O e-commerce é um formato de vendas “na medida” para a nova era de consumidores. A correria do dia a dia tem feito com que as pessoas optem por compras no meio digital. Assim, elas não perdem tempo de deslocamento e evitam o estresse envolvido nos processos de compras físicas.
As lojas online têm sido uma opção segura, prática e bastante acessível aos consumidores. Sem falar que com um único clique você pode comprar produtos em qualquer lugar do país e do mundo.
É um mercado que só cresce. Por isso, o número de pessoas que buscam ingressar nesse formato de loja virtual tem aumentado bastante, assim como a concorrência.
Para quem trabalha com e-commerce, um dos maiores desafios tem sido a necessidade de se sobressair no mercado. Prender a atenção do cliente e fazer com que ele escolha comprar de você é um trabalho, muitas vezes, árduo.
Não basta apenas ter um bom preço e um espaço de vendas interessante. É preciso conhecer também boas estratégias de marketing digital para e-commerce.
O que você verá no artigo:
Por que trabalhar o marketing digital da sua loja virtual?
Para essa dúvida, a única resposta viável é outra pergunta: por que não investir no marketing do seu e-commerce?
O marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias para divulgar um negócio, produto, empresa… E como o seu objetivo é fazer sua loja conhecida, ter muitos clientes e fazer várias vendas, deixar esse setor de lado pode atrasar (e muito!) seus resultados.
No caso do marketing digital, ele refere-se a aplicação dessas estratégias no ambiente virtual. E já que estamos falando de e-commerce, não há dúvidas de que ele é um dos principais caminhos para promover sua loja.
Para te mostrar por que investir no marketing digital para e-commerce, separamos alguns dos muitos benefícios que sua empresa pode ter. Confira!
1. Reforça a imagem da sua marca
Ter um e-commerce forte é ter uma marca reconhecida, com autoridade. Quando você consegue chegar a esse patamar, automaticamente ganha mais visibilidade e, consequentemente, mais clientes passam a confiar em seu trabalho.
Uma maneira de conseguir isso é trabalhando a presença da sua loja na internet, por meio do marketing digital.
Essa presença inclui ser ativo nas redes sociais, criar conteúdo para blog, e-mail e outros canais que fizerem sentido para o seu nicho.
Criar conteúdo nessas plataformas, além de contribuir com o relacionamento e o engajamento do público, influencia a decisão de compra. Afinal, a pessoa pode conferir mais detalhes em suas redes sociais e até conferir a opinião de outros clientes sobre os produtos. Isso ajuda a aumentar a segurança do usuário em sua loja!
2. Aumenta a confiança do consumidor
Conquistar os clientes de um e-commerce se difere de uma loja física em diversos aspectos. Para começar, o consumidor não consegue ver fisicamente os produtos, assim como sentir, tocar e realizar outras ações possíveis em um ponto de venda físico.
Por essa razão, as marcas online precisam criar estratégias para oferecer a melhor experiência possível durante toda a jornada de compra, o que pode ser feito com o auxílio do Marketing de Conteúdo.
A partir de conteúdos relevantes em canais online, os quais direcionam os potenciais clientes naturalmente pelo funil de vendas, é possível criar relações duradouras e lucrativas.
3. Melhora seu destaque no Google
Com o avanço da tecnologia, os consumidores foram se tornando cada vez mais conectados e exigentes em sua jornada de compra. Isso significa que eles pesquisam muito antes de se decidirem por determinados produtos ou serviços, pois buscam ter certeza de que farão o melhor negócio.
E se já sabemos que esse é o comportamento comum, nada melhor do que se antecipar e fazer sua marca aparecer no Google, o maior buscador do mundo, não é?
Para isso, você pode trabalhar com Search Engine Optmization (SEO) para ranquear as páginas dos produtos e seu site como um todo, o Google Ads e o Google Shopping, que ajudam a veicular anúncios e criar campanhas.
Como fazer marketing digital para e-commerce?
Para fazer marketing digital para loja online, você pode investir em diferentes estratégias, conforme o que faz sentido para seu negócio e os canais com os quais você trabalha. Por exemplo: marketing de influência, inbound e outbound marketing, SEO e afins.
No entanto, é importante ter em mente que, independentemente das táticas escolhidas, o objetivo deve ser o mesmo: promover sua marca, atrair público qualificado, engajá-lo e convertê-lo em clientes.
Para isso, não existe uma regra ou um caminho único: você pode optar por uma ou mais estratégias viáveis para colocar em prática atualmente na sua loja.
Mas, você pode estar se perguntando, quais são essas técnicas? Confira, a seguir, algumas iniciativas de divulgação poderosas que podem te ajudar a conquistar mais clientes!
4 estratégias de marketing digital para e-commerce
1. Marketing de influência
Certamente você já se deparou com uma postagem nas redes sociais de outras pessoas, normalmente de influenciadores, divulgando algum item ou serviço.
Isso é o que chamamos de marketing de influência. Basicamente, uma estratégia que une marcas e criadores de conteúdo para uma colaboração, visando promover as empresas e seus produtos.
Essa é uma das melhores estratégias de marketing digital para e-commerce, pois aumenta a visibilidade da loja, já que os seguidores do influenciador passam a te conhecer.
Dessa maneira, você pode chegar até pessoas que talvez não conseguiria atingir de outras formas.
Afinal, o que acontece no marketing de influência é um “empréstimo de audiência e credibilidade”.
É mais ou menos como ocorre com as propagandas na TV, em que uma marca paga para aparecer naquele canal por alguns minutos.
Para o e-commerce, essa tática é especialmente positiva porque os influenciadores, em geral, possuem uma base de seguidores leais e engajados, que realmente acreditam no que é divulgado.
Como usar o marketing de influência em minha loja?
Uma dúvida comum quando se fala em trabalho com influenciadores é como escolher a pessoa certa.
Para chegar a essa conclusão, é preciso considerar alguns fatores:
- Qual o nicho da sua loja?
- Quais os influenciadores que falam sobre sua área?
- Qual o orçamento disponível para a ação?
- Em quais canais seus clientes estão?
Ter essas respostas em mãos ajuda a limitar as opções, além de contribuir para uma escolha mais assertiva, de uma parceria que, de fato, vai converter em resultados positivos.
Por exemplo: se você está começando agora, dificilmente conseguirá contratar um influenciador grande como o Whindersson Nunes
Isso significa, então, que você não pode investir nessa estratégia? Muito pelo contrário, afinal, existem influenciadores dos mais diversos nichos e tamanhos.
Outro ponto importante é o fit entre seu e-commerce e o conteúdo do influenciador. Se você vende produtos de maquiagem, fazer uma parceria com um gamer não faz tanto sentido, mesmo que financeiramente pareça uma oportunidade interessante.
É essencial buscar parcerias alinhadas aos valores da marca e que sejam relevantes para o seu público-alvo. Ou seja: se você vende maquiagem, uma influenciadora de moda e beleza é a escolha mais assertiva em termos de seguidores e clientes.
Também é importante pensar no orçamento disponível para a ação. Alguns produtores de conteúdo, sobretudo os iniciantes, costumam aceitar permutas. Nesse caso, você o presenteia com alguns produtos em troca da publicidade.
Outros influenciadores possuem pacotes de conteúdo, com preços variados para os diferentes formatos. Se pagar por essa estratégia é viável para você, procure por aqueles que caibam no seu orçamento.
Por fim, lembre-se que, apesar de ser uma das redes sociais mais usadas, existem outros canais além do Instagram.
O Youtube, Tik Tok e os blogs, por exemplo, também podem ser canais muito interessantes para as publicidades.
Leia também: Como abrir uma loja de cosméticos: documentação, divulgação e mais!
2. Outbound Marketing
Quer ver outra estratégia de marketing que talvez você não conheça o nome, mas com certeza já viu na prática?
Sabe quando você está usando as redes sociais, e do nada é impactado por um anúncio? Ou quando você está lendo um artigo de blog, e é interrompido por um pop-up? Essa é uma ação de outbound marketing, também chamado de marketing de interrupção.
O objetivo dessa abordagem é chamar a atenção de pessoas que ainda não conhecem a sua marca e nunca interagiram com ela de forma proativa.
Um bom exemplo para entender essa estratégia são os anúncios de TV, que aparecem do nada, interrompendo a programação, apresentando um serviço ou produto.
De forma resumida, o outbound marketing é um viés do marketing que ajuda a despertar o interesse do usuário de forma imediata, além de estimular vendas mais rápidas.
Esse tipo de estratégia é mais comum no marketing tradicional, mas é possível adaptá-la para o digital e ter bons resultados. Para isso, você pode:
- fazer anúncios pagos nas redes sociais;
- colocar banners da sua loja em sites e blogs;
- enviar e-mails com promoções; entre outros.
3. Inbound Marketing
O inbound marketing é o oposto do outbound. Enquanto outbound atua na base da interrupção, o inbound foca na atração. Ou seja: é uma estratégia para fazer os clientes irem até a marca.
Seu maior objetivo é converter o usuário em cliente por meio do relacionamento. Para isso, o marketing de conteúdo é um grande aliado.
Basicamente, as ações de inbound marketing utilizam da criação de conteúdo relevante e informativo, que ajudam a pessoa a reconhecer suas necessidades para, então, apresentar a marca como a grande solução.
Essa é uma forma mais orgânica de fazer marketing e divulgar sua loja, e você pode usar os seguintes meios para isso:
- redes sociais;
- e-mail;
- blog;
- sites de avaliação;
- anúncios, e afins.
4. SEO
Por fim, uma das melhores estratégias de marketing digital para loja online é o SEO, um conjunto de técnicas de otimização que pode ser aplicado em sites, redes sociais, blogs, anúncios, etc.
Um dos requisitos principais para que um cliente compre em sua loja virtual é que ele consiga encontrá-la. Parece um fator básico, mas é um tópico muitas vezes negligenciado por muitos donos de e-commerces.
Quando alguém faz uma busca sobre determinado produto, é importante que a sua loja esteja entre os principais resultados a aparecer. Isso aumenta a chance de que a pessoa clique no link e compre o seu produto.
Uma forma de otimizar os mecanismos de busca a seu favor é fazendo uso do SEO.
Páginas de busca como Google e Bing funcionam por meio de algoritmos específicos, e não há como você ter a garantia de que sua página vai estar entre as primeiras. No entanto, com o uso de algumas técnicas, você pode fazer com que eles trabalhem a seu favor.
Como usar o SEO em loja virtual?
No caso de um e-commerce, o SEO é importante, principalmente, para ranquear as páginas de produtos.
Por exemplo: se você vende calçados, e uma pessoa pesquisa no Google “tênis masculino casual branco”, se sua página de produto estiver otimizada, há grandes chances de seu produto ser uma das opções exibidas.
Agora, se não há nenhuma técnica de SEO aplicada em seu site, dificilmente ela aparecerá entre os resultados.
Afinal, essas táticas servem para convencer os mecanismos de buscas que sua loja tem o melhor produto para aquela pesquisa, e por isso eles deveriam mostrar seu e-commerce.
Para uma otimização simples, você pode começar por:
- incluir palavras-chave (os termos pelos quais seus clientes procuram) nos conteúdos da página, como no título, descrição do produto, etc;
- escrever boas descrições para cada item, incluindo informações que ajudam o cliente a tomar a decisão da compra. Nessa hora, as palavras-chave são fundamentais, e devem ser usadas de forma natural no conteúdo;
- otimizar as imagens para os mecanismos de busca (o que ajuda o produto a aparecer na aba do Google Shopping). É importante ter boas fotos e vídeos, mas principalmente cuidar do tamanho da imagem (para não demorar a carregar) e da descrição (deve conter a palavra-chave);
- usar um template responsivo, ou seja, que se adequa aos diferentes tamanhos de tela. A maioria das compras é atualmente feita a partir de dispositivos móveis, portanto, é essencial que seu cliente consiga navegar no site e fazer sua compra pelo celular.
- reduzir ao máximo o tempo de carregamento da página, pois isso pode impactar a experiência do cliente. Segundo o Google, 53% das visitas tendem a ser abandonadas se a página levar mais de três segundos para carregar. Portanto, evite ultrapassar essa média.
Todos esses fatores, além de deixar as páginas de produtos bem otimizadas, ajudam a ranquear sua loja virtual como um todo, fazendo com que você apareça entre as primeiras posições em diversas buscas.
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Colocando essas dicas em prática, certamente não vão faltar pedidos em sua loja. Para facilitar a administração de todas as demandas do seu e-commerce, você pode implementar um sistema de gestão, como o Bling!
Além das funcionalidades já citadas, com o nosso ERP você pode:
- fazer integrações logísticas;
- gerenciar suas vendas, comissionamentos e envio de orçamentos;
- contar com um chatbot de venda;
- monitorar as finanças da sua empresa.
Demais, não é? Portanto, se você deseja fazer uma gestão eficiente e descomplicada, que tal conhecer mais sobre o Bling? Confira nossos planos e faça um teste gratuito!
*Guest post escrito por Jeferson Carlos em conjunto com o Bling. Formado em Sistemas de Informação pela UFMG, Jeferson é escritor e analista de conteúdo no Shopify. Apaixonado por Empreendedorismo Digital, possui mais de 4 anos de experiência em marketing de conteúdo e SEO. As áreas de interesse dele incluem SEO, Marketing Digital e Marketing de Conteúdo.