Apesar das mudanças que a tecnologia provocou nos hábitos dos consumidores, os livros permanecem em alta. Para aproveitar essa área, uma alternativa é descobrir como abrir uma livraria de forma estratégica.

Os dados do setor mostram que há espaço para crescimento e para quem deseja empreender nessa área. Entre setembro e outubro de 2024, o mercado literário brasileiro vendeu mais de 3,5 milhões de livros. O número é 2,15% maior que o resultado de 2023.

Essas informações fazem parte do “10º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024”, pesquisa elaborada pela Nielsen Book Data e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

No entanto, é preciso se preparar para superar os desafios e se consolidar no segmento. Por isso, preparamos dicas que você precisa conferir para montar sua livraria da maneira ideal.

Continue a leitura e confira!

Como abrir uma livraria?

Para montar uma livraria, siga estes passos:

  • defina o público-alvo e o nicho de atuação;
  • escolha um bom ponto comercial;
  • regularize o negócio com ajuda de um contador;
  • encontre parceiros e fornecedores e monte seu estoque;
  • decore o espaço e crie um ambiente convidativo e acolhedor;
  • invista em marketing digital e local para gerar vendas;
  • utilize um sistema de gestão como o Bling para gerenciar seus resultados.

Como montar uma livraria virtual?

Se você deseja abrir uma livraria, começar com um negócio virtual costuma ser uma excelente alternativa. Porém, é fundamental ter um bom planejamento para aumentar as chances de sucesso do negócio.

Para saber como montar uma livraria on-line, continue a leitura e veja as dicas mais importantes!

Escolha a plataforma certa para a loja on-line

Seu primeiro passo deve ser a escolha adequada da plataforma para a livraria virtual. Como essa é a base do negócio, opte por uma solução que ofereça funcionalidades, como a personalização, a integração com meios de pagamento e o suporte técnico.

Também é interessante verificar se a plataforma é compatível com outras ferramentas relevantes, como o sistema de gestão da sua livraria. Assim, você terá uma rotina mais fácil.

Defina os fornecedores com atenção

Outro ponto que precisa de cuidado é a definição dos fornecedores, já que a decisão impacta tanto os seus resultados financeiros quanto a experiência dos clientes. O ideal é focar em parceiros que ofereçam uma boa variedade de obras, de acordo com o seu público.

Não deixe de avaliar questões, como as condições de pagamento, capacidade de fornecimento e prazos de entrega. Desse modo, você seleciona fornecedores confiáveis e que ajudam a atrair o público do seu interesse.

Trace estratégias de logística e envio

Saber como abrir uma livraria virtual exige pensar desde o começo nas etapas de logística e envio. Defina como ocorrerá a expedição dos pedidos, em quanto tempo útil eles serão enviados e até como montar o estoque de forma eficiente.

Para o envio, é necessário buscar transportadoras e serviços do tipo para identificar os melhores para o seu caso. Compare preços, prazos de entrega e qualidade de atuação, de modo a oferecer uma boa experiência para quem compra.

Desenvolva ações de marketing digital

Além de cuidar das questões práticas e operacionais da livraria, é essencial pensar na captação de clientes. Para tanto, vale a pena planejar ações diversas de marketing digital. Para o lançamento, você pode considerar fazer uma promoção com descontos especiais com um cupom exclusivo.

Marcar presença em redes sociais, realizar divulgação por e-mail e até criar um blog são outras possibilidades. Você ainda pode pensar em fazer anúncios no Google e em outras plataformas para atrair mais interessados e gerar vendas.

Invista em SEO para atrair visitantes

Para não depender apenas do que chamamos de mídia paga — quando você investe para anunciar —, uma dica é investir em SEO. Essa é a sigla para Otimização para Mecanismos de Busca e envolve uma série de técnicas para destacar seu site nas páginas de resultado dos buscadores, como o Google.

Há diversas medidas para adotar, como criar conteúdo relevante, utilizar palavras-chave estratégicas para o negócio, ter um layout que ofereça uma boa experiência para o visitante. Com um bom plano nesse sentido, sua livraria virtual consegue atrair cada vez mais pessoas.

Marque presença em marketplaces

Como a ideia é vender on-line, você não precisa se limitar ao site da livraria. Na verdade, o mais indicado é explorar outras possibilidades, como vender em marketplaces.

Ao escolher alternativas como Amazon, Mercado Livre, Shopee e outros sites, você tem a chance de ampliar o alcance da livraria e atrair mais visitantes. Especialmente no começo, essa é uma forma de gerar vendas e construir a sua base de clientes.

Inclusive, contar com um hub de integração ou ERP para controlar as vendas e estoques em todas essas plataformas pode economizar muito tempo – e até dinheiro, já que evita erros e confusões!

Como montar uma livraria física?

Se você quiser fomentar a cultura e, ao mesmo tempo, criar um espaço que os leitores e demais clientes possam frequentar, vale saber como montar uma livraria física. Ao entender quais são os passos essenciais, fica mais fácil alcançar esse objetivo.

A seguir, descubra o que incluir em seu planejamento!

Escolha o ponto comercial ideal

A localização da sua livraria é um dos pontos mais relevantes para o sucesso da sua livraria. É importante que o local tenha um fluxo adequado de pessoas, como shopping centers, bairros comerciais e até bairros residenciais. Você também pode escolher ficar perto de escolas ou faculdades, por exemplo.

Além do endereço em si, verifique a estrutura do local — até mesmo para saber se é preciso fazer reformas, por exemplo. Ainda, não se esqueça de conferir os custos de aluguel para ter certeza que a opção é adequada para o seu orçamento.

Defina como deve ser a disposição do espaço

Ainda sobre o ponto comercial, é preciso começar a pensar na disposição do espaço. Utilizar prateleiras bem organizadas, como por gêneros literários, é uma forma de direcionar o fluxo de pessoas pela livraria. Também é essencial pensar em pontos como iluminação e o conforto na circulação do espaço.

Outra dica inclui adicionar um espaço de leitura com poltronas e espaços confortáveis. Essa é uma forma de tornar o ambiente mais aconchegante e garantir uma boa experiência. Não menos importante, pense na vitrine para garantir que essa área chame a atenção e atraia o público para o interior da livraria.

Faça uma curadoria estratégica de livros

O próximo passo consiste em pensar nos livros do seu estabelecimento. A melhor dica é fazer uma curadoria estratégica, de modo a mesclar novidades com obras clássicas, por exemplo.

Também é possível investir em alternativas de editoras independentes e até ter uma seção com as principais tendências do momento. Caso queira atuar com nichos específicos, vale investir também em livros infantis, escolares ou acadêmicos, por exemplo;

Firme parcerias com editoras e distribuidores

Após definir o que vender na livraria, é o momento de estabelecer boas parcerias, inclusive com editoras e outros distribuidores. Essa é uma forma de ter acesso antecipado a lançamentos e novidades, por exemplo.

Outro ponto é que você deve ter atenção com questões como condições de pagamento, o que inclui preços e prazos. Dessa forma, é possível firmar acordos mais vantajosos e que ajudam a manter a sua operação eficiente.

Invista em ações para atrair o público local

Entender como montar livraria física envolve compreender como atrair as pessoas do local. Afinal, ter um bom fluxo de pessoas é essencial para gerar mais vendas — e, para tanto, você precisa investir em ações de atração do público.

Pense em organizar eventos, desde lançamentos de livros até rodas de leitura, debates, clubes de leitura ou oficinas culturais, por exemplo. Ao trazer a comunidade para perto do seu negócio, as chances de sucesso são maiores.

Ofereça mais que livros

Para captar o interesse de mais pessoas e até para aumentar o ticket médio, considere vender mais que livros. Acessórios, como marcadores de página, canetas, agendas, cadernos, canecas e até kits presenteáveis, são boas opções para complementar os livros.

É preciso ter cuidado para não inflar o seu estoque e comprometer muito o capital. Porém, com equilíbrio, você diversifica o mix de produtos e aumenta o potencial de faturamento.

Como abrir uma livraria-café?

Já uma livraria-café se caracteriza por unir a magia dos livros com o aconchego de um lugar para tomar um bom café ou saborear um lanche rápido. A ideia, portanto, é vender mais que produtos — é preciso criar uma experiência agradável para o cliente.

Na sequência, veja as principais dicas para abrir uma livraria-café!

Planeje o conceito adequadamente

O conceito da sua livraria-café deve se alinhar com o público que você pretende alcançar. Desse modo, é preciso avaliar se você quer atingir pessoas mais jovens, um público mais velho, famílias ou outro grupo de interesse.

Ainda que seja possível chamar a atenção de diversos perfis de pessoas, ter uma persona em mente ajuda a direcionar as estratégias. Dessa forma, será mais fácil escolher desde quais livros vender até qual tipo de café servir, por exemplo.

Crie um layout integrado e confortável

Como a livraria terá mais de uma função, você deve garantir que o layout seja funcional. Planeje como incorporar a área de exposição e venda dos livros na parte em que há mesas para o café.

É indispensável que o local seja grande o suficiente para receber as duas operações, sem prejudicar a circulação no local. O lugar também precisa ser bem iluminado e permitir criar um ambiente charmoso e convidativo.

Tenha a licença necessária para alimentos

Já que você servirá alimentos, é preciso ter atenção com a documentação — em especial, a licença da vigilância sanitária. A regularização exige conhecer as regras específicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como em relação ao armazenamento de alimentos.

Apesar de não ser necessário cumprir os mesmos requisitos de um restaurante ou de uma cafeteria convencional, há detalhes que você não pode ignorar. Com atenção às regras, você garante o alvará necessário e tem uma operação regularizada.

Capriche nas estratégias de atração

Para atrair mais clientes, você precisa implementar estratégias que atraiam as pessoas tanto para a livraria quanto para o café. Quer um exemplo? Ofereça desconto especial no café para quem comprar livros a partir de determinado valor. Outra opção é disponibilizar estacionamento gratuito para quem for consumir no café.

Outras estratégias convencionais não devem ficar de fora. A divulgação nas redes sociais, a promoção de eventos e o uso de anúncios são abordagens para manter no seu radar.

Quanto custa abrir uma livraria?

Entender quais são os custos é uma parte essencial para saber como abrir uma livraria pequena. Afinal, você precisa se preparar para arcar com os gastos e manter as operações em funcionamento, em especial no começo.

Para não ter mais dúvidas, veja um panorama e descubra quanto custa abrir uma livraria!

Aluguel e adequação do espaço

Para começar a preparar seu negócio, você precisa arcar com o aluguel e com a adequação do espaço. O custo varia tanto com o endereço e tamanho do ponto comercial quanto com o seu estado atual.

Assim como os demais valores que você verá, o custo aqui apresentado é apenas uma estimativa. Porém, é possível esperar um gasto inicial de R$ 5 mil a R$ 30 mil — ou até mais, a depender do projeto.

Estoque inicial de livros

Adquirir os primeiros produtos com variedade é essencial para agradar um público maior. Ao mesmo tempo, você deve ter cuidado para não montar um estoque maior que o necessário. Em alguns casos, é possível obter acordos de consignação para reduzir os custos.

Na média, montar o estoque inicial da sua papelaria tende a custar de R$ 10 mil a R$ 50 mil, de acordo com as suas decisões.

Mobília e equipamentos

Para garantir a estrutura necessária para a operação, montar uma livraria exige itens como prateleiras, balcão de atendimento e, em certos casos, mesas e cadeiras. Também é preciso ter ferramentas como um computador, máquinas de pagamento e sistema de gestão.

A parte física e de decoração é o maior custo nesse caso e depende bastante do tipo de item que você pretende adquirir. Porém, é possível esperar gastos de R$ 8 mil a R$ 20 mil, por exemplo.

Plataforma digital

Se a sua papelaria for funcionar de modo físico e virtual, também é preciso reservar uma parte do orçamento para contratar uma plataforma digital. Há muitas opções disponíveis, então a variedade de preços é grande.

Porém, você também deve considerar que há dois custos principais em um momento inicial. Além dos gastos com a mensalidade — que pode variar de R$ 1 mil a R$ 3 mil, em média —, há os custos com a implementação. Esse projeto pode gerar despesas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 mil, de acordo com o sistema.

Marketing e publicidade

As iniciativas de marketing e publicidade também não podem ficar de fora do seu planejamento de custos. É possível começar com investimentos mais baixos, mas lembre-se de que essa decisão reflete na capacidade de atrair e converter clientes.

Em média, você precisa dispor de R$ 2 mil a R$ 10 mil, em média, para colocar em prática as primeiras iniciativas de divulgação.

Aumente as chances de sucesso da sua livraria

Com essas dicas, agora você sabe como abrir uma livraria — seja ela física, on-line ou até com um café integrado. Não se esqueça de contar com as ferramentas certas para fazer uma boa gestão e tomar decisões informadas.

Com o Bling, você conta com diversas funções para lojas físicas e on-line, como controle do ponto de vendas, integração com marketplaces e transportadoras, acompanhamento de estoque e gestão de vendas. 

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