Saber o que vender no Dia da Mulher parece uma tarefa simples, mas pode ser um tanto quanto desafiadora. Afinal, o dia que celebra as lutas e conquistas femininas não pode ser marcado pela venda de produtos que reforçam estereótipos de gênero e padrões machistas.

Muito além das tradicionais flores e dos chocolates, existe um universo de produtos que despertam o interesse das mulheres e se alinham perfeitamente à proposta da data comemorativa.

Que tal conhecer alguns deles? É só continuar a leitura. Aqui, você vai conferir produtos e ideias para vender no Dia da Mulher e dicas indispensáveis para aproveitar a data e faturar mais. Acompanhe!

Afinal, o que vender no Dia da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher, muitas vezes, fica na mesmice das homenagens tradicionais, focadas apenas em beleza e bem-estar. 

Porém, por que não explorar outros nichos de mercado? Afinal, a mulher moderna também se interessa por tecnologia, produtividade, desenvolvimento pessoal e profissional — sem deixar de lado o autocuidado, é claro. 

Por isso, separamos as 5 categorias de produtos que mais vendem no Dia da Mulher. Veja só!

1. Vestuário e acessórios

Moda e vestuário estão entre os itens mais vendidos, e não apenas nas datas comerciais. Portanto, se você trabalha neste segmento do varejo, o Dia da Mulher é uma boa oportunidade para incrementar seu faturamento mensal.

Roupas, calçados e acessórios de moda, como bolsas, joias e relógios, são artigos que performam bem nas campanhas de marketing direcionadas ao público feminino. Artigos fitness, como tênis e roupas para atividade física, também.

2. Cosméticos e perfumaria

Produtos de skincare, cosméticos de qualidade e perfumes costumam ter uma boa saída na data. Para algumas mulheres, os artigos podem até ser um pouco carregados de estereótipos, mas continuam sendo alguns dos mais vendidos.

Capriche na divulgação e destaque os diferenciais dos produtos e da sua loja para atrair e fidelizar clientes.

3. Alimentação e bebidas

O Dia da Mulher costuma ser muito lucrativo para quem trabalha com a venda de alimentos, seja como lojista ou na produção artesanal. A possibilidade de personalização da experiência aumenta a procura por esse tipo de produto na data.

Cestas de alimentos gourmet, grazing tables, bolos, bombons e chocolates finos são escolhas populares para lucrar com a data.

Vinhos e cervejas artesanais também fazem sucesso entre o público feminino, bem como as opções de alimentos e refeições saudáveis.

4. Livros

Para quem atua no ramo das livrarias — loja física ou e-commerce —, o Dia da Mulher pode ser bem lucrativo, afinal, de forma geral, o público feminino é mais adepto da leitura do que o masculino.

O importante é oferecer variedade no seu catálogo de produtos: literatura, desenvolvimento pessoal e profissional, livros técnicos e outros gêneros, para agradar a diferentes perfis de clientes.

5. Eletrônicos e papelaria

Computadores, notebooks, tablets, smartphones, fones de ouvido e smartwatches oferecem praticidade, aumentando a produtividade no dia a dia das mulheres. Por este motivo, são muito procurados não somente nesta, mas em todas as datas comerciais e comemorativas.

Agendas personalizadas, planners, canetas e lápis em designs criativos também ajudam na organização da rotina.

Agora que você já sabe o que vender no Dia da Mulher no comércio, só precisa saber montar um plano de ação para impulsionar as vendas na data. Descubra como colocar suas ideias no papel a seguir.

Como vender mais no Dia da Mulher? 4 dicas para se organizar para a data

Planejamento e organização são as duas chaves para preparar sua loja para vender muito mais no Dia da Mulher. Com as 4 dicas abaixo, você consegue deixar tudo pronto para promover um aumento nas vendas e gerenciar a alta demanda de pedidos. 

Confira!

1. Conheça o público-alvo

Essa recomendação é válida para todo tipo de negócio, mas, se você não vende exclusivamente para o público feminino, precisa dar uma atenção especial a ele nesta data.

Portanto, examine sua base de clientes para entender os hábitos de compra das mulheres que consomem seus produtos

Dessa forma, além de oferecer o que elas realmente desejam comprar, você tem a oportunidade de reforçar o posicionamento da marca em relação ao Dia da Mulher. 

2. Avalie seu estoque

Certifique-se de manter um controle rigoroso sobre seus produtos e suprimentos para evitar problemas nos processos de venda e entrega. Esse controle de estoque não apenas garante a satisfação do cliente, mas também preserva a credibilidade do seu negócio.

3. Defina os canais de venda

Diversificar os canais de vendas da sua empresa é fundamental para expandir o alcance das campanhas de divulgação

Isso porque, com essa estratégia, você consegue atingir uma parcela maior do público-alvo, além de reduzir os riscos de imprevistos caso algum deles apresente problemas.

Sem contar que a possibilidade de comprar por diferentes plataformas melhora a experiência do cliente, que pode se sentir à vontade para escolher o de sua preferência.

Se você tem uma loja física ou on-line, considere utilizar plataformas de e-commerce e marketplaces, Instagram e até o WhatsApp para agilizar a comunicação e o todo o processo de vendas,

4. Divulgue seus produtos e serviços

Crie ofertas e promoções especiais e capriche nas campanhas de marketing digital, usando diversas ferramentas na divulgação dos seus produtos. Afinal, o público precisa conhecer sua loja, não é mesmo?

Contudo, lembre-se de que e-mail marketing, anúncios pagos, parcerias com influenciadores e outras estratégias nas redes sociais funcionam muito melhor quando o público está engajado com a marca.

Por isso, procure melhorar o engajamento com campanhas e ações no Dia da Mulher que comuniquem empoderamento e equidade de gênero, incluam diversidade e contem histórias inspiradoras.

4. Gerencie as vendas com um ERP

Depois de definir o que vender no Dia da Mulher e traçar as estratégias para impulsionar suas vendas na data, você precisa estar preparado para absorver o aumento na demanda.

Manter o estoque bem abastecido, gerenciar pedidos, cuidar da logística de entrega e emitir notas fiscais são apenas algumas das tarefas envolvidas no processo. Todas elas podem ser desafiadoras sem um sistema de gestão que otimiza e automatiza as rotinas administrativas e operacionais.

Por isso, o Bling pode ser o seu melhor aliado para lidar com as datas de mais movimento, já que oferece diversas funcionalidades que facilitam a gestão da sua empresa — do pedido ao pós-venda.

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