Como começar a usar o Bling: 7 funções para facilitar sua gestão!

07 abril, 2025

Como começar a usar o Bling?

Excesso de atividades operacionais e falta de tempo para executá-las são desafios comuns entre os empreendedores. Independentemente do segmento da empresa, a implementação de um sistema ERP de gestão online melhora os processos de trabalho. Se a sua rotina é intensa e impede de se dedicar às tarefas estratégicas, saber como começar a usar o Bling pode simplificar o gerenciamento do seu negócio.

Seja no e-commerce ou em lojas físicas, uma administração eficaz requer atenção a diversas áreas, como vendas, compras, estoque, finanças e logística.

Diante dessas demandas, como gerenciar vários setores simultaneamente e garantir agilidade e eficiência? A adoção de ferramentas adequadas e automatizadas contribui para aumentar a produtividade.

Neste artigo, você conhecerá as funcionalidades práticas da nossa solução e aprenderá como começar a usar o Bling para fornecer uma experiência completa ao seu negócio.

Boa leitura!

ERP Bling: o que é e por que usar na sua empresa?

O ERP Bling é um software de gestão online empresarial que ajuda micro e pequenos empreendedores a manter um controle mais preciso de suas empresas, sejam lojas virtuais ou físicas. Esse recurso permite organizar atribuições internas e otimizar tarefas de forma simples e rápida.

O sistema automatiza trabalhos manuais relacionados ao gerenciamento do empreendimento, como cadastro e controle de estoque, vendas e entregas, e emissão de notas fiscais eletrônicas.

Na prática, a ferramenta integra os canais de venda e executa funções gerenciais em um único lugar, o que agiliza as operações.

Por ser um programa 100% digital, funciona na nuvem, o que facilita o acesso às informações de qualquer dispositivo: computador, celular ou tablet. Ou seja, onde quer que você esteja, há como administrar sua organização.

Além desses benefícios, o Bling também possibilita:

  • sincronizar os dados de diferentes áreas: vendas, marketing, finanças e logística;
  • atualizar os cadastros dos produtos em tempo real;
  • unificar as informações do negócio para evitar divergências;
  • integrar seu comércio eletrônico com os maiores marketplaces do país, como Amazon, Mercado Livre e Shopee;
  • controlar o fluxo de caixa;
  • automatizar a integração dos dados financeiros para ter uma boa gestão.

Leia também: Aumente a eficiência da sua loja virtual com a automatização de tarefas

Como começar a usar o Bling para otimizar a gestão do seu negócio?

Como uma plataforma completa de gestão e vendas, o sistema do Bling oferece soluções práticas e automatizadas para todas as etapas do negócio. Portanto, saber como começar a usar o Bling é essencial para os empreendedores realizarem suas atividades de maneira descomplicada e organizada.

Confira 7 funcionalidades do Bling que podem contribuir para o gerenciamento da sua empresa.

1. Cálculo automático de impostos para emissão de notas fiscais

A emissão da nota fiscal eletrônica é uma obrigação tributária que os estabelecimentos comerciais devem cumprir após a realização de uma transação comercial.

Para manter a conformidade legal com a Receita Federal, o lojista deve preencher corretamente todos os dados da loja e do cliente, inclusive os impostos da operação.

Já imaginou calcular os encargos manualmente sempre que precisar emitir uma NF-e? Com a automatização do Bling, essa preocupação deixa de existir, independentemente do porte e do tipo do seu empreendimento.

Aproveite para ler: Conheça os principais erros na emissão de nota fiscal eletrônica

2. Cadastro de produtos compatível com marketplaces

Os marketplaces funcionam como vitrines para alcançar consumidores em potencial, aumentar as vendas e melhorar a rotina dos projetos.

O Bling possibilita a integração com esses canais para descomplicar a gestão de anúncios, centralizar os pedidos de venda e sincronizar as informações dos produtos.

O sistema de cadastro do ERP permite registrar os artigos da loja virtual com dados essenciais, como preço, descrição, peso, medidas, fotos e especificações.

Para facilitar a integração com os marketplaces, é fundamental utilizar as mesmas informações do cadastro ao incorporar suas mercadorias com as plataformas escolhidas. Dessa forma, a gestão se torna mais eficiente.

Confira também: Como vender em marketplaces? Conheça as regras para anúncio de produto

3. Atualização automática de estoque ao registrar venda ou emissão de nota

Para ter bons resultados no seu negócio, é indispensável controlar o estoque sem erros e de forma automatizada. Quanto mais ágeis forem suas operações comerciais, mais tempo disponível terá para elaborar planos de crescimento.

Com o Bling, você gerencia o armazenamento de produtos devido à integração do software com os canais de venda e à sincronização automática das informações após cada transação.

É importante destacar que, ao importar a nota fiscal de compra de mercadorias ou suprimentos, o programa atualiza os dados do depósito e dos preços com base no documento fiscal de entrada.

Além dessas vantagens, o sistema de controle de estoque também viabiliza:

  • reservar artigos temporariamente até o lançamento efetivo do pedido. Desse modo, você consegue assegurar a disponibilidade do item após a aprovação da venda;
  • ativar alerta de estoque mínimo para repor materiais no momento certo.

4. Atualização financeira automática ao registrar venda ou emissão de nota

Controlar as finanças é uma estratégia importante para planejar o crescimento do negócio. Para simplificar esse processo, é necessário investir no gerenciamento automatizado de contas e recebimentos.

Com a loja integrada ao Bling, a atualização de dados financeiros ocorre automaticamente.

No caso de contas a receber, há a opção de inserir as informações no sistema de maneira automática toda vez que finalizar uma venda ou emitir nota fiscal.

Se você busca uma gestão inteligente para vender mais e se preocupar menos, somos o parceiro ideal para transformar seu empreendimento!

5. Importação automática de pedidos dos canais de venda

O Bling oferece esse recurso para que empreendedores com e-commerces integrados ao software aprimorem a gestão empresarial.

Essa funcionalidade permite importar automaticamente os pedidos de vendas recebidos para o ERP, o que elimina a necessidade de inserção dos itens manualmente.

De forma geral, a importação automática das encomendas dos canais de venda é útil para quem deseja:

  • ganhar agilidade;
  • ter uma visão instantânea das vendas;
  • controlar melhor os indicadores.

Leia também: O que a gestão do seu negócio tem a ver com as suas vendas?

6. Impressão de etiquetas de frete automática

Já imaginou aprimorar o processo de envio e agilizar o seu dia a dia? Com um clique, o Bling gera etiquetas de frete automaticamente.

Essa funcionalidade permite configurar a impressão automática da etiqueta de transporte após a conferência de produtos.

Vale ressaltar que há a opção de imprimir o DANFE Simplificado e a etiqueta de transporte unificada, ou somente a etiqueta de transporte na impressora configurada.

7. PDV integrado com meios de pagamento

A conciliação financeira nunca foi tão simples. Investir em meios de pagamento ágeis e fáceis de usar no PDV, como a tecnologia Smart POS e o Pix integrado à Bling Conta Digital, melhora a gestão das finanças.

A integração da loja física com a maquininha Smart POS, sistema de cartão inteligente com tecnologia Android, possibilita automatizar o processo de conciliação das vendas feitas com cartão de crédito ou débito.

A Bling Conta Digital é gratuita e faz a integração das movimentações financeiras com o ERP. Quando o cliente finaliza uma compra, o lojista recebe o valor via Pix no sistema de frente de caixa, o que garante uma conciliação automática.

Agora que você sabe como começar a usar o Bling, que tal implementar o nosso sistema de gestão online para aperfeiçoar os métodos internos e se concentrar no que realmente importa: a expansão do seu empreendimento?

O sistema Bling é bom para uma gestão empresarial completa e eficiente!

Após aprender como começar a usar o Bling, você poderá reduzir significativamente as tarefas operacionais e dedicar mais tempo ao planejamento para o crescimento do seu negócio.

Ao implementar funcionalidades do sistema ERP Bling, como a emissão automatizada de notas fiscais, o cálculo automático de impostos e a automação do controle de estoque, a gestão da sua empresa se torna mais eficiente.

Como usar o Bling

A adoção de um software de gestão online é uma tática poderosa para centralizar e integrar as operações empresariais e promover o aumento da produtividade e da eficácia das atividades.

Para eliminar tarefas manuais que consomem seus recursos, faça um teste gratuito no site do Bling e explore, na prática, todas as funções oferecidas pela nossa solução.

Embora a plataforma possua uma interface intuitiva, muitos empreendedores optam pela implantação guiada com nossos especialistas para configurar o sistema de forma otimizada. Aproveite essa chance para se beneficiar do ERP mais amado do Brasil!

Para auxiliá-lo nos primeiros passos, a Central de Ajuda do Bling disponibiliza materiais e orientações para facilitar sua jornada.

Buscar no Blog