A realidade do mundo e o sistema de trabalho está passando por grandes transformações.

Pequenas, médias e grandes empresas já estão investindo em sistema em nuvem, pois oferece vantagens interessantes e otimiza os formatos de trabalho não presenciais.

Isso fica evidente na otimização de tarefas e no aumento da eficiência dos projetos devido à tecnologia. 

Muitas vezes, o armazenamento, a indexação, a pesquisa e o acesso de dados em uma empresa acaba por demandar recursos que poderiam ser mais bem empregados em tarefas que estivessem focadas no negócio.

Nesse caso, o ERP em nuvem mostra-se uma estratégia inteligente para lidar com a tecnologia, sem gastar mais do que se deve. 

O que é um sistema em nuvem?

O sistema em nuvem é executado em uma plataforma cloud computing. Esse recurso se modernizou nos últimos anos por conta da popularização da computação remota e pelo aumento do uso de dispositivos móveis.

Para quem não sabe, o cloud computing é o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet.

Todos os formatos e tamanhos de empresas se adaptam facilmente a esse sistema garantindo dois fatores fundamentais: segurança da informação e da possibilidade de se acessar os documentos em qualquer lugar do mundo.

O serviço ERP em nuvem foi criado para ser uma alternativa mais barata e inteligente do que os sistemas convencionais.

A partir dele, as empresas passaram a ter acesso a modelos de implantação mais ajustados a suas realidades, modelos unificados de sistema, de rápido acesso e baixo custo.

Vantagens de utilizar um sistema em nuvem

Não tem como falar em sistema em nuvem sem falar em simplificação do trabalho de gestão. Separamos algumas das principais facilidades: 

  • Acesso em qualquer lugar: acessar as informações da empresa atualizadas, sem precisar abrir planilhas pesadas, ou imprimir materiais. O sistema estando em nuvem, possibilita o empresário, ou qualquer funcionário autorizado, a acessar informações em qualquer horário e local;
  • Organização: com as informações sendo atualizadas a qualquer lugar, também passa a ter maior organização nos processos e consequentemente o aumento de produtividade;
  • Mobilidade corporativa: Podendo acessar os dados do seu negócio em qualquer plataforma e local, a mobilidade ganha sentido e poderá demonstrar números durante reuniões ou congressos de trabalho;
  • Redução de custos: Além de reduzir custos pequenos como é o caso de impressão de planilhas, e diminuir custo de horas de trabalho em construção e organização manual dessas planilhas, o sistema em nuvem também reduz o espaço físico utilizado para armazenamento de arquivos, contratos e documentos. Tudo fica armazenado no sistema online. Toda a estrutura e profissionais de TI que seriam necessários para controlar a infraestrutura não serão mais necessários, podendo aplicar esse investimento em outras áreas. 

Sistema de gestão em nuvem: segurança e qualidade 

Como o ERP funciona a partir da rede, todos os sistemas de todos os departamentos da sua empresa poderão trabalhar integrados.

O setor financeiro, vendas, almoxarifado, marketing, entre outros, poderão acessar de forma unificada o sistema que encontra-se na web.

Dessa maneira, o uso da internet para acesso de dados e recursos da empresa vem tornando obsoletos os velhos sistemas fragmentados. 

A segurança é maior porque a criptografia dos dados, bem como a manutenção dos sistemas de proteção contra fraudes, invasões e ameaças virtuais, passa a ser feita pela empresa especializada em tal atividade. Inclusive os backups, que são feitos automaticamente.

Atualmente é possível contar com uma gestão totalmente online, a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet, permitindo a conexão do usuário com os dados do sistema e com os setores diversos como vendas, estoque, recursos humanos, que podem ser acompanhados simultaneamente. 

Backup seguro para seu negócio registrar cada conquista 

Segurança é uma das maiores vantagens do sistema em nuvem. Isso porque, comparado ao armazenamento local, que depende de manutenção, atualizações constantes, o sistema em nuvem não altera os dados da empresa em caso incêndio ou roubo.

Os sistemas em nuvem são certificados em sua maioria, e a confiabilidade na segurança dos dados e backup é muito maior.

Por conta disso, todo o processo de atualização do software, gerenciamento de acessos e monitoramento de rede fica a cargo dos especialistas do assunto. Dessa forma, o setor de TI do seu negócio pode deixar as atividades rotineiras de lado, voltando as suas atenções para as implementações tecnológicas.

Como escolher um bom sistema em nuvem?

A melhor maneira de escolher um sistema em nuvem ideal para o seu negócio se dá por meio de uma análise dos principais recursos disponíveis. Outra vantagem é o fato de que o pagamento desse tipo de serviço costuma ser flexibilizado. De modo que a empresa escolhe a melhor opção de pagamento e de serviço, de acordo com as suas possibilidades.

Existem pacotes que cobram por usuários conectados à rede. Dessa maneira, empresas menores poderão se beneficiar pagando um preço reduzido. Conforme a empresa cresce e necessita de mais ferramentas e espaço, é possível fazer upgrade de planos e contratar espaço adicional.

O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários façam a  organização e a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais.

O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais.

Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país.Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.