Leads por meio de tráfego orgânico não é a única estratégia para alcançar bons resultados. É aí que entra em ação o tráfego pago, formando uma dupla de sucesso. Porém, erros no Facebook Ads, uma das plataformas mais populares, podem interferir na captação de novos contatos.

Você quer aumentar o alcance do seu negócio? Quer aplicar as estratégias certas, trabalhar com os anúncios do Facebook Ads, conquistar clientes mais rápido, da maneira correta e sem jogar dinheiro fora?

Continue a leitura do artigo e entenda a função dos anúncios na estratégia de marketing digital e quais erros evitar para obter o máximo de resultados com seus anúncios.

Boa leitura!

Qual o papel dos anúncios na estratégia de marketing?

As agências de publicidade estão procurando constantemente novas maneiras de melhorar suas campanhas e uma das ferramentas adotadas é a publicidade por meio de anúncios no Facebook e Instagram.

Há quem acredite que o Facebook não gera tantos resultados quanto o Instagram. Talvez pelo fato de que o Facebook tenha como missão conectar pessoas e histórias e o Instagram conectar pessoas às coisas que elas amam. 

Contudo, levando em consideração que as campanhas precisam atingir um grande público em um curto espaço de tempo, as duas redes sociais são uma ótima oportunidade para as empresas anunciarem seus produtos e serviços.

Pouco tempo atrás, os anúncios de Facebook e Instagram eram uma novidade. As campanhas eram feitas buscando alcançar o maior número de likes. 


“A minha primeira meta foi bater um volume de likes de uma grande marca. Hoje, se a gente falar nisso é piada, ninguém quer uma campanha para conseguir bater o volume de likes, porque o like não paga o boleto e isso todo mundo já sabe”, reforça Heloisa Sanfelice, professora do curso Anúncios Facebook e Instagram da Kultivi.

As coisas evoluíram muito de uns tempos para cá. O interessante é acompanhar a evolução das plataformas por meio dos anúncios no Facebook, no Instagram e outras redes sociais, como o Twitter, por exemplo.

Uma das formas de trabalhar com o público é segmentar a comunicação, compreender nichos de público, perfis diferentes e distinguir qual a melhor maneira de se comunicar com cada público. Isso é possível com a análise dos dados.

É incrível trazer retorno para o cliente, é muito importante uma empresa saber o quanto está rendendo fazer determinado anúncio, qual público é mais interessante e qual mensagem enviar. 

Dessa forma, é possível fazer conexões reais entre pessoas e marcas ou ainda conectar marcas com o público que busca determinado produto. Interessante, não é mesmo?!

O Google sempre foi imbatível para divulgação de serviços, mas hoje, superar o poder das redes sociais para mostrar produtos e serviços é uma tarefa árdua. Isso porque não é necessário ter um site para vender.

Você pode ter uma página ou usar seu próprio perfil nas redes sociais, tudo de forma gratuita, fácil de fazer e de acessar. Você pega o celular e está tudo lá. 

O público-alvo também é fácil de determinar, é gratuito e todo mundo consegue vender e expandir seus negócios pelas redes. 

Muito bem! Agora que entendemos a importância das redes sociais e dos anúncios para impulsionar as vendas dos seus negócios, vamos entender o que você não deve fazer, os erros que são “fatais” e que você não deve cometer. 

Afinal, nem todas as estratégias são ideais quando se trata de anúncios. 

Leia também >>> Redes sociais para empresas: quais as melhores e como usá-las.

7 erros no Facebook Ads para evitar

Muitas vezes acreditamos que estamos no caminho certo para fazer a campanha “bombar”, mas existem erros que podem acabar com toda a estratégia criada. 

A seguir, saiba quais são os sete erros no Facebook Ads mais comuns e o que você não deve fazer em sua campanha com anúncios.

1. Usar o botão de promover publicação.

Quem já criou campanhas no Facebook Ads, conhece provavelmente o botão de ‘Promover, turbinar ou impulsionar publicação’.

Porém, o que nem todos sabem, é que quando você utiliza esta opção, não consegue mensurar os dados sobre os seus resultados.

O botão aparece para quem tem uma página ou um perfil profissional no Facebook, Instagram ou outra rede social. Geralmente, ele fica embaixo do post.

Quando estamos no início e não temos muito conhecimento sobre como lidar com as campanhas, pode até ajudar a obter visibilidade e fazer algumas vendas.

O Facebook incentiva bastante o uso desse botão com mensagens mostrando a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas com o anúncio, porém, como ele é limitado, muitas pessoas o chamam de “botão proibido”, sabe por quê? Entenda os motivos listados abaixo:

  • não possui nem metade das opções de impulsionamento do gerenciador de anúncios;
  • não é possível testar mais de um público ao mesmo tempo;
  • não é possível direcionar anúncios diferentes para públicos diferentes, somente para um tipo de público;
  • não é possível saber por onde o cliente chegou na sua página, se clicou no anúncio ou não. Resumindo, não é possível mensurar se o resultado do anúncio foi bom.

Portanto, anote o primeiro erro no Facebook Ads e não use o botão de impulsionar publicação, ele é muito limitado.

2. Não conhecer o público-alvo desejado

Antes de iniciar qualquer campanha de anúncios, é preciso saber quem é seu público-alvo para saber como alcançá-lo. 

Você não pode simplesmente anunciar produtos para “mulheres” ou “homens”, porque são termos muito amplos e podem ser para qualquer pessoa. 

Em vez disso, é extremamente importante saber quem é a sua persona, o seu público, qual sua idade, gênero, interesses, entre outras características. O segundo grande erro no Facebook Ads é não fazer a segmentação de público.

Porém, o que fazer quando não se conhece o público-alvo? 

A boa notícia é que não é difícil descobrir, mas você vai gastar um pouco mais de tempo para descobrir. 

A estratégia é inicialmente anunciar para públicos amplos e conforme os resultados aparecerem na plataforma do gerenciador de anúncios, você verá quem é o seu público-alvo e, assim, vai segmentar as campanhas e anúncios com precisão.

Desta forma, é possível enviar a mensagem certa para as pessoas certas. As chances de conversão são muito maiores quando você fala para o público certo, além de não pagar para mostrar anúncios para pessoas que não tem interesse no seu produto ou serviço.

Leia mais >>> Público-alvo: tudo o que você precisa saber para definir o seu.

3. Não testar outras segmentações e não usar os públicos personalizados

Esse é um erro muito comum entre os anunciantes: anunciar nas redes sociais e não testar outras segmentações.

O ideal é separar 20% a 30% do valor investido nas campanhas para experimentar outros tipos de interesse que seu público pode ter. É uma forma muito interessante de descobrir novos nichos de mercado dentro do seu próprio público e, ao descobrir novos públicos, eles podem se tornar públicos personalizados

Mas o que são públicos personalizados?

Um público personalizado é criado especificamente com base nos interesses das pessoas, informações demográficas e localização geográfica. Por ser mais direcionado, o usuário tem a oportunidade de receber conteúdos recomendados que sejam mais relevantes para ele.

Outra vantagem é que esse formato de segmentação é muito mais econômico para anunciar, pois é bem mais assertivo.

Como são testes, logo você perceberá se está dando bons resultados ou não. Então é só mudar a estratégia, pausar o anúncio, modificar ou até mesmo criar outras campanhas e testar novos segmentos. 


Anota aí o terceiro erro no Facebook Ads: não testar outras segmentações e nem outros públicos.

4. Falar com todos os públicos usando a mesma linguagem/artes

Esse erro tem a ver com identificação, ou seja, enviar a mensagem do anúncio para todos  os públicos usando a mesma linguagem e as mesmas peças gráficas.

O produto pode ser o mesmo, mas ele pode ser buscado para objetivos e por pessoas diferentes, então para cada uma dessas diferenças podem ser identificados grupos personalizados, com possibilidade de personalizar para cada um, fazendo a mensagem chegar com precisão para a pessoa certa e no momento certo. 


Portanto, o quarto erro no Facebook Ads é: não enviar mensagens, artes e linguagem de forma personalizada.

5. Não apresentar o produto de forma atrativa

Tem sempre um jeito, digamos, mais adequado ou atrativo de mostrar o produto/serviço que você oferece. 

A primeira forma e a mais atrativa é segmentar a mensagem para cada pessoa receber o melhor para ela. Geralmente, o erro é fazer tudo igual. Por exemplo, pegar algo que está na página da empresa, apenas porque gostou, e anunciar para todo mundo. 

Será que realmente todo mundo vai se interessar? É bem provável que não. 

Se você está trabalhando com um vídeo, por exemplo, uma forma de deixá-lo atrativo é focar nos primeiros dois segundos, pois esse é o tempo médio de visualização de um vídeo de anúncio nas redes sociais e outras plataformas de mídia.

Mas quer dizer que se a pessoa não se sentiu atraída pelo vídeo nos dois primeiros segundinhos, ela não assiste o resto? Exatamente! Normalmente é isso que acontece. 

Então é necessário dar mais destaque, colocar as informações mais relevantes, trabalhar alguma coisa que prenda a atenção do público no começo.

Pode ser um movimento na imagem, um detalhe criativo na capa do vídeo ou ainda o corte de uma frase importante que está sendo formada, como uma chamada de promoção. 

Experimente colocar essas informações na frente e aí, sim, começar o vídeo. Dessa forma, a pessoa vai parar para assistir, mantendo a atenção na tela. 

Outra coisa que pode fazer seu anúncio ficar mais atrativo é experimentar vários formatos, se você usar só uma foto, faça mais de um anúncio. Teste! O mesmo texto com duas fotos diferentes, por exemplo. 

Coloque para rodar e, depois de um tempo, analise os dados, verifique se está indo bem. Os testes que deram certo podem ser usados como parâmetro para novas tentativas.

Dica extra de Facebook Ads: cuidado com a primeira interação com o cliente

Outra dica para deixar o produto ou serviço mais atrativo é sobre o início da conexão, quando você está começando a ter contato com as pessoas, lá no topo do funil de vendas

Vamos levar em consideração que a pessoa ainda não conhece sua empresa. Se logo de cara você apresenta uma propaganda estilo Casas Bahia, entregando panfletos na rua, a pessoa pega, passa o olhar por cima, amassa e joga fora na próxima lixeira.

Da próxima vez, vai passar reto, pois a informação oferecida era genérica. Não é o que acontece na maioria das vezes?

Diferentemente de quando atraímos a pessoa oferecendo conteúdo personalizado, respondendo uma dúvida comum, colocando na primeira mensagem a dor ou desejo que ela tenha e que o seu negócio resolve. 

Você não fala do produto, o objetivo é que ela se interesse, comente sobre aquele assunto.

A pessoa vai dizer “é isso que eu preciso saber” e aí ela começa a te seguir e acompanhar o perfil da sua empresa. Aí, sim, é o momento de começar a falar sobre o seu produto e solução. Este é o momento de fazer a oferta da venda.

Conseguiu entender a jogada?

Quanto mais complexo for a venda, mais você precisa engajar e mostrar que seu produto tem valor e vai além do preço, concorda?

Se a guerra for apenas por preço, todo mundo sai perdendo. É preciso agregar valor ao seu produto, valorizar o que você faz.

6. Não usar chamadas de ação ou direcionar o público para o “lugar errado”

Outro erro no Facebook Ads crucial para as campanhas de anúncios é enviar o público para o lugar errado.

Tudo está configurado corretamente e chegou a hora de colocar o botão de chamada para ação (CTA) e o link para direcionar as pessoas para a página desejada. Se esta etapa não for seguida da maneira correta ou se o cliente se sentir perdido e deslocado, já era!

Se ele se questionar: “Cadê aquele vestido amarelo lindo que eu queria comprar agora? Tenho que olhar o site inteiro para achá-lo?”, pronto, você perdeu o cliente.

Aqui, é preciso lembrar que vivemos em uma era onde o imediatismo predomina. As pessoas querem resultados na hora, ou seja, clicar e ter resposta na mão. 

Então, você precisa facilitar o caminho para o seu público e direcioná-lo para o produto correto.


Para isso, é necessário colocar uma chamada para ação. E o que é a chamada para ação?

Trata-se de uma mensagem ou um botão que convida o usuário a clicar e acessar um link. Por exemplo: clique aqui, conheça este produto, acesse o site.

Cada botão ou link tem que levar para onde a pessoa vai encontrar o produto. Não dá para fazer um anúncio oferecendo broa de fubá e na hora que a pessoa clica, cai na home do site.

Se você não faz o direcionamento para um produto específico, facilitando a vida do consumidor, pode saber que você vai perder muita gente nesse caminho.

Leia também >>> O que é SMO e como utilizar essa estratégia no seu negócio?

7. Não mensurar os resultados!

É fundamental mensurar os resultados em qualquer negócio. Quando você analisa, compreende se suas estratégias de marketing digital estão funcionando e se os anúncios estão atingindo seus objetivos desejados. 

É possível entender quais produtos vendem mais, quais anúncios trazem mais resultados, quais são os mais clicados, quais vendem mais. São muitos dados disponíveis para análise.

O grande erro está aí: não mensurar ou estar desatento aos resultados.

Quem acredita que não precisa desta análise está se enganando, pois nem sempre o anúncio mais clicado é o que mais vende. Por isso, é preciso acompanhar de perto para entender o que deve ser otimizado e, assim, obter melhores resultados.

É importante saber se suas campanhas têm um impacto positivo e trazem resultados de verdade. Mensurar é essencial para quantificar o desempenho dos esforços de marketing e medir quais anúncios estão gerando mais tráfego, cliques e vendas. 

Por meio desses resultados é possível traçar os objetivos do negócio, pois são muitos dados valiosos para análise, e por meio de novas estratégias alcançar mais pessoas, e consequentemente, mais vendas.

Facilite a integração do seu negócio com as redes sociais

Gostou das dicas e identificou quais erros no Facebook Ads você está cometendo?

Não entre em pânico! Dá para consertar as falhas, otimizar suas campanhas e alcançar resultados melhores, pois como diz a especialista em marketing, Amrita Sahasrabudhe:

Corra riscos e continue testando, porque o que funciona hoje pode não funcionar amanhã, mas o que funcionou ontem pode dar certo novamente.”

Para explorar o potencial das redes sociais, acompanhando todos os dados necessários, você pode utilizar um sistema de gestão ERP que possui integração com o Facebook.

No Bling, você encontra várias integrações, por exemplo, sincronização de estoque, de preço, de categorias e produtos e muito mais! Assim, você atualiza as informações uma vez e todos os seus canais de venda são atualizados automaticamente.

Quer testar essas e outras funcionalidades? Faça o teste gratuito por 30 dias em qualquer um dos planos Bling e aproveite todos os benefícios!

Este artigo foi escrito pela Kultivi.