O controle e o planejamento financeiro são partes fundamentais para o bom funcionamento de qualquer empresa. A análise dos custos operacionais, movimentações financeiras e fluxos de caixa, fornece uma visão ampla aos gestores. E ter o controle da gestão impulsiona seu negócio e gera confiança para crescer.
Muitos lojistas e empresários procuram formas mais efetivas de realizar esse planejamento financeiro fazendo uso de um sistema de gestão online (ERP). Esse software é especializado em controle financeiro e é extremamente útil para qualquer tipo de negócio.
LEIA TAMBÉM: A importância de um ERP para o e-commerce!
Entenda como um bom ERP impulsiona seu negócio:
O que você verá no artigo:
Conceito
Em primeiro lugar, é preciso desvendar a sigla. ERP significa Enterprise Resources Planning. Que pode ser traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais.
O sistema é responsável pelo controle das atividades financeiras do dia a dia de uma empresa. Permitindo aos gestores um acompanhamento completo dos gastos do negócio.
Além disso, o sistema é capaz de integrar os mais diversos departamentos da empresa, automatizando processos e armazenando dados fundamentais.
Vantagens de utilizar um ERP
Sem dúvida a maior vantagem trazida pelos ERPs é a possibilidade de visualização de dados relacionados aos mais diversos setores da empresa.
Além de permitir esse controle, os softwares são capazes de integrar os dados de forma simplificada. Facilitando a interpretação relatórios sem grandes complicações.
O fato de o sistema integrar diversas repartições faz com que ele reúna as informações coletadas e gere relatórios amplos e concisos, algo que facilita o trabalho de analisar desempenhos e tomar decisões. Assim o ERP impulsiona seu negócio.
LEIA TAMBÉM: 3 dicas de planejamento financeiro para pequena empresa!
Quais tarefas são facilitadas com o uso do ERP?
O ERP é focado na gestão financeira da empresa. Isso significa que seus maiores benefícios estão atrelados às operações monetárias. Mas vale destacar que também é possível desempenhar outras tarefas no sistema, tais como: análise de faturamento, controle de estoque, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, controle de vendas, comissões, gerenciamento de envio de mercadorias.
Lembre-se de que a quantidade de operações permitidas por um ERP depende do pacote de serviços contratados, da qualidade do sistema e das integrações com outros serviços. Por isso, escolha um software com qualidade certificada e nunca contrate sem antes conhecer o produto!
Investimento ou economia?
Se em um primeiro momento a contratação de um sistema de gestão pode parecer mais um gasto. Após a sua implantação o empresário consegue observar com clareza toda a agilidade trazida pela automação dos processos. Liberando tempo para os funcionários.
Além da economia de tempo, o acompanhamento pleno das finanças permite a tomada de decisões estratégicas, como cortes de verba e remodelações em setores. Em poucas palavras: o investimento feito na contratação do ERP tem seu retorno garantido com a melhoria dos processos da empresa.
Ah, e não deixe de considerar o ERP como uma estratégia para o seu e-commerce ou empresa! O uso do sistema descomplica a vida do empreendedor que pretende ampliar seus negócios com o apoio da tecnologia.
Viu como o ERP impulsiona seu negócio?
Quer mais dicas para alavancar seus negócios? Continue acompanhando nosso Blog e curta nossa página no Facebook.