Vendas de final de ano, uma das oportunidades mais aguardadas pelos lojistas. E não é para menos: novembro e dezembro trazem uma sequência de datas comerciais ideal para movimentar o mercado e aumentar as possibilidades de conseguir um bom faturamento.
Porém, para tirar o melhor proveito da ocasião, você precisa, antes de mais nada, saber quais são os produtos que mais vendem nessa época e qual a melhor estratégia para vendê-los.
Para isso, continue a leitura! Aqui, você vai descobrir o que vender em final de ano e como preparar sua loja para atrair clientes e oferecer uma experiência de compra memorável.
O que você verá no artigo:
Quais as melhores datas para vender no fim do ano?
Nem só de Natal se faz um bom faturamento de fim de ano, concorda? Além da data mais celebrada de dezembro, existem outras que costumam aquecer o mercado e podem colocar alguns dígitos a mais no caixa da sua empresa. Dá uma olhada!
Black Friday
A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro. A data comercial americana se espalhou pelo mundo e, há anos, caiu nas graças dos brasileiros, que aguardam ansiosos a oportunidade de comprar com super descontos.
Em 2022, mesmo com uma queda de 23% em relação ao ano anterior, o faturamento do evento no Brasil chegou a R$ 6,1 bilhões. Ainda vale a pena apostar na data.
Natal e Ano Novo
O Natal é o ponto alto das datas festivas e das vendas de fim de ano e a procura pelos presentes começa bem antes do dia 25 de dezembro. O mesmo vale para o Réveillon, só que, diferente das trocas de presentes, as compras/vendas se concentram em artigos para a noite da virada.
O faturamento do setor varejista com as festas de fim de ano chegou a quase R$ 3 bilhões — um aumento de cerca de 6% em comparação com o Natal de 2021.
Cyber Monday e Boxing Day
A Cyber Monday (segunda-feira pós-Black Friday) e o Boxing Day (sempre em 26/12, após o Natal) também podem ser ótimas oportunidades para faturar mais no fim do ano.
Embora ainda não sejam muito divulgadas no Brasil, já existe demanda para atender ao público que espera essas datas para comprar um item desejado por um preço mais em conta.
O que mais vende em final de ano?
Os produtos mais vendidos no fim do ano são:
- artigos de vestuários (roupas, calçados e acessórios);
- produtos alimentícios para ceias de Natal e Ano Novo;
- bebidas alcoólicas e refrigerantes;
- itens de decoração para as festas de fim de ano;
- brinquedos;
- eletrônicos;
- perfumes e cosméticos;
- eletrodomésticos e eletroportáteis;
- livros.
A maior parte das categorias da lista vendem o ano todo, mas alguns deles incluem produtos sazonais. É o caso dos alimentos para as ceias (peru, chester, panetones e castanhas) e artigos de decoração (árvores de natal, enfeites, jogos de jantar, mesa posta etc).
Como se preparar para as vendas de final de ano?
Veja o que fazer para se preparar para as vendas de final de ano:
1. Cuide do gerenciamento do estoque
2. Reforçe a logística de entrega
3. Treine sua equipe
4. Defina as promoções e descontos
5. Invista em ações de divulgação
6. Utilize um sistema de gestão empresarial
Cada uma dessas tarefas é fundamental para evitar imprevistos que possam prejudicar o desempenho da sua loja e para que ela consiga absorver a maior demanda de pedidos da época. Confira.
1. Gerenciamento de estoque
Para começar a se preparar, o primeiro passo é analisar o histórico de vendas dos anos anteriores. A ideia não é vender os mesmos produtos, mas identificar padrões de demanda típicos da temporada de fim de ano.
Use essas informações para fazer estimativas dos produtos e quantidades que você precisa ter em estoque, levando em conta fatores como a sazonalidade e a concorrência.
Essa tarefa é indispensável para garantir a disponibilidade dos itens e para minimizar o número de artigos sem giro no estoque. Além de evitar a frustração dos clientes devido à falta de produtos durante o período de pico de vendas, é claro.
2. Logística de entrega
Certifique-se de que toda a sua cadeia de suprimentos esteja preparada para atender à demanda específica da temporada de vendas de final de ano.
Por isso, reforce as parcerias com serviços de envio e transportadoras de confiança para que a entrega das encomendas seja realizada dentro do prazo estabelecido.
Procure facilitar a vida dos seus clientes fornecendo os códigos de rastreamento para que eles possam acompanhar o status das suas entregas de forma conveniente. Assim, você assegura uma experiência de compra tranquila e satisfatória para todos.
3. Treinamento da equipe
Lojas lotadas, canais de venda congestionados com inúmeras mensagens de clientes para responder. Reconhece essa situação? É muito comum na temporada de vendas de final de ano. Um sinal de que sua empresa tem bastante procura.
Porém, o que é bom para o seu negócio nem sempre contribui para a satisfação do cliente. Se você não estiver preparado para o aumento súbito da demanda, a qualidade do seu atendimento fica bem comprometida e você pode começar a perder oportunidades de venda.
Portanto, treine sua equipe para manter um bom relacionamento com o cliente e, se for necessário, contrate colaboradores temporários para ajudar a dar conta do movimento.
Verifique também a velocidade de carregamento do site ou páginas de vendas da loja para lidar com o aumento do tráfego online.
4. Promoções e descontos
Tudo certo com a estrutura de vendas, é hora de pensar naquilo que atrai clientes: promoção!
Essa estratégia vale especialmente para a Black Friday, que, como você sabe, tem como atrativo principal os super descontos.
Porém, esses descontos precisam estar dentro do que sua empresa pode dispor sem comprometer a saúde financeira, combinado? Analise bem as finanças da loja antes de atribuir preços muito menores a todos os produtos do seu catálogo.
Pode ser que, para a realidade da sua empresa, seja mais interessante selecionar apenas alguns produtos com descontos especiais.
5. Divulgação
Esse é o momento em que o mundo precisa conhecer as condições especiais que você preparou para as vendas de final de ano.
E nem pense em deixar essa divulgação para a última hora. Antecipe-se! Tão importante quanto vender é saber vender, e essa estratégia pode te colocar à frente da concorrência.
Campanhas e anúncios nas redes sociais, marketing de influência, e-mail marketing são apenas algumas ideias para vender no final do ano.
Considere também a possibilidade de utilizar ferramentas de remarketing para se reconectar com os visitantes e clientes antigos. As datas comerciais de novembro e dezembro são ótimas ocasiões para proporcionar a eles uma nova oportunidade de se envolverem com o seu negócio.
Essas medidas ajudam a potencializar a visibilidade da sua loja e a atração de clientes durante a temporada de fim de ano.
6. Sistema de gestão online
Por fim, invista em um ERP para otimizar todas as tarefas de preparação para as vendas de final de ano.
O sistema de gestão Bling reúne, em um só local, todas as ferramentas necessárias para gerenciar sua loja, seja ela física ou online.
Controle de estoque, gestão de pedidos, fluxo de caixa, emissão de notas e até um chatbot para automatizar as vendas pelo WhatsApp e pelo Instagram da sua empresa.
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