Adotar um sistema de gestão para emissão de boletos traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Através da tecnologia, é possível otimizar esse processo tão importante para a saúde financeira da empresa, organizar, controlar os pagamentos, acompanhar e atuar na cobrança de possíveis casos de inadimplência.

Isso porque, apesar de muitas transações de e-commerce serem concluídas com o uso do cartão de crédito, o boleto ainda é uma metodologia muito utilizada pelos brasileiros em suas compras virtuais.

Quer entender melhor o que é um sistema de gestão e quais são as vantagens de contar com a tecnologia para acompanhar seu fluxo de caixa e emitir boletos automaticamente? Confira os tópicos abaixo!

O que é um software de sistema de gestão?

O software ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistema de gestão empresarial, nada mais é do que uma ferramenta desenvolvida para integrar, gerenciar e controlar recursos, dados e processos corporativos.

Voltado para a emissão de boletos, ele otimiza e organiza esse procedimento. Fazendo com que os títulos sejam gerados automaticamente, sem a necessidade da inserção manual de dados.

Com a Nova Plataforma de Cobrança da Febraban, que tem implementação total prevista para setembro de 2018, todos os boletos deverão obrigatoriamente ser registrados. O que implica na inserção da data de vencimento, valor do título e dados do pagador, como CPF ou CNPJ.

Fazer todo esse trâmite sem contar com um sistema automatizado implica no aumento das chances de erros e dos custos. Além disso, o ERP oferece outras vantagens, como acompanhamento imediato de boletos em aberto e pagamentos efetuados, e, ainda, a geração de relatórios completos para a gestão eficiente do fluxo de caixa.

Quais são as vantagens práticas que o sistema oferece?

Agilidade e segurança da emissão dos boletos

A principal vantagem está na agilidade e na segurança ao expedir os títulos. O sistema de gestão elimina a necessidade de um funcionário entrar no site do banco, autenticar o acesso ao setor de emissão de boletos, inserir manualmente todos os dados, gerar o documento e enviá-lo ao cliente.

Todos esses passos são otimizados quando feitos de forma automática. Além disso, existe menor possibilidade de fraudes, o que aumenta a segurança da transação. Fazendo com que a lei seja cumprida adequadamente. Já que todos os boletos são registrados. Outra facilidade é o cálculo automático de juros em caso de atraso no pagamento e a necessidade de reemitir um título.

Planejamento e organização dos prazos e recebimentos

Um sistema integrado de gestão para a emissão de boletos permite que o planejamento e a organização dos prazos e recebimentos seja mais eficiente. Uma vez que é possível controlar o recebimento por retorno bancário através das remessas ou automaticamente. Além da conferência imediata sobre o pagamento ou não do documento.

Outra vantagem está na integração entre a emissão dos boletos e os demais serviços, como gerenciamento de vendas, controle do fluxo de caixa, expedição de notas fiscais, controle de estoque e do orçamento. Além do cadastro de clientes.

Como mostramos, apostar em um sistema de gestão para emissão de boletos traz inúmeras vantagens e otimiza todo o processo. Garantindo ao gestor informações úteis para as tomadas de decisões, controle sobre o setor financeiro da empresa, integração com as vendas, minimização de erros humanos e possíveis fraudes.

E mais

O Bling firmou parceria recente com o Moip, da empresa alemã Wirecard, umas das maiores empresas de pagamento do mundo! A integração oferece emissão de boletos com valor fixo de R$ 1,49. É possível criar a conta do Moip direto do sistema Bling, é muito mais agilidade, segurança e economia no processo!

A integração atende todas as empresas, inclusive o MEI (Micro Empreendedor Individual).

Conheça a integração: https://goo.gl/kW9sHD

E aí o que achou das vantagens do sistema de gestão para emissão de boletos?