Sem dúvidas, o maior desejo de todos os vendedores online, é vender mais com menor custo. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo!

Apresentaremos um passo a passo integral para você ter uma ideia bem clara sobre o remarketing e de como é possível utilizar essa estratégia para aumentar suas vendas mesmo sendo um empresário iniciante.

Agora, para você que já faz ou quer começar a fazer remarketing, aqui estão algumas dicas estratégicas de como aplicar a tática em suas vendas online e aumentar suas vendas.

Como a estratégia de Remarketing funciona?

O remarketing é de maneira bem resumida, um modelo de publicidade que busca atingir novamente as pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a sua empresa. 

Um bom exemplo de remarketing é a Rede de Display do Google, através dela é possível alcançar 90% das pessoas que você está tentando atrair novamente, e é uma maneira muito barata de converter leads.

Plataformas populares de Remarketing, as plataformas mais usadas pela internet são: anúncios de Pesquisa do Adwords, Anúncios Display de Remarketing do Google, do YouTube, Facebook e Instagram.

A diferença entre Anúncios de Pesquisa do Adwords e Anúncios Display de Remarketing podem parecer mínimas, mas podem gerar uma enorme diferença na parte financeira do seu negócio.

Os anúncios de pesquisa são ótimos para conversão, entretanto, são bem mais caros. Já os anúncios de Display apresentam conversões similares dos anúncios, mas por apenas 2% do custo por lead.

Também existem outras opções de plataformas menos usadas, como o Taboola e o Outbrain.

Quais as vantagens de utilizar esta estratégia?

Conteúdo

Existem estudos que falam que um usuário tem maior chance de comprar seus produtos quando ele chega a ter até 8 pontos de contato, como, por exemplo:

  • Recebendo um e-mail seu;
  • Através do Google;
  • Recebendo uma ligação sua;
  • Acessando seu site;
  • Vendo suas redes sociais;
  • Vendo seus anúncios de Remarketing.

Ou seja, apesar de que alguns desses pontos podem ser inviáveis para certos modelos de negócios, o remarketing costuma ser versátil suficiente para funcionar em várias categorias de empresas diferentes e pode ser mais de um ponto de contato, considerando que a pessoa passa a ver a sua marca em vários outros locais.

Esta técnica aumenta sua autoridade e a credibilidade da sua empresa no mercado. O usuário sente como se você estivesse realmente em todos os lugares pela web!

Por ser extremamente focado, o remarketing tende a ser um dos modelos de publicidade mais baratas e consegue gerar os maiores resultados. 

Os custos por impressão (CPM) ou por clique (CPC) não necessariamente mudam, às vezes até ficam mais caros, mas o custo por aquisição (CPA) tende a ficar bem menor, justamente pela enorme segmentação.

Como fazer Remarketing?

Primeiro passo 

Tenha uma loja virtual ou um site! Para retornar um cliente é preciso ter um endereço, ou seja, a casa da sua marca. O principal objetivo principal do remarketing é aumentar as conversões de um e-commerce.

É importante ter sua loja virtual, visto que ela pode e vai aumentar o reconhecimento de sua marca e tornar os consumidores clientes do seu negócio. 

Um e-commerce dará maior possibilidade em relação à comunicação com os clientes, tornando o fortalecimento da marca mais evidente.

Segundo passo

Tenha uma conta no Google Analytics, no Google Ads, no Tag Manager e no Facebook Ads, que é uma ferramenta bem simples para realizar o Remarketing. 

Esse passo é extremamente importante, já que é por meio destas plataformas que irão ser feitos os anúncios da sua loja online!

Terceiro passo

Instale um pixel de conversão! Um pixel de conversão é um tipo específico de web beacon acionado para indicar que um usuário concluiu uma determinada ação, como uma compra ou um registro, ou seja, a conversão. 

É muito importante acompanhar estas conversões, elas mostram se a estratégia está seguindo o caminho como planejado.

Diferente da lista de e-mails, o uso de um pixel consegue automatizar o processo de remarketing. Para isso, é preciso instalar em seu site o pixel fornecido pelas redes de anúncio, como o Facebook e o Adwords. 

O pixel, além do recurso para criação de imagens na tela de seu computador, serve para capturar informações de quem acessa seu site através de cookies.

Quarto passo

Produza públicos personalizados no Facebook Ads e Google Ads e segmente seus anúncios da forma que você deseja.

Utilizando o Google Adwords é possível usar tanto a rede de pesquisas quanto a rede display.

Dicas estratégicas

1- Não faça 30 dias de Remarketing exceto se seu produto tem uma jornada de compra muito complexa ou se você tiver um excelente motivo para isso.

2- Possua uma estratégia de anúncios para cada etapa do consumidor:

  • Somente acessou sua página (algo mais genérico e com menor benefício);
  • Chegou a página de algum produto (pode ter achado caro, quem sabe um cupom de desconto);
  • Chegou ao carrinho (pode ter achado o frete caro, cupom de frete grátis);
  • Chegou ao checkout (só precisa de um empurrãozinho).

3- Fazer uma estratégia progressiva: Remarketing + Retargeting pode ser ainda mais eficiente. 

É recomendado que em 3 dias você aborde possíveis objeções ou dúvidas do cliente em relação aos seus produtos. Utilize sentimentos de dor ou desejo.

Entre 4 e 7 dias, busque abordar outras objeções, mudar sentimento em relação à primeira etapa. 

Até o dia 12, conceda um cupom de desconto ou frete grátis, use de testes A/B para determinar o melhor caminho a seguir.

De 13 a 15 dias, o cliente venceu, forneça um cupom de desconto e frete grátis.

Claro que isso não é uma fórmula mágica, mas pode ser um rascunho para se aprimorar e desenvolver conforme o crescimento dos seus conhecimentos sobre remarketing, seu nicho de comércio e o seu público-alvo!

Obrigado por ler até aqui! Espero ter ajudado você e resolvido suas dúvidas!

Caso ainda tenha alguma questão em mente, deixe um comentário!