Aprender como reduzir os impostos de uma empresa é um dos desejos de quase todos os empreendedores. 

Afinal, as taxas tributárias podem pesar no fluxo de caixa, aumentando as despesas variáveis da organização e reduzindo a margem de lucro. 

De fato, o Brasil está na 2ª posição no ranking dos países que mais tributam as empresas, ficando atrás apenas de Malta, segundo o levantamento divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da OCDE.

Logo, se houver uma saída dentro da lei para reduzir esse impacto, não podemos deixar escapar a oportunidade, não é mesmo? 

Contudo, dar esse passo pode gerar muitas dúvidas e receios. Ou vai dizer que você nunca teve medo de tomar uma decisão fiscal equivocada?

Pois é, a gestão fiscal é o pesadelo de muitos empreendedores. E se é o seu, chegou a hora de enfrentá-lo. 

Afinal, quanto mais você souber sobre a área, mais fácil será encontrar caminhos para reduzir os impostos da sua empresa.

Para te ajudar a dar esse primeiro passo, organizamos este guia. Aqui, listamos 5 dicas práticas de como reduzir os impostos de uma empresa. Tudo dentro da lei e com muita segurança. Continue lendo e entenda o que fazer!

Como reduzir os impostos de uma empresa? 5 dicas práticas

A seguir, apresentamos cinco estratégias para reduzir os impostos de sua  empresa. 

Confira como cada uma funciona e organize a implementação dessas ações, em seu negócio.

1. Faça um bom planejamento tributário

A maioria dos impostos que você paga na sua empresa estão relacionados ao tipo de regime tributário que você pratica, aquele com o qual você foi registrado. 

O que muitos empreendedores não sabem é que é possível mudar de um tipo de tributação para outro, e isso pode gerar muita economia. 

Contudo, para saber se vale a pena fazer essa alteração, a dica é começar com um planejamento tributário, que analise seu histórico de movimentações financeiras e que o  ajude a usar as leis fiscais de maneira estratégica para minimizar a carga tributária.

Isso deve ser  feito após um levantamento minucioso de dados e da realização de simulações sobre como seria o pagamento de impostos em cada modalidade. 

Em muitos casos, esse processo ajuda a identificar que a mudança de um regime tributário para o outro é uma boa opção.  

Entretanto, um planejamento é fundamental para que você tenha certeza sobre essa alteração. Caso contrário, o efeito pode ser inverso: aumentando o valor que você paga ao governo.

O planejamento tributário ainda inclui: 

  • análise de oportunidades para deduções e créditos fiscais;
  • reorganização da estrutura financeira;
  • investimento em ativos que possam gerar despesas dedutíveis.

É importante destacar que, mesmo quem está registrado no Simples Nacional pode se beneficiar com uma mudança como essa. Falaremos mais sobre os tipos de regimes, a seguir.

2. Conheça as opções de enquadramento fiscal 

No Brasil, existem três principais tipos de regimes tributários e para fazer o planejamento sobre o qual falamos acima você vai precisar conhecê-los. São eles:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Cada um deles possui um conjunto de características próprias e diferentes tipos de tributação, e são essas variações que podem te ajudar a reduzir o valor pago em  impostos.

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado para micro e pequenas empresas, no qual é possível pagar todos os impostos, sejam eles federais, estaduais e municipais, de uma só vez, por meio de uma única guia de pagamento.

Para entender como funciona e quais as taxas pagas pelos empreendedores que possuem negócio dentro desse modelo, indicamos a leitura do artigo, Simples Nacional: o que é, como funciona e tabela atualizada”. 

Lucro Presumido 

Esse regime tributário, como o próprio nome sugere, é feito para empreendedores que optam por pagar impostos sobre o lucro presumido, ou seja, um valor fixo ou percentual preestabelecido sobre o setor em que a empresa atua. 

Em outras palavras, o imposto é calculado a partir de uma margem presumida de lucro, definida como base, de acordo com o setor da empresa.

Exatamente por ter o lucro presumido como base para o cálculo do imposto, não é necessário apresentar demonstrações financeiras completas para calcular o lucro real.

Não confunda isso com a não necessidade de emitir notas fiscais. Afinal, o documento mede o faturamento da empresa, não a sua lucratividade.

Continue lendo sobre essa opção no post, Como calcular o Lucro Presumido: aprenda com um exemplo prático”. 

Lucro Real 

Ao contrário do anterior, neste regime,  os empresários optam por pagar impostos sobre o lucro real, ou seja, o lucro efetivo apurado a partir das demonstrações financeiras completas da empresa.

Nesse caso, assim que a contabilidade do mês é fechada, a alíquota do imposto é aplicada sobre o lucro real apurado. 

Quer entender quais as taxas e como isso funciona? Leia mais em: Como calcular Lucro Real na sua empresa? Fórmulas e taxas

A melhor forma de entender qual é a opção ideal para você reduzir os impostos da empresa é consultando um contador ou um profissional especializado. 

Com isso você tira as suas dúvidas na hora de escolher a melhor opção, e garante segurança em todo o processo. 

3. Participe de programas de benefícios fiscais

O governo brasileiro oferece alguns programas que oferecem incentivos fiscais para estimular a participação de empresários em projetos variados, que beneficiam a população em várias áreas como cultura, esporte, lazer, educação e mais.

Fazer parte desses programas possibilita que você consiga isenção ou a diminuição de alguns impostos, o que é ótimo para sua gestão financeira. 

Outro benefício é vincular a sua marca a algum projeto que tenha um impacto social positivo, por exemplo, a leis de incentivo à cultura.

Nesses casos, você ganha dos dois lados:

  • reduzindo o volume de impostos pagos;
  • aumentando a reputação da empresa.

Exemplos de programas que oferecem incentivo fiscal às empresas

Na lista de exemplos de programas que oferecem incentivo fiscal às empresas estão:

  • Lei Rouanet: muito famosa, estamos falando de um programa de incentivo fiscal, que prevê que as pessoas jurídicas destinem  4% do valor devido do Imposto de Renda para projetos ligados à cultura, e 6% no caso de pessoas físicas;
  • Lei de incentivo ao esporte: prevista na Lei 11.438 de 2006 permite que empresários  invistam um percentual de seus impostos em em projetos ligados a área;
  • Lei do audiovisual, ou Lei 8.685 de 1.993,  funciona exclusivamente para investimentos na produção de filmes brasileiros e independentes.

Além dessas opções, existem mais dezenas de possibilidades de programas para reduzir imposto do Simples Nacional ou de qualquer outro tipo de regime sobre o qual falamos acima. 

Na prática, qualquer empreendedor pode fazer o pedido de participação em algum dos programas de incentivos fiscais. Contudo, cabe ao governo analisar a demanda e avaliar a viabilidade. 

Converse com o seu contador e avaliem juntos essa possibilidade.

4. Reduza o seu pró-labore

Pró-labore é o seu salário como sócio-gerente da empresa, mas fique tranquilo porque quando falamos em reduzi-lo, não queremos dizer que você vai, efetivamente, ganhar menos. 

Fique tranquilo porque fazer isso não vai contra o que diz a lei.

Afinal, no pró-labore, há cobrança do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária, e ambos são calculados com um percentual sobre o valor registrado.  Logo, ao reduzir pró-labore, você diminui o valor do imposto. 

Para compensar essa redução, e não deixar você com um rendimento menor do que precisa, é possível aumentar a divisão de lucros, que não sofre taxação. 

Mais uma vez, a indicação é que você procure por um contador que te ajude a fazer essa alteração, garantindo que você estará cumprindo a lei enquanto diminui gastos. 

5. Terceirize algumas atividades

A contratação CLT (em que você assina a carteira de trabalho de um funcionário) também acarreta alguns impostos. Por isso, a opção pela terceirização de áreas que não são parte da atividade principal da empresa, pode ser uma boa alternativa para reduzir esses custos. 

Por exemplo, é possível terceirizar o setor de marketing, contratando uma agência ou um profissional especializado. 

Alguns empreendedores ainda acreditam que a terceirização é uma forma de reduzir o lucro de uma empresa. Contudo, em muitos casos, seu efeito é justamente o contrário.

Como funciona a redução de impostos?

Para reduzir impostos da sua empresa, você pode realizar as seguintes ações: 

  1. Faça um bom planejamento tributário
  2. Conheça as opções de enquadramento fiscal 
  3. Participe de programas de benefícios fiscais
  4. Reduza o seu pró-labore
  5. Terceirize algumas atividades

Como reduzir os impostos de uma empresa? Dicas extras 

A dica final deste artigo não poderia ser outra: organize-se! 

Afinal, para colocar todas as ideias em prática, você vai precisar ter informações seguras, dados confiáveis e manter o controle financeiro em dia. 

Cumprir esse desafio, entretanto, é muito mais fácil se você tiver ao seu lado um excelente gerenciador financeiro, como o Bling!

Com nossa ferramenta você tem um gerenciador financeiro completo, com tudo o que você precisa para realizar o controle fiscal, e muito mais, aproveitando funcionalidades como:

  • emissor de notas fiscais e DANF-e;
  • certificado digital;
  • acompanhamento do status de suas contas a pagar e receber;
  • controle de estoque;
  • gestão de fluxo de caixa etc. 

Tudo isso em uma única ferramenta. Conheça as funcionalidades que o programa pode te oferecer e escolha o plano ideal para o seu negócio!