Se você está montando uma empresa ou tem uma nova ideia de produto ou serviço, mas tem medo de que o empreendimento não dê certo, uma solução é criar um plano de negócios. Isso porque ele vai te ajudar a avaliar a viabilidade e o potencial de sucesso.
Além disso, as análises feitas para criar esse documento contribuem para que você:
- identifique oportunidades que ainda não tinha percebido;
- se prepare para desafios que não havia considerado;
- encontre o melhor caminho para passar pela concorrência e conquistar os clientes.
Diante de tantos benefícios e de tamanha importância, as perguntas que surgem são:
- o que é um plano de negócios;
- como montar.
A partir da resposta a esses dois questionamentos você, empreendedor, dará passos mais seguros rumo à abertura ou expansão da organização.
É por isso que, mesmo que você queira iniciar uma micro ou pequena empresa, esse estudo também deve ser feito.
Afinal, vai te ajudar a preservar a sua capacidade financeira, com a redução dos riscos comuns do caminho de quem decide empreender.
O que você verá no artigo:
O que é plano de negócios?
Um plano de negócios é um documento que inclui informações sobre a criação de uma empresa, um produto ou serviço. Ele oferece análises sobre mercado, público, previsão de lucro e despesas, pontos fracos e fortes, concorrência, modelo de receita, estrutura organizacional, marketing e projeções financeiras.
Logo, um material bem estruturado é fundamental para aumentar as chances de um empreendimento dar certo.
Isso porque o planejamento funciona como um guia que te ajuda a conhecer as características do ramo em que cogita atuar, facilitando a sua preparação para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios.
Além disso, ele indica os meios de evitar a perda de recursos e os desperdícios, bem como para ampliar sua competitividade no mercado.
Na prática, um bom plano de negócio também contribui para definir objetivos e estabelecer o caminho certo para alcançá-los.
Com o estudo, é possível avaliar a melhor maneira de tirar a ideia do papel, seja por meio do aporte financeiro dos sócios, pela atração de investidores ou busca de outros tipos de financiamento.
Quando bem elaborado, ele é realista, detalhado e específico. Além disso, considera os desafios e as oportunidades do mercado-alvo.
Como fazer um plano de negócios? 9 passos
Fazer um plano de negócios inclui:
- Sumário executivo
- Apresente a sua ideia
- Analise o mercado e a concorrência
- Defina o seu público-alvo
- Organize a estrutura da sua empresa
- Descreva seu produto ou serviço
- Defina um projeto de logística e operações
- Crie uma estratégia de marketing
- Estabeleça um programa financeiro
Entenda cada etapa, a seguir.
1. Sumário executivo
Ao montar um plano de negócios você terá muitas informações que precisam ser facilmente acessadas, por isso, organizar um sumário executivo é uma ótima opção. Com ele você terá uma visão geral da empresa e de seus objetivos.
Se esse projeto for apresentado para investidores em potencial, nessa área você pode elaborar um sumário um pouco mais longo, com uma apresentação que inclui informações, como:
- resumo da descrição do negócio;
- diferencial;
- missão;
- a descrição do perfil dos empreendedores;
- produtos;
- serviços;
- potenciais clientes;
- localização e mais.
2. Apresente a sua ideia
O próximo passo é apresentar o que é a empresa, o produto ou serviço, e para isso você precisa:
- descrever a ideia central;
- apresentar como ela funciona;
- explicar qual problema ela resolve;
- qual é o mercado que atende;
- como é possível monetizar a solução.
Por exemplo, se você deseja criar um aplicativo para avaliar a qualidade dos alimentos a partir da leitura do código de barras dos produtos, essa é a área do seu plano de negócio em que você deve descrever todo esse funcionamento.
Também é essencial que você apresente a forma de geração de lucros.Por exemplo, seguindo a ideia do app, é possível oferecer ao mercado uma versão paga que indique aos usuários substitutos para produtos identificados como “não saudáveis”.
3. Analise o mercado e a concorrência
Aqui é hora de entender o mercado em que você está entrando. Comece identificando os seus concorrentes diretos e indiretos.
Para efetuar uma avaliação como essa, alguns passos são importantes:
- defina o setor que será observado;
- liste seus concorrentes;
- pesquise o tamanho do mercado;
- procure por tendências da área;
- verifique se há demanda dos consumidores por sua solução.
Em seguida, com essas informações em mãos, compare sua empresa com os concorrentes a partir de fatores como:
- preços;
- qualidade;
- atendimento ao cliente;
- marketing;
- estratégia de produtos, etc.
Em seguida, é hora de organizar o que você encontra em quatro grupos:
- forças;
- fraquezas;
- oportunidades;
- ameaças.
Essa é uma forma de análise clássica do mercado, e por ser muito importante indicamos que antes de aplicar, você acesse o artigo: “Análise SWOT ou Análise FOFA: o que é e como fazer”.
Com as informações separadas nesses quadrantes, desenvolva uma estratégia para se destacar no mercado e competir com sucesso, a partir do aproveitamento das oportunidades e das suas forças.
Liste também algumas alternativas para que as ameaças e as fraquezas não atrapalhem o andamento do seu trabalho.
4. Defina o seu público-alvo
Você pode ter começado o plano de negócios com um tipo de público em mente, mas ao fazer a análise de mercado notou que existe a oportunidade de atendimento a um diferente grupo de consumidores.
Considere, por exemplo, que você deseja criar um clube de assinaturas de produtos de beleza, entretanto, ao estudar o mercado, percebe que a concorrência é grande
Contudo, observa também que a procura por itens de cuidado de beleza masculina está em amplo crescimento e que não há muitas soluções voltadas para atender esse segmento.
Esse conjunto de informações te ajudam a mudar o público que você tinha em mente, aproveitando as oportunidades (crescimento do setor de cosméticos masculinos) e fugindo das ameaças (alta concorrência).
Perceba como a análise de mercado e de concorrência te ajudou a tomar as melhores decisões.
Contudo, independentemente de qual seja o seu público, é essencial que o descreva com o máximo de detalhes possível, incluindo informações, como:
- região onde moram;
- faixa etária;
- gêneros;
- comportamento;
- interesses;
- como passam o tempo livre;
- onde trabalham;
- quais tecnologias usam;
- em quais redes sociais estão;
- quanto ganham;
- valores, crenças ou opiniões.
5. Organize a estrutura da sua empresa
Decida qual será a estrutura legal e como será a organização interna, incluindo:
- cargos;
- responsabilidades;
- hierarquia.
Defina processos que serão seguidos para uma venda acontecer, por exemplo:
- quais são os envolvidos no atendimento ao cliente;
- a empresa terá estoque (ou trabalhará por meio de dropshipping);
- por quais canais os clientes poderão efetuar a compra ou contratações;
- quais as formas de pagamento serão oferecidas.
Defina fluxos de trabalho e também informações, como:
- regime de tributação;
- forma de registro;
- tipo de empresa; e mais.
Leia também: Guia rápido: primeiros passos para abrir uma empresa
6. Descreva seu produto ou serviço
A venda do seu produto ou serviço é o que faz você ganhar dinheiro com a sua empresa, então é muito importante que você descreva detalhadamente:
- o que você oferece (tipo de produto ou serviço);
- como funciona;
- qual preço;
- qualidade;
- diferenciais em relação aos concorrentes.
Seja o mais detalhista possível, descrevendo tudo o que seu produto ou serviço faz, seus atributos e mais.
7. Defina um plano de logística e operações
Depois, é imprescindível definir como você planeja entregar seus produtos e serviços para clientes.
Vamos a mais um exemplo: imagine que você seja um arquiteto que resolveu abrir o próprio escritório e quer democratizar o acesso das pessoas a projetos de qualidade, levando a beleza e o conforto de ter uma casa planejada por um profissional para mais famílias.
Nesse cenário, você pode criar um escritório 100% on-line, que entrega projetos à distância, fazendo tudo por meio de dispositivos on-line, desde reunião até a criação de projetos, contato com fornecedores e mais.
O formato exige que você pense em toda a logística em torno disso, por exemplo, existem fornecedores confiáveis para esse tipo de trabalho?
Como você tira as medidas dos cômodos? Já existe tecnologia para que isso possa ser conduzido a distância?
Tudo deve ser considerado para que o trabalho aconteça da melhor maneira possível quando tudo estiver funcionando.
Essa também é uma etapa importante para encontrar desafios e solucioná-los antes que eles se tornem problemas reais.
Nessa etapa do seu plano de negócios, organize as informações sobre:
- fornecedores;
- produção;
- instalações;
- equipamento;
- envio e frete;
- inventário e estoque.
8. Crie um plano de marketing
Com todas as informações sobre produto ou serviço definidas, é hora de apresentar a sua solução para o mercado e atrair os clientes.
Afinal, sem marketing, dificilmente o mercado vai saber que você existe e quais são os seus diferenciais.
Logo, um bom planejamento deve incluir:
- estratégias de publicidade;
- ações de marketing digital;
- campanhas mídias sociais;
- identidade visual do produto e da empresa;
- tom da comunicação e mais.
Aqui você pode usar os 4 Ps do marketing para englobar em seu business plan:
- Preço: quanto e como será cobrado do cliente;
- Praça: local onde o produto será disponibilizado;
- Produto: quais são as características do produto ou serviço;
- Promoção: quais as estratégias de divulgação.
Todas essas informações são fundamentais para uma empresa conseguir se posicionar e atingir seu público-alvo.
Para entender como colocar tudo isso em prática, acesse nosso artigo, “Como elaborar um plano de marketing eficiente para PMEs”.
9. Estabeleça um plano financeiro
O planejamento financeiro te ajuda a ver quanto de dinheiro você precisa para tirar a sua ideia do papel e manter o negócio em funcionamento por algum tempo. Afinal, dificilmente você terá muito lucro já no primeiro mês.
Isso significa que você precisa considerar o capital de giro necessário para manter a operação funcionando por pelo menos 3 meses.
Considerando isso, faça projeções financeiras realistas, incluindo:
- gastos para abertura (capital indicia necessário para dar o primeiro passo, incluindo reformas, estoque, produção, aluguel e mais);
- projeções de receita;
- previsão de custos fixos e variáveis;
- despesas;
- fluxo de caixa.
Caso o custo seja maior do que o esperado, pondere sobre as opções de financiamento disponíveis, entre elas:
- empréstimos;
- financiamento coletivo;
- investidores anjos, entre outros.
Avalie os custos e benefícios de cada opção e escolha a mais adequada para sua empresa.
Conforme as receitas e despesas acontecerem, mantenha um acompanhamento regular do desempenho financeiro, comparando-o com os objetivos estabelecidos.
Identifique possíveis desvios e tome medidas corretivas para alcançar suas metas financeiras.
Quando criar um plano de negócios?
O plano de negócio deve ser desenvolvido antes da abertura da empresa, enquanto está amadurecendo a ideia.
O processo de criar um comércio virtual é aparentemente fácil. Porém, assim como um empreendimento tradicional, ele precisa de um plano de negócios claro e bem elaborado.
Quer ajuda para criar um planejamento da sua loja virtual? Em outro texto apresentamos “3 dicas para definir um modelo de negócios para o seu e-commerce”.
É importante seguir as diretrizes do seu plano de negócios para identificar o desenvolvimento do seu empreendimento, avaliando novas possibilidades e pontos que podem ser melhorados. Portanto, não abandone o seu projeto.
Tudo pode se tornar muito mais fácil quando você tem ao seu lado uma ferramenta completa, fácil de usar e pensada no pequeno empreendedor.
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