Cada vez mais, a tecnologia é uma aliada para nossa vida pessoal e profissional, facilitando processos e agilizando nossa rotina.

Há alguns anos as pequenas e médias empresas não conseguiam acompanhar as tendências tecnológicas e se valiam de meios alternativos, já que custava muito caro implementar sistemas ou adquirir equipamentos novos. Pois hoje esse modo de pensar vem mudando, já que a tecnologia também é sinônimo de menos gasto de tempo e mais eficiência na gestão do negócio. 

A desvantagem que as pequenas empresas tinham com relação a grandes empresas não é mais algo representativo, visto que hoje o cenário mudou e a evolução das ferramentas traz muito mais ganhos do que custos para as empresas.

A transformação digital foi responsável por grande parte desses bons ventos de mudança que colocam as PMEs em condições de ampliar sua produtividade e conquistar patamares cada vez mais altos. 

Como a tecnologia é aliada do negócio?

Essa é uma questão bem ampla, já que praticamente tudo nas empresas está atrelada a tecnologia. Quando falamos em e-commerce então esse percentual aumenta ainda mais. É preciso utilizar as possibilidades geradas pelas facilidades tecnológicas para estar mais próximo do seu cliente, mesmo em coisas simples, como contato via e-mail marketing, whatsapp,entre outros.  Afinal, todos os negócios são de pessoas para pessoas, a tecnologia funciona como um facilitador e interlocutor de vendas. 

No e-commerce, por exemplo, um bom sistema de gestão integra a sua loja virtual com os maiores marketplaces do mercado com a utilização de tecnologia facilitadora, gerando boletos de forma simples, organizando a parte administrativa e facilitando o trabalho do varejista online, que precisa muitas vezes, administrar diversas lojas e marketplaces onde está presente. 

Quanto maior for o acesso ao mercado, maior será o relacionamento com os clientes e as chances de apresentar valores, vantagens e atributos relevantes do seu produto ou serviço. Quem empreende no meio virtual precisa saber que é fundamental ter uma linguagem omnichannel, o que torna possível a integração entre quem vende e quem compra, acompanhando também o perfil de consumidor de hoje, que quer tudo de forma rápida e prática.

Tecnologia para produzir mais e melhor 

O profissional do nosso tempo precisa ser ágil, responder ao cliente e resolver as questões necessárias de forma eficaz. Os colaboradores precisam ter acesso fácil e seguro ao sistema de gestão para conseguirem informações sem complicação. Desta forma, o atendimento se torna mais completo e eficiente. 

A garantia de qualidade e agilidade é fator fundamental para as pequenas empresas que querem se manterem competitivas no mercado atual. 

Uma boa dica é ter um bom apoio de TI (Tecnologia da Informação) e contrate um sistema de gestão de qualidade, já que é importante contar com parceiros que tenham suporte tecnológico ao seu negócio. Atualmente já existem no mercado soluções compatíveis com as necessidades das pequenas empresas, o Bling é um exemplo de software ERP direcionado à pequenas e médias empresas, facilitando o trabalho e melhorando os processos internos. 

Vantagens de automatizar a gestão

Para muitos empresários de negócios de pequeno porte, a ideia de contratar um sistema de gestão ERP pode parecer muito distante, ou muito cara, porém, a ferramenta tem se tornado cada vez mais acessível.

Os planos de assinatura suprem as necessidades e automatizam grande parte dos processos manuais como controle de caixa, emissão de notas fiscais, controle de estoque, tudo interligado, evitando erros de lançamentos manuais.  

Para quem trabalha no e-commerce automatizar é uma regra fundamental, já que toda a operação depende de uma boa organização interna. Entre as principais vantagens está a manutenção dos seus cadastros atualizados, acompanhando as vendas, as entradas e saídas do caixa, o controle de estoque e a organização logística.

Um sistema de gestão também acaba, por consequência, reduzindo custos da operação como um todo. Desde a otimização de materiais e compras, através do controle de custos, até a diminuição da necessidade de contratação de mão de obra, já que parte do trabalho manual passa a ser automatizado. 

A partir disso, as ações de gestão ficarão mais simplificadas, como o controle do fluxo de caixa, o estoque, a logística, até mesmo a emissão de notas fiscais e boletos. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.