Empresários  que desejam expandir e melhorar seus negócios  devem reservar  tempo para ler livros sobre empreendedorismo.Afinal, o conhecimento é a arma mais poderosa nesta jornada.

Muitos gestores passam pelos mesmos problemas que você e algumas soluções estão na leitura . Portanto, consumir boas obras  é uma ótima estratégia para investir na formação, aprender com erros e acertos e ter novas ideias.

Reunimos alguns títulos para você desacelerar, fugir da rotina e conhecer um pouco mais sobre empreendedorismo de sucesso. 

Além disso, preparamos algumas ótimas recomendações divididas por categorias como gestão, marketing, empreendedorismo feminino, entre outras, caso você necessite de conhecimentos mais específicos. 

Confira os livros que todo empreendedor deve ler!

“Criatividade S.A.”, de Ed Catmull

A obra “Criatividade S.A.”, de Ed Catmull conta a trajetória de sucesso da Pixar, o mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade. O autor relata como fundou a companhia ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Cabe lembrar que o estúdio está por trás de animações consagradas. Como Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo.

As páginas do livro rememoram encontros da equipe e sessões de brainstorm que formaram a história da empresa responsável por revolucionar a indústria de animação cinematográfica. Além disso, o autor divide sua experiência na gestão de uma das mais bem-sucedidas companhias de criação do mundo. Obra essencial para quem deseja valorizar a criatividade nos negócios.

“O Ponto da Virada”, de Malcolm Gladwell

Você já se questionou sobre como um produto, serviço ou atitude se torna tendência rapidamente? Ou de que modo livros desconhecidos se transformam em best-sellers e cantores locais ganham o país?

No livro “O Ponto da Virada”, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos no mundo, Malcolm Gladwell apresenta uma abordagem instigante e original para se entender esses fenômenos sociais que são como ‘epidemias’. O momento em que essas novidades se espalham ou terminam é o que o autor chama de “ponto da virada”.

“Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, de Daniel Kahneman

Em Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman indica formas que controlam a mente: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. 

O livro revela o potencial do pensamento rápido, com influência persuasiva nas decisões e seus limites. A leitura permite entender como esses dois modos de pensar funcionam e como utilizá-los para as tomadas de decisões pessoais e profissionais.

“Girl Boss”, de Sophia Amoruso

Você já deve ter ouvido falar sobre esse título ou sobre a autora. Principalmente depois que a Netflix adaptou a obra para uma série disponibilizada no serviço de streaming. O livro Girl Boss é inspirador para quem deseja guiar seu próprio negócio, especialmente se busca uma oportunidade no e-commerce.

Durante a adolescência, Sophia Amoruso viajou  de carona, furtou  lojas e revirou caçambas de lixo. Aos 22 anos, com um emprego “normal”, continuava com pouco dinheiro, sem rumo e insatisfeita. Pois só aceitou o trabalho devido ao seguro-saúde. Então a jovem decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay.

Oito anos depois, tornou-se  fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Nos anos seguintes, a empresa passou por muitas dificuldades financeiras. Por isso é interessante que o leitor avalie as experiências da jovem e entenda o que pode ou não ser benéfico para o negócio.

Além da história ousada de Sophia, o livro prova que ser popular não é pré-requisito para ser bem-sucedido. Para atingir o sucesso, é preciso confiar nos seus instintos e seguir sua intuição.

“O Jeito Disney de Encantar Clientes”, do Disney Institute

As empresas têm (ou deveriam ter) uma meta em comum: atender os clientes que consomem seus produtos e serviços com qualidade, preferencialmente os fidelizando. O livro O Jeito Disney de Encantar Clientes leva você aos bastidores da Disney para mostrar as melhores práticas e filosofias seguidas pela empresa. 

A leitura apresenta os princípios de atendimento tanto no Walt Disney World, de acordo com o ponto de vista do elenco, quanto em outras organizações, segundo executivos que já participaram do Disney Institute.

Leia também: Dicas para encantar e fidelizar o seu cliente 

“A Loja de Tudo: Jeff Bezos e A Era da Amazon”, de Brad Stone

Um livro para se inspirar! Você já deve saber que a Amazon é um e-commerce bastante robusto. Mas o livro A Loja é Tudo apresenta o caminho seguido pelo dono da empresa, Jeff Bezos, que inovou na forma de vender, ao oferecer muitos produtos a preços baixos. Poderia ser um sonho distante, talvez inalcançável, mas aconteceu e virou um sucesso mundial.

A obra reúne entrevistas do  jornalista Brad Stone, autor da obra, que conversou com funcionários e familiares de Jeff para organizar as principais ações do empresário.

Se, após revisar a lista acima, você sentir necessidade de conhecimentos mais específicos sobre empreendedorismo, organizamos recomendações divididas por categorias para orientar nessa jornada. Confira:

Livros para empreendedores iniciantes

  • Startup de $100, de Chris Guillebeau – apresenta um guia prático para empreendedores que desejam começar com pouco dinheiro, por meio de estratégias inovadoras e acessíveis.

Livros sobre gestão para empreendedores

  • A Arte da Guerra, de Sun Tzu – embora não seja exclusivamente sobre empreendedorismo, este clássico da estratégia militar oferece insights interessantes sobre gestão, liderança e competição.
  • Empresas Feitas para Vencer, de Jim Collins – analisa empresas que tiveram  um crescimento sustentável e destaca os princípios de gestão e liderança que as diferenciam das demais, além de oferecer lições valiosas para empreendedores.

​​Livros sobre empreendedorismo feminino

  • Seja Foda!, de Caio Carneiro – embora não seja exclusivamente direcionado para empreendedoras, este livro inspirador aborda temas, como autodesenvolvimento, resiliência e superação de desafios, uma fonte de motivação para mulheres empreendedoras.
  • Mulheres fora de série, de Patrícia Gonçalves – conta com a coautoria de 14 mulheres que revelam todos os aspectos sobre a vida da mulher na sociedade, da maternidade à vida profissional, sem pular qualquer nuance do fenômeno de ser extraordinária.
  • O Ano em que Disse Sim, de Shonda Rhimes – a criadora de séries de sucesso, como Grey’s Anatomy, compartilha sua jornada de autodescoberta e como aprender a dizer ‘sim’ a novas oportunidades transformou sua vida pessoal e profissional. Este livro inspira mulheres a abraçarem riscos e a inovação.

Livros sobre marketing para empreendedores

  • Contágio: Por que as Coisas Pegam, de Jonah Berger – investiga os elementos que fazem com que ideias e produtos se tornem virais, além de oferecer  estratégias baseadas em pesquisa para criar campanhas de marketing que gerem grande impacto e disseminação.

Livros para empreendedores mais vendidos

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie – um clássico da literatura de negócios que ensina habilidades essenciais de comunicação, liderança e relacionamento interpessoal, fundamentais para qualquer empreendedor que deseja construir uma rede de contatos e liderar com eficácia.

Agora que você já conhece os principais livros sobre empreendedorismo, que tal se aprofundar mais no assunto?

Conheça a plataforma da Bling de cursos gratuitos para empreendedores que pretendem começar do zero ou aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de negócios.

No Bling Academy, você encontra conteúdos sempre atualizados que vão do nível básico até o avançado, sobre gestão de negócios!

Inscreva-se agora mesmo!

Confira também nosso e-book exclusivo sobre “Como abrir seu próprio negócio.