Algumas das principais dificuldades enfrentadas por pequenas empresas estão relacionadas a questões financeiras, principalmente referentes à tributação e ao controle de gastos. Por isso, manter a gestão financeira é importante para manter a organização em dia e gerenciar os processos do negócio, desde o planejamento até a análise de contas e o controle das finanças.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de dez mil empreendedores do Brasil, 52% dos entrevistados afirmaram precisar de mais capacitação na área de controle e gestão financeira.

Para escalar o negócio e desenvolver planos bem-estruturados e eficazes, a gestão financeira é fundamental. Neste post, você aprenderá um pouco mais sobre como funciona a gestão, como fazê-la e algumas dicas fundamentais. Confira!

Gestão financeira: o que é e importância

Uma boa gestão financeira permite que você administre os recursos à disposição da melhor forma possível, evitando gastos desnecessários e atribuindo mais previsibilidade à receita.

Com o controle financeiro adequado, fica mais fácil gerenciar a empresa como um todo, tomando decisões referentes a como direcionar recursos da melhor forma para cada área e quais metas são mais plausíveis para a empresa.

O planejamento financeiro prepara a empresa para possíveis problemas macroambientais — a exemplo de crises políticas e econômicas — tendo uma base sustentável, o que será o diferencial para que ela resista aos piores cenários.

O que faz a gestão financeira?

A gestão financeira é um conjunto de processos, métodos e ações para controlar, planejar e analisar as ações do negócio. 

Assim como na vida pessoal se separa o valor do que se ganha para o pagamento de custos fixos e investimentos, no negócio a gestão financeira faz o mesmo: possibilita e fornece as práticas e os recursos para que o setor financeiro possa planejar os próximos passos e planejar o futuro. 

Através dessas ações, a empresa pode melhorar seus resultados, pois os recursos foram planejados. 

Como fazer a gestão financeira da empresa?

Para fazer uma boa gestão financeira do negócio é importante alguns passos, desde planejar as ações até controlar o fluxo de caixa. 

  • Planejamento: é importante fazer um planejamento das ações e definir prioridades para os investimentos, assim as métricas podem ser acompanhadas; 
  • Controle os custos: é importante conhecer todos os custos do seu negócio para mapear os gastos ao longo do mês, desde custos fixos (aluguel, conta de luz e água, etc), até despesas variáveis como comissão de vendedores, etc. 
  • Controle o fluxo de caixa: olhando para as receitas e despesas do negócio é possível controlar o fluxo de caixa, o que também fortalece a saúde financeira do negócio sem perder o seu capital de giro
  • Tenha metas: As metas são importantes para a evolução da gestão financeira. Se é colocado um objetivo que no período determinado deverá sobrar um valor, a gestão se encarrega de olhar atentamente para todas as entradas e saídas e fazer com que as metas sejam cumpridas.

Tecnologia em gestão financeira

Para que a gestão financeira ocorra de forma sincronizada e fluida, é fundamental contar com um sistema ERP de gestão que faz o controle das entradas e saídas, registra relatórios de faturamento e gastos por períodos e ainda faz o controle de caixa de maneira automatizada. 

Dicas para uma boa gestão financeira empresarial

Confira quatro dicas com os principais fatores que sua gestão financeira deve contemplar para que ela seja eficiente e possibilite o escalamento do negócio.

1. Defina metas e objetivos

O primeiro passo da gestão financeira é definir quais serão as metas e os objetivos financeiros da empresa.

Para definir seu objetivo, é importante estar alinhado com as necessidades imediatas e de longo prazo do negócio.

Entender o contexto em que seu negócio se encontra é essencial para definir os objetivos mais adequados, para, por exemplo, saber o momento de expandir as frentes do negócio, ou reduzir custos operacionais para expandir depois.

2. Saiba quais indicadores acompanhar

Após definidas as metas e os objetivos, é importante que você entenda ao menos um pouco sobre os indicadores econômicos mais importantes, como capital de giro, balanço patrimonial e ROI.

Defina os indicadores que acompanhará periodicamente e que façam sentido para seus objetivos e metas.

3. Elabore um planejamento

Depois, é chegada a hora de fazer o plano de ação, que levará a empresa aos objetivos desejados.

É importante definir quais estratégias você aplicará, para ter mais assertividade e eficiência no planejamento.

4. Contrate um ERP

ERP é um sistema de gestão empresarial que colabora significativamente para a organização de processos e o gerenciamento financeiro do seu negócio.

Ao contratar um, você pode salvar grande parte de seu tempo, trabalhando em outras frentes, com a garantia de um sistema de qualidade para cuidar de processos burocráticos.

O Bling! é um sistema completo e de alta qualidade para gerenciar seu negócio!