Como a grande maioria dos empreendedores já sabem a emissão de NFC-e já é obrigatória em diversos estados brasileiros e esse processo já está encaminhando para a obrigatoriedade em todo o país!

E para você entender de vez como agir e também sobre as vantagens da NFC-e preparamos esse texto, simples e objetivo para não ficar nenhuma dúvida! Confira.

O que a NFC-e?

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica surgiu em 2013 com a proposta de implantar um único modelo de documento fiscal que abrangesse todo o país, substituindo as emissões de papéis.

Resumindo é uma nota virtual obrigatória que substitui documentos impressos emitidos pelos empreendedores brasileiros.

Ela traz mais segurança, transparência e economia, aperfeiçoando as rotinas de compras e vendas, simplificando processos.

Calendário de obrigatoriedade

Desde o início da implantação da NFC-e alguns estados se adequaram e começaram o processo de obrigatoriedade da nota! E agora, a partir do dia 1/01/2018 será obrigatório para todo o comércio varejista!

Conforme calendário de obrigatoriedade do portal da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica: https://goo.gl/Gt617J ou se preferir pode consultar no site da SEFAZ do seu Estado! 

E o que muda para o empreendedor? Saiba as vantagens e como se precaver para não se perder durante esse processo!

Para as empresas

As empresas terão redução de custos com: dispensa de obrigatoriedade de contar com equipamento fiscal para emissão da nota(SP tem a obrigatoriedade do SAT). Não precisará de homologação de hardware ou software, possibilidade de contar com impressora não fiscal. Dispensa de redução Z, leitura X, mapa de caixa, aposição de lacres, registro em atestados de intervenção, impressão de papel. Além de transmissão em tempo real ou online e muito mais.

Para o consumidor

O consumidor poderá consultar em tempo real e online suas NFC-e no portal da SEFAZ, mais segurança durante o processo e possibilidade de receber DANFE da nota resumido, por e-mail ou SMS.

Para o Fisco

O Fisco terá informações em tempo real dos documentos fiscais, melhoria do controle fiscal do varejo e possibilidade de monitoramento das operações. Com cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

Conheça o Frente de Caixa do Bling!

Com a obrigatoriedade da NFC-e você precisa ganhar eficiência e agilidade no processo de emissão. E com o Frente de Caixa do Bling em poucos cliques o processo é concluído.

Você organiza a administração do caixa e deixa tudo no controle, com uma interface simples e amigável!

O Frente de Caixa permite:

  • Geração e uso do código de barras: use as etiquetas criadas no Bling para que o leitor de código de barras automatize o registro de vendas.
  • Ter controle de abertura e fechamento do caixa: com precisão sem perder tempo e dinheiro. Você acompanha e controla todas as entradas e saídas em cada período de atividade.
  • Ter comprovante não fiscal: crie e imprima recibos para ter controle pós-venda.
  • Integre o estoque com a sua loja virtual: facilidade no controle do estoque com a integração das vendas da loja física e virtual.

Agora que você já está por dentro da obrigatoriedade da NFC-e para 2018, saiba mais sobre a validação do código de barras para o próximo ano!