Leads, através de tráfego orgânico, muitas vezes não é estratégia suficiente para alcançar bons resultados.
As agências de publicidade estão constantemente procurando novas maneiras de melhorar suas campanhas e uma das ferramentas adotadas é a publicidade através de anúncios no Facebook e Instagram.
Há quem acredite que o Facebook não gera tantos resultados quanto o Instagram. Talvez, seja pelo fato de que o Facebook tem como missão conectar pessoas e histórias, e o Instagram de conectar pessoas às coisas que elas amam.
Contudo, levando em consideração que as campanhas precisam atingir um grande público, em curto espaço de tempo, as duas redes sociais são uma ótima oportunidade para as empresas anunciarem seus produtos e serviços.
Pouco tempo atrás, os anúncios de Facebook e Instagram eram uma novidade. As campanhas eram feitas buscando alcançar o maior número de likes.
“A minha primeira meta foi bater um volume de likes de uma grande marca. Hoje se a gente falar nisso é piada né, ninguém quer uma campanha para conseguir bater o volume de likes, porque o like não paga o boleto e isso todo mundo já sabe”, diz Heloisa Sanfelice – professora do curso Anúncios Facebook e Instagram da Kultivi.
As coisas evoluíram muito de uns tempos para cá. O interessante é que é possível acompanhar a evolução das plataformas e ver isso através dos anúncios no Facebook, no Instagram e outras redes sociais como o Twitter, por exemplo.
Uma das formas de trabalhar com o público é segmentar a comunicação, conseguir compreender nichos de público, perfis diferentes e saber distinguir qual a melhor maneira de comunicação com cada público. Isso é possível através da análise dos dados.
É incrível conseguir trazer retorno para o cliente, é muito importante uma empresa saber o quanto está rendendo fazer aquele anúncio, qual público que é mais interessante, qual mensagem enviar.
Dessa forma, é possível fazer conexões reais, conectar pessoas com marcas, conectar marcas com aquele público que está buscando determinado produto. Interessante, não é mesmo?!
O Google sempre foi imbatível para divulgação de serviços, mas hoje, superar o poder das redes sociais para mostrar produtos e serviços tem sido uma tarefa árdua.
Isso porque não é necessário ter um site para vender, você pode ter uma página, usar seu próprio perfil, tudo de forma gratuita, fácil de fazer e de fácil acesso. Você pega o celular e tá tudo lá.
O público é fácil de alcançar, é gratuito e todo mundo consegue vender e expandir seus negócios pelas redes.
Muito bem! Agora que entendemos a importância das redes sociais e dos anúncios para impulsionar as vendas dos seus negócios, vamos entender o que você não deve fazer, os erros que são “fatais” e que você não deve cometer. Afinal, nem todas as estratégias são ideais para serem usadas quando se trata de anúncios.
Você quer avançar no seu negócio? Quer aplicar as estratégias certas, trabalhar com o Facebook ADS, com os anúncios, ajudar seu cliente a crescer mais rápido, da maneira correta e sem jogar dinheiro fora?
Muitas vezes acreditamos que estamos no caminho certo para fazer a campanha “bombar”, porém existem alguns erros que podem acabar com toda a estratégia criada. A seguir, saiba quais são os sete erros mais comuns e o que você não deve fazer em sua campanha com anúncios.
Primeiro Erro – Usar o botão de promover publicação.
Para quem já anunciou antes, provavelmente conhece o botão de promover, turbinar ou impulsionar publicação.
Porém, o que nem todos sabem, é que quando você utiliza esta opção, não consegue mensurar os dados sobre os seus resultados.
Esse botão aparece para quem tem uma página ou um perfil profissional no Facebook, Instagram ou outra rede social, geralmente ele fica embaixo do post.
Quando estamos no início, e não temos muito conhecimento para lidar com as campanhas, ele até pode ajudar a obter visibilidade e fazer algumas vendas.
O Facebook incentiva bastante o uso desse botão com mensagens mostrando a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas com os anúncios, porém, como ele é limitado, muitas pessoas o chamam de “Botão Proibido”, sabe por quê? Entenda os motivos listado abaixo:
- Não possui nem metade das opções de impulsionamento do gerenciador de anúncios;
- Não é possível testar mais de um público ao mesmo tempo;
- Não é possível direcionar anúncios diferentes para públicos diferentes, somente para um tipo de público;
- Não é possível saber por onde o cliente chegou na sua página, se clicou no anúncio ou não. Neste caso, não é possível mensurar se o resultado do anúncio foi bom.
Portanto, anote o primeiro erro e não use o botão de impulsionar publicação, ele é muito limitado!
Segundo Erro – Querer falar com todo mundo, não conhecer o público
Antes de iniciar qualquer campanha de anúncios, é preciso saber quem é seu público para saber como alcançá-lo.
Você não pode simplesmente anunciar produtos para “mulheres” ou “homens”, porque esses são termos muito amplos e podem ser para qualquer pessoa.
Em vez disso, é extremamente importante saber quem é a sua persona, o seu público, qual sua idade, gênero, interesses…
O segundo grande erro é não fazer a segmentação de público.
Mas como fazer se você não conhece seu público?
A boa notícia, é que não é difícil descobrir, porém vai acabar gastando um pouco mais para descobrir.
A estratégia é inicialmente anunciar para públicos amplos e conforme os resultados forem aparecendo, dentro da plataforma do gerenciador de anúncios, você consegue ver quem são o seu público e segmentar as campanhas e anúncios.
Desta forma, é possível enviar a mensagem certa, para as pessoas certas. As chances de conversão são muito maiores quando você fala para o público certo, além de não pagar para mostrar anúncios para pessoas que não tem interesse no seu produto.
Terceiro Erro – Não testar outras segmentações e não usar os públicos personalizados
Esse é um erro muito comum ao criar anúncios, anunciar nas redes sociais e não testar outras segmentações.
O ideal é separar 20% a 30% do valor investido nas campanhas, para experimentar outros tipos de interesse que seu público pode ter, é uma forma muito interessante de descobrir novos nichos de mercado dentro do seu próprio público, e ao descobrir novos públicos, eles podem se tornar públicos personalizados.
Mas o que são públicos personalizados?
Um público personalizado é criado especificamente com base nos interesses das pessoas, informações demográficas e localização geográfica, por ser muito mais direcionado, o usuário tem a oportunidade de receber conteúdo recomendado que seja mais relevante para ele, e é muito mais econômico para anunciar, pois é bem mais assertivo.
Como são testes, logo você perceberá se está dando bons resultados ou não, então é só mudar a estratégia, pausar o anúncio, modificar ou até mesmo criar outras campanhas e testar novos segmentos.
Então anota aí o terceiro erro: não testar outras segmentações, outros públicos.
Quarto Erro – Falar com todos os públicos usando a mesma linguagem/artes
Esse erro aqui tem a ver com identificação, ou seja, enviar a mensagem do anúncio para todos os públicos usando a mesma linguagem e as mesmas artes.
O produto pode ser o mesmo, mas ele pode ser buscado para diferentes ocasiões e por diferentes pessoas, então para cada uma dessas diferenças podem ser identificados grupos personalizados, com possibilidade de personalizar para cada grupo de pessoas, fazendo assim, a mensagem chegar com precisão para a pessoa certa e no momento certo.
Portanto, o quarto erro é: não enviar mensagens, artes, e linguagem de forma personalizada.
Quinto Erro – Não apresentar o produto de forma atrativa (mais do mesmo)
Tem um jeito, digamos que mais adequado ou mais atrativo, para mostrar o produto/serviço que estamos oferecendo.
A primeira forma e, por sinal, a mais atrativa é segmentar a mensagem, cada pessoa quer ver aquilo que é melhor para ela.
Geralmente, o erro é fazer tudo igual. Por exemplo, pego algo que está na minha página, porque eu gostei e anuncio para todo mundo.
Será que realmente todo mundo vai se interessar? Bem provável que não.
Se você está trabalhando com o vídeo, por exemplo, uma forma de deixar ele atrativo é trabalhar os primeiros dois segundos dele, pois esse é o tempo médio de visualização de um vídeo de anúncio nas redes sociais e outras plataformas de mídia.
Mas quer dizer que se a pessoa não se sentiu atraída pelo vídeo nos dois primeiros segundinhos ela não assiste o resto?
Exatamente! Normalmente é isso que acontece.
Então é necessário dar mais destaque, colocar informações mais relevantes, trabalhar alguma coisa que prenda mais a atenção do público.
Pode ser um movimento na imagem, uma coisa criativa na capa do vídeo, ou ainda, o corte de uma frase importante que está sendo formada, uma chamada de promoção.
Experimente colocar essas informações na frente e aí sim começar o vídeo. Dessa forma, a pessoa vai parar para assistir e aí você consegue reter a atenção dela.
Outra coisa que pode fazer seu anúncio ficar mais atrativo é experimentar vários formatos, se você for usar só uma foto, faça mais de um anúncio. Teste! O mesmo texto com duas fotos diferentes, por exemplo.
Coloque para rodar, depois de um tempo analise os dados, verifique se está indo bem. Analise! Os testes que deram certo, que funcionaram, podem ser usados como parâmetro para novas tentativas.
Outra dica para deixar o produto ou serviço mais atrativo é sobre o início da conexão, quando você está começando a ter contato com as pessoas, lá no topo do Funil.
Vamos levar em consideração que a pessoa não te conhece ainda. Se você chegar logo de cara com aquela propaganda de casas Bahia, por exemplo, entregando panfleto na rua, a pessoa pega o panfleto, dá uma olhada por cima, amassa e logo joga no lixo, da próxima vez vai passar reto, pois a informação oferecida era de forma generalizada.
Não é isso que acontece na maioria das vezes?
Diferentemente de quando atraímos a pessoa oferecendo um conteúdo personalizado, respondendo uma dúvida comum, colocando na primeira mensagem a dor ou desejo que ela tem e que você consegue atender. Mas você não fala no produto, você só quer que ela se interesse, comente sobre aquele assunto.
A pessoa vai dizer: “é isso que eu preciso saber” e aí ela começa a te seguir, começa a te acompanhar. Aí sim! É então o momento para começar a falar sobre o seu produto, sua solução. Este é o momento de fazer a oferta da venda.
Conseguiu entender a jogada?
Quanto mais complexo for a venda mas você precisa disso, mais você precisa engajar e mostrar que seu produto tem valor que vai além do preço, não é mesmo?!
Se a guerra for apenas por preço todo mundo sai perdendo. É preciso agregar valor ao seu produto, valorizar o que você faz!
Sexto Erro – Não usar chamadas de ação ou direcionar o público pro “lugar errado”
Outro erro crucial nas campanhas com anúncios é enviar o público para o lugar errado.
Está tudo configurado, certinho, chegou a hora de colocar o botãozinho, de colocar um link e direcionar as pessoas para onde eu preciso, onde eu quero que a pessoa chegue. E agora?
Se esta etapa não for seguida de maneira correta, se o cliente se sentir perdido, deslocado, já era!
Se ele se questionar: “Cadê aquele vestido amarelo lindo que eu queria comprar agora? Tenho que olhar o site inteiro para achar o vestido amarelo?”, pronto você já perdeu o cliente!
E aqui é preciso lembrar que nós vivemos em uma era onde todo mundo é imediatista. Queremos resultados na hora, agora, as pessoas querem clicar e ter resposta na mão. Então, você precisa facilitar para o seu público e direcioná-lo para o produto correto.
É aí que precisamos colocar uma chamada para ação. E o que é a chamada para ação?
Trata-se de uma mensagem ou um botão que convida o usuário a clicar e acessar o seu link. Por exemplo: clique aqui, conheça este produto, acesse o site!
Cada botão, ou link tem que levar para onde a pessoa vai encontrar o produto. Não dá para fazer um anúncio oferecendo broa de fubá e na hora que a pessoa clica ela cai na home do site.
Se você não faz o direcionamento para aquele produto, para facilitar a vida do consumidor, pode saber que você vai perder muita gente nesse caminho, é um grande erro!
Sétimo Erro – Não mensurar os resultados!
É fundamental mensurar os resultados para qualquer negócio. Quando você analisa, você compreende se seus esforços de Marketing estão funcionando e ainda, se você está atingindo seus objetivos com os anúncios.
É possível entender quais produtos vendem mais, quais anúncios trazem mais resultados, quais são os mais clicados, quais vendem mais… são muitos dados para análise.
E o grande erro está aí, não mensurar e não estar atento a esses resultados.
Quem acredita que não precisa desta análise está enganando-se, pois nem sempre o anúncio mais clicado é o que mais vende. Por isso, é preciso acompanhar de perto, entender o que deve ser otimizado e obter melhores resultados.
É importante saber se suas campanhas estão tendo um impacto positivo e estão trazendo resultados de verdade.
Mensurar é essencial para quantificar o desempenho de seus esforços de marketing, é preciso medir quais anúncios estão gerando mais tráfego, cliques, e vendas.
Através desses resultados é possível traçar os objetivos do negócio, pois são muitos dados valiosos que podem ser analisados, e por meio de estratégias alcançar mais pessoas, e consequentemente, mais vendas.
Então, gostou das nossas dicas? Conseguiu visualizar quais erros está cometendo?
Mas não entre em pânico! Ainda está em tempo de consertar as falhas, otimizar sua campanha e alcançar resultados melhores, pois como diz Amrita Sahasrabudhe
”Corra riscos e continue testando, porque o que funciona hoje pode não funcionar amanhã, mas o que funcionou ontem pode dar certo novamente.”
Autor: Kultivi