Quantas vezes antes de efetivar uma compra de um produto ou até fazer a reserva de um restaurante você consultou o Google para ver informações sobre o local ou marca?

Diversas vezes, não é verdade?!

E, assim como você muitas pessoas tem feito isso continuamente, recentes pesquisas apontam que 96% dos brasileiros procuram as empresas no Google antes de entrar em contato com elas ou visitá-las

E diante de tanta concorrência, o Google My Business, se tornou uma excelente ferramenta para alcançar os melhores posicionamentos orgânicos e atrair o público-alvo para vender os seus produtos ou serviços.

Mas, como fazer isso? 

Vamos te explicar neste artigo! 

Como destacar o perfil de uma empresa no Google My Business?

Primeiramente, vale lembrar que o Google My Business é uma ferramenta digital gratuita que tem como principal objetivo auxiliar as empresas a se conectarem com os seus clientes em várias  ferramentas do Google.

E para obter os resultados desejados, é preciso criar um perfil completo, por isso, preencha os dados com muito cuidado e insira todas as informações, como: endereço, telefone, site, horário de atendimento e se possível adicione fotos! 

O Google My Business permite que o administrador adicione vários tipos de imagens, tais como: logo, fotos internas, da fachada, do prédio, dos produtos comercializados e até da sua equipe.

E esse requisito é muito importante para gerar confiança nos internautas interessados pela sua empresa. Estudos comprovam que a presença das imagens aumenta em até 2X mais as chances de uma marca ser considerada segura pelas pessoas e geram em média 35% mais cliques. 

Como o Google my Business funciona?

Atualmente existem 3 formas da sua empresa ser exibida nos resultados do Google My Business, veja a seguir quais são elas:

Tipo de negócio

Neste tipo de pesquisa, o internauta coloca no buscador o que deseja encontrar sem especificar o nome da empresa/marca ou até a localização, e os dados são apresentados de acordo com o local em que o usuário esteja.

Vamos a um exemplo prático?

Suponha que você está procurando uma loja de cosméticos. A partir da palavra-chave inserida no buscador, o Google irá exibir resultados conforme a localização em que você está no momento da pesquisa.

Negócio e lugar

Nesse caso, o internauta busca pelo tipo de negócio + a cidade ou o bairro que ele está localizado. Como por exemplo, “consultórios médicos em São Paulo”. 

Vale ressaltar que as pesquisas feitas no desktop ou smartphone apresentam os mesmos resultados. 

Nome da empresa ou marca

Aqui a busca do internauta é mais direta, tais como “Etus” ou “Bling”. E os resultados aparecem com o endereço em que a empresa está situada, ou de acordo com as filiais mais próximas.

Quais são os recursos do Google My Business?

Para atingir bons resultados na plataforma é necessário conhecer e investir nos recursos que o Google My Business oferece. Veja a seguir quais são eles:

Maps

Você sabia que o Google Maps também pode ser utilizado como ferramenta de marketing digital?

Integrado com o Google My Business, o Maps pode gerar mais visitas para o seu negócio local e alcançar mais pessoas. Mas, para isto acontecer, você deve vincular as contas.

Após essa configuração,  as pessoas poderão  localizar o nome da sua empresa e a partir daí buscar formas de chegar à sua rota de destino. 

Suponha, por exemplo, que você está buscando um local para consertar o seu celular no caminho do trabalho, e aí no trajeto resolve procurar por uma empresa que possa resolver o seu problema. Se no seu deslocamento você encontrar um estabelecimento que faça este tipo de reparo, é bem provável que você visite esse local procurando o serviço.

Viu como essa ferramenta pode ajudar a gerar mais visitas para o seu estabelecimento?

Avaliações

Feedbacks e indicações são importantes para qualquer tipo de negócio, não é verdade? 

E as avaliações do Google My Business exercem exatamente esse papel no buscador. Feitos através de textos ou “estrelas”, estes depoimentos são determinantes na escolha ou compra de um produto ou serviço.

Publicadas de acordo com a satisfação dos clientes, esse tipo de “feedback” pode gerar mais credibilidade, vendas e fidelização, ou seja, quanto melhor a pontuação e os elogios atribuídos, melhor serão os resultados. No entanto, o inverso também pode acontecer, por isso, é preciso ter cuidado. 

Vale lembrar que esta ferramenta está disponível para todos os perfis de empresas cadastradas no Google My Business. 

Quer estimular os seus consumidores a fazer uma avaliação no Google My Business? Então, clique aqui! 

Google Posts 

Semelhantes às redes sociais, os Google Posts são conteúdos em formato de texto, imagem, vídeo ou link que são criados e publicados por um administrador no Google My Business.

Eles devem ser produzidos para divulgar promoções, interagir com os clientes sobre um assunto relevante, promover eventos, destacar produtos ou serviços, destacar ofertas, fornecer informações sobre protocolos do Covid-19, entre outros. 

Os Google Posts podem ser visualizados tanto nos dispositivos móveis quanto no desktop. Sendo que no primeiro, as publicações ficam disponíveis na guia “Atualizações” e “visão geral” do perfil da empresa. E estas divulgações aparecem após uma pesquisa no Maps ou Google.

Os internautas que estão fazendo a busca no computador, podem visualizar as publicações na seção “Do proprietário” do perfil da empresa tanto na pesquisa do Google quanto na do Maps.

Mas por quanto tempo esse conteúdo fica disponível?

As pessoas poderão visualizar as publicações por até seis meses. E quando o prazo estiver se esgotando o administrador da conta recebe uma mensagem informando sobre o arquivamento deste material e um junto com ele é encaminhado um link para visualizar conteúdos antigos. 

E você sabia que com a Etus é possível agendar os posts para o Google My Business e mais 7 redes sociais? Não?! Então, clique aqui e conheça os diversos recursos disponíveis para otimizar o gerenciamento do marketing digital da sua empresa!