Para facilitar a gestão monetária do negócio, um sistema ERP financeiro é uma ferramenta fundamental. Com este instrumento, além de organizar as transações, você consegue gerenciar o patrimônio total da empresa, evitar prejuízos e desfrutar de inúmeros benefícios estratégicos para a companhia.

Aliás, as vantagens do ERP são os principais motivos que levam gestores a investir nos sistemas. Segundo o Mordor Intelligence, espera-se um crescimento de 9,76% para o mercado até 2029, quando os valores de aporte devem chegar aos US$ 103,95 bilhões.

Se você deseja compreender mais sobre a importância do ERP para gestão financeira, este material é para você! Hoje, falamos sobre: 

  • o que é um ERP e como se diferencia de um ERP financeiro; 
  • qual a função desta ferramenta na gestão monetária de uma empresa; 
  • quais as vantagens de contar com um sistema ERP para gestão financeira;
  • como escolher um ERP que funcione para suas necessidades. 

Boa leitura! 

O que é um ERP? 

O Enterprise Resource Planning, termo em inglês para “planejamento de recursos empresariais”, é uma solução de software integrada que auxilia as empresas com o gerenciamento e automação de processos relacionados à companhia. Esta ferramenta centraliza informações e atividades de todos os setores a fim de facilitar o controle, análise e tomada de decisões estratégicas. 

Com o armazenamento dos dados no software, é possível obter diagnósticos aprofundados a respeito das medidas necessárias para aumentar a produtividade, reduzir gastos e otimizar a execução das tarefas. Ou seja, este sistema sincroniza os setores da empresa e automatiza alguns processos para deixar o trabalho mais assertivo e eficaz.

Existe diferença do ERP para o ERP Financeiro?

A ferramenta de gestão ERP é a mesma, um software que se utiliza de tecnologia para automatizar processos. Por sua vez, o ERP financeiro é um módulo voltado a este setor do negócio, desde a parte de fluxo de caixa, gestão de caixa, emissão de notas fiscais e outros aspectos burocráticos que envolvem valores. 

Para esclarecer estes pontos, consulte a tabela abaixo. 

ASPECTOERPERP FINANCEIRO
EscopoAbrange todos os departamentosFocado nas finanças e contabilidade
FuncionalidadeMúltiplas áreas interligadas simultaneamenteExclusivas para gestão financeira
ObjetivoOtimização geral da empresaControle e planejamento financeiro
Principais usuáriosVários departamentos simultaneamenteEspecificamente setores financeiro e contábil

Simples, certo? Em outras palavras, podemos dizer que o ERP financeiro é um módulo do ERP e funciona como parte integrante deste. Mas, afinal, quais as funcionalidades deste software para gestão financeira? É o que veremos a seguir! 

Qual é a função do ERP na gestão financeira das empresas?

O sistema ERP financeiro serve para auxiliar na gestão monetária da empresa. Com esta ferramenta, é possível conectar todos os dados relacionados ao financeiro, como valores a entrar e sair, num único sistema. Desta forma, você obtém uma visão mais ampla e segura sobre o negócio e as suas decisões empresariais. 

Em tempos de venda on-line em múltiplos canais, o ERP financeiro é um grande aliado, pois sincroniza compras, vendas, pagamentos, estoque e entregas. Assim, o trabalho é mais fácil e os erros e falhas são menos recorrentes. 

6 funcionalidades do ERP Financeiro que você deve conhecer

Um ERP é um sistema de gestão que engloba todas as áreas do negócio. Quando aplicado ao financeiro, este software auxilia os gestores na melhoria dos processos. Algumas das funcionalidades mais comuns são:

  • faturamento: os resultados da empresa são atrelados ao sistema que, de forma automática, sincroniza entradas e saídas;
  • financeiro: conta com controle e fluxo de caixa automatizados;
  • compras: auxilia na organização de compras de produtos ou matéria-prima de fornecedores e evita despesas relacionadas à falta ou excesso de mercadoria em estoque;
  • estoque: controle e giro de estoque integrados;
  • gestão de vendas: organização, gerência das vendas e acompanhamento da jornada de compra do cliente; 
  • fiscal: emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial. 

Estas são algumas das funcionalidades do ERP financeiro para seu negócio que, quando bem aplicadas, oferecem vantagens extremamente estratégicas, como veremos a seguir. 

Top 10 vantagens do ERP Financeiro

Em um negócio ativo, todas as áreas estão ligadas ao financeiro de alguma forma. Por este motivo, os benefícios de automatizar um ERP financeiro são facilmente identificados. Confira, abaixo, os principais. 

1. Automação de processos repetitivos

Um ERP financeiro automatiza processos como lançamento de despesas, pagamentos e conciliações bancárias, de modo a reduzir o trabalho manual e os riscos de erros. 

2. Centralização e integração dos dados

O sistema reúne e integra os dados de todos os setores da companhia num único lugar, de forma organizada e fácil de enxergar. Assim, você vê claramente as entradas e saídas de recursos e seus destinos. 

3. Controle e visibilidade em tempo real

O software mantém o controle total e em tempo real de toda a alocação dos recursos financeiros da companhia por meio de relatórios imediatos. Com este recurso, auditorias, balanços e a tomada de decisões são mais simples e eficientes. 

4. Precisão e redução dos erros

A tecnologia por trás do ERP atua por meio da padronização dos processos, de modo a eliminar as chances de erros e garantir que todos os procedimentos sigam a mesma régua de qualidade e precisão. 

5. Conciliação bancária facilitada

Chega de dores de cabeça com o banco! Com o ERP, você automatiza a conciliação bancária e facilita a comparação de extratos e registros fiscais, com menos chances de erros e falhas. 

6. Economia de tempo e recursos

Ao automatizar as tarefas, você tem a liberdade de realocar recursos (tempo, dinheiro, força de trabalho) de forma mais inteligente e estratégica. Assim, além de economizar, você também investe melhor.

7. Facilidade na conformidade legal e tributária

Além de facilitar o seu dia a dia, o ERP financeiro te salva de inadimplências fiscais e problemas tributários ou legais. Ao configurar a ferramenta, você cria os parâmetros necessários para que suas obrigações com a Receita Federal e outros órgãos reguladores estejam sempre em dia. 

8. Acesso a relatórios detalhados

O ERP elabora relatórios completos sobre todas as movimentações financeiras de um negócio para que você não perca nenhum detalhe sobre o que entra ou sai da sua companhia. 

9. Segurança dos dados e backup

O próprio sistema realiza backups periódicos para evitar a perda de informações sobre seu negócio ou seus consumidores e garantir a segurança. Desta forma, você evita vazamentos ou perda de dados sensíveis e particulares. 

10. Facilidade de acesso e colaboração 

Um ERP hospedado em nuvem permite o acesso remoto e facilita a rotina de trabalho, especialmente dos colaboradores que atuam remotamente. Você pode delimitar os níveis de entrada e garantir a visualização apenas por quem é de determinado setor, por exemplo. 

Além dessas vantagens, o uso do ERP financeiro te livra dos desafios de manter um controle monetário e contábil por meio de planilhas e cadernos, por exemplo. Apesar de parecerem mais simples, estes métodos não são seguros e estão constantemente sob o risco de perda ou inconsistência nos dados.

Outra desvantagem de não usar um ERP está na limitação da escalabilidade. Afinal, imagine que, em determinado período do ano, suas vendas aumentam, o que leva a um crescimento equiparado no fluxo de entrada e saída de valores e produtos. Estes momentos, naturalmente, exigem mais força de trabalho — e limitam a atuação dos colaboradores em tarefas de maior valor. 

Ou seja: além de garantir a sua segurança financeira e fiscal, o sistema de ERP permite uma reavaliação na alocação de mão-de-obra. Assim, enquanto o software opera para garantir controle e organização, os funcionários atuam em áreas que exigem pensamento crítico e criatividade. 

Quando é recomendado uma empresa utilizar o ERP financeiro?

Recomenda-se a adoção de um ERP quando a empresa enfrenta desafios de gestão que dificultam o crescimento, eficiência operacional e tomada de decisões estratégicas. O sistema é indicado para as situações em que a centralização e automação dos processos são necessárias para melhorar a produtividade e reduzir a ocorrência de erros. 

Alguns dos principais motivos são: 

  • busca pelo crescimento da empresa; 
  • falta de organização e sintonia entre as áreas; 
  • dificuldade na geração de relatórios de gastos e ganhos; 
  • problemas de controle e precisão; 
  • complexidade dos processos; 
  • gestão financeira ineficiente; 
  • dificuldade ou inadequação às normas legais; 
  • aumento de competitividade no mercado; 
  • necessidade de escalabilidade e flexibilidade; 
  • busca por redução de custos. 

Aliás, vale reforçar que a implementação de um ERP não se restringe às empresas de grande porte. Mesmo companhias menores, independentemente do nicho de atuação, se beneficiam muito do uso de um sistema integrado para cuidar das finanças e de outros departamentos.

Como o ERP financeiro irá auxiliar meu negócio?

O ERP financeiro auxilia em todo o processo financeiro da empresa, principalmente a gestão e fluxo de caixa, que considera todas as receitas e despesas para a operação funcionar e obter lucro. Também faz parte do módulo financeiro do ERP, a emissão de notas fiscais de maneira automatizada, já com o cálculo de impostos e outras burocracias. 

Também é importante lembrar que o ERP fornece uma visão holística de todos os procedimentos de aquisição e venda da companhia. Ou seja, você enxerga, de forma clara e simples, tudo o que acontece e pode identificar áreas para aplicar melhorias ou alterações que agreguem valor às operações. 

Como escolher um bom sistema ERP financeiro?

Escolher um bom ERP faz toda a diferença entre conseguir ou não desfrutar das vantagens que este sistema oferece. A seleção de uma boa ferramenta impacta diretamente a eficiência e os resultados da companhia. 

O processo de decisão deve considerar as necessidades específicas do negócio, o orçamento disponível para contratação e as funcionalidades disponíveis na plataforma. Via de regra, sempre que você busca um software para sua empresa, é importante ter em mente os seguintes critérios:

  • Quais as necessidades da minha empresa? 
  • Quais funcionalidades este sistema me oferece?
  • Como é a usabilidade desta ferramenta?
  • Esta ferramenta é escalável?
  • É melhor um armazenamento local ou em nuvem?
  • Quanto custa este sistema?
  • É possível integrar este software a outros?
  • Terei acesso a suporte técnico especializado?
  • O que outras empresas falam desta ferramenta?
  • Posso fazer um teste antes de contratar?

Com estes aspectos, é possível avaliar boa parte dos pontos de atenção antes de contratar um ERP financeiro — ou qualquer outra ferramenta para seu negócio. 

Tenha atenção ao que cada empresa te oferece, saiba qual o seu orçamento máximo disponível e tenha certeza de que, ao escolher sua nova parceria, poderá contar com um suporte técnico completo e de qualidade.

Pronto para conhecer seu próximo ERP financeiro?

Agora que você já sabe mais sobre o ERP financeiro, que tal conhecer sua parceria para o futuro e crescimento do seu negócio?

Prazer, somos o Bling: uma plataforma de gestão de negócios completa e 100% preparada para te ajudar a lidar com as rotinas financeiras e contábeis do seu negócio! 

Com o Bling, você tem, na mesma plataforma: