Excesso de atividades operacionais e falta de tempo para executá-las são desafios comuns entre os empreendedores. Independentemente do segmento da empresa, a implementação de um sistema ERP de gestão online melhora os processos de trabalho. Se a sua rotina é intensa e impede de se dedicar às tarefas estratégicas, saber como começar a usar o Bling pode simplificar o gerenciamento do seu negócio.
Seja no e-commerce ou em lojas físicas, uma administração eficaz requer atenção a diversas áreas, como vendas, compras, estoque, finanças e logística.
Diante dessas demandas, como gerenciar vários setores simultaneamente e garantir agilidade e eficiência? A adoção de ferramentas adequadas e automatizadas contribui para aumentar a produtividade.
Neste artigo, você conhecerá as funcionalidades práticas da nossa solução e aprenderá como começar a usar o Bling para fornecer uma experiência completa ao seu negócio.
Boa leitura!
ERP Bling: o que é e por que usar na sua empresa?
O ERP Bling é um software de gestão online empresarial que ajuda micro e pequenos empreendedores a manter um controle mais preciso de suas empresas, sejam lojas virtuais ou físicas. Esse recurso permite organizar atribuições internas e otimizar tarefas de forma simples e rápida.
O sistema automatiza trabalhos manuais relacionados ao gerenciamento do empreendimento, como cadastro e controle de estoque, vendas e entregas, e emissão de notas fiscais eletrônicas.
Na prática, a ferramenta integra os canais de venda e executa funções gerenciais em um único lugar, o que agiliza as operações.
Por ser um programa 100% digital, funciona na nuvem, o que facilita o acesso às informações de qualquer dispositivo: computador, celular ou tablet. Ou seja, onde quer que você esteja, há como administrar sua organização.
Além desses benefícios, o Bling também possibilita:
- sincronizar os dados de diferentes áreas: vendas, marketing, finanças e logística;
- atualizar os cadastros dos produtos em tempo real;
- unificar as informações do negócio para evitar divergências;
- integrar seu comércio eletrônico com os maiores marketplaces do país, como Amazon, Mercado Livre e Shopee;
- controlar o fluxo de caixa;
- automatizar a integração dos dados financeiros para ter uma boa gestão.
Leia também: Aumente a eficiência da sua loja virtual com a automatização de tarefas
Como começar a usar o Bling para otimizar a gestão do seu negócio?
Como uma plataforma completa de gestão e vendas, o sistema do Bling oferece soluções práticas e automatizadas para todas as etapas do negócio. Portanto, saber como começar a usar o Bling é essencial para os empreendedores realizarem suas atividades de maneira descomplicada e organizada.
Confira 7 funcionalidades do Bling que podem contribuir para o gerenciamento da sua empresa.
1. Cálculo automático de impostos para emissão de notas fiscais
A emissão da nota fiscal eletrônica é uma obrigação tributária que os estabelecimentos comerciais devem cumprir após a realização de uma transação comercial.
Para manter a conformidade legal com a Receita Federal, o lojista deve preencher corretamente todos os dados da loja e do cliente, inclusive os impostos da operação.
Já imaginou calcular os encargos manualmente sempre que precisar emitir uma NF-e? Com a automatização do Bling, essa preocupação deixa de existir, independentemente do porte e do tipo do seu empreendimento.
Aproveite para ler: Conheça os principais erros na emissão de nota fiscal eletrônica
2. Cadastro de produtos compatível com marketplaces
Os marketplaces funcionam como vitrines para alcançar consumidores em potencial, aumentar as vendas e melhorar a rotina dos projetos.
O Bling possibilita a integração com esses canais para descomplicar a gestão de anúncios, centralizar os pedidos de venda e sincronizar as informações dos produtos.
O sistema de cadastro do ERP permite registrar os artigos da loja virtual com dados essenciais, como preço, descrição, peso, medidas, fotos e especificações.
Para facilitar a integração com os marketplaces, é fundamental utilizar as mesmas informações do cadastro ao incorporar suas mercadorias com as plataformas escolhidas. Dessa forma, a gestão se torna mais eficiente.
Confira também: Como vender em marketplaces? Conheça as regras para anúncio de produto
3. Atualização automática de estoque ao registrar venda ou emissão de nota
Para ter bons resultados no seu negócio, é indispensável controlar o estoque sem erros e de forma automatizada. Quanto mais ágeis forem suas operações comerciais, mais tempo disponível terá para elaborar planos de crescimento.
Com o Bling, você gerencia o armazenamento de produtos devido à integração do software com os canais de venda e à sincronização automática das informações após cada transação.
É importante destacar que, ao importar a nota fiscal de compra de mercadorias ou suprimentos, o programa atualiza os dados do depósito e dos preços com base no documento fiscal de entrada.
Além dessas vantagens, o sistema de controle de estoque também viabiliza:
- reservar artigos temporariamente até o lançamento efetivo do pedido. Desse modo, você consegue assegurar a disponibilidade do item após a aprovação da venda;
- ativar alerta de estoque mínimo para repor materiais no momento certo.
4. Atualização financeira automática ao registrar venda ou emissão de nota
Controlar as finanças é uma estratégia importante para planejar o crescimento do negócio. Para simplificar esse processo, é necessário investir no gerenciamento automatizado de contas e recebimentos.
Com a loja integrada ao Bling, a atualização de dados financeiros ocorre automaticamente.
No caso de contas a receber, há a opção de inserir as informações no sistema de maneira automática toda vez que finalizar uma venda ou emitir nota fiscal.
Se você busca uma gestão inteligente para vender mais e se preocupar menos, somos o parceiro ideal para transformar seu empreendimento!
5. Importação automática de pedidos dos canais de venda
O Bling oferece esse recurso para que empreendedores com e-commerces integrados ao software aprimorem a gestão empresarial.
Essa funcionalidade permite importar automaticamente os pedidos de vendas recebidos para o ERP, o que elimina a necessidade de inserção dos itens manualmente.
De forma geral, a importação automática das encomendas dos canais de venda é útil para quem deseja:
- ganhar agilidade;
- ter uma visão instantânea das vendas;
- controlar melhor os indicadores.
Leia também: O que a gestão do seu negócio tem a ver com as suas vendas?
6. Impressão de etiquetas de frete automática
Já imaginou aprimorar o processo de envio e agilizar o seu dia a dia? Com um clique, o Bling gera etiquetas de frete automaticamente.
Essa funcionalidade permite configurar a impressão automática da etiqueta de transporte após a conferência de produtos.
Vale ressaltar que há a opção de imprimir o DANFE Simplificado e a etiqueta de transporte unificada, ou somente a etiqueta de transporte na impressora configurada.
7. PDV integrado com meios de pagamento
A conciliação financeira nunca foi tão simples. Investir em meios de pagamento ágeis e fáceis de usar no PDV, como a tecnologia Smart POS e o Pix integrado à Bling Conta Digital, melhora a gestão das finanças.
A integração da loja física com a maquininha Smart POS, sistema de cartão inteligente com tecnologia Android, possibilita automatizar o processo de conciliação das vendas feitas com cartão de crédito ou débito.
A Bling Conta Digital é gratuita e faz a integração das movimentações financeiras com o ERP. Quando o cliente finaliza uma compra, o lojista recebe o valor via Pix no sistema de frente de caixa, o que garante uma conciliação automática.
Agora que você sabe como começar a usar o Bling, que tal implementar o nosso sistema de gestão online para aperfeiçoar os métodos internos e se concentrar no que realmente importa: a expansão do seu empreendimento?
O sistema Bling é bom para uma gestão empresarial completa e eficiente!
Após aprender como começar a usar o Bling, você poderá reduzir significativamente as tarefas operacionais e dedicar mais tempo ao planejamento para o crescimento do seu negócio.
Ao implementar funcionalidades do sistema ERP Bling, como a emissão automatizada de notas fiscais, o cálculo automático de impostos e a automação do controle de estoque, a gestão da sua empresa se torna mais eficiente.

A adoção de um software de gestão online é uma tática poderosa para centralizar e integrar as operações empresariais e promover o aumento da produtividade e da eficácia das atividades.
Para eliminar tarefas manuais que consomem seus recursos, faça um teste gratuito no site do Bling e explore, na prática, todas as funções oferecidas pela nossa solução.
Embora a plataforma possua uma interface intuitiva, muitos empreendedores optam pela implantação guiada com nossos especialistas para configurar o sistema de forma otimizada. Aproveite essa chance para se beneficiar do ERP mais amado do Brasil!
Para auxiliá-lo nos primeiros passos, a Central de Ajuda do Bling disponibiliza materiais e orientações para facilitar sua jornada.