No Brasil, a Black Friday tornou-se uma grande data desde 2010 e passou a ganhar nos últimos anos uma adesão maior ainda do comércio de lojas físicas.
Embora a Black Friday seja considerada o maior dia de compras do ano nos EUA, a data só ganhou essa designação de forma consistente nos anos 2000, e hoje é adotada em vários países do mundo, como o Brasil.
Durante a Black Friday, os consumidores procuram por itens exclusivos com uma ótima relação de custo-benefício, ou seja, promoções. Por isso é importante dar atenção a esta data tão esperada para vender muito mais.
Neste post, você vai descobrir o que não pode faltar na sua loja virtual na Black Friday e como alavancar suas vendas de modo certeiro!

Vantagens do Black Friday Online

Aqui no Brasil, essa época do ano é mais conhecida como ‘’promoções pela internet’’ e nasceu com foco no negócio online. A temporada da Black Friday é o principal evento do ano no e-commerce e tem impulsionado as vendas de lojas virtuais, e é por isso que pode ser muito vantajoso ter um negócio online, principalmente nesta data especial.

Neste post, você vai descobrir o que não pode faltar na sua loja virtual na Black Friday e como alavancar suas vendas de modo certeiro!
Vantagens do Black Friday Online
Aqui no Brasil, essa época do ano é mais conhecida como ‘’promoções pela internet’’ e nasceu com foco no negócio online. A temporada da Black Friday é o principal evento do ano no e-commerce e tem impulsionado as vendas de lojas virtuais, e é por isso que pode ser muito vantajoso ter um negócio online, principalmente nesta data especial.

Um dos maiores motivos dos consumidores usarem as plataformas online para realizar as compras na Black Friday é, sem dúvidas, a eficiência de se fazer compras online! Não é preciso lidar com multidões, tráfego, vendedores insistentes ou filas longas.

A grande vantagem de fazer compras online na Black Friday é que o consumidor tem acesso a todos os produtos que a loja oferece. Por isso, revise seu estoque e se prepare para esta época movimentada, para não deixar seus clientes na mão! Um problema comum é que as lojas tradicionais muitas vezes esgotam os produtos, então o diferencial da loja online é justamente a possibilidade de estoque maior!

Além de todas essas vantagens, o comércio virtual também continua aberto para os internautas 24 horas por dia, não há limitações com relação ao horário de funcionamento, podendo alcançar muito mais clientes!

Para ter uma loja virtual de sucesso é preciso que você escolha a plataforma certa, que ofereça suporte durante a Black Friday para que tudo corra de acordo com o planejado de forma fluida e positiva.

A iSET é uma Plataforma de comércio online que ajuda seu e-commerce a lucrar mais na Black Friday, por meio de uma equipe de suporte e sucesso do cliente, sempre pensando no crescimento da sua marca!

O que não pode faltar em sua loja virtual na Black Friday

Para vender seus produtos como nunca é preciso pensar em algumas questões e realizar modificações nos seus planos de negócio. Por isso, aqui vai uma lista de ações que não podem faltar em sua loja virtual na Black Friday para você realizar e não perder nenhuma venda! Continue lendo.

Planejamento

Se você tem um e-commerce, deve saber que o planejamento é essencial sempre, não importando a data. Porém, na Black Friday (e até mesmo em outras datas importantes) seu planejamento deve sofrer ajustes significativos.

Faça todos os cálculos com antecedência. Comece pelo setor financeiro, verificando qual o fluxo do caixa e, claro, a viabilidade de realizar uma oferta realmente atrativa. Calcule também os descontos que irá realizar nesta data e qual será o seu lucro.

Segurança

Na Black Friday de 2013 criminosos aproveitaram a data para clonar lojas online e roubar dados de cartões de crédito dos consumidores que compraram produtos que estavam com a “metade do dobro” do preço normal, fazendo compras por impulso e de modo desatento.
Para evitar que esta mesma história aconteça com os seus clientes, foque na segurança da sua loja virtual e transpareça confiança à sua clientela.
Utilize certificados digitais de segurança, eles são ótimas ferramentas para tranquilizar seus clientes e aumentar a segurança do seu e-commerce. Para saber mais sobre esse selo, leia nosso post: ‘’5 dicas para aumentar a segurança do seu e-commerce’’.

Além disso, ofereça a garantia de que os dados dos consumidores serão criptografados, impedindo que terceiros consigam acessá-los e fazer compras em nome de seu cliente, por meio de protocolos de segurança HTTP e os certificados SSL.

Revise e prepare seu estoque

Seu maior medo deve ser realizar uma venda e não possuir o produto para entregar ao cliente, certo? As vendas da sua loja virtual podem receber um aumento significativo na Black Friday e, por isso, é importante ficar em alerta em relação ao número de itens disponíveis no seu estoque.

Para preparar seu estoque para a Black Friday é necessário desenvolver um planejamento estratégico, capaz de orientar as suas ações. Procure por dados das Black Fridays anteriores em que sua loja virtual participou e use-os como medida para este ano juntamente de outras métricas, como a taxa de conversão; que é o percentual de visitas que se converteram em vendas.
O ideal é contar com um serviço de gerenciamento de estoque para acompanhar em tempo real. Desta forma, o cliente já é avisado quando o produto estiver sem estoque. Por essa razão, é importante que a sua loja virtual esteja hospedada numa plataforma de e-commerce de qualidade que ofereça todas as integrações que sua loja precisa para alcançar o sucesso.
A iSET é uma Plataforma de E-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados. Na iSET você encontra todos os recursos necessários para vender pela internet de forma mais lucrativa e arrasar na Black Friday!

Atendimento ao cliente e formas de comunicação

Uma das dicas mais importantes que não pode faltar em sua loja virtual na Black Friday é o atendimento ao cliente. Podem aparecer clientes com dúvidas sobre a forma de pagamento, o frete ou sobre o seu produto, então, além de deixar todas essas informações bem claras na sua página, também disponibilize mecanismos de comunicação entre a sua marca e a sua clientela. Contar com uma equipe preparada para atendimento é essencial para o sucesso do seu negócio virtual na Black Friday.
São vários os meios de comunicação, entenda mais sobre cada um dos mais usados:
Redes sociais: os brasileiros estão cada vez mais conectados às redes sociais, por isso coloque sua loja no Facebook, Instagram, Twitter e outros para turbinar suas vendas na Black Friday e divulgar suas promoções e campanhas. Pense nas redes sociais que mais conversam com sua marca e aquelas em que se encontram seus clientes. Para saber como usar as redes sociais para alavancar suas vendas e atingir o sucesso do seu negócio, leia nosso post: ‘’Tendências para 2019 em atendimento no site e nas redes sociais’’.
E-mail marketing: Outra forma de comunicação útil e relativamente barata, que é capaz de despertar a curiosidade dos clientes e efetivar mais negócios durante a Black Friday, é enviar um e-mail marketing. Elabore uma mensagem chamativa e criativa, capriche no visual e envie e-mails diferentes para cada grupo do seu público- alvo.
Chat online: pode ser a melhor forma de atender imediatamente no ambiente digital, de forma humanizada e rápida, esta é a forma de comunicação preferida dos internautas.

Pesquisa e análise

Como dito anteriormente, caso sua loja virtual já tenha participado das edições anteriores da Black Friday, possivelmente algumas informações foram armazenadas. Revise e analise todos os dados dessa época de promoções. A pesquisa ser a sua guia para a Black Friday deste ano sobre as ações que você deve tomar para vender mais.
Alguns fatos para se analisar são: os acessos que seu e-commerce recebeu; as conversões realizadas; o ROI; o lucro e as vendas feitas. Ao realizar isso, é possível prever como serão as vendas da sua marca este ano e possibilitará que você faça a reformulação de estratégias que não deram certo nos anos anteriores.

Marketing para Black Friday

O marketing digital é fundamental para alcançar resultados satisfatórios para a sua loja virtual, seja na Black Friday ou no resto do ano. Esta é uma estratégia que não pode faltar em sua loja virtual na Black Friday.
O marketing é meio pelo qual a sua loja virtual irá se destacar no meio de tantas ofertas nesta data, atraindo consumidores que possivelmente comprarão no seu e-commerce.
São várias as estratégias que seu e-commerce pode usar, são elas:
SEO: Search Engine Optimization é uma ferramenta prática e econômica para impulsionar suas vendas; use palavras-chave corretas, nos lugares corretos e com a densidade correta para adotar essa estratégia a médio e longo prazo;
Inbound marketing: esta estratégia é focada nos gostos e desejos dos seu público-alvo a fim de oferecer a solução para o que eles precisam;
Marketing de Conteúdo: tem como objetivo engajar seu público-alvo através da criação de conteúdo relevante e que gere um valor maior para as pessoas no momento em que conhecem sua marca (é mais utilizada para o início do funil de vendas);
E-mail marketing e as Redes Sociais, anteriormente citados;
Seguindo essas estratégias, você pode ter vários benefícios, como o aumento do número de vendas, uma maior divulgação da sua marca e, em especial, a obtenção do status de autoridade dentro do seu segmento.

Invista no site

Para que tudo ocorra bem durante a Black Friday na sua loja, faça investimentos!
A Black Friday é sinônimo de muitos acessos na web, por essa razão, reforce sua infraestrutura digital para que a loja permaneça no ar durante os picos de vendas e não decepcione os consumidores.
Claro que escolher a plataforma certa também influencia no rendimento da sua marca, então certifique-se de que a plataforma onde sua loja está hospedada seja completa e ofereça todas as integrações, suporte e ajuda de que você e seu e-commerce precisam!
A iSET é uma Plataforma de E-commerce que possui todos os recursos e integrações necessárias para que a sua loja virtual realmente tenha resultados e atue de forma mais lucrativa na Black Friday!
Ademais, invista no design da sua loja online, pois a aparência dela pode afetar sua credibilidade, de modo negativo ou positivo. Os usuários apenas absorvem superficialmente os pontos mais importantes da página, como o layout (aparência) e banners animados ou outros chamativos, por isso, é importante dar atenção à estes fatores. Aposte em um layout bem simples, organizado, bonito e direto, e crie banners e categorias especiais para a Black Friday.

Muitos consumidores vêm a Black Friday como uma atividade divertida e preferem ir às ruas à procura de lojas em promoções. Este é um público que sua loja virtual deve estar atento, pois caso se esqueça dele, pode perder muitas vendas!

Assim, tente melhorar a experiência dos visitantes do seu site e possíveis consumidores, atraindo-os. Invista em descrições detalhadas e completas, além de usar imagens de qualidade e em vários ângulos dos produtos que está vendendo.

Por fim, as compras online permitem que as pessoas carreguem o site de todas as lojas nas quais estão interessados em fazer compras. E a sua loja pode ser uma dessas. Para se destacar e realizar a venda de seus produtos, pense no atendimento do cliente e no design da sua loja online, proporcionando boas memórias aos consumidores, transmitindo segurança e conforto.
Alavanque o senso de urgência
Assim como em outras datas comemorativas e promoções especiais, é importante aproveitar a Black Friday para alavancar o senso de urgência nos consumidores.
O senso de urgência é quando existe uma oferta tentadora e seu cliente dispõe do orçamento necessário e realiza a compra rapidamente, ele é decisivo para tirar o cliente ‘’de cima do muro’’.

Algumas táticas para alavancar o senso de urgência nas pessoas que acessam a sua página na Black Friday é colocar um cronômetro de promoção logo na primeira página do seu site. Outro modo é colocando um limite de tempo ou data de encerramento nas suas ofertas, além de limitar o número dos produtos. Isso poderá aumentar o número de vendas do seu e-commerce na Black Friday!

Pós-venda e fidelização

Por último e não menos importante: o pós-venda e fidelização dos seus clientes! Este é um fator que não pode faltar na sua loja virtual na Black Friday, pois é assim que você continuará vendendo mesmo depois que a promoção acabar!

Utilize o e-mail marketing a seu favor. Uma forma de realizar o pós-venda é enviando um e-mail cerca de 3 dias depois da entrega do produto, perguntando ao cliente como foi a experiência dele com a sua loja, se ele está satisfeito ou se em alguma sugestão para o atendimento.

Forneça um programa de fidelidade para aqueles que compraram com você. O Programa de Fidelidade pode funcionar a partir de pontos que os clientes que compram com você vão ganhando de acordo com a suas compras. Esses pontos podem ser trocados por brindes, cupons ou descontos em futuras compras. O objetivo dessa estratégia é fazer com que o consumidor compre com você e não com seu concorrente, fidelizando-o e vendendo mais!

Existem muitas formas de fidelizar seus clientes, por isso, pesquise muito e saiba qual o melhor jeito de agradar o público-alvo do seu e-commerce!

Como continuar vendendo muito mesmo depois que a Black Friday acabar?

Com certeza você não quer que quando a Black Friday acabe a suas vendas sigam o mesmo caminho, certo? Por isso, é necessário que você siga algumas estratégias e continue com algumas dicas que demos nesse post.

Para manter o fluxo de visitas na sua loja online e continuar atraindo clientes, divulgue artigos no seu blog, continue mandando notícias da sua marca por meio de newsletters e não abandone as redes sociais! Esses meios de comunicação são importantes e precisam ser mantidos atualizados periodicamente, de acordo com as necessidades do seu e-commerce e da sua clientela.

Sobre o e-mail marketing, acima citado, não deixe de tentar conquistar novos assinantes para a sua lista de e-mails. Segmente e personalize sua mensagens e envios, de acordo com temas, funil de vendas e horário. É através das newsletters que você mantém contato direto com seus compradores, enviando promoções, novidades de interesse deles e muitos outros assuntos!

Para que o tráfego da sua loja não caia não se esqueça de sempre investir em inovação. Mantenha o seu site atualizado, organizado e atrativo. Tenha novos produtos interessantes e úteis para seus clientes e os mantenha em destaque na sua loja virtual.

Todas essas dicas que não podem faltar na sua loja virtual durante a Black Friday também são convenientes durante todo o ano de atividade do seu e-commerce, e podem ser a resposta para o seu sucesso!