Segundo um levantamento realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal), o mercado de cosméticos apresentou um crescimento de 5,4% entre 2021 e o primeiro semestre de 2022.

Isso demonstra que esse setor está crescendo e se tornando uma grande oportunidade de negócio para quem deseja empreender e obter lucros.

Portanto, se você deseja começar um negócio com possibilidade de alta rentabilidade, apostar no setor de cosméticos pode ser uma boa estratégia. 

Porém, você sabe como abrir uma loja de cosméticos? Entende como fazer uma empresa crescer? Não? Então, siga com sua leitura e descubra informações importantes para o sucesso do seu negócio. Confira!

Loja de cosméticos física ou virtual: qual a melhor opção?

Antes de falarmos sobre como montar uma loja de cosméticos, vamos entender quais são os modelos existentes no mercado e as vantagens e desvantagens de cada um. Veja:

Loja física

Vantagens

  • Oportunidade para o cliente experimentar o produto;
  • Facilidade na entrega (o cliente geralmente sai da loja com o produto em mãos);
  • Proximidade com o consumidor, criando um atendimento mais humanizado e exclusivo;
  • Possibilidade de negociação de preços;
  • Menor índice de troca ou devolução de produtos.

Desvantagens

  • Maior custo em despesas (aluguel, água, luz, manutenção);
  • É necessário estar em dia com licenças e vistoria para o estabelecimento poder funcionar;
  • Espaço adequado para expor os produtos, armazenar mercadorias e comportar a circulação dos clientes e funcionários.

Loja virtual

Vantagens

  • A loja fica aberta 24 horas por dia, assim, o cliente pode comprar a hora e de onde que quiser;
  • Baixo custos operacionais, uma vez que não é necessário adquirir móveis, alugar espaço, realizar limpeza, entre outros;
  • A loja virtual pode ser lançada rapidamente e não possui alto custo;
  • Pode atender clientes de diversas regiões;
  • Diferentes formas de pagamentos (PIX, boleto bancário, cartão de crédito).

Desvantagens

  • O cliente fica mais ansioso para receber os produtos;
  • O produto pode não atender às expectativas do cliente por ele não ter experimentado antes;
  • Insegurança de comprar um produto sem conhecer mais sobre a loja;
  • Possibilidade de atraso ou avarias na entrega do produto;
  • Valor alto do frete pode desincentivar a compra;
  • Dificuldade de realizar troca ou devolução da mercadoria.

Diante dessas informações, cabe a você avaliar os prós e contras de cada modalidade e escolher aquela que faça sentido para o seu negócio, público-alvo e orçamento disponível para o investimento.

Leia também: 10 benefícios para um lojista físico abrir uma loja virtual

Como abrir uma loja virtual de cosméticos?

Para abrir uma loja de cosméticos, existem alguns passos importantes, como: escolher o modelo de negócio, legalizar a empresa, estar de acordo com a legislação, definir um público-alvo, adquirir os equipamentos necessários e divulgar sua loja. Além disso, contratar um sistema de gestão de empresas pode ajudar a manter a administração do seu negócio em dia. 

A seguir, confira cada uma dessas dicas para abrir uma loja de cosméticos em detalhes. 

1. Escolha o seu modelo de negócio

O primeiro passo de como abrir a sua loja de cosméticos é escolher o seu modelo de negócio, conforme falamos anteriormente.

Além disso, você deve definir qual será o modelo da sua empresa, por exemplo:

  • Franquia de cosméticos;
  • Loja de multimarcas;
  • Marca própria;
  • Quiosque de maquiagem.

Após definir esse tópico, você deve fazer um plano de negócio para abrir a sua loja e conseguir bons resultados.

2. Legalize a sua empresa

Outro ponto importante em como abrir uma loja de cosméticos é o obter o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Mas, antes você definir qual será o tipo da sua empresa:

  • MEI – Microempreendedor Individual (faturamento anual até R$ 81 mil);
  • Empresa Individual (faturamento anual superior a R$ 60 mil);
  • Sociedade Limitada (Ltda.);
  • Sociedade Anônima (S/A).

3. Conheça a legislação do seu segmento

O próximo passo de como abrir uma loja de cosméticos é estar por dentro das leis que regulamentam esse segmento e os documentos necessários para a sua loja funcionar.

Uma loja física precisa dos seguintes documentos para ser regulamentada:

  • Contrato social;
  • Registro do Contrato Social;
  • Registro na Secretaria da Receita Federal;
  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Registro na Prefeitura;
  • Registro no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Nacional);
  • Registro no Sindicato Patronal;
  • Alvará de Funcionamento.

Além disso, você deve conhecer a legislação referente ao município de sede da sua loja. Portanto, verifique as regras de funcionamento dos seguintes órgãos:

  • Código de Defesa do Consumidor (CDC);
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É importante lembrar que a venda on-line também é amparada pelo Código de Defesa do Consumidor. Entre as orientações, você deve incluir no site a razão social, CNPJ e endereço da loja

Portanto, se você ainda não abriu formalmente a sua empresa, comece por aí!

4. Defina o público-alvo

Em seguida, é fundamental definir o público-alvo do seu negócio e o tipo de produto que você irá vender na sua loja.

Para isso, você pode analisar o mercado para entender quem está comprando dos seus concorrentes ou até encomendar pesquisas para descobrir quais produtos o seu público pode se interessar. 

Dessa forma, você pode definir uma estratégia específica e ter maiores chances de atrair clientes e fidelizá-los.

5. Adquira as ferramentas necessárias

Independentemente do modelo da sua loja (física ou virtual), ela requer equipamento e ferramentas para funcionar. Como:

  • Computador;
  • Impressora para imprimir as etiquetas dos produtos;
  • Sistema de pagamento e recebimento dos valores.

No caso da loja física, você vai ter um pouco mais de trabalho. Além desses itens acima, é necessário alugar ou comprar um espaço físico, montar a estrutura, móveis, etc.

Isso sem falar na gestão do ponto de venda, o processo de aquisição e pagamento que o seu cliente vai passar durante a compra na loja física. 

Para vender no balcão com eficiência e agilidade, você precisa controlar o estoque, emitir notas fiscais com facilidade, acompanhar as entradas e saídas, entre outros passos. 

A boa notícia é que um ERP como o Bling pode te ajudar nessa etapa. Confira mais informações sobre a funcionalidade de PDV do nosso sistema

Já para a atuação somente pela internet, os pontos mais importantes são: ter uma plataforma e-commerce e um local para estocar os produtos. 

6. Divulgue a sua loja

Quando uma empresa nasce, ela não é conhecida pelos clientes. Sendo assim, você precisa divulgá-la para os consumidores saberem que ela existe e quais produtos vende.

Você pode fazer a divulgação em redes sociais, por ser uma alternativa de baixo custo. Assim, é possível explicar como o produto funciona e mostrar mais detalhes dele.

Não sabe por onde começar? Confira algumas dicas no infográfico abaixo:

como começar a vender pelo instagram

Além disso, é importante se preocupar com a satisfação dos clientes, pois eles vão falar da sua loja com outras pessoas.

Portanto, é importante causar uma boa impressão para que a experiência do cliente seja positiva e atraia mais pessoas para o seu negócio.

O que é preciso para abrir uma loja de cosméticos?

Para montar uma loja de cosméticos é essencial cumprir alguns requisitos básicos, como:

  • Documentação (RG, CPF, comprovante de residência, Imposto de Renda, IPTU, contrato de locação ou compra e venda);
  • Plano de negócio;
  • Espaço de funcionamento (no caso de loja física) ou plataforma e-commerce (para vendas on-line);
  • Equipamentos e ferramentas;
  • Estoque de produtos.

Conte com um ERP para facilitar a gestão da sua loja! 

Como vimos ao longo deste artigo, existem diversas etapas essenciais para uma loja funcionar corretamente.

Além disso, é importante contar com recursos tecnológicos para auxiliar nesse processo, como o sistema ERP, por exemplo.

Um software de gestão pode proporcionar mais agilidade e autonomia para os processos administrativos da sua loja.

Para isso, você pode contar com a ajuda do Bling, um sistema que permite e automatização de processos, como:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Organização de estoque;
  • Integração com e-commerce e marketplaces;
  • Controle financeiro;
  • Emissão de relatórios e etiquetas;
  • E muito mais!

E aí, gostou de saber como abrir uma loja de cosméticos? Então, não perca tempo e coloque as nossas dicas em prática. 

E não esqueça de contar com a ajuda do Bling para melhorar a administração do seu negócio. Faça um teste gratuito e veja como nosso sistema pode te ajudar na prática!