Você certamente já ouviu falar sobre marketing digital, não é? Porém, o que muitas pessoas não sabem é que, dentro desse universo, existem diversas áreas e metodologias.
Um bom exemplo é o Inbound Marketing, um conjunto de estratégias que visa atrair os clientes para seu negócio, em vez de ficar correndo atrás deles.
Já pensou tornar o seu restaurante ou bar um ímã de clientes? Ter diversas pessoas interessadas em experimentar seus pratos e aperitivos? Ver filas se formando na porta do estabelecimento na espera de uma mesa vaga?
Pois é! Você pode viver este cenário se utilizar as estratégias certas para divulgar seu negócio. E para te ajudar nessa conquista, trouxemos hoje um guia completo de Inbound Marketing para restaurantes e bares.
Se você quer conhecer algumas dicas para implementar essa metodologia em sua empresa, acompanhe esse conteúdo até o final!
Mas antes…
O que você verá no artigo:
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma metodologia de atração de clientes. Em outras palavras, é uma das vertentes do marketing que foca em fazer as pessoas se interessarem por seu produto ou serviço, sem precisar oferecê-los de fato.
A base do Inbound Marketing é a produção de conteúdos de valor e distribuição estratégica desses materiais para fazer as pessoas virem voluntariamente até você. Além disso, manter um relacionamento com o cliente é muito importante nessa estratégia.
Essa metodologia anda na contramão do Outbound Marketing, que é quando a empresa vai atrás dos clientes de forma ativa.
Apesar de serem vertentes diferentes, cada uma possui suas vantagens e, juntas, elas podem trazer ótimos resultados para o seu negócio.
Principais vantagens do Inbound Marketing para restaurantes
Todo mundo precisa se alimentar, não é? Então, é fácil pensar que naturalmente seu restaurante ficará cheio de clientes todos os dias… No entanto, não é isso que acontece.
Por mais que o setor alimentício tenha demanda ilimitada, se você não souber “vender” o seu negócio, pode acabar perdendo seus clientes para um concorrente.
A boa notícia é que as estratégias de Inbound Marketing para restaurantes e bares podem te ajudar a atrair e fidelizar sua clientela.
Entre as principais vantagens dessa metodologia para o setor gastronômico, estão:
- aumento de demanda e clientes;
- atração de potenciais consumidores;
- maior visibilidade para o restaurante;
- mais chances de divulgação boca a boca;
- maior autoridade para o estabelecimento;
- aumento da percepção de valor, entre outros.
Ou seja, isso pode fazer com que mais pessoas cheguem até você, que os consumidores satisfeitos divulguem gratuitamente seu negócio e até permite um aumento no preço dos pratos, já que seu restaurante ganha mais visibilidade e procura.
Como fazer Inbound Marketing para bares e restaurantes?
Como vimos, o Inbound Marketing trabalha, principalmente, com a produção estratégica de conteúdo. Ou seja, você precisa criar materiais atrativos, que façam a pessoa desejar estar no seu ambiente e comer a sua comida.
Você provavelmente já ouviu as expressões “a primeira impressão é a que fica” e “comer com os olhos”. No caso de bares e restaurantes, elas são verdades incontestáveis.
Isso significa que, melhor do que receber um panfleto com preços, é se deparar com um vídeo ou foto mostrando uma refeição saborosa e bem servida. Esse tipo de conteúdo, sem dúvida, pode deixar as pessoas com “água na boca”.
Se você quer causar essas sensações em seus clientes ainda hoje, veja a seguir as principais dicas de Inbound Marketing para restaurantes.
4 estratégias de Inbound Marketing para restaurantes e bares
1. Melhore a presença digital do seu negócio
Se o Inbound Marketing está diretamente relacionado com a produção de conteúdo, você precisa ter canais para distribuir estes materiais, certo?
Segundo o Relatório Global de Inteligência de Mídia da eMarketer, as redes sociais são um dos principais meios para buscar novos estabelecimentos, ficando atrás apenas do Google.
Isso significa que se seu restaurante não tem um perfil nas redes sociais ou um site otimizado para SEO (Otimização para Motores de Busca), está perdendo a chance de atrair clientes.
Por isso, uma das principais dicas de Inbound Marketing é potencializar a presença digital do seu restaurante:
- Ter um site/blog com informações de funcionamento, história do local, cardápio e conteúdos estratégicos;
- Manter perfis atualizados em redes sociais estratégicas, como o Instagram e TikTok;
- Se trabalhar com entregas, se cadastrar nos principais aplicativos de Delivery;
- Trabalhar com e-mail marketing;
- Criar um perfil do restaurante no Google Meu Negócio, entre outros.
Além disso, é importante alimentar esses canais com conteúdos estratégicos. Afinal, um perfil abandonado é o mesmo que não ter nenhum!
Use o Food Porn ao seu favor
Food Porn é o nome de uma técnica de produção de imagens e vídeos de comida que sejam atrativos, chamativos e até apelativos. É uma forma de fazer o seu cliente “comer com os olhos” antes mesmo de provar seus pratos.
Essa técnica ajuda a despertar desejo no consumidor, que assiste o conteúdo e automaticamente sente vontade de provar aquele alimento.
Isso acontece pelo impacto de se deparar com uma refeição aparentemente muito saborosa. Portanto, se preocupe com a apresentação de seus pratos ao criar o conteúdo para as redes sociais.
Abaixo, veja um exemplo de Food Porn, na prática, em um vídeo do Subway:
2. Faça parcerias com influenciadores locais
Fazer publicidade com grandes personalidades não é a realidade da maioria dos estabelecimentos. No entanto, isso não é desculpa para não investir em marketing de influência.
Certamente existem muitas pessoas produzindo conteúdo para a Internet na região em que seu restaurante está localizado, e elas podem ajudar a “divulgar” seu negócio e atrair mais pessoas.
Não se prenda aos números: os nano e micro influenciadores (que possuem menos de 100 mil seguidores) têm alto poder de influência, e podem gerar resultados surpreendentes ao postar que estão no seu restaurante e gostaram do seu cardápio.
Segundo uma pesquisa da Altimeter Group, 70% dos consumidores são influenciados por pessoas com poucos seguidores, amigos e familiares, enquanto apenas 32% seguem as indicações de influenciadores grandes.
Então, aproveite para juntar o útil ao agradável: uma publicidade com um influenciador pequeno é mais em conta do que com grandes perfis, e pode gerar resultados mais satisfatórios!
Leia também: Como vender pelo Instagram? Guia completo com 10 estratégias
3. Invista em eventos exclusivos
A ideia do Inbound Marketing para restaurantes é atrair o cliente em vez de procurá-lo, certo? Então, uma estratégia interessante são os eventos exclusivos e personalizados.
Você pode aproveitar as datas comemorativas para oferecer jantares temáticos, como no Dia dos Namorados e Dia das Mães.
Dependendo do seu público, também dá para oferecer jantares inspirados em séries, filmes ou tendências do momento.
Para ter sucesso nessas estratégias, não se esqueça de usar as redes sociais e os canais de comunicação para divulgar os eventos. Enviar um voucher de desconto pode tornar tudo mais atrativo.
4. Estimule as avaliações online
O boca a boca ainda é uma das melhores formas de divulgar um produto, serviço ou empresa, e você pode aproveitar dessa estratégia para atrair mais pessoas ao seu bar.
Além de prestar um bom serviço para que a pessoa comente a experiência com outras, estimule as avaliações online, tanto nos comentários das redes sociais como no Google.
Afinal, dificilmente a pessoa vai em um lugar novo sem pesquisar sobre ele online, não é? Por isso, essa estratégia pode te ajudar a atrair mais clientes!
Ofereça brindes, descontos ou até um item do cardápio gratuito para quem deixa uma avaliação nas redes. O Subway, por exemplo, oferece um cookie grátis para quem deixa uma avaliação, crítica ou sugestão no site.
Agora, imagina se seu cliente ganhasse uma sobremesa em troca? Além de colher mais depoimentos, as avaliações seriam positivas pela experiência diferenciada!
Conte com o Bling para gerenciar o seu negócio!
Divulgar seu estabelecimento e colocar as estratégias de Inbound Marketing para restaurantes é apenas uma das diversas funções que você precisa fazer para ter um negócio de sucesso.
A gestão de um restaurante ou bar envolve muitos processos: contato com fornecedores, emissão de notas fiscais, gestão financeira, entre outros.
Para te ajudar em cada uma delas, você pode contar com um ERP completo como o Bling!
Por meio dele, é possível:
- Controlar suas vendas e registrar pedidos;
- Gerenciar o estoque;
- Monitorar as finanças;
- Ter acesso a relatórios detalhados sobre o desempenho da sua empresa;
- Gerenciar o seu relacionamento com clientes; entre outros.
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