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Tráfego: o que é, tipos e 5 estratégias para aumentar

Desenho de três pessoas sentadas, uma delas acessando o computador

Em meio a tantos concorrentes, seu produto ou serviço precisa se destacar e ser reconhecido para atrair o interesse das pessoas, gerar tráfego para seu empreendimento e, com isso, alavancar suas vendas e seu status no mercado.

Uma das estratégias de e-commerce mais conhecidas para atrair audiência é a de tráfego orgânico. Se você não sabe muito bem o que isso significa, não precisa se preocupar, ao longo desse post, explicarei sobre isso.

Mas também existem outros meios e estratégias para atrair público para o seu e-commerce! Por isso, hoje separei um conteúdo rico para você saber tudo sobre tráfego!

Se você quer ficar por dentro de tudo, esse é o lugar certo, continue lendo!

O que é tráfego?

Refere-se ao volume de visitas e interações que um determinado site, página da web, blog ou perfil em redes sociais recebe. Essas interações podem incluir visualizações de página, cliques em links, compartilhamentos, curtidas, entre outros. 

É uma métrica importante para avaliar o desempenho e a popularidade de um conteúdo online, e é frequentemente monitorado e analisado por profissionais de marketing digital e proprietários de sites para entender melhor o comportamento do usuário e otimizar suas estratégias de engajamento.

Tipos de tráfego

Não dá para falar sobre o que é tráfego sem explicar os principais tipos, certo? São eles:

  1. tráfego orgânico;
  2. tráfego pago;
  3. tráfego direto;
  4. tráfego de referência;
  5. tráfego social.

Confira os detalhes de cada um.

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico refere-se ao número de visitantes que chegam ao seu site de forma natural e não paga, ou seja, sem que você tenha que pagar diretamente por anúncios ou publicidade para atrair esses visitantes. 

Eles encontram a sua página por meio de resultados de pesquisa nos motores de busca, links compartilhados em redes sociais, referências de outros sites, entre outros meios, sem que você tenha que gastar dinheiro diretamente para direcioná-los até ali.

Geralmente, é considerado altamente valioso, pois indica que seu site está sendo encontrado e visitado por pessoas interessadas no conteúdo ou produtos/serviços que você oferece. 

Além disso, uma estratégia bem-sucedida de tráfego orgânico pode resultar em um crescimento sustentável ao longo do tempo, já que não é dependente de gastos contínuos em publicidade paga.

Então, como funciona o tráfego orgânico? Para ter sucesso, é importante investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo e outras práticas que ajudem a aumentar o tráfego orgânico ao longo do tempo. 

Isso pode incluir otimização de palavras-chave, produção de conteúdo relevante e de alta qualidade, construção de links, entre outras técnicas para melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de busca e em outras fontes orgânicas de tráfego.

Até porque, com o tráfego orgânico, é possível aumentar a relevância e credibilidade da sua loja virtual. 

A melhor forma de atrair tráfego orgânico de qualidade é usando estratégias de SEO. O SEO para e-commerce é uma das estratégias mais práticas e econômicas para impulsionar as vendas na internet. 

Essa estratégia consiste no conjunto de técnicas que ajudam o seu site a se posicionar nos primeiros resultados apresentados nos buscadores, como o Google.

Porém, para que sua loja virtual tenha muito sucesso fazendo estratégias de SEO, é preciso estar em uma plataforma com SEO amigável.

Sem uma plataforma de e-commerce com SEO amigável, algumas boas práticas de otimização para buscas não conseguem ser aplicadas, comprometendo o desempenho da loja virtual.

Portanto, para que sua loja siga 100% as boas práticas do SEO, sua plataforma deve adequar-se. Como?

A iSET, por exemplo, é uma plataforma que sempre está na vanguarda das boas práticas de SEO. Muitas das otimizações são automáticas ou semi-automáticas (permitem personalização) enquanto várias outras você possui total controle.

Além disso, a iSET permite a personalização da URL gerada pela loja e a definição de um CSS personalizado para categorias especiais, alterando por completo o layout da loja. Além disso tudo, também é possível personalizar o título, a descrição e as palavras meta para SEO. Legal, né?

Tráfego pago

O tráfego pago envolve o investimento direto em publicidade para atrair visitantes para um site. O que pode ser feito por meio de várias plataformas, como anúncios de pesquisa do Google, anúncios em redes sociais, anúncios de display, entre outros. 

Uma das vantagens do tráfego pago é a capacidade de segmentar públicos específicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos online. No entanto, requer um orçamento contínuo e pode ser mais suscetível a flutuações nos custos e na concorrência.

Tráfego direto

O tráfego direto ocorre quando os visitantes acessam um site digitando diretamente o URL na barra de endereços do navegador, usando um marcador previamente salvo ou clicando em um link em um documento offline (como um PDF) ou em um e-mail. 

Esse tipo de tráfego é muitas vezes associado à fidelidade dos clientes e à popularidade de uma marca, já que os usuários estão familiarizados o suficiente com o site para acessá-lo diretamente.

Indicação de leitura: Marketing digital para e-commerce: confira dicas para vender mais!

Tráfego de referência

O tráfego de referência ocorre quando os visitantes chegam a um site clicando em um link em outro site. Isso pode incluir links de blogs, fóruns, sites de notícias, redes sociais e outros tipos de conteúdo online. 

É valioso não apenas por direcionar visitantes qualificados para um site, mas também porque pode aumentar a autoridade do domínio aos olhos dos mecanismos de busca, o que pode ajudar na classificação nos resultados de pesquisa.

Tráfego social

O tráfego social é aquele que é gerado a partir das redes sociais. Acontece quando você insere o endereço de seu e-commerce em seus posts nas mais diversas redes sociais. Por meio desse recurso é muito mais fácil realizar vendas nas redes sociais.

As estratégias para gerar tráfego social incluem postagens regulares de conteúdo interessante, participação em conversas, interação com seguidores, uso de hashtags relevantes e até mesmo investimento em publicidade paga. 

O tráfego social é valioso para construir e engajar uma comunidade em torno de uma marca e direcionar visitantes qualificados para um site.

Como aumentar o tráfego do meu site? 5 estratégias

O mundo do e-commerce está em crescente expansão e para seguir nesse caminho, sua loja virtual deve ofertar produtos de qualidade, atender bem seus clientes e estar bem estruturada. 

Porém, além disso, você deve investir em estratégias para atrair tráfego qualificado! Entre elas, podemos citar:

Vamos conferir mais sobre cada estratégia?

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia bastante eficaz de como aumentar as vendas em uma loja virtual. 

Com ele, você pode além de atrair mais clientes para o seu e-commerce, educá-los a respeito de seu produto e com isso gerar ainda mais valor e necessidade por suas soluções.

As estratégias envolvendo a produção de conteúdo consiste basicamente em criar conteúdo relevante em suas plataformas, como blog ou redes sociais. A intenção é conduzir seus potenciais compradores até a realização da compra através de sua jornada como cliente.

Links patrocinados

Essa estratégia impulsiona os acessos à sua loja e aumenta suas chances de converter o interessado em cliente. Google AdWords é a plataforma mais utilizada para veicular anúncios pagos.

Links patrocinados, nos buscadores, são aqueles primeiros resultados que aparecem ao pesquisar sobre determinado assunto e, logo abaixo, são sinalizados como “patrocinados” ou com a palavra “anúncio” ao lado do título.

Esse recurso é muito importante pois, além de destacarem os seus anúncios entre os primeiros lugares do buscador, eles são exibidos para as pessoas certas e nos locais certos!

Ao investir em ferramentas pagas, é possível segmentar para quem os anúncios irão aparecer. Não importa se o seu público-alvo está em uma pequena cidade do interior ou espalhado em uma grande metrópole, as plataformas de anúncios vão encontrá-lo e exibir o seu anúncio!

Por fim, com a mídia digital paga, é possível desenvolver estratégias de remarketing e gerar mais visibilidade para o seu site e, consequentemente, fortalecer a sua marca.

O remarketing é uma funcionalidade muito interessante e que é responsável por fazer muitas pessoas pensarem que estão sendo observadas.

Otimização de SEO para as páginas de produto

A otimização de SEO para páginas de produtos é fundamental para garantir que seus produtos sejam encontrados pelos motores de busca e, consequentemente, pelos clientes em potencial. Confira algumas práticas importantes para otimizar as páginas de produtos.

  1. Pesquisa de palavras-chave: realize uma pesquisa específica para cada produto. Identifique as mais relevantes que os clientes em potencial possam usar ao procurar por esse produto. Isso pode incluir variações de palavras-chave de produto, como modelo, marca, especificações técnicas, etc.
  2. Título da página: utilize o título da página para incluir a palavra-chave principal do produto de forma clara e atrativa. Mantenha o título conciso e informativo, destacando os principais benefícios ou características do produto.
  3. Descrição do produto: escreva uma descrição detalhada e única para cada mercadoria. Destaque os recursos, especificações técnicas e benefícios, e inclua palavras-chave relevantes de forma natural. Evite duplicar descrições de produtos de outros sites, pois isso pode prejudicar sua classificação nos motores de busca.
  4. Imagens otimizadas: opte por imagens de alta qualidade e otimize-as para SEO. Certifique-se de incluir atributos alt nas tags de imagem com descrições relevantes e inclua palavras-chave nos nomes dos arquivos de imagem, quando apropriado.
  5. URLs amigáveis: crie URLs amigáveis e descritivas para as páginas de produtos, incluindo palavras-chave relevantes. Evite URLs longas e confusas, optando por aquelas curtas e limpas que descrevam claramente o conteúdo da página.

Ao implementar essas práticas de otimização de SEO, você pode aumentar a visibilidade e a relevância das páginas de produtos nos motores de busca, atraindo mais tráfego qualificado e potencialmente aumentando as conversões e vendas.

Indicação de leitura: SEO para e-commerce: vantagens para as lojas virtuais + como fazer

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta essencial para quem deseja saber como aumentar as vendas em uma loja virtual. Serve para divulgar a sua marca, atrair e converter mais clientes.

Essa estratégia pode ser usada para oferecer conteúdos do seu blog que estejam de acordo com o estágio do funil de vendas em que o potencial cliente se encontra, testes grátis do seu produto e promoções!

Programa de Afiliados

O Programa de Afiliados é um ótimo jeito de receber clientes por indicação. Funciona basicamente assim: seu cliente ganha comissão ao indicar uma pessoa para comprar ou contratar seus serviços.

Uma parte importante dessa estratégia é pensar nas comissões. Você pode, por exemplo, oferecer 10% de comissão por mês, durante o período de um ano, de acordo com o valor do produto comprado ou serviço contratado.

Conte com um ERP para a gestão do seu e-commerce!

Agora você já sabe mais sobre o que é e como funciona o tráfego, em seus diferentes tipos! 

Colocando essas dicas em prática, certamente não vão faltar pedidos em sua loja. Para facilitar a administração de todas as demandas do seu e-commerce, você pode implementar um sistema de gestão, como o Bling

Entre diferentes funcionalidades, com o nosso ERP você pode: 

Está esperando o quê? Se você deseja fazer uma gestão eficiente e descomplicada, que tal conhecer mais sobre o Bling? Confira nossos planos e faça um teste gratuito

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.

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