Se você quer saber sobre os benefícios para você lojista físico abrir uma loja virtual, nosso conteúdo com certeza vai ajudar. Com a presença de pessoas de todas as idades na internet, as lojas virtuais têm se tornado cada vez mais comuns, sendo uma ótima opção para fazer compras sem sair de casa.
Porém, nem todas as empresas que possuem uma loja física possuem também a loja virtual, e isso pode fazer com que a sua empresa perca ótimas oportunidades. Por isso, listamos os 10 dos maiores benefícios para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto e decidir abrir a sua loja virtual ainda em 2023.
Ao longo do conteúdo vamos explicar não só os benefícios, mas também daremos dicas essenciais a fim de ajudá-lo a colocar tudo em prática na sua empresa. Dessa forma, além de saber os benefícios, você vai poder contar com uma ajuda extra na hora de implantar a loja virtual.
Quer saber mais sobre os benefícios de abrir a sua loja virtual, mesmo que você já tenha uma loja física? É só acompanhar até o final o conteúdo que preparamos especialmente para você.
O que você verá no artigo:
A loja virtual não diminui as vendas da loja física
Um dos maiores medos de quem tem loja física é que a loja virtual vá diminuir as vendas na loja física. Porém, esse é um dos maiores mitos relacionados às lojas virtuais, já que a loja virtual não diminui as vendas, apenas as incrementa.
Ou seja, ao invés de ter apenas uma fonte de renda, que é a sua loja física, você passa a ter duas, contando também a loja virtual. Além disso, com a loja virtual, você amplia a sua área de atuação e começa a vender não só na sua cidade, mas por exemplo, em todo o estado.
Outro motivo pelo qual as vendas aumentam ao ter uma loja virtual é que, pessoas que compram com você na loja virtual podem querer também conhecer a sua loja física. Por exemplo, se você começa a atuar em toda a sua região, é possível que até mesmo clientes de outras cidades queiram conhecer o seu endereço físico.
Isso acontece porque, mesmo que as lojas virtuais muitas vezes facilitam a compra, muitos clientes gostam de conhecer o produto antes da compra. Com isso, além de aumentar as suas vendas por ter uma loja virtual, você pode até mesmo impulsionar a sua loja física com esses novos clientes.
Por isso, se você não tinha pensado em abrir a sua loja virtual até hoje por medo de diminuir as suas vendas na loja física, não precisa se preocupar. Além disso, esses mitos de que a loja virtual diminui as vendas da loja física e que cliente que compra on-line não compra na loja física, são apenas isso: mitos.
Vendas 24 horas por dia, nos 7 dias na semana
A loja virtual permite que você continue vendendo mesmo nos períodos em que a sua loja física não está aberta. Ou seja, você continua vendendo 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
A loja virtual pode continuar funcionando, mesmo quando você e sua equipe não estão mais trabalhando, até mesmo em feriados. Com isso, você aumenta as suas vendas, e ainda tem mais praticidade no seu cotidiano.
Por exemplo, você e sua equipe da loja física podem sair de férias sem perder vendas, já que elas podem ser feitas pela loja virtual. Além disso, você consegue fazer vendas mesmo quando o seu cliente não pode ir até o seu endereço físico, garantindo também mais praticidade para o cliente.
Para exemplificar, a sua loja física só funciona em horário comercial e de segunda a sexta-feira. Supomos que determinado cliente da sua empresa também trabalhe nesses mesmos horários, com folgas apenas aos finais de semana.
Nesse caso, o seu cliente pode efetuar as compras pela loja virtual, já que o funcionamento desta não está limitado ao funcionamento da loja física. Ou seja, a loja virtual é também uma ótima opção para garantir que seus clientes continuem comprando, mesmo quando não podem ir até o seu endereço.
Vender em períodos que a loja física tem baixo movimento
Nem sempre a sua loja tem o mesmo movimento, que depende tanto da época do ano quanto do nicho em que a empresa está inserida. Por exemplo, lojas de materiais escolares vendem menos durante as férias escolares e vendem mais quando as aulas estão perto de se iniciar.
Porém, com uma loja on-line, é possível vender até mesmo nesses períodos em que as lojas físicas têm um baixo desempenho. Isso porque, na loja on-line, fica mais fácil que seus clientes saibam sobre promoções, combos e outras estratégias de marketing que você pode criar.
Com isso, mesmo que esteja com pouco movimento na sua loja física, é possível continuar vendendo na loja virtual.
Escalar o faturamento
Já mencionamos que com a loja virtual, é possível ter dois locais para vender os seus produtos, ao invés de um só. E, com isso, é possível escalar o seu faturamento, já que pode atrair clientes novos para o seu negócio.
Por exemplo, o seu faturamento atual é de X, com os clientes que já compram frequentemente na sua empresa. Porém, com a loja virtual, é possível escalar esse faturamento, uma vez que você consegue mostrar seus produtos para novas pessoas que podem se tornar clientes.
Por isso, se você acha que está na hora de escalar o faturamento da sua empresa e conquistar novos clientes, a loja virtual é a forma correta de se fazer isso. Assim, como você já tem toda a infraestrutura e os produtos para venda, criar a sua loja virtual não terá um custo tão grande. Dessa forma, você garante um aumento considerável para o seu faturamento.
Aumento da área de atuação da empresa
O atendimento da sua loja física é limitado a uma área, que pode ser tanto para a sua cidade apenas como para uma ou duas cidades vizinhas. Mesmo que você atue em duas ou três cidades, a sua área de atuação ainda é muito pequena, uma vez que está limitada apenas à determinada área.
Porém, com a loja virtual, você consegue ampliar essa área de atuação, uma vez que seu cliente não precisa se deslocar até seu endereço para comprar.
Ou seja, você aumenta a área que a sua empresa consegue atender, seja ela na região onde a sua empresa está localizada, no estado ou até mesmo em todo o país. Isso porque, com a loja virtual, você não fica limitado a vender apenas às pessoas que conhecem a sua loja física.
Para isso, basta que o cliente conheça os seus produtos e efetue a compra, depois, é só entregar os produtos comprados.
Por isso, se você percebeu que suas vendas estão caindo ou que estão se mantendo em um patamar, sem se escalar, pode ser uma boa hora para criar uma loja virtual. Isso porque, ao oferecer os seus produtos em uma área maior, você garante um aumento nas vendas, bem como a fidelização de novos clientes.
E o melhor de tudo é que o seu cliente não precisa se deslocar até a sua loja física para efetuar a compra, uma vez que tudo será entregue até o endereço do cliente.
Aumentar a visibilidade da marca
Você muito provavelmente já ouviu o ditado de “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? E isso vale para empresas de todos os setores, em todos os nichos de atuação e significa literalmente que se você não é visto, seus clientes não se lembram da sua empresa.
Por isso, a loja virtual pode fazer com que você aumente a visibilidade da sua marca, já que seu cliente começa a ver sua empresa nos buscadores e nas redes sociais. Além disso, essa visibilidade é de mão dupla, uma vez que pessoas que querem comprar na loja virtual procuram pela loja física e vice versa.
Além disso, a loja virtual garante que a sua empresa seja um destaque entre os concorrentes do mesmo ramo e que só possuem uma loja física. Por isso, se você quer que a sua empresa se destaque no meio da concorrência, uma ótima opção é fazer isso com uma loja virtual.
Porém, vale lembrar que não basta criar uma loja virtual “mais ou menos”, é preciso que ela seja intuitiva e que os clientes possam efetuar a compra em poucos cliques. Dessa forma, você aumenta a visibilidade da sua marca e ainda se destaca por ter uma loja virtual muito mais eficiente do que a concorrência.
Melhorar o relacionamento com o cliente
Você sabia que com a loja virtual você consegue até mesmo melhorar o relacionamento com os seus clientes? Você deve se lembrar do exemplo sobre um determinado cliente que está sempre trabalhando enquanto a sua loja física está em funcionamento.
Porém, com a loja virtual, você garante que esse cliente continue efetuando as compras, sem precisar sair de casa e com muito mais conforto. Com isso, você melhora consideravelmente o relacionamento com esse cliente.
Mas, agora, vamos pensar em grande escala. Vamos supor que haja clientes que nunca visitaram a sua loja física e compram apenas pela loja virtual.
Na própria loja, é possível criar um sistema de atendimento pelos aplicativos de mensagem, como por exemplo, o WhatsApp. Com isso, você consegue fazer uma conversa em tempo real com o seu cliente e ajudá-lo com qualquer problema relacionado aos seus produtos, à entrega ou até mesmo ao pagamento.
E, para esses clientes, essas são as únicas formas de contato com a sua empresa, e é por isso que é tão importante prestar um bom atendimento. Dessa forma, você garante não só que o cliente saia satisfeito, mas também que acabe criando uma boa relação com a sua empresa.
Essa boa relação é fundamental para que esses clientes voltem a comprar com a sua empresa, e até mesmo a recomendarem para outras pessoas.
Marketing facilitado e com baixo custo
Outro grande benefício da loja virtual para quem tem a loja física é que você garante mais praticidade na hora de fazer o marketing da sua marca. Você sabia que algumas pessoas ainda utilizam as antigas estratégias do marketing, como publicar em jornais e revistas impressas, ou até mesmo fazer banners em calçadas e painéis publicitários?
Mas o problema é que investir somente nessas estratégias já não traz mais o retorno esperado, além de serem muito custosas para a sua empresa. Já o marketing digital pode ser feito até mesmo dentro da sua loja virtual, de forma mais eficiente e com baixo custo para a sua empresa.
Por exemplo, a sua loja virtual pode ter um blog, com conteúdos de relevância para os seus clientes e que vão servir para fazer o marketing da sua empresa.
Resultados com baixo custo
Outra vantagem de se ter uma loja virtual quando você já tem uma loja física é que você consegue ter bons resultados com custo bem baixo. Isso porque, você já possui os produtos a serem vendidos, então não precisa se preocupar com o orçamento inicial.
Além disso, com os avanços da tecnologia, você consegue criar a sua loja virtual com um orçamento bem baixo e começar a vender on-line em pouco tempo. Ou seja, você só precisa se preocupar em colocar a sua loja virtual para funcionar, já que possui todo o estoque da sua loja física para ser integrado ao da loja virtual.
Possibilidade de utilizar a mesma equipe
Por último, mas não menos importante, outra vantagem da loja virtual é que você pode adequar os seus colaboradores da loja física para trabalhar na loja virtual. Para isso, você pode separar um time com habilidades específicas e deixá-lo responsável pela separação e logística dos pedidos feitos na loja virtual.
Dessa forma, você garante mais economia para o seu orçamento, uma vez que não vai precisar contratar colaboradores novos para cuidar da loja virtual. Porém, vale lembrar que as tarefas precisam ser bem divididas, para que a equipe da loja virtual não fique sobrecarregada com os pedidos.Agora você já sabe quais são os dez benefícios de abrir a sua loja virtual, mesmo tendo uma loja física. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é contar com o Bling para tornar a gestão da sua loja virtual muito mais prática e eficiente.