Gostaria de poder te dizer que existe um botão mágico que leva seu produto à primeira posição dos rankings, sem erro. Mas a verdade é que é preciso ter desenvoltura, dedicação, persistência e criatividade. Apesar de não existir mágica, existem passos que você pode tomar para chegar ao topo da página de resultados. Continue a leitura e veja 3 dicas para estar no ranking de melhores vendas!

 1. Organize seu público

Conhecer seu público ajuda a ter uma boa comunicação com ele! Afinal, se você não sabe para quem são as suas soluções, como você vai se comunicar efetivamente com essas pessoas?

Tenha como base o estudo completo do seu público-alvo e a persona que você quer atingir! Entenda as diferenças:

Público-alvo: representação geral dos clientes em potencial. 

Ex: Mulheres, 30-50 anos, que tenham interesse em produtos naturais.

Persona: perfil detalhado do seu cliente final. 

Ex: Ana, 40 anos, casada, mora na zona norte do Rio de Janeiro e trabalha na administração de um hospital, o seu objetivo atualmente é cuidar da sua saúde física e mental para ter um maior bem-estar diariamente. 

2. Promoções

Quem nunca saiu correndo para comprar um item que queria muito porque entrou na promoção? Sem dúvidas essa é uma palavrinha mágica que ativa o modo consumidor da grande maioria das pessoas.  

Talvez uma das dúvidas é: vale a pena fazer promoção? A nossa resposta é: SIM, VALE! 

 Abaixo veja três ideias que mostram como você pode iniciar essa ação:

  • Crie descontos para dar largada a alguns ciclos;
  • Aproveite para queimar os estoques;
  • Planeje promoções para datas especiais.

O objetivo básico da promoção é estimular a compra imediata de clientes em potencial através de incentivos a curto prazo. Desta forma, se você deseja realizar mais vendas de forma rápida o uso da promoção de vendas é uma excelente sacada. Essa é uma parte do mix de estratégias de vendas e marketing de praticamente todo lojista e empreendedor, elas ajudam a aumentar a comercialização e a movimentar o estoque. Sendo assim, as 2 categorias mais buscadas como estratégia de promoção são: programa de fidelidade e cupons. 

Programa de fidelidade: ajuda no feedback do seu produto ou serviço.

Cupons: é uma oportunidade única para o cliente efetuar a compra. 

Após um bom planejamento, é importantíssimo elaborar uma boa comunicação que desperte interesse dos clientes sobre o produto. Uma boa dica é aproveitar as datas sazonais para realizar promoções. Pois, geralmente, o cliente tem a sensação de que é uma oportunidade única de efetuar a compra.

3. Invista em Marketplaces

Sem dúvidas essa plataforma é uma tendência para 2022 e com a pandemia, o hábito de comprar online se tornou não só uma necessidade, mas uma prática confortável para muitos consumidores.

Curiosidade: você sabia que 1 em cada 4 brasileiros dão preferencia para compras online?

Segundo a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, realizada pela PayPal em parceria com a Edelman, o índice de compras online diariamente ou semanalmente subiu em 23%, além de que cerca de 55% dos brasileiros continuarão comprando online após o cenário.

Cadastrando seus produtos em um player de vendas como a Americanas, por exemplo, o seller expõe suas ofertas a uma audiência muito maior e já está habituada a realizar compras naquele canal. 

Além disso, os marketplaces possuem uma série de integrações para que o lojista inicie sua jornada no ambiente digital sem preocupações e com uma estrutura completa para que toda operação de vendas seja controlada.

Dica extra: use palavras chaves! 

Mas você sabe como encontrar a palavra-chave ideal para a venda do seu produto? Utilize o google trends!

O que é GOOGLE TRENDS?

Esta é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

Como a Conecta Lá pode te ajudar a estar no ranking de melhores vendas

Na Conecta Lá, o processo de cadastramento funciona de maneira única e o próprio sistema  faz o trabalho de jogar o catálogo de produtos em todos os marketplaces parceiros. 

Outro ponto interessante é que você tem o controle de todo o processo de vendas dentro desses grandes marketplaces, como perfil do cliente, criação de promoções, processo logístico e ainda tem acesso a um dashboard completo com o desempenho das suas vendas para entender como estar o seu posicionamento no mercado. 

Que tal conhecer um pouco mais desse formato de vendas? Basta clicar aqui e conversar com um consultor Conecta Lá!

A Conecta Lá escreveu esse post e é parceira do Bling.