Vendo, mas não tenho lucro: veja como melhorar seus ganhos

28 abril, 2025

Vendo, mas não tenho lucro

Se você já parou para pensar “eu vendo, mas não tenho lucro! Qual é o meu erro?”, esse conteúdo vai te ajudar muito! Pode não parecer, mas essa é uma dúvida que atinge muitos empreendedores, de todas as áreas, e com companhias de diferentes portes.

Aliás, é importante que, desde já, você saiba que existem inúmeros fatores que interferem diretamente na lucratividade. Quer um exemplo? Em 2024, a Petrobras, uma empresa gigante e multimilionária, sofreu com uma queda de 70% nos lucros, de acordo com os dados do Monitor Mercantil.

O relatório indica que as causas por trás dessa redução são a desvalorização cambial, a desvalorização do real perante o dólar e a redução dos preços internacionais do petróleo. Ou seja: antes de se culpar, lembre-se de que também existem fatores externos a considerar.

Mas o que você pode fazer para mudar o cenário? Se você cansou de pensar “vendo, mas não tenho lucro”, continue a leitura e veja:

  • a diferença entre lucro e faturamento;
  • como calcular o lucro de um produto;
  • quais as principais causas de perda de lucro;
  • como aumentar a sua lucratividade.

Vamos lá? Bom aprendizado!

Qual a diferença entre lucro e faturamento?

O primeiro passo para superar a frustração que vem depois de pensar “vendo, mas não tenho lucro” é compreender alguns conceitos básicos. Os principais deles são a diferença entre lucratividade e faturamento — que, acredite, é significativa!

  • Lucratividade é um indicador financeiro que mede a eficiência de uma empresa em gerar lucro a partir da sua receita, ou seja, a entrada de dinheiro.
  • Faturamento, também chamado de receita bruta, é o valor gerado pelas vendas dos produtos ou serviços, antes da dedução de qualquer despesa.

Em outras palavras, enquanto o lucro diz respeito à receita total, antes dos custos fixos e variáveis (como impostos, custos para produção ou prestação de serviço, por exemplo), o faturamento é o percentual obtido após a dedução dos gastos essenciais.

Como calcular o preço de venda de um produto e obter lucro?

Existem 5 etapas essenciais para calcular corretamente o preço e obter lucro de um produto:

  • identificação do preço de venda;
  • cálculo do custo do produto vendido;
  • cálculo do lucro bruto;
  • subtração das despesas operacionais;
  • consideração dos impostos.

Veja os detalhes de cada uma a seguir.

1. Cálculo e identificação do preço de venda (PV)

Definir o preço de venda de um produto é o primeiro passo para mudar o seu cenário e a preocupação de pensar “vendo, mas não tenho lucro”. Esse valor deve ser competitivo e englobar todos os custos que antecedem a venda, como a aquisição ou produção do bem.

Para essa finalidade, você pode considerar:

  • pesquisas de mercado;
  • custo total do produto;
  • valor percebido pelo cliente.

Para exemplificar os aspectos, vamos imaginar um produto vendido a R$ 120,00. O cálculo para definição do preço de venda é: 

Preço de venda = custo do produto + despesas operacionais + margem de lucro desejada.

2. Cálculo do custo do produto vendido (CPV)

O CPV inclui todos os custos diretos para fabricar ou adquirir o produto antes da venda. Esses gastos estão relacionados a:

  • matéria-prima e insumos;
  • mão de obra direta;
  • frete de aquisição.

Por exemplo: para vender um produto de R$ 120,00, determinada empresa tem um custo de R$ 45,00. Este valor é o CPV de cada produto, ou seja, a soma do custo de matéria-prima + mão de obra direta + frete de aquisição.

3. Cálculo do lucro bruto

O lucro bruto é o valor que sobra após a venda do produto, antes do desconto das despesas operacionais e impostos. Ou seja:

Lucro bruto = PV – CPV, portanto, lucro bruto = R$ 120,00 – R$ 45,00

Neste caso, o lucro bruto da empresa por produto vendido é de R$ 75,00.

4. Subtração das despesas operacionais

Por fim, lembre-se de considerar as despesas operacionais, com todos os gastos indiretos da empresa, como:

  • aluguel e contas fixas, como contas de água, internet, luz;
  • salários (de colaboradores ou gestores, por exemplo);
  • marketing e publicidade;
  • taxas de pagamento (cartão de crédito e plataforma de e-commerce);
  • frete de envio ao cliente.

Por exemplo: imagine que uma companhia gasta R$ 30,00 em despesas operacionais por unidade vendida. Neste caso, o cálculo será:

Lucro líquido = lucro bruto – despesas operacionais, portanto, lucro líquido = R$ 75,00 – R$ 30,00 = R$ 45,00.

5. Consideração dos impostos

Os impostos variam conforme algumas especificidades, que vão desde o tipo de material vendido ou serviço prestado, até o tipo de negócio. Por exemplo, no Brasil, existem 3 principais regimes tributários:

  • Simples Nacional: 4% a 19% sobre o faturamento;
  • Lucro Presumido: calculado com base na margem de lucro estimada;
  • Lucro Real: imposto sobre o lucro líquido real.

Ou seja, se a empresa paga 10% de imposto sobre o faturamento, o cálculo será:

Imposto = R$ 120,00 x 0,10 = R$ 12,00

Lucro líquido final = R$ 45,00 – R$ 12,00 = R$ 33,00.

Portanto, o lucro líquido por unidade será de R$ 33,00.

Calcular o preço de venda de um produto, com todas as suas particularidades, é um passo essencial para evitar o pensamento “vendo, mas não tenho lucro”. 

Por este motivo, é crucial que, antes de disponibilizar um produto ou serviço, você estude o cenário econômico e reconheça as especificidades, tanto do seu negócio quanto do mercado de modo geral.

Vendo, mas não tenho lucro: qual é o meu erro?

Se você já compreendeu a importância de calcular o preço de venda de um produto, mas ainda não identificou as causas da sua falta de lucros, calma, nós te ajudamos! Confira alguns dos principais motivos que afetam a lucratividade de um negócio.

Custos e despesas elevados

Quando os gastos operacionais e custos fixos consomem grande parte da receita, o lucro tende a diminuir — ou desaparecer, caso não haja um controle de despesas eficiente.

O ideal é que você busque matérias-primas mais baratas, evite desperdícios na produção, corte gastos excessivos e reavalie as taxas de cartão de crédito, por exemplo, para ter condições mais atrativas.

Precificação incorreta e produtos com alta margem de lucro

Se o seu preço de venda não cobre todos os custos envolvidos na produção ou prestação do serviço, existem grandes chances de a sua empresa atuar no prejuízo.

Certifique-se de que seus valores são competitivos, ou seja, que respeitam o seu trabalho e dão conta de arcar com os custos associados para a venda. Outro ponto importante é dar preferência a produtos com alta margem de lucro. Assim, o seu ganho é mais garantido, mesmo com as despesas envolvidas.

Baixa venda e queda no faturamento

Caso a empresa não venda o suficiente, não há receita para cobrir os gastos e gerar lucro. Você precisa considerar a falta de demanda e os períodos de sazonalidade, por exemplo, mas também avaliar como anda a sua divulgação da marca.

É fundamental considerar a concorrência. Uma forma de se diferenciar é por meio de investimentos em marketing e presença digital.

Má gestão financeira

Se o pensamento “vendo, mas não tenho lucro” te aflige, existe uma grande possibilidade de erros na gestão financeira do seu negócio — às vezes, até mesmo sem que você perceba!

Não manter um bom controle de custos, gestão de compras e estoque, misturar conta pessoal e empresarial e não planejar um bom fluxo de caixa são ingredientes para uma receita desastrosa, que pode te custar muito caro!

Ineficiência operacional

Processos lentos e improdutivos impactam diretamente na sua eficiência, um fator extremamente significativo para a sua lucratividade. A falta de organização nas atividades reduz a capacidade de ganhos da sua companhia, além de aumentar os riscos de prejuízos diretos.

A melhor forma de contornar essa situação é por meio da automação dos processos. Também é crucial treinar colaboradores para lidar com as ferramentas e tarefas e, claro, monitorar a evolução das operações.

Alta carga tributária

Impostos elevados podem comprometer a lucratividade, principalmente se a empresa estiver enquadrada no regime tributário errado.

Neste caso, a melhor alternativa é consultar um especialista para descobrir qual a melhor opção para o seu caso. Assim, você garante que paga apenas os tributos que, de fato, estão relacionados ao seu negócio.

É claro que os aspectos acima são apenas alguns elementos para considerar na hora de entender por que sua lucratividade não está boa. 

A verdade é que, se você busca se livrar do pensamento “vendo, mas não tenho lucro”, é importante estudar o negócio de modo geral. Assim, você obtém um panorama amplo sobre o funcionamento geral das operações e identifica as melhores formas de ganhar.

Como aumentar a lucratividade do negócio?

A lucratividade de um negócio é muito volátil. Além dos pontos que causam uma queda significativa nos lucros do seu negócio, existem estratégias que ajudam a minimizar os riscos e auxiliam na hora de aumentar a receita.

Na tabela a seguir, você vê algumas formas de aumentar a margem de lucro e como aplicá-las no seu negócio.

EstratégiaComo aplicarExemplo prático
Vender mais sem aumentar os custosMarketing digital, novos canais, promoções inteligentes.Criação de um combo promocional para aumentar o ticket médio.
Reajustar preços de forma estratégicaPrecificação psicológica, planos e pacotes, aumento gradual.Testar um pequeno reajuste nos produtos mais vendidos antes de expandir.
Reduzir custos desnecessáriosNegociar com fornecedores, cortar desperdícios e automatizar processos.Revisar custos fixos e otimizar compras de matérias-primas.
Melhorar a eficiência operacionalSoftwares de gestão, treinamentos, otimizações de processos.Implementar um sistema de controle de estoque.
Adequar o pagamento de impostosEscolher o melhor regime tributário e buscar incentivos fiscais.Trocar Lucro Presumido por Simples Nacional.
Fidelizar clientes para gerar mais receitaProgramas de fidelidade, upsell e bom atendimento.Criar um clube de desconto para clientes fiéis.

Em outras palavras, aumentar a lucratividade não significa apenas vender mais, mas sim otimizar as vendas, reduzir os custos e operar de forma eficiente. 

Neste cenário, pequenos ajustes podem gerar grandes impactos no lucro da empresa, portanto, é essencial melhorar os processos continuamente, sempre em busca de preços mais lógicos e de clientes fiéis ao negócio.

Vamos melhorar a lucratividade do seu negócio?

Ufa, chegamos ao fim! A partir de agora, sempre que pensar “vendo, mas não tenho lucro”, você já sabe o que fazer para reverter a situação e recuperar seus ganhos. 

Porém, ainda temos uma última recomendação para o seu negócio — uma capaz de te ajudar não apenas com a lucratividade, como com a organização geral da sua empresa.

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  • venda multicanal;
  • separação de pedidos;
  • controle de custos;
  • precificação estratégica.

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