Não é novidade que o marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia que pode trazer resultados muito positivos.
Essa é uma ótima opção para diversas áreas de um negócio, mas na hora de conquistar consumidores, quando se fala em loja virtual, o conteúdo se torna ainda mais importante.
Neste artigo, você aprenderá o que é marketing de conteúdo para e-commerce, como usá-lo no seu negócio e suas vantagens.
Vamos explicar, com detalhes, o que o marketing de conteúdo representa e, ao final do artigo, você não terá dúvidas sobre sua eficácia. Para entender tudo sobre esse assunto, continue com a gente!
O que você verá no artigo:
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma abordagem que visa atrair clientes a partir da produção de conteúdo estratégico. Ou seja, sua base é a produção de conteúdo, para diferentes canais, com o objetivo de fazer o possível cliente se interessar por aquele negócio, produto ou serviço.
Até pouco tempo atrás, a publicidade corporativa tratava o público como um consumidor passivo das ofertas que apareciam.
Em outras palavras, ele acreditava fielmente no que a marca propagava, e era naturalmente encaminhado para a compra.
Hoje, esse conceito mudou. As pessoas estão se tornando mais seletivas devido às muitas possibilidades que a internet oferece.
Com isso, elas já conseguem pesquisar outras opções e não ficam mais à mercê do que as empresas dizem, mas podem até mesmo conferir comentários e avaliações antes de adquirir qualquer coisa.
Neste contexto, o marketing intrusivo (como pop-ups indesejados) não tem o mesmo efeito de antes.
Para isso, investir na criação de conteúdo é uma das melhores estratégias. Afinal, o marketing com foco na informação permite que sua marca mostre todos os benefícios de seus produtos, aumentando o valor de seus itens e melhorando sua imagem e reputação no mercado.
3 vantagens do marketing de conteúdo para e-commerce
Especialmente para quem trabalha com e-commerce, essa estratégia pode ser muito benéfica, pois ajuda a atrair mais usuários para o seu site e transformá-los em consumidores.
Isso sem contar que melhora a experiência de compra e a satisfação do cliente, já que com todas as informações disponíveis, ele pode fazer uma compra mais assertiva.
A seguir, veja quais as principais vantagens de investir em conteúdo para seu e-commerce.
1. Maior alcance da sua loja virtual
Imagine que você decidiu começar um blog para o seu e-commerce. Nesse exemplo, vamos pensar em uma loja virtual de itens de maquiagem, tudo bem?
Você começou a trabalhar o marketing de conteúdo, e escreveu vários artigos relacionados à moda e beleza, com dicas de produções para diferentes ocasiões, dicas e reviews de produtos.
Agora, pense que um usuário fez uma busca no Google sobre maquiagem para um casamento de dia. Um assunto que você já abordou em um conteúdo no seu site.
Se seu artigo estiver bem escrito e otimizado, com boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), as chances de aparecer entre os primeiros resultados é grande — e você pode fazer a venda de alguns produtos graças a ele!
Deu para pegar a ideia? Agora, imagine quantas pessoas não pesquisam por dúvidas e termos relacionados aos seus produtos ou nicho?
Ou seja, fazer marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia indispensável, especialmente se você deseja chegar até aqueles que ainda não conhecem sua marca. Afinal, seu site tem mais chances de ser exibido, alcançando um público maior.
Leia também: Como abrir uma loja de cosméticos: documentação, divulgação e mais!
2. Atração de público qualificado
Já deu para entender que o marketing de conteúdo para e-commerce é ótimo para atrair pessoas, não é? Porém, você só terá resultados se atrair o público certo!
E essa é mais uma das vantagens dessa estratégia. Afinal, ao trabalhar com termos relacionados ao seu nicho, criando conteúdos informativos e educativos, você consegue atrair visitantes qualificados para sua loja.
Isso porque as pessoas que pesquisam sobre os assuntos que você aborda, certamente possuem interesse neles, seja porque desejam entender mais sobre isso, querem descobrir soluções ou já estão prontos para comprar, mas querem tirar dúvidas e conferir mais informações.
Porém, é preciso ter algo em mente: antes de criar conteúdo, você precisa saber exatamente quem quer atrair. Você deve entender suas necessidades, dúvidas e interesses para direcionar os conteúdos para o público certo.
3. Redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
O e-commerce é um modelo de negócio que chama muita atenção por exigir um baixo investimento. No entanto, mesmo com os custos reduzidos, se comparado a uma loja física, você ainda possui um gasto em todo caso: o CAC ou custo de aquisição de clientes.
Essa é uma métrica importante para qualquer empresa, pois indica quanto foi gasto em marketing e divulgação para converter uma pessoa em cliente. No caso da internet, transformar um usuário em consumidor.
Para isso acontecer, ele precisa conhecer a sua loja, ser impactado com anúncios e conteúdos, sentir que seu e-commerce é confiável, etc. E em cada um desses passos, há custos:
- para manter seu site ativo, você paga uma boa plataforma de e-commerce, hospedagem e afins;
- para criar o conteúdo, você investe tempo ou paga um profissional para isso;
- para veicular anúncios nas redes sociais, Google e outros, é preciso investir dinheiro.
O cenário ideal para qualquer empreendedor é ter um CAC baixo, que as vendas possam cobrir e ainda gerar lucro.
E o marketing de conteúdo para e-commerce é um excelente caminho para isso, já que você pode educar seus potenciais clientes sobre seus produtos e serviços, dando informações detalhadas, avaliações, tutoriais e mais.
Isso pode influenciar positivamente a jornada de compra, tornando a tomada de decisão do cliente mais rápida e fácil, sem precisar de outras estratégias de custos mais altos para convencê-lo, como os anúncios pagos para remarketing.
Como colocar o marketing de conteúdo em prática?
Agora que você sabe quais os benefícios do marketing de conteúdo para as lojas virtuais, que tal aprender algumas dicas práticas para implementar em seu negócio? Vamos lá!
Faça uma boa pesquisa de palavras-chave
Escrever conteúdo por escrever não vai trazer resultado: você precisa fazer sua publicação ser encontrada, e uma das ferramentas mais importantes para isso são as palavras-chave.
Essas palavras nada mais são que termos relacionados aos seus produtos e nicho que as pessoas tendem a procurar nos mecanismos de busca.
Se você trabalha com calçados masculinos, por exemplo, alguns termos que seu público pode utilizar são: sapato social masculino, tênis de corrida masculino, tênis casual para homens e afins.
O ideal é que você levante os principais termos e trabalhe seus conteúdos com base neles, assim, quando o seu potencial cliente pesquisar por isso, terá mais chances de encontrar seu artigo ou a página do produto.
Existem diversas ferramentas de marketing digital que podem te ajudar a definir palavras-chave, como o Google Keyword Planner (gratuito) e SEMrush (versão gratuita e paga).
Para simplificar, se não puder usar alguma ferramenta no momento, um bom começo é pensar como seu cliente e tentar entender os tópicos que podem ser do seu interesse.
Além disso, pense em como sua pergunta será feita no Google e use-a como palavra-chave. Por exemplo: “como escolher tênis de corrida?”, “quais os melhores sapatos sociais?”, entre outros.
Leia também: SEO para Marketplace: como fazer e deixar sua loja no topo das buscas
Crie descrições detalhadas para os produtos
No e-commerce, é importante que a descrição do produto seja a mais completa possível.
Afinal, os consumidores não querem apenas investigar preços, mas também conhecer todos os detalhes dos produtos que compram, como:
- funcionalidades;
- composição;
- especificações técnicas;
- cor e tamanho;
- entre outros.
Além disso, como as pessoas não têm o mesmo suporte de uma loja física, é fundamental que todas as informações estejam na página para que elas não se sintam insatisfeitas com sua compra online e até supere as expectativas.
Também é importante trabalhar com boas imagens e vídeos para que a pessoa consiga, dentro do possível, “ver” o produto como faria presencialmente.
Tudo isso, claro, lembrando de otimizar a página. Aqui, as palavras-chave também são relevantes: elas podem aparecer no título da página, no nome do produto, na descrição e até no texto alternativo das imagens.
Diversifique os formatos de conteúdo
O marketing de conteúdo não precisa ser só texto, sabia? Você pode usar essa estratégia em diferentes formatos, desde que ofereça aos usuários um conteúdo de qualidade e relevante.
Uma dica para tornar a produção mais dinâmica e alcançar pessoas em outros canais, é investir em vídeos, tutoriais, guias, listas, imagens e infográficos.
Por exemplo: se você vende produtos de pele, uma boa ideia é criar um infográfico com o passo a passo de uma rotina de skincare. Além de ser um conteúdo útil, ele pode gerar compartilhamentos, o que é ótimo para o alcance da loja.
Vale a pena criar um blog para e-commerce?
Depois de ler este artigo, certamente você já entendeu que vale muito a pena ter um blog em seu e-commerce, não é? Afinal, esse é um dos principais canais para trabalhar as estratégias de marketing de conteúdo.
Se sua loja virtual tem um blog bem feito, com bons conteúdos e otimizado, você consegue:
- atrair público qualificado (pessoas com mais chances de se tornarem seus clientes);
- aumentar o tráfego orgânico do seu site (sem precisar pagar anúncios para isso);
- fortalecer a autoridade da sua marca (ao compartilhar conteúdos relevantes, você aumenta a confiança e credibilidade perante o público);
- aumentar a sua visibilidade online (seus conteúdos podem aparecer para mais pessoas se estiverem otimizados).
Ou seja, ter um blog é uma excelente estratégia para atrair mais pessoas, reduzir o custo de aquisição de cliente e, claro, gerar vendas!
3 dicas práticas de marketing digital para e-commerce
Para fechar com chave de ouro, que tal conferir algumas estratégias de marketing para e-commerce? Associadas ao marketing de conteúdo, elas podem fazer seu negócio decolar. Confira!
1. Faça campanhas de e-mail marketing
O e-mail é um canal cheio de oportunidades, e se você ainda não usa, pode estar perdendo boas vendas.
Uma estratégia muito interessante para e-commerces é o e-mail marketing, que nada mais é que usar o endereço eletrônico dos seus clientes ou possíveis clientes para enviar novidades da loja, dicas, conteúdos e afins.
Para isso, o primeiro passo é conseguir o e-mail dessas pessoas, certo? Uma forma de fazer isso é criando formulários para serem preenchidos em troca de conteúdos ricos, como e-books.
Dessa forma, o usuário ganha um material legal e te fornece algumas informações, como o e-mail e telefone.
Depois, basta usar esses dados para criar conteúdos personalizados para convertê-los em clientes ou fazer novas vendas para aqueles que já fazem parte da sua base.
2. Trabalhe com influenciadores digitais
Fechar parcerias com os influenciadores é uma estratégia interessante para e-commerces, pois ajuda a dar visibilidade ao seu negócio. E o melhor de tudo: você alcança uma audiência segmentada.
Para isso, você precisa trabalhar com os influenciadores certos, que falam de temas do seu nicho e tenham um conteúdo alinhado ao seu.
Dessa forma, é possível promover seus produtos ou serviços, aumentando as chances de fazer novas vendas.
3. Crie campanhas de remarketing
O abandono de carrinho, infelizmente, é um problema que toda loja virtual pode enfrentar.
Apesar de não ser o cenário ideal, ele pode te gerar uma informação valiosa: você consegue saber quais usuários que se interessaram por seus produtos ao ponto de colocá-los no carrinho, mesmo que não tenham concluído a compra.
Dessa forma, você já sabe que o desejo existe, e só precisa trabalhar as estratégias certas para quebrar as objeções e converter o usuário em cliente.
Uma forma de fazer isso é com o remarketing, que nada mais é do que entrar em contato com essas pessoas ou impactá-las com novos conteúdos para fazê-los concluir a compra.
Para isso dar certo, é muito importante ter um pixel de rastreamento em seu site para conseguir identificar os usuários que chegaram até o checkout, mas não adquiriram o produto.
Com essa informação em mãos, você já pode começar algumas estratégias em prática, como direcionar anúncios personalizados para eles ou enviar um e-mail marketing, por exemplo.
Use um ERP na gestão do seu e-commerce!
Se você colocar essas estratégias em prática, não tenha dúvidas de que sua loja virtual será um sucesso! E, quando isso acontecer, é bom que você esteja preparado. Afinal, não vão faltar pedidos para organizar, preparar e enviar.
Para tornar esse processo mais prático, uma boa dica é contar com um sistema de gestão integrada, como o Bling. Dessa forma, é possível administrar as diferentes áreas do seu negócio, como o financeiro e a logística, em um único lugar.
Além disso, usando nosso sistema, você pode:
- fazer cadastro de fornecedores;
- emitir as notas fiscais dos seus clientes;
- integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
- organizar e administrar seu estoque;
- controlar e gerenciar seus envios.
Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil. Demais, não é? Então, que tal experimentar o ERP do Bling gratuitamente? Faça um teste e veja como nosso sistema funciona na prática.