Manter a gestão sincronizada, contar com integrações de venda e entrega e ter toda a administração em uma única ferramenta são alguns dos motivos principais para contarmos com um ERP online e com armazenamento em nuvem para o seu negócio. 

Neste artigo, vamos entender o que é e qual a importância do ERP para o seu negócio. Confira!

O que é ERP?

A sigla ERP significa: Enterprise Resource Planning, ou seja: Planejamento dos Recursos da Empresa. Ele é basicamente um software desenvolvido para ajudar no gerenciamento empresarial. A sua principal característica é a capacidade de organizar e centralizar as informações pertinentes ao negócio.

Quais são as funcionalidades do ERP?

O software de gestão funciona para cadastrar e controlar vendas, estoque, emissão de notas fiscais e entregas, unificando a gestão em uma única plataforma. 

E além de unificar as informações em um único sistema, o ERP também automatiza processos como emissão de notas fiscais, controle de estoque, fechamento de caixa, etc. 

Entre as principais funcionalidades do ERP estão a automatização de processos, a sincronização de dados, manter os cadastros, vendas e estoque atualizados e a integração aos canais de venda

Ou seja, praticamente toda a jornada de venda passa pelo sistema de gestão ERP quando disponível, facilitando a rotina, otimizando tempo e sincronizando informações em tempo real.

A importância da ERP no home office

A grande vantagem em contar com um ERP de gestão integrada no trabalho home office, é que a ferramenta oferece mobilidade total para o gestor. É possível controlar o negócio, acompanhar movimentações, vendas e entregas de qualquer lugar, a partir de um dispositivo móvel que pode ser celular, computador ou tablet. 

Outros quesitos como agilidade para sincronizar as informações, quando o ERP é online e tem o armazenamento em nuvem, faz com que a estrutura física não seja necessária, conectando de qualquer lugar onde o gestor estiver. 

No pós pandemia, com trabalhos cada vez mais remotos ou híbridos, é fundamental contar com uma ferramenta de gestão online que possa ser acessada de qualquer lugar, garantindo mobilidade ao negócio. 

Qual a importância da ERP nas pequenas e médias empresas?

Um ERP com mobilidade passa a dar escalabilidade de vendas ao seu negócio e também agilidade aos processos. Isso para pequenas e médias empresas é o que garante maior capilaridade de vendas e aumento de clientes fiéis e satisfeitos na sua jornada de consumo. 

Outros fatores importantes são: 

  • Todo o gerenciamento de back office é feito de maneira automatizada: contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, controle de estoque, emissão de notas fiscais e outras funções burocráticas. A emissão de notas fiscais, é um dos processos mais importantes dentro do negócio e pode ser feito de maneira simplificada através do ERP, sincronizando informações do cliente, produto, pagamento e entrega. 
  • Agilidade e eficiência: com um ERP integrado, o processo de cadastros, vendas, integrações fica mais ágil e eficiente. O que acaba dando ao gestor mais tempo livre para criar campanhas e pensar em promoções que motivem o cliente. 
  • Integrações que facilitam a rotina: os canais de venda passam a integrar de maneira mais rápida e efetiva ao negócio, e também a logística de entrega que acaba envolvendo muitas áreas da empresa, por isso, integrar com uma ferramenta de gestão ERP é um caminho seguro e eficiente no dia a dia. 
  • Comunicação interna: Toda a parte de comunicação interna do negócio passa a ficar conectada, e os erros e falhas de comunicação não ocorrerão com facilidade. O estoque, por exemplo, é um setor complexo se não estiver integrado ao sistema. 

Conclusão

Organizar as vendas no e-commerce é uma jornada longa, mas quando feita com maestria através de um sistema de gestão ERP completo pode fazer o processo se tornar cada vez mais facilitado e integrado. 

Com as integrações a múltiplos canais de venda, plataformas de e-commerce e inúmeras distribuidoras logísticas, o negócio passa a ganhar escalabilidade e as vendas ocorrem com mais fluidez e colocam o negócio em um patamar de crescimento contínuo. 

Um ERP conectado e com armazenamento em nuvem é uma ferramenta fundamental para garantir a boa experiência do cliente na sua jornada de compra, desde a pesquisa no site até a entrega em sua casa. Conte com o Bling para fazer o seu negócio crescer cada vez mais.