As redes sociais são fontes de monetização não só para os usuários que divulgam produtos, serviços e imagem pessoal, mas também para as corporações donas das plataformas. Após a popularização do app durante a pandemia de covid-19, em 2020, já temos o TikTok Ads, o sistema de anúncios do TikTok.
Essa plataforma é focada em vídeos, principalmente os de curta duração (até 15 segundos), mas existe atualmente a opção de criar conteúdos com 60 segundos e até 10 minutos.
Apesar do sucesso recente, tais anúncios têm o potencial de alcançar 884,9 milhões de pessoas com mais de 18 anos, dos quais 57% são do público feminino, segundo o relatório Social Media Trends 2024 da Hootsuite.
Como o principal atrativo para marcas e empresas anunciarem em uma rede social é ter uma grande base de usuários ativos e consumindo o conteúdo, o TikTok ganha nos dois quesitos. Conforme os dados da Hootsuite, as pessoas passam, em média, 20 horas por mês na rede social.
Então, se você vende produtos ou serviços on-line e deseja aumentar seu alcance, é fundamental conhecer as soluções de publicidade disponíveis nas redes sociais para incluir na sua estratégia de marketing.
Neste artigo, montamos um guia com as principais informações sobre TikTok Ads, incluindo: funcionamento da plataforma, formatos de anúncio, custos e dicas para otimizar suas propagandas a fim de alcançar os resultados planejados.
Continue a leitura e confira!
O que você verá no artigo:
O que é TikTok Ads?
O TikTok Ads é a plataforma que viabiliza os anúncios pagos por marcas e empresas anunciantes da rede social, visando se destacar e alcançar um perfil de público-alvo específico. O sistema é uma ferramenta de marketing que pode alavancar tanto as vendas de produtos quanto de serviços.
Assim como a Meta desenvolveu o Gerenciador de Anúncios para possibilitar a criação de propagandas no Facebook e no Instagram, o TikTok for Business é a central de marketing e publicidade do TikTok.
A plataforma foi lançada em 2020 e, desde então, as empresas estão investindo na rede social e no seu potencial de viralização de conteúdos para alavancar as vendas e o reconhecimento de marca.
O recurso alavancou rapidamente a receita dos últimos anos. No terceiro trimestre de 2023, o TikTok obteve um rendimento de US$ 681 milhões. A projeção para 2024 é que a plataforma de vídeo alcance uma receita global de publicidade de, aproximadamente, US$ 18,5 bilhões, segundo dados do site Statista.
Então, se o seu perfil de público-alvo se alinha com aquele que utiliza a plataforma, vale a pena separar uma parte do orçamento para investir e conferir, na prática, o potencial de retorno.
Leia mais: O que é SMO e como utilizar essa estratégia no seu negócio?
Como funciona o TikTok Ads?
O funcionamento da plataforma de anúncios do TikTok Ads acontece em três níveis, de modo semelhante à estrutura do Google Ads:
- anúncio: é o criativo, geralmente no formato vídeo, que ilustra o produto, serviço ou oferta especial divulgada;
- grupo de anúncios: representa a coleção de anúncios, que reúne peças com o mesmo tema;
- campanha: é formada pela reunião dos grupos de anúncios.
Por exemplo, uma loja de produtos eletrônicos pode fazer um anúncio para uma das linhas de smartphone comercializadas. O anúncio estará em um grupo com diferentes criativos, que, por sua vez, estarão em uma campanha sobre os lançamentos do começo do ano.
Ao configurar um anúncio, você vai definir os nomes para cada etapa, facilitando o acompanhamento e a pesquisa dos anúncios criados no futuro.
Além disso, a forma de pagamento, o tipo de lance (falaremos disso adiante) e o controle de custos, entre outros detalhes, podem ser definidos previamente. Dessa forma, o orçamento de marketing é respeitado e distribuído da melhor forma para potencializar o retorno.
Para acessar a plataforma TikTok for Business, é necessário fazer o cadastro. O sistema dá duas opções: criar login e senha com um e-mail ou entrar com os dados da sua conta do aplicativo TikTok.
DICA: facilite o acesso e deixe suas contas em redes sociais empresariais mais seguras, criando um e-mail específico para gerenciar todos os perfis. Assim, você centraliza a gestão e separa as informações da empresa dos dados pessoais.
Se possível, tenha um smartphone para trabalho, o qual você pode manter no escritório, evitando que um eventual furto comprometa o acesso aos perfis do negócio.
Lembrando que é fundamental ativar todos os recursos de segurança das redes sociais e do aparelho de telefone.
Tipos de anúncio
Confira os principais tipos de anúncio do TikTok Ads!
- In-Feed Ads: são anúncios em vídeo exibidos no feed do usuário, inclusão de CTA (call to action) com link e descrição de até 100 caracteres.
- Spark Ads: são anúncios que impulsionam um vídeo orgânico do próprio perfil da marca ou de um criador de conteúdo com autorização.
- Image Ads: são anúncios com imagens estáticas, que têm apenas o nome da marca e texto de descrição. Esses são veiculados no Global App Bundle e Pangle, disponíveis apenas em alguns países;
- Playable Ads: são anúncios interativos em vídeo para promover games, mostrando uma prévia do aplicativo e incentivando o download (permite link no CTA).
- Carousel Ads: são anúncios que podem ter de 2 a 35 imagens em sequência. O formato VSA Carousel é indicado para produtos e o Standard Carousel para geração de tráfego, promoção de aplicativos ou conversão.
Os formatos mais utilizados são o In-Feed e o Spark Ads. Para auxiliar os anunciantes a criar os anúncios, existe a plataforma TikTok Ads Manager, que orienta todo processo criativo e ajuda a colocar os vídeos no padrão exigido para veiculação.
Quanto custa anunciar no TikTok?
O custo dos anúncios do TikTok é personalizável. Isso porque a plataforma utiliza um modelo de leilão e lance, permitindo que o anunciante defina o quanto deseja pagar por visualização, clique ou impressão de vídeo, conforme o objetivo desejado.
A vantagem é que o sistema possibilita ajustar os valores durante a veiculação do anúncio para melhorar o desempenho ou corrigir uma configuração que não está favorecendo o resultado.
Apesar de não existir um limite máximo de gastos para os anúncios, o TikTok Ads tem um valor mínimo para campanhas e grupos de anúncios.
O nível mínimo no nível de campanha é de US$ 50 por dia, ou seja, para cada dia de veiculação, o anunciante gastará esse valor.
Já o valor mínimo no nível do grupo de anúncios é de US$ 20 por dia. Assim, para cada dia de exibição do seu grupo de anúncios, será cobrado esse valor.
O lance definido é um dos fatores que influenciam o grau de competitividade que os anúncios terão no leilão da plataforma, impactando diretamente os resultados alcançados.
Vale a pena analisar os resultados dos primeiros anúncios para verificar quanto você pagou, os resultados que conseguiu e o que pode ser melhorado. Com os insights, dá para criar novas estratégias para anunciar assertivamente e evitar a perda de orçamento.
Leia também >>> Descubra como montar bons anúncios para vender online.
Como funciona o pagamento do TikTok Ads?
O pagamento dos anúncios do TikTok Ads pode ser realizado de duas formas: automaticamente, cadastrando um cartão de crédito válido para que os valores sejam cobrados a cada ciclo de faturamento; ou manualmente, adicionando “créditos” na conta para serem debitados à medida que os anúncios forem exibidos.
O pagamento manual funciona no formato pré-pago e, quando o orçamento acaba, é necessário colocar novos fundos na conta para continuar anunciando.
Para utilizar o pagamento automático, a plataforma faz uma cobrança de US$ 10 para validar o método de pagamento e devolve o valor após 15 dias, como medida de segurança.
Importante: como a cobrança é em dólar, faça a definição do orçamento com bastante atenção para não gastar mais do que o limite determinado pelo controle financeiro.
Passo a passo para criar uma campanha no TikTok
Após criar sua conta no ‘TikTok for Business’, você terá acesso ao painel completo do ‘TikTok Ads Manager’ e poderá criar sua primeira campanha, seguindo o passo a passo abaixo. Confira!
1. Crie uma ‘nova campanha’
Na página principal, clique no menu ‘Campanha’ que aparece no topo da página. Em seguida, vá ao botão ‘Criar’ na nova página.
O sistema dá a opção de escolher dois tipos de configuração: simplificado ou personalizado. Enquanto o primeiro é mais enxuto e básico, o segundo mostra configurações mais avançadas.
2. Defina um objetivo de campanha
O próximo passo é definir o objetivo da campanha, ou seja, o que você deseja alcançar com o anúncio. Existem três categorias disponíveis:
- conscientização: com objetivo de ‘Alcance’, que vai mostrar o anúncio para que o máximo de pessoas conheça sua marca ou produto;
- consideração: com foco em tráfego, visualização de vídeo, geração de leads e interação com a comunidade, cuja meta é envolver as pessoas com a marca ou o produto;
- conversão: com ênfase na promoção do app ou conversão no site para alcançar pessoas que estão dispostas a comprar seu produto ou contratar o serviço.
3. Nomeia a campanha
Para organizar a lista de campanhas ativas, a dica é nomear cada uma com a categoria do produto ou serviço que será promovida.
Nesta página, você também pode marcar se o anúncio está em uma categoria especial (existe para evitar a promoção de conteúdos discriminatórios).
4. Crie o primeiro grupo de anúncios
Com a campanha configurada, a próxima etapa é criar o primeiro grupo de anúncios.
Comece nomeando o grupo e, em seguida, clique em ‘Configurações avançadas’ abaixo de em ‘Posicionamento’ para definir se os usuários poderão comentar, fazer download e compartilhar seus anúncios.
5. Faça a configuração do público-alvo
Agora, é o momento de configurar as características do público que você deseja impactar com o anúncio. O TikTok Ads disponibiliza a especificação de:
- localização;
- gênero;
- faixa etária;
- idioma.
Ainda, você pode definir características avançadas, como interesses, comportamentos e dispositivos utilizados pelo usuário.
6. Especifique o orçamento e período de veiculação
Os próximos detalhes são fundamentais. Especifique o orçamento diário disponível para o grupo de anúncios, lembrando que o mínimo é US$ 20.
Em seguida, especifique por quanto tempo o anúncio será exibido e se a veiculação acontecerá o dia todo ou apenas em horários específicos.
Finalize a criação do grupo de anúncios, especificando o lance que você está disposto a pagar por ação realizada, considerando o objetivo definido.
7. Envie o vídeo do anúncios
Para finalizar o processo, nomeie o anúncio, faça o upload do vídeo e escreva o texto da descrição.
Inclua o link para o botão de CTA, caso o objetivo seja levar o usuário para uma página específica do seu site ou loja virtual.
Pronto! Clique em ‘Enviar’ para o TikTok fazer a análise da campanha. Geralmente, o processo de revisão demora, em média, 24 horas.
Dicas para anunciar no TikTok
O TikTok é uma rede social muito dinâmica e rápida. Para que seus anúncios alcancem bons resultados, siga as dicas abaixo!
- Seja direto ao ponto: coloque uma informação logo nos três primeiros segundos do vídeo para fisgar a atenção do usuário.
- Use conteúdos de qualidade: além de seguir as especificações de tamanho e formato de vídeo, nunca use material de baixa resolução, desfocado ou pixelado.
- Use o TikTok Creative Center: a plataforma traz sugestões para os anunciantes criarem campanhas atrativas e com mais potencial de alcançar resultados.
- Centralize o texto no meio da tela: coloque a frase no centro para evitar cortes na adaptação do vídeo nos diferentes smartphones.
- Mude o tipo de anúncio: a própria plataforma recomenda variar entre os formatos de anúncio disponíveis para evitar que o usuário se canse das suas propagandas.
Leia mais >>> Marketing digital para e-commerce: confira dicas para vender mais!
Como aparece um vídeo promovido no TikTok?
Um vídeo promovido no TikTok se funde naturalmente ao conteúdo orgânico da plataforma. A diferença principal é a presença do botão de CTA (chamada para ação). Aliás, os anúncios In-Feed e Spark Ads têm essa característica. Confira, na imagem, abaixo as diferenças:
Fonte: TikTok.
Compensa promover no TikTok?
O poder de influência da rede social é alto, tanto que já faz parte da jornada de compra dos consumidores, que usam a plataforma para descobrir e comprar produtos e serviços.
Com base no estudo ‘TikTok Marketing Science Global Retail Path To Purchase’, 37% dos usuários descobriram algo novo na rede e imediatamente compraram o item. Em relação à média competitiva com outras redes sociais, a probabilidade de compra é 1,5x maior.
Portanto, compensa incluir o TikTok no seu plano de investimento de marketing.
Organize sua gestão de vendas
Agora que você sabe tudo sobre o TikTok Ads, o ideal é organizar seus processos de venda para garantir uma experiência de compra amigável para os futuros clientes.
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