A Inteligência Artificial (IA) voltada para vendas online é uma tecnologia que já está disponível para ajudar lojistas em diversas atividades.  

Essa ferramenta pode ser usada para recomendar produtos, personalizar a experiência do cliente, gerenciar estoques, detectar fraudes e analisar dados de vendas. 

Trazendo aos empreendedores maior velocidade e assertividade. 

Segundo pesquisas na área do varejo, a automação e a inteligência artificial são fortes tendências para este setor, incluindo e-commerces e indústrias durante este ano.

Realizado com mais de 200 empresas de múltiplos setores, no Brasil e em outros países como: Colômbia, Chile, Peru e Argentina, esse estudo mostra que 66% das empresas têm a pretensão de aumentar o investimento na IA para ganhar escalabilidade nas vendas.

O destaque da IA nesse sentido vai para os setores de logística, varejo, e-commerce e indústrias – os que apresentam o estágio mais avançado nessa estratégia e em operações de tecnologia de automação.

Como a inteligência artificial está cada vez mais presente em nosso cotidiano, inclusive em situações que às vezes sequer imaginamos, com inúmeras possibilidades de uso que se estendem a diversos setores, por que ela não estaria também no comércio eletrônico?

IA pode ser usada no meu e-commerce?

A inteligência artificial para e-commerce é feita por meio de algoritmos computacionais inteligentes, que trabalham de forma similar ao cérebro humano, porém com muito mais velocidade e maior capacidade para lidar com grande volume de informações. 

Esse recurso atua de formas diferentes em um e-commerce e pode estar presente em diversas áreas e etapas do segmento – oferecendo agilidade nos processos – sem precisar ser um especialista em tecnologia para usar tal recurso.

Já existem disponíveis ferramentas de IA para e-commerce que inclusive ajudam gestores e donos de negócios digitais a economizar tempo, recursos, aumentar suas vendas e melhorar a relação com a clientela. 

Benefícios da inteligência artificial para o e-commerce

A inteligência artificial para e-commerce vem literalmente transformando as vendas na internet, mudando as estratégias e a comunicação com o cliente e impactando de forma direta na experiência do cliente, que por consequência reflete nos resultados de conversão. 

Além desses, citamos abaixo outros benefícios deste recurso:

  • Automação das operações;
  • Redução de custos; 
  • Análises mais profundas;
  • Informações obtidas em tempo real;
  • Disponibilidade de atendimento 24/7;
  • Personalização dos atendimentos;
  • Melhora a experiência de compra;
  • Maiores taxas de conversão;
  • Fidelização de clientes.

Desvantagens da IA

Como todo bônus tem um ônus, com a IA não seria diferente, portanto, entender as desvantagens dela é importante para acompanhar a evolução da tecnologia, suas limitações e riscos. 

Dessa forma, você e seu e-commerce garantem um uso consciente das ferramentas de inteligência artificial.

Confira algumas dessas desvantagens e prepare-se contra isso:

Dificuldade para compreender processos

Os algoritmos de IA são complexos e difíceis de interpretar, dificultando a compreensão dos processos de tomada de decisão e aumentando o risco de erros. 

Mas lembramos que o processo de aprendizado dos algoritmos é realizado também através do contato com os usuários, amenizando a situação.

Dependência de dados de qualidade

A eficácia dos algoritmos de IA vai depender da disponibilidade de dados, o que pode limitar a aplicação da tecnologia em locais onde os dados são escassos ou de baixa qualidade.

Perpetuação do preconceito 

Como os algoritmos de IA são treinados por dados históricos, podem refletir preconceitos e desigualdades da sociedade, levando a resultados tendenciosos e com um viés excludente.

Complexidade de implementação e custos elevados

Implementar a IA pode ser algo complexo e custoso, que demanda certas habilidades e recursos especializados. Mas para amenizar o custo é providencial conhecer ferramentas que ofereçam essa tecnologia como parte do seu processo.

A responsabilidade é de quem? 

Certos algoritmos de inteligência artificial podem tomar decisões sem a intervenção humana, levantando preocupações sobre quesitos como responsabilidade e ética.

Desafios para regulação da tecnologia

A IA apresenta desafios regulatórios, como questões de privacidade, segurança e de responsabilidade – como vimos logo acima. 

Isso mostra que monitorar essas diretrizes regulatórias é um trabalho imprescindível no seu e-commerce. Dessa forma, busque associar profissionais que possam fazer essa regulação.

Humanização reduzida

Textos e imagens criados pela IA costumam não ter uma abordagem humanizada, o que mostra que é importante contar com profissionais que equilibrem a sintonia da humanização com a tecnologia.

A IA deve ser usada com parcimônia

Como podemos ver, as desvantagens da inteligência artificial podem ser amenizadas com um processo de evolução da tecnologia. Isso fez com que muitas dessas desvantagens já tenham sido corrigidas com o passar dos anos.

Este é um reflexo dos esforços de especialistas para minimizar vieses e perspectivas dos algoritmos. 

Mas isto também serve de alerta para que tecnologias de IA sejam utilizadas com parcimônia, responsabilidade e planejamento, como um assistente para os processos do e-commerce, mas jamais como substituta.

Porque como vimos a IA conta com alguns limites e não substitui o conteúdo gerado por humanos e apesar de ajudar a manter a competitividade a quem aposta em tecnologia e otimização, devem sempre ser usadas com cautela.

A tecnologia não é imparcial, podendo agravar problemas sociais, por reproduzir esses vieses, de forma que sem regulação, textos, imagens e respostas fornecidas pela IA podem prejudicar seu negócio, ao reproduzir padrões negativos impactando na imagem da empresa. 

Por tal motivo é que recomendamos que o conteúdo gerado por IA seja sempre revisado por humanos.

Exemplos de IA que podem ajudá-lo no e-commerce

A inteligência artificial está disponível em diversas soluções, para várias áreas do comércio eletrônico, que quando utilizadas com parcimônia, abarcam resultados positivos no seu e-commerce e até mesmo para quem vende em marketplaces

Veja a seguir, alguns exemplos.

Vitrines de recomendação autônomas

Os sistemas de recomendação também estão presentes no comércio eletrônico, sendo mais popularmente chamados de vitrines de recomendação ou vitrines inteligentes. 

Os mais eficientes sistemas desse tipo costumam utilizar a IA para analisar o perfil de cada consumidor e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada, recomendando os produtos mais relevantes em vários tipos de vitrines.

A IA aqui também garante que as vitrines (diferentes para cada consumidor) sejam montadas automaticamente, sem configurações manuais, essas são as chamadas vitrines autônomas. 

Busca inteligente

Os sistemas de busca que utilizam IA são chamados de busca inteligente (Google e o Bing obviamente já utilizam a tecnologia), mas ela também está presente em sistemas de busca inteligente voltados para o e-commerce, com características voltadas a esse setor.

Destacamos a seguir propriedades da busca inteligente para os e-commerces.

  • Velocidade

A IA identifica rapidamente qual o produto buscado, mostrando os resultados em milissegundos e este é um fator extremamente importante para qualquer transação virtual, principalmente quando se fala em vendas pela internet.

  • Similaridade fonética

A similaridade fonética na busca inteligente muitas vezes também reconhece a semelhança entre os sons das letras e mostra os resultados certos mesmo com digitação errada ou erros ortográficos.

  • Busca por cor automatizada

Característica bastante usada no comércio eletrônico, por vezes feita de modo manual, mas com a inteligência artificial, essa busca por cor é feita automaticamente pelo reconhecimento de imagem, evitando erros e diminuindo o trabalho interno. 

  • Busca comportamental

Essa ferramenta permite mostrar os resultados mais relevantes também na busca, pelas análises feitas pela IA em tempo real – por exemplo, se a pessoa clicou em vários casacos pretos, quando digitar “casacos” na busca, os primeiros resultados serão os mesmos casacos pretos aos quais o cliente mostrou interesse.

  • Busca por voz 

Ela torna a pesquisa pelos itens mais simples e assertiva: o cliente só precisa clicar no microfone e falar o que procura. Além de comodidade, isso ajuda a encontrar produtos de nomes estrangeiros e/ou difíceis de digitar.

  • Busca por imagem

A busca por imagem facilita mostrar os produtos certos para o cliente, basta que ele carregue ou tire a imagem do item que deseja e a inteligência artificial, pelo reconhecimento de imagem, identifica qual é o item buscado e mostra resultados iguais ou similares.

Pop-ups de retenção e hotsites

Pop-ups de retenção e hotsites são ferramentas que geralmente não utilizam IA, mas podem trabalhar em conjunto com essa tecnologia. Isso possibilita aproveitar itens das vitrines e da busca, dados comportamentais dos usuários para a criação dessas ferramentas.

Atendimento por chatbot

O atendimento por chatbots (robôs que atendem os clientes através dos chats) já é uma realidade para muitos e-commerces. Essa tecnologia proporciona a agilidade da máquina e o raciocínio semelhante ao humano, tornando a comunicação rápida, eficaz e personalizada para cada cliente. 

Os chatbots permitem que todo e qualquer usuário seja atendido rapidamente, sem ter que passar horas na espera, solucionando o problema ou a dúvida ali mesmo no próprio atendimento automatizado, sem precisar repassar ao atendente humano.

Se for o caso, o robô acelera o processo identificando informações e direcionando o cliente para o setor responsável, melhorando a experiência do usuário e otimizando o tempo dos colaboradores. 

Recuperação de carrinho por e-mail marketing

A IA no e-commerce também atua na recuperação de carrinhos abandonados, pelo envio de e-mail marketing, dando automação e personalização a este processo.

Quando a inteligência identifica o carrinho abandonado, ela coleta todos os dados do cliente, identifica o seu perfil de consumo e os passos feitos por ele durante a navegação e com essas informações, detecta o melhor tipo de conteúdo a ser enviado.

Isso ajuda a reverter o abandono, pois os e-mails automatizados e dotados de mensagens personalizadas são enviados diretamente para a caixa de entrada daquele consumidor. 

Precificação de produtos

A precificação de produtos também pode ser facilitada e melhorada com a IA, pois essa ferramenta coleta e analisa dados de vendas, tanto internos quanto externos, fazendo comparações dos seus preços com os praticados pela concorrência e definindo o preço ideal das mercadorias de forma automática.

Automação de armazéns

A IA também é utilizada no varejo digital para a automação de armazéns, para facilitar a logística do e-commerce por uma melhor categorização e classificação dos produtos. E, quando essa tecnologia atua em conjunto com a geolocalização, ela proporciona entregas rápidas e valores de fretes mais competitivos.

E o famoso Chat GPT? Também pode ser usado em e-commerce?

Dificilmente encontraremos alguém que não tenha lido ou escutado algo sobre o Chat GPT, ou mesmo sobre a inteligência artificial nos últimos meses. Isso gerou a dúvida: pode-se usar a ferramenta do Chat GPT em comércios virtuais?

A resposta é sim. Ele pode ser usado para facilitar ações diárias do seu e-commerce e melhorar aspectos da sua loja virtual. 

Basta escrever o prompt correto, oferecendo o máximo possível de informações para obter aquilo que deseja e também não parar na primeira tentativa – ou seja, sempre peça para que a ferramenta ofereça uma solução melhor, pois como o algoritmo permite que ela aprenda e se atualize, você vai perceber o avanço nos resultados.

O Chat GPT, assim como outras tecnologias de inteligência artificial, está em constante evolução e, por isso, são passíveis de erros, o que significa que a revisão de um humano é indispensável.

Como usar o Chat GPT em seu e-commerce:

  • Na melhora dos títulos de páginas e categorias otimizados para SEO;
  • Em pesquisas de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e aos produtos que você oferece;
  • Para definir uma lista de FAQ ou perguntas frequentes;
  • Para criar descrição de produtos – basta dizer o que é e pedir uma descrição;
  • Oferecendo respostas automáticas para avaliações dos usuários.

Aposte na inteligência artificial para inovar seu e-commerce

Esse é só o começo! 

Além dos benefícios que a IA oferece para e-commerces ao longo do artigo, ao ser implementada nas empresas ela pode auxiliar inclusive na otimização dos preços – tornando-os mais competitivos, ajudando a bloquear fraudes online, gerando dados financeiros e muito mais.

O conteúdo gerado por inteligência artificial é uma maneira inteligente do seu e-commerce a se manter relevante neste mercado que está sendo dominado pela tecnologia. 

Como a inteligência artificial já propõe a otimização de diversos processos, as possibilidades são múltiplas e a tecnologia está em um caminho de constante evolução.

Isso coloca a IA como uma das tecnologias mais promissoras para o futuro dos e-commerces, por ser de fácil acesso e contribuir sempre a fim de melhorar a experiência do usuário, personalizando os atendimentos, identificando tendências de consumo e aumentando a eficiência da empresa.

Esse conteúdo foi escrito pela Tray, plataforma com tudo o que você precisa para a sua loja virtual.