Aproveitar a sazonalidade é interessante para que os empreendedores possam lucrar em épocas específicas. Com os meses frios chegando, você pode se perguntar: então, o que vender no inverno?
Por conta das baixas temperaturas, é comum aumentar a busca por itens que garantam maior conforto e aconchego, inclusive na forma de roupas, acessórios, comidas, bebidas e assim por diante.
O quentinho tem que vir tanto de dentro quanto de fora, não é mesmo? Seja para o consumidor evitar o frio ou aproveitar a oportunidade para se acalentar em casa, separamos uma lista com o que mais vende no inverno.
Dessa maneira, você, varejista, pode se preparar para o potencial deste período para vender mais. Descubra mais!
O que você verá no artigo:
O que mais vende no inverno?
Durante os meses mais frios do ano, é comum que alguns produtos tenham uma demanda aumentada devido às necessidades sazonais das pessoas. Algumas ideias para vender no inverno incluem:
- roupas e acessórios;
- comidas quentes e doces para vender no inverno;
- cafés e outras bebidas;
- acessórios para pets;
- itens para casa;
- procedimentos estéticos e produtos específicos.
Confira, em detalhes, os principais insights para desenvolver uma boa estratégia de vendas!
Roupas e acessórios
Durante o inverno, as pessoas estão procurando não apenas roupas que as mantenham aquecidas, mas também querem estar na moda.
Isso significa que itens como casacos de lã elegantes, cachecóis grossos, luvas de couro e botas de inverno tendem a ter uma alta demanda.
Acessórios como chapéus e gorros são populares, indo além da função prática, mas também adicionando estilo aos conjuntos de inverno.
Comidas quentes e doces
Os meses mais frios do ano incentivam as pessoas a procurar alimentos que proporcionem conforto e calor.
Então, quais comidas de inverno para vender? Sopas e caldos são refeições reconfortantes que são particularmente populares, pois nutrem e aquecem o corpo.
Sem falar do fondue doce ou salgado, uma iguaria muito consumida nessa época do ano.
Além disso, chocolate quente, bolos de chocolate, tortas de frutas e biscoitos recém-assados são indulgências adoradas durante os meses frios.
Cafés e outras bebidas quentes
Assim como os alimentos, as bebidas quentes se tornam essenciais para muitas pessoas durante o inverno.
Por isso, é comum que cafeterias e estabelecimentos de café registrem um aumento na demanda por café, chá e outras bebidas quentes, como cappuccinos e lattes.
Essas opções oferecem uma dose de cafeína para quem deseja e, também, ajudam a aquecer o corpo e proporcionam um momento de relaxamento em meio ao clima frio.
Acessórios para pets
Quando pensamos no que vender no inverno, não podemos deixar os pets de lado, certo? Tal como os humanos, os animais de estimação também precisam se manter aquecidos.
Sendo assim, roupinhas, casacos e camas aquecidas são itens interessantes para garantir o conforto dos pets durante estes meses.
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Procedimentos estéticos e produtos específicos
O inverno pode ser severo para a pele e os cabelos, então, muitas pessoas recorrem a procedimentos e produtos específicos para combater os efeitos do clima frio.
Itens de cuidados pessoais, como hidratantes para a pele, lip balms, cremes para as mãos e produtos semelhantes são necessários para combater o ressecamento da pele causado pelo ar frio e seco.
Itens para casa
Durante os meses mais frios, há quem prefira passar mais tempo em casa, logo, é natural tornar seus ambientes domésticos mais acolhedores e confortáveis.
Cobertores macios, velas perfumadas e almofadas felpudas ajudam a criar uma atmosfera aconchegante. Ainda, aquecedores portáteis e umidificadores podem ser essenciais para manter as casas quentes e confortáveis durante os meses frios.
O que vender no inverno? Veja o que considerar
Vender produtos específicos para o inverno pode ser uma estratégia lucrativa por diferentes razões. Confira!
- Demanda sazonal: nos meses de inverno, as pessoas têm necessidades específicas relacionadas ao clima frio, o que cria oportunidades para empresas que oferecem produtos sazonais adequados para essas condições.
- Necessidades de proteção: neste período, as pessoas procuram proteger-se do frio e das condições climáticas adversas. Isso inclui tanto roupas adequadas para o frio quanto itens para manter as casas aquecidas.
- Tendências de consumo: muitos gostam de se manter atualizados com as tendências da moda. Isso pode incluir a compra de roupas de inverno elegantes e funcionais, bem como acessórios sazonais que complementam seus guarda-roupas.
- Necessidade de conforto: os consumidores tendem a passar mais tempo em casa e procuram maneiras de tornar o ambiente mais confortável e aconchegante.
No entanto, é preciso ter cuidado. Antes de pensar no que vender no inverno, busque entender se esses itens fazem sentido para seu nicho e público-alvo.
O Brasil é um país gigante, com diferentes tendências de consumo espalhadas por todo o território. No Sul e Sudeste, uma campanha de vendas sazonal para os meses mais frios pode fazer sentido. Porém, será que no Nordeste, Centro-Oeste e Norte os resultados seriam os mesmos?
Por isso, é fundamental adaptar as estratégias de acordo com o público. Talvez um casaco pesado de pelo não faça sentido, mas alimentos reconfortantes ou itens mais básicos, como cacharrel ou lenços, podem ser uma boa saída.
Como lucrar no inverno?
Não basta saber o que vender no inverno, mas também como adotar as estratégias certas. Confira dicas para ter sucesso e lucrar mais.
1. Estoque adequado
Certifique-se de ter um estoque suficiente das mercadorias mais procuradas durante o inverno, como casacos, botas, aquecedores e acessórios da estação.
2. Marketing sazonal
Adapte as campanhas de marketing para destacar os produtos em questão e como atendem às necessidades dos clientes nessa época. Isso pode incluir anúncios em redes sociais, e-mails promocionais e publicidade em mídia tradicional.
3. Ofertas e promoções
Aproveite a temporada de inverno para oferecer descontos e promoções especiais em seus produtos. Assim, é possível atrair clientes em busca de pechinchas durante os meses mais frios do ano.
4. Experiência do cliente
Garanta que seus clientes tenham uma experiência positiva ao comprar produtos de inverno em sua loja. Isso inclui: atendimento excepcional, políticas de devolução flexíveis, entregas rápidas e opções de pagamento convenientes.
Ao implementar essas estratégias, você pode capitalizar a demanda sazonal por produtos de inverno e impulsionar as vendas em sua empresa nessa época do ano.
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