Do que você gosta? Costuma ser o chef dos amigos no final de semana? Curte fotografia como um hobby? Quer testar os famosos benefícios da meditação? Vamos imaginar que você é praticante de atividades físicas agora e quer se preparar para uma maratona. Antes de pular para os sites de artigos esportivos, você vai ver um documentário sobre a São Silvestre, ler artigos de saúde sobre os benefícios da corrida, procurar quem são os gigantes da modalidade no mundo, seguir perfis de alimentação e vida fitness no Instagram. Só depois você vai começar a pensar no tênis certo e, ainda, vai investir bastante tempo comparando preços e possibilidades. É disso que se trata o processo de compra online: muita pesquisa.

No estudo “Sem arrependimentos: por que os consumidores fazem tantas buscas antes de comprar?”, o gigante de pesquisas Google divulgou dados mostrando que o usuário pesquisa sobre um produto por seis meses antes de efetuar a compra. Esse período é chamado de “curva de pesquisa” e serve para que o usuário se familiarize com o produto e confirme se o objeto desejado é realmente o ideal. A possibilidade de pesquisar entre várias lojas com somente alguns cliques torna a pesquisa ainda mais fácil. Não precisa bater perna por horas. Basta abrir algumas abas. O estudo também aponta que os consumidores sentem prazer em fazer a pesquisa, ficam mais seguros e empolgados com a experiência.

A necessidade é ter o maior número de informações sobre o que se deseja comprar. Isso torna a pesquisa divertida e interessante. Por exemplo, aprender sobre diferentes truques de maquiagem com uma determinada paleta de sombras é mais interessante do que colocar o estojo de maquiagem no carrinho de compras e incluir o número do cartão. Todos querem aproveitar os momentos que podem se divertir pesquisando sobre seu hobby. Fazer o planejamento com antecedência ajuda a diminuir a sensação de ansiedade e ainda possibilita que elas tenham mais tempo para aproveitar o item comprando quando chegar a hora.

O que isso tem a ver com o seu negócio? Dependendo do tipo de produto que sua loja online comercializa, os clientes podem ter dificuldades em achar informações antes da compra. Uma alternativa bem acessível é investir na produção de conteúdo. Como já sabemos, o conteúdo pode e deve ser parte da estratégia. Sendo uma boa fonte de conteúdo, você consegue resolver mais rápido alguma curiosidade ou dúvida do cliente, fazendo com que ele possa inclusive comprar mais rápido e, ainda, constrói uma relação de confiança.

Algumas dicas para usar conteúdo como ferramenta:

Fale de alternativas de uso do mesmo produto
Aborde benefícios diferentes dos mais conhecidos
Use base de dados e saiba quais informações vão ser mais relevantes

Falando em dados, não podemos esquecer no seu papel fundamental em estratégias. Muito utilizado, o remarketing é importantíssimo para ajudar em compras finalizadas. Remarketing é um recurso do Google que chama o usuário a visitar novamente uma página que ele já tenha se interessado anteriormente, como em seu período de pesquisa.

Você precisa entender como o mercado está se comportando para alcançar um caminho mais certeiro com ótima performance resultados. Sobre as informações consumidas durante o período de pesquisa, observe como seus concorrentes apresentam os produtos. Procure valorizar a qualidade das informações para se tornar uma referência entre seu público. Quanto mais tempo ele ficar em seu site ou redes sociais, melhor.

Busque dicas de fidelização do cliente, trabalhe para que toda a experiência dele seja o mais positiva possível: desde a antecipação de pesquisa até depois de receber o produto em casa. Como? Bom, algumas coisas podem te ajudar. Primeiro, seja transparente sobre os resultados, uso, dimensões do seu produto. Você já deve ter visto alguma imagem de pessoa que comprou uma roupa que, na verdade, não servia nem em uma criança. Seja confiável. Além disso, Invista na responsividade do seu site. Há boas chances de o cliente se frustrar e sair da sua aba caso o seu site não funcione direito. Ah, não esqueça de escolher bem os seus parceiros! A qualidade do serviço deles, seja o fornecedor ou a transportadora, vai gerar muito impacto no seu próprio trabalho.

Para construir melhores negócios e melhores relações, não há caminho fácil. Você precisa entender sobre o seu produto. Só assim será capaz de vendê-lo! Invista em monitoramento e inteligência artificial não apenas para olhar a concorrência, mas para melhorar os próprios serviços e entender o consumidor. Seja um facilitador, utilize as ferramentas de marketing para que o comprador encontre o produto que realmente precisa. Essas compras vão gerar sucesso a médio e longo prazo.

Para saber mais sobre como melhorar a performance do seu e-commerce, entre em contato com um dos consultores da WebContinental.

Nathalia Dorscheid
Analista de Marketing da WebContinental