômicas;
  • pesquisas;
  • análises setoriais;
  • elaboração de políticas públicas, entre outros.

Estrutura do Código CNAE

A CNAE é estruturada de maneira bastante específica, de acordo com cada uma das atividades econômicas existentes no Brasil. Cada função está vinculada a uma seção. As seções, por sua vez, são compostas por divisões de atividades econômicas, compostas por grupos. Já os grupos são subdivididos em classes e cada classe, por fim, é dividida em subclasses.

Assim, o Código CNAE identifica com precisão a atividade econômica em toda a sua esfera. Desde a mais abrangente, até a mais específica.

Veja como, por exemplo, é formado o Código CNAE de um bar. Que está na Seção G da CNAE e recebe o número 4723-7/00.

  • Os dois primeiros números — 47 — dizem respeito à Divisão de Comércio Varejista da atividade, como varejista de alimentos, por exemplo. 
  • Unidos ao número 2 — formando a centena 472 — o código passa a definir o Grupo de Comércio Varejista de Bebidas e Fumo.
  • Os números 3-7 seguintes definem a Classe do Comércio Varejista de Bebidas. Que é a mesma definição da subclasse identificada pelos dígitos 00.
  • Unidos, portanto, os números formam o Código CNAE 4723-7/00 que diz respeito ao Comércio Varejista de Bebidas. Entre os quais os bares se enquadram.

O que é CNAE fiscal?

A CNAE-Fiscal é uma classificação utilizada para padronizar os códigos de identificação das unidades produtivas do país nos cadastros e registros da administração pública, em especial na área tributária. Acaba contribuindo para a melhoria da qualidade dos sistemas de informação que dão suporte às decisões e ações do Estado.

Para que serve o código CNAE?

O código CNAE serve para identificar, classificar e organizar as atividades econômicas realizadas por empresas. Ele é utilizado para fins de registro, enquadramento tributário, estatísticas, segmentação de mercado e elaboração de políticas públicas, contribuindo para a compreensão e o acompanhamento da economia do país.

Vale a pena destacar que o CNAE tem efeito no acompanhamento de estatísticas e de expedientes administrativos e tributários, afinal, a CNAE institui um padrão de classificação único que permite identificar por um código o tipo de atividade econômica exercida por cada setor. 

Nesse ponto, cabe destacar que o chamado “Código CNAE” muitas vezes também é denominado simplesmente “CNAE”.

Assim, por meio do Código CNAE os órgãos administrativos e fiscais da União, dos estados e dos municípios podem identificar as atividades econômicas brasileiras, associando a cada uma delas a regulação tributária e de funcionamento pertinentes. 

Essa classificação se aplica a qualquer organização pública ou privada e também a estabelecimentos agrícolas, instituições sem fins lucrativos e a pessoas físicas que exerçam atividade econômica.

Atividade econômica incorreta, quais são os riscos?

A adoção de um Código CNAE inadequado coloca a empresa sob uma série de riscos. Por exemplo, a empresa pode perder o acesso a benefícios tributários, como o que vem substituindo a contribuição social sobre a folha de pagamento por aquela que se relaciona ao faturamento da empresa. 

Afinal, a atividade econômica exercida pela empresa, identificada pelo Código CNAE, é um dos critérios que definem a permissão para o novo enquadramento.

Leia também: 5 dicas de como reduzir os impostos de uma empresa

O mesmo ocorre com o Simples Nacional, cujo enquadramento só é permitido para determinados tipos de atividades definidas pelo Código CNAE. Com a classificação errada a empresa pode ficar de fora dos critérios do Simples.

Da mesma forma, se o Código CNAE não for o correto, a empresa será vinculada a um sindicato equivocado, ficando sujeita a seguir acordos e convenções que não dizem respeito a ela. 

Ao mesmo tempo, em que ela deixará de cumprir obrigações com a categoria que emprega, podendo impor carga horária de trabalho indevida e pisos salariais incorretos, a empresa deixará de garantir os benefícios assegurados para os funcionários. Entre outras irregularidades.

Portanto, fica claro a importância do CNAE. O uso de um Código CNAE errado pode levar a enquadramentos tributários indevidos e a sérios riscos trabalhistas.

Onde ver o CNAE da empresa?

Para ver o CNAE da sua empresa é preciso acessar o site oficial do IBGE que é onde se encontra a tabela disponível. Na seção “Estrutura” é possível verificar a lista com as principais divisões de atividades da CNAE e verificar em qual a sua empresa se enquadra melhor.

Como alterar ou incluir CNAE?

Quando for preciso alterar ou incluir alguma atividade secundária no CNAE é preciso alterar o cadastro na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). 

Para isso, é preciso da orientação de um contador, já que a alteração de CNAE pode significar:

  • aumento da carga tributária;
  • perda de acesso a determinados créditos fiscais;
  • necessidade de cumprir novas obrigações, como investimento em pessoal ou equipamento. 

Após adequar o objetivo da organização no contrato social do empreendimento, é preciso fazer o registro da alteração na Junta Comercial e no órgão regulador da nova atividade e pedir autorização de funcionamento para o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária. 

Também é preciso fazer a alteração cadastral na Prefeitura, para ter o alvará de funcionamento em dia. 

Como alterar o CNAE do MEI?

Para alterar o CNAE do MEI, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Escolha a opção “Já sou MEI”;
  3. Clique em “Atualização Cadastral” ;
  4. Selecione “Solicitar”;
  5. Preencha os dados pessoais e empresariais;
  6. Escolha as ocupações em “Dados para alteração”;
  7. Envie o formulário;
  8. Imprima o novo Certificado MEI.

Após essas etapas, caso necessário, acesse o site da Receita Federal e imprima o CNPJ da nova situação cadastral.

Além da ocupação principal, você pode incluir até 15 atividades secundárias, e cada uma delas terá o próprio código CNAE. O que permite que você atue simultaneamente em diferentes segmentos.

Sem dúvida, manter a empresa, seja MEI ou não, com todas as informações em dia e ainda garantir o controle das atividades necessárias para a manutenção e sucesso do negócio, pode ser um desafio.

Especialmente, se você como MEI realiza grande parte das atividades sozinho e sem suporte. 

Entretanto, a tecnologia é uma importante aliada e precisa começar a fazer parte do seu dia a dia. 

Nesse cenário, o Bling! surge como um sistema de gestão online que descomplica o seu negócio.

Com uma mensalidade acessível e uma interface fácil de usar, com o Bling, você tem acesso à emissão de nota fiscal, integração com e-commerce e marketplace, fluxo de caixa, controle de estoque, gestão de logística e mais. 

Conheça o sistema ERP do Bling e comece hoje mesmo a escalar os seus resultados e aumentar a produtividade.