Cadastro de clientes, controle de estoque, fluxo de caixa, logística e emitir nota fiscal são algumas das atividades de rotina de qualquer empreendedor. Independentemente do tamanho da empresa, todas têm processos como esses. Não à toa, companhias de sistema de gestão empresarial aparecem com a solução para essa demanda.

No mercado, com a promessa de otimizar a maneira como uma empresa trabalha, as responsáveis por esses sistemas ainda geram muitas dúvidas, principalmente para pequenos empreendedores. 

Este material, portanto, visa esclarecer tudo sobre o assunto, a fim de conscientizar todos que podem se beneficiar com essas plataformas.  

O que é um sistema de gestão empresarial?

Sistema de gestão empresarial é um conjunto de ferramentas para planejar e executar processos que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa. 

Esse sistema, portanto, concentra todas as informações da companhia em um só local, a fim de integrar setores em uma única plataforma.

Vantagens de um sistema de gestão empresarial

Com a capacidade de centralizar várias informações relevantes de uma companhia, ele fornece uma visão ampla sobre o andamento dos negócios e também evita trabalhos manuais desnecessários.

Enfim, são vários benefícios para gestores e funcionários concebidos por essa plataforma, e os principais deles estão citados logo abaixo.

Integração das áreas da empresa

A integração entre os setores traz muitos benefícios para uma empresa. Afinal, evita quaisquer falhas de comunicação, comuns entre equipes que precisam fazer trabalhos manualmente. 

Sem a necessidade de ficar repassando planilhas atualizadas por e-mail, por exemplo, o tempo é otimizado e os riscos são diminuídos. A empresa que adquirir essa ferramenta ganha muito em logística, pois diminui as chances de vender um produto sem estoque. 

Otimização de uso do capital de giro

Com a logística otimizada, por exemplo, os custos são mais previsíveis, visto que os erros são menos frequentes. Assim, há menos necessidade de utilizar o capital de giro para suprir demandas adicionais. 

Apoio às tomadas de decisão

Além de otimizar processos, o sistema de gestão empresarial coleta e armazena informações importantes. Assim, gestores e líderes podem ter uma visão clara sobre os resultados da empresa por um período determinado.

Com o controle de produtividade, gastos e faturamento de cada mês, por exemplo, é possível ter uma visão clara sobre quais medidas devem ser tomadas que podem determinar o crescimento do negócio. 

Aumento do lucro e redução de custos

Sistemas de gestão empresarial tornam atividades de rotina mais simples e rápidas. Consequentemente, toda a equipe passa a ser mais produtiva e tem mais tempo para se concentrar em atividades mais relevantes para o faturamento da empresa. 

O processo de trabalho instaurado por meio dessa plataforma também diminui os riscos. Obviamente que, com isso, o empreendedor é beneficiado com a redução de custos desnecessários. 

Organização operacional

A tecnologia de um sistema de gestão contribui para a organização operacional como um todo. Todos da empresa passam a trabalhar com mais fluidez, uma vez que os processos estão bem definidos.  

O empreendedor, por sua vez, também consegue determinar e acompanhar as responsabilidades de cada funcionário, bem como os custos de cada procedimento.

Conheça o sistema de gestão ERP

No mercado existem alguns tipos de sistema de gestão para diferentes necessidades. Dams destaque para o ERP, um sistema de gestão completo e fundamental para o gerenciamento digital da empresa: 

Enterprise Resource Planning (ERP) 

O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) contribui para a organização logística, gestão financeira, controle de estoque, gestão de vendas, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas e integração com marketplaces e plataformas de uma empresa. 

Assim, dado que o controle fiscal, financeiro e logístico é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, esse é um sistema de gestão base para qualquer negócio. Afinal, apesar de existirem maneiras manuais de se fazer isso, elas são menos seguras. 

Com a ferramenta certa, o empreendedor centraliza todos os impostos, as entradas e saídas que definem a saúde financeira da companhia. Além disso, o ERP também facilita a comunicação entre estoque, faturamento, entrega e vendas. 

Essa plataforma, naturalmente, diminui imprevistos e gastos enquanto aumenta a produtividade e o faturamento. 

Como escolher o melhor sistema de gestão empresarial

A escolha de um sistema de gestão pode variar de acordo com as necessidades e carências de cada empresa. Abaixo, estão algumas considerações que devem ser levadas em conta pelos empresários. 

Considere um sistema de gestão na nuvem

Por suas vantagens, a popularização da computação em nuvem é um fenômeno dentro das empresas de todos os setores. Trazendo mais segurança e menos custos, empreendedores devem sempre considerar esse modelo de trabalho. 

Ao buscar um software para gestão empresarial, não é diferente. Um ERP em nuvem, por exemplo, pode ser acessado remotamente. 

Além disso, as responsabilidades de segurança das informações da companhia ficam armazenados no Data Center, que é uma espécie de caixa forte para computadores e bancos de dados, sendo monitorado 24h através de câmeras de segurança, backups e conexões redundantes com a internet., além disso,  o tráfego de dados passa por firewalls, para aumentar ainda mais a proteção contra acessos não autorizados.

Também são efetuados backups diários de todos os dados, para garantir a recuperação dos mesmo no caso de falhas no servidor.

Contrate um sistema completo e prático

De nada adianta contratar um serviço de gestão incompleto que ainda vai exigir muitos trabalhos manuais. Já está muito claro que essas plataformas devem trazer facilidades para tornar os processos internos cada vez mais automatizados. 

Até por isso é importante destacar que a praticidade no uso também é importante. As ferramentas devem ser simples e fáceis de serem utilizadas por todos. Caso o painel de controle seja defasado e difícil de manusear, não trará produtividade às equipes. 

Conheça o Bling!, o sistema de gestão feito para micro e pequenas empresas

Sistemas de gestão são fundamentais para o desenvolvimento de empresas de todos os tamanhos. Inclusive, micro e pequenas empresas, por terem um fluxo de caixa apertado, necessitam dessas ferramentas, tanto quanto suas concorrentes maiores. 

Com o ERP Bling!, o micro e pequeno empreendedor tem um parceiro ideal para manter o controle do seu negócio. 
Com planos e valores que cabem no bolso e funcionalidades completas para o dia a dia da companhia, o sistema de gestão empresarial do Bling! contribui para o crescimento de negócios locais e digitais.