Uma pergunta comum entre os empreendedores digitais, especialmente aqueles que estão começando, é: quais as melhores plataformas de e-commerce?

A preocupação é pertinente, afinal, é a partir desse sistema que toda a loja on-line será construída, apresentando produtos, realizando vendas, processando pagamentos, etc.

Colocar tudo isso em um canal inseguro ou difícil de gerir pode trazer muitos problemas para você e, até mesmo, para seus clientes. 

Por isso, é fundamental conhecer as principais plataformas de e-commerce e escolher aquela que faz mais sentido para o seu negócio. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura deste artigo até o final.

O que é plataforma de e-commerce? 

Uma plataforma de e-commerce é um sistema (ou software) que permite a criação e o gerenciamento de uma loja virtual. Existem diversas plataformas, com diferentes funcionalidades, que atuam como um canal para a venda on-line. Em geral, é possível cadastrar produtos e serviços, personalizar templates, acessar relatórios e afins.

Tipos de plataforma e-commerce

Um ponto fundamental que você precisa entender antes de decidir por uma plataforma, é que apenas o lojista possui acesso a todas as funcionalidades do e-commerce. 

Ou seja: o cliente consegue ver e navegar na área frontal do site, chamada de front end. Enquanto o lojista tem acesso ao back end, um espaço que reúne todas as funções do software e permite o seu gerenciamento. 

Compreendido? Então, agora, vamos aos modelos mais comuns de plataformas que você pode abrir sua loja on-line:

  • alugada (SaaS);
  • própria;
  • de código aberto;
  • gratuita. 

Veja as particularidades de cada uma para tomar uma decisão correta para o seu momento!

Alugada ou Software as a Service (SaaS)

As plataformas alugadas, também conhecidas como SaaS (“Software as a Service” ou “programa como serviço”), são ótimas para os empreendedores com recursos financeiros reduzidos. 

Com custo menor e rápida implementação, estão entre as plataformas de e-commerce mais usadas do Brasil.

As suas atualizações são automáticas e os layouts padronizados. Ou seja, seu design não pode ser alterado, entretanto, algumas personalizações de aparência são possíveis.

Apesar disso, os provedores costumam oferecer suporte e segurança, pois são especialistas no assunto. 

Com essa opção de sistema, o seu foco fica direcionado às demandas operacionais e ao atendimento ao cliente

Além do mais, você pode escolher o pacote de serviços mais adequado de acordo com o orçamento disponível e as demandas do negócio

Leia também: Conheça as vantagens da plataforma de e-commerce SaaS

Plataforma própria

Comprar a licença do software é a opção mais indicada para grandes negócios, pois a sua implantação demanda muito dinheiro, além de profissionais especialistas. 

Por outro lado, se o custo é maior, a plataforma própria é totalmente adaptável ao seu projeto.

A compra do código pode ser feita a partir de um desenvolvedor ou de uma empresa especializada. 

Atenção! Apesar da aquisição, a obra não se torna sua propriedade, você apenas ganha a permissão para usar o sistema.

Ou seja, a loja é sua, mas o código não. Nesse caso, é feito um investimento inicial e, também, um futuro pagamento anual pela manutenção do serviço.

Código aberto ou open source

As plataformas de código aberto (ou “open source”), como o nome indica, têm licenciamento livre. 

Seu código é gratuito e pode ser consultado, analisado e modificado à vontade. 

Dessa maneira, é possível realizar a customização total da loja e adequar o design ao planejamento.

Grandes nomes, como Nescafé e Saraiva, fazem uso desse sistema. 

Entretanto, você precisa de conhecimentos básicos de programação para dar sequência ao desenvolvimento da plataforma. 

Caso não tenha esse tipo de formação, poderá contratar mão de obra especializada. Isso, contudo, faz com que a plataforma open source gere alguns gastos significativos, mesmo sendo gratuita.

Gratuita

Grátis? Então essa é a melhor plataforma de e-commerce? Nem sempre!

Nas plataformas gratuitas, você não paga para inserir os seus produtos, tampouco deve se preocupar com as questões técnicas. Tudo fica por conta do provedor! 

No entanto, a segurança online se torna um pouco vulnerável pelo fato de você ter que usar plugins de terceiros. 

Além disso, a performance tende a ser prejudicada nos quesitos de velocidade e conversão.

Por isso, normalmente as plataformas de e-commerce gratuitas possuem pacotes pagos, que podem ser adquiridos conforme o crescimento do seu e-commerce ou se for necessário adquirir mais recursos e funcionalidades. 

De maneira geral, começar com uma plataforma free e migrar para o plano pago é uma boa solução para quem já está adaptado ao sistema e não quer mudar para um novo.

Entretanto, se você tem planos ambiciosos, é provável que seja melhor começar com um sistema mais robusto, podendo, inclusive, optar pelo SaaS. 

Quais as plataformas de e-commerce mais usadas?

Existem diversas opções de plataforma no mercado, e vale a pena fazer uma pesquisa completa para conferir planos, preços, funcionalidades e outros aspectos que são importantes para sua escolha. 

A seguir, vamos falar dos principais softwares, que podem ser integrados ao Bling, nosso sistema de gestão empresarial! 

Wix

O Wix é uma plataforma que permite que você construa seu próprio site ou loja virtual independente do seu conhecimento técnico. Com hospedagem web confiável e gratuita, manutenção 24 horas por dia e segurança totalmente gerenciada, você conseguirá ter mais tranquilidade para se concentrar naquilo que realmente importa: expandir o seu negócio. Além disso, a equipe de apoio ao cliente está à disposição para tirar qualquer dúvida sempre que você precisar, com atendimento ao cliente 24/7.

Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma muito conhecida no mercado de e-commerce, com 12 anos de atuação. Ela é indicada para pequenas e médias empresas, e é uma das alternativas mais completas e fáceis de usar. Ao todo, são mais de 100 mil lojas ativas e bilhões de reais em venda. 

Loja Integrada

A Loja Integrada é outra opção interessante: já são mais de 2.5 milhões de lojas vendendo on-line pela plataforma. Ela possui uma equipe especializada para suporte e foi considerada o sistema de e-commerce com o melhor atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui, em 2022. 

Tray 

A Tray é uma das plataformas mais antigas do mercado, com 15 anos de atuação. Ela possui diversas ferramentas importantes para uma loja virtual, não exige CNPJ para a abertura do e-commerce e disponibiliza mais de 40 opções de layouts gratuitos para customizar. 

WooCommerce

O Woocommerce é um plugin de código aberto que permite a criação de um e-commerce pelo WordPress. A empresa se especializou em lojas virtuais em 2017 e, desde então, são mais de 3,5 milhões de lojas on-line criadas pela ferramenta. 

MercadoShops

MercadoShops é uma plataforma de e-commerce gratuita do Mercado Livre que permite a criação de lojas on-lines fora do Mercado Livre. Além disso, ela oferece uma integração com outras funcionalidades da marca, como o Mercado Envios e Mercado Pago, facilitando a administração de todas as frentes do negócio. 

Shopify

A Shopify é uma plataforma internacional com 10 anos de mercado, e clientes em mais de 170 países. Uma de suas vantagens é o aplicativo, que permite acessá-la pelo celular. 

Loja Virtual

A Loja Virtual é uma plataforma focada na criação de lojas virtuais e possui mais de 400 mil lojas virtuais criadas, além de contar com plano gratuito, possibilidade de criar loja para o celular, entre outros recursos.

Como escolher uma plataforma de e-commerce para pequenas empresas?

Quando falamos em empresas pequenas ou iniciantes, infelizmente, a tomada de decisão está muito relacionada com o orçamento disponível. Ou seja, o quanto você pode investir acaba excluindo, naturalmente, as opções que não cabem em seu momento atual. 

Nesses casos, as plataformas gratuitas e alugadas (SaaS) costumam ser as alternativas mais viáveis. 

No entanto, como vimos, o uso de um software grátis pode ter pontos negativos: como a segurança e a baixa performance. 

Por isso, nossa dica é optar por uma das plataformas de e-commerce SaaS, que vão proporcionar uma segurança maior para sua loja, e oferecer um suporte mais completo para você. 

Além disso, outro benefício dos sistemas alugados é a variedade disponível atualmente, o que facilita para você encontrar um plano que caiba no orçamento. 

Caso opte por uma plataforma SaaS, apenas fique atento às possibilidades de crescimento e quais recursos ela oferece. Afinal, existem funcionalidades indispensáveis para qualquer loja on-line, seja ela pequena ou de grande operação.

O que a melhor plataforma e-commerce deve ter?

Sabemos que cada negócio possui suas particularidades e necessidades, é claro. Porém, algumas funções são cruciais para o crescimento da loja virtual, independentemente do seu tamanho ou tempo de mercado. 

A seguir, veja tudo o que uma plataforma de e-commerce precisa ter para ser considerada a melhor para você!

Ter uma fácil implementação e uso

Os clientes atuais buscam por agilidade e praticidade durante as compras. Por isso, o sistema precisa ser intuitivo e fácil de navegar para evitar o abandono do site.

Além disso, é importante considerar o grau de dificuldade para implementar e gerenciar seu negócio pela plataforma. 

Se você não consegue encontrar informações relevantes com facilidade, incluir ou editar informações, etc, em vez de otimizar seus processos, pode acabar atrapalhando sua gestão. 

Por isso, prefira os sistemas que são mais simples de usar e configurar.

Oferecer diferentes métodos de pagamento

Segundo o estudo E-commerce Trends 2024, da Octadesk em parceria com a Opinion Box, a forma de pagamento disponibilizada influencia 39% das escolhas por uma loja virtual

Ou seja: se você oferece o meio de pagamento que seu cliente prefere, ganha pontos com ele e pode se tornar sua escolha final. Bom, não é?

Outro ponto importante é analisar se a plataforma acompanha as tecnologias de pagamento

Ainda segundo a pesquisa, o PIX, com pouco mais de dois anos em atividade, já foi usado como forma de pagamento por 87% dos entrevistados. As carteiras digitais, por outro lado, já foram a escolha de metade das pessoas. 

Portanto, essa é uma funcionalidade que você precisa conferir para escolher o melhor sistema para sua loja.  

Permitir um checkout simplificado 

Um checkout longo ou que abre outra aba para o cliente finalizar a compra pode ser ruim para sua loja, pois influencia na percepção de segurança do usuário. 

Por isso, prefira as plataformas que permitem um processo de compra simplificado, com poucas informações, e que seja feito dentro do site. Dessa forma, as chances do cliente abandonar o carrinho são menores.

Ser responsiva a dispositivos móveis

Provavelmente você já sabe que as compras via dispositivos móveis já superaram a quantidade de compras realizadas por notebook ou computador, não é? 

Se não, veja esse dado da mesma pesquisa citada acima: 71% dos consumidores adquirem produtos/serviços por meio de um smartphone

Isso quer dizer que se a plataforma de e-commerce não é responsiva, ou seja, não se adapta aos diferentes dispositivos, ela não é a melhor opção. 

Caso contrário, você pode perder vendas simplesmente porque, ao acessar sua loja pelo celular, o usuário não irá conseguir navegar em seu site, muito menos concluir uma compra. 

O que irá impactar diretamente a experiência do cliente!

Possibilitar a integração com outras ferramentas de gestão

Além das funcionalidades relacionadas à compra, um ponto essencial é conferir se a plataforma permite integrações com outros sistemas, como um ERP. 

Essa integração torna os processos mais práticos e rápidos, além de reduzir o risco de erros operacionais. 

Quando essa associação acontece, você consegue gerenciar sua loja virtual de forma completa em um único sistema, acompanhando desde o fluxo de caixa até o estoque e as taxas de conversão. 

Conte com um software de gestão para e-commerce!

Um sistema de gestão online (ERP) integrado à plataforma de e-commerce torna sua loja mais eficiente

Afinal, ele permite a integração de todos os setores, e você pode administrar tudo em um único local. Essa “comunicação interna” reduz significativamente a divergência de dados e erros operacionais. 

Um bom ERP que pode te ajudar a gerir seu e-commerce é o Bling. Com ele, você pode:

  • fazer cadastro de fornecedores;
  • emitir as notas fiscais dos seus clientes;
  • integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
  • controlar e gerenciar seus envios.

Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil, automatizando tarefas para focar no que realmente importa: fazer seu e-commerce crescer!

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