A emissão de NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) registra os serviços nos quais se aplica o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e unifica os diversos modelos de nota em um arquivo eletrônico, facilitando o acesso aos documentos fiscais e reduzindo gastos com folhas de papel. Isso quer dizer que a NFS-e simplifica ainda mais o dia a dia nas empresas.

Quando emitida por um sistema de gestão online (ERP), o cliente obtém o recibo provisório por e-mail para conferência. Portanto, os empresários que utilizam um ERP como o Bling para emitir NFS-e têm vantagens que vão além da economia de papel, pois o software envia o documento diretamente aos clientes e à Secretaria da Fazenda da cidade na qual a empresa está inscrita, eliminando o tempo desperdiçado com preenchimento manual.

Leia também: saiba quem pode emitir Nota Fiscal de Serviço

Por isso, para atender ainda mais empreendedores brasileiros, o Bling lança novas integrações com sistemas de prefeituras de estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e muitos outros (confira a relação de prefeituras brasileiras atendidas pelo Bling).

Além da emissão de NFS-e, outras vantagens de utilizar o Bling são cadastro de contatos e serviços; cálculo automático de impostos; emissão e envio de boletos; controle financeiro e emissão de notas a partir de ordens de serviço e pedidos.

bling facilita a emissão de nfs-e

Como emitir NFS-e

Bling emite NFS-e para prefeituras de 18 estados brasileiros via web service ou troca de arquivos de lotes de RPS (Recibo Provisório de Serviços). Assim, prestadores de serviços de estados como Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo ganham mais praticidade na emissão do documento. (clique aqui e confira se o seu município possui integração web service).

Se o seu município não tiver integração web service com o Bling, é possível realizar a emissão de NFS-e via exportação do lote RPS XML no sistema da prefeitura (para isso, é necessário que ela utilize o padrão ABRASF). Você pode consultar o manual com o passo a passo validar as notas no sistema da sua prefeitura (saiba como configurar Nota Fiscal de Serviço eletrônica no Bling).

Prepare-se para a emissão de NFS-e

O prestador de serviços precisa ter um certificado digital, geralmente oferecido pela prefeitura do município onde a empresa está inscrita, mas que também pode ser adquirido em qualquer unidade certificadora. O certificado digital reúne as informações sobre o prestador de serviço, pessoa física ou jurídica, e deve ser usado em toda emissão de NFS-e.

Bling sistema de gestão para micro e pequenas empresas