Se o universo do SEO fosse um mapa do tesouro, a palavra-chave de cauda longa seria o X que marca o local onde está enterrado o baú mais valioso.

Esses termos — ou conjuntos de palavras — funcionam como coordenadas precisas que guiam os usuários ao seu e-commerce, especialmente aqueles que estão em busca de um produto específico, já no estágio final da jornada de compra. 

Por isso, essa estratégia de SEO é fundamental para pequenas e médias empresas que competem por visibilidade em um mercado saturado, oferecendo uma maneira eficaz de se destacar entre a concorrência.

Para entender melhor o que é uma palavra-chave de cauda longa, continue a leitura. Aqui, você vai descobrir para que ela serve e como utilizá-la para atrair tráfego para sua loja virtual. Acompanhe!

O que é palavra-chave de cauda longa? 

Palavra-chave de cauda longa (ou long-tail keyword, em inglês) é a expressão utilizada para pesquisas em mecanismos de buscas, composta de pelo menos três palavras que se referem a dúvidas muito específicas. Elas conduzem o usuário a resultados assertivos e geram tráfego qualificado para sites corporativos e lojas virtuais.

Esse direcionamento do tráfego acontece porque as palavras-chave de cauda longa são menos comuns e menos competitivas (com menor volume de pesquisa) do que as palavras-chave curtas e genéricas. Logo, são altamente relevantes para mercados de nicho e segmentos particulares.

Entenda melhor com os exemplos abaixo.

Exemplos de palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave genéricasPalavras-chave de cauda longa
camiseta masculinacamiseta masculina preta lisa
marmitas fitonde vender marmitas fit
CNPJcomo consultar um CNPJ

Percebe a diferença?

Enquanto as palavras-chave genéricas conduzem o usuário a resultados diversos e  nem sempre os mais adequados para a intenção de busca, as palavras-chave de cauda longa afunilam os resultados. 

Consequentemente, as chances de o usuário encontrar o que está buscando sem ter que rolar páginas e páginas do Google é muito maior.

Logo, saber como utilizar palavras-chave de cauda longa no e-commerce é indispensável para os lojistas que desejam aumentar as chances de venda — ou seja, todo e qualquer gestor de e-commerce, não é mesmo?

Confira para que serve a palavra-chave de cauda longa e por que ela é tão importante para que seu negócio consiga melhores resultados.

Leia também: Vendas online: 7 dúvidas sobre como funciona o e-commerce

Para que serve a palavra-chave de cauda longa?

Aqui estão alguns dos principais usos e benefícios das palavras-chave de cauda longa nas estratégias de SEO para e-commerce:

1. Melhora o ranqueamento nos resultados das pesquisas

Utilizar palavras-chave de cauda longa é uma técnica inteligente para melhorar o posicionamento do seu e-commerce nos mecanismos de busca. 

Como são termos específicos e menos concorridos, o ranqueamento nas páginas de resultados tende a ser melhor. Na prática, um bom ranqueamento significa que a sua loja virtual pode aparecer no lugar mais disputado da web — o topo do Google, ou seja, o primeiro resultado das pesquisas (ou um dos primeiros).

2. Atrai tráfego qualificado

Nós já falamos anteriormente, mas vale a pena reforçar: palavras-chave de cauda longa atraem leads qualificados para o seu site. 

Por exemplo, quem busca um “tênis de corrida com drop baixo” tem uma necessidade muito específica. Logo, se o seu anúncio ou conteúdo corresponder a essa busca, é provável que o usuário visite seu site para ver as opções e realizar a compra — o que nos leva ao próximo tópico.

3. Aumenta a taxa de conversão

Como os consumidores que chegam ao seu site por meio das palavras-chave de cauda longa já sabem bem o que realmente querem, suas chances de vendas aumentam consideravelmente.

4. Diminui os custos com anúncios pagos 

Com tráfego qualificado e maior taxa de conversão, os custos com  estratégias de marketing de anúncios patrocinados (pay per click, ou PPC) se tornam menores.

Em outras palavras, você otimiza seu orçamento de marketing e maximiza o retorno sobre o investimento (ROI) em publicidade paga.

5. Direciona as estratégias de marketing de conteúdo

As palavras-chave de cauda longa permitem criar conteúdos específicos para as necessidades do seu público-alvo

Essa estratégia de marketing digital não só eleva a relevância e autoridade do seu site nos os mecanismos de busca, mas também estabelece uma relação de confiança e credibilidade com os visitantes. 

E agora que você sabe o que é e quais as vantagens dessa estratégia de SEO, aprenda como usar a palavra-chave de cauda longa no e-commerce.

Leia também: Marketing de conteúdo para e-commerce: quais as vantagens e como fazer?

Como usar palavras-chave de cauda longa no e-commerce? 5 maneiras 

Antes de mais nada, você precisa selecionar as melhores palavras-chave de cauda longa para o seu segmento de mercado e produtos com os quais trabalha. Portanto, fazer uma pesquisa detalhada é uma etapa preliminar essencial para que a otimização da sua loja virtual seja bem-sucedida.

Como encontrar as melhores palavras-chave de cauda longa para o seu negócio?

Encontrar boas palavras-chave de cauda longa não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Na verdade, existem ferramentas gratuitas que facilitam essa tarefa. E o melhor: algumas delas você já utiliza no seu dia a dia.

É o caso da própria página de busca do Google, por exemplo. Quando você começa a digitar os termos da sua pesquisa, logo aparecem as sugestões de autocompletar, certo?

Essas sugestões nada mais são do que palavras-chave de cauda longa frequentemente pesquisadas pelos usuários.

Outra forma de encontrar palavras-chave estratégicas com o Google é verificando a primeira página de resultados, onde aparecem os campos de “pesquisas relacionadas” e “as pessoas também perguntam”.

O mecanismo de busca ainda oferece ferramentas específicas para pesquisa e análise de palavras-chave, como o Google Search Console.

Outra alternativa é investir em ferramentas de SEO, como o Ahrefs e o Semrush, que não são gratuitos mas oferecem alguns recursos interessantes sem custo algum.

Agora, sim, podemos passar às 5 dicas de como incorporar palavras-chave de cauda longa na sua estratégia de e-commerce. Confira!

1. Otimização da página inicial do e-commerce

Selecione algumas palavras-chave de cauda longa relacionadas ao seu nicho de atuação e as utilize na otimização da página principal da sua loja virtual, em pontos estratégicos como:

  • meta-título;
  • meta-descrição;
  • títulos (h1, h2, h3 etc);
  • texto alternativo da imagem de capa.

2. Otimização das páginas de produtos

Tão importante quanto posicionar o site do seu e-commerce nos primeiros resultados das buscas é fazer com que seus produtos apareçam nas opções para os consumidores.

Para tal, utilize palavras-chave de cauda longa para otimizar:

  • urls de categorias de produtos;
  • títulos;
  • descrição de produtos;
  • texto alternativo das imagens dos produtos;
  • nome do arquivo de imagem dos produtos.

3. FAQs e guias de compra

Inclua uma seção de perguntas frequentes (FAQ) ou crie guias de compra que utilizem palavras-chave de cauda longa. 

Essas páginas podem abordar dúvidas específicas sobre produtos ou categorias de produtos e são excelentes para incorporar várias palavras-chave de cauda longa, como:

  • como comprar na [nome da loja];
  • quais as formas de pagamento aceitas pela [nome da loja];
  • como funciona a política de troca;
  • como utilizar os produtos;
  • tabela de medidas dos produtos, etc.

4. Criação de conteúdo para blog

Crie uma seção de blog dentro do site do seu e-commerce para publicação de conteúdos relacionados à sua área de atuação. 

Por exemplo, se você vende moda praia e fitness feminina, os textos do blog podem abordar alimentação saudável, esportes, bem-estar e viagens.

Selecione palavras-chave relevantes para cada conteúdo e insira em locais estratégicos para SEO — os mesmos que falamos na primeira dica.

5. SEO local

Se seu e-commerce também tem uma loja física ou pontos de retirada local, use palavras-chave de cauda longa que incluam o nome da cidade. 

Por exemplo, “loja de bicicletas elétricas em Curitiba” pode atrair clientes dessa região.

Viu só como otimizar seu e-commerce com palavras-chave de cauda longa não precisa ser complicado?

Com essas dicas e outras técnicas de SEO, seu negócio tem tudo para decolar.

Use um ERP na gestão do seu e-commerce!

Não restam dúvidas de que as palavras-chave de cauda longa devem fazer parte das suas estratégias para atrair clientes e vender mais, concorda? 

Com uma otimização eficiente e divulgação, o desempenho do seu e-commerce tem tudo para ser excelente. 

E, quando isso acontecer, você precisa estar preparado para o aumento de demandas. Portanto, a gestão do seu negócio deve estar funcionando muito bem, do pedido à entrega dos produtos.

Para ganhar praticidade e agilidade nesse processo, conte com o Bling. Com nosso sistema, você faz:

  • cadastro de fornecedores;
  • emissão de notas fiscais;
  • controle de estoque;
  • gerenciamento de envios;
  • integrações logísticas;
  • integração com os principais marketplaces do mercado e muito mais!

Tá esperando o que para conhecer o Bling? Teste grátis por 30 dias e descubra todos os benefícios do ERP que descomplica a gestão do seu negócio.